O guia rápido "Controle de rastreabilidade por série" tem as seções:


O que é o controle de rastreabilidade por série?


O controle de rastreabilidade por série existe para que sua empresa consiga rastrear os números de série comprados, consumidos na produção, gerados pela produção e vendidos para seus clientes.


Ao habilitar o controle de série para um produto toda movimentação de estoque realizada com o produto deve ter número de série informado.


Para se obter controle de rastreabilidade do processo produtivo, para cada produto comprado e fabricado, sua empresa precisará decidir se fará controle de rastreabilidade e se o tipo de rastreabilidade será por lote ou série.


O tipo de rastreabilidade por série é utilizado quando cada unidade do produto tem um número de série único, já o tipo de rastreabilidade por lote é utilizado quando um lote de produção do produto tem um lote único.


Para os produtos comprados com tipo de rastreabilidade por série sua empresa deverá informar o número de série no documento de entrada, e esse é o primeiro passo do processo de controle de rastreabilidade.


Em seguida na criação de uma ordem de produção o sistema já pode gerar os números de série da ordem na sua abertura, ou como alternativa, sua empresa pode optar por gerar os números de série no momento do reporte da produção.


Ao requisitar materiais com controle de série para ordem sua empresa consegue rastrear todos os números de série dos materiais que foram consumidos na ordem.


Ao reportar a produção da ordem de um produto fabricado com controle de série o sistema cria o número de série no estoque, e ao vender esse produto para o cliente, é preciso selecionar um número de série que foi criado no estoque previamente.


Dessa forma, caso o seu cliente tenha algum produto com algum defeito de fabricação, a partir do número de série do produto é possível rastrear os números de série e lotes de todos os materiais que foram utilizado na produção.


Nesse artigo vamos apresentar os principais passos de um processo produtivo com controle de rastreabilidade por série.


O controle de rastreabilidade por lote foi explicado nesse artigo aqui.


Como configurar o sistema para utilizar controle de rastreabilidade por série?


Cadastro do produto


No cadastro do produto é preciso habilitar o campo "Controla série" na aba "Geral" como em destaque na imagem apresentada a seguir:



Na aba "Qualidade" preenchemos as configurações:

  • Produto perecível: Marque se o produto for perecível.
  • Prazo de validade: Se o produto for perecível Informe o prazo de validade na unidade de medida escolhida.
  • Unidade de medida para prazo de validade padrão para produtos perecíveis: Se o produto for perecível Informe a unidade de medida do prazo de validade.
  • Metodologia de cálculo da data de validade do produto na ordem de produção: Se o produto for perecível e fabricado informe se a data de validade será calculada na abertura da ordem ou reporte da produção da ordem. 
  • Permitir a edição da data de validade do produto da ordem de produção: Selecione a opção "Sim" se desejar que o usuário possa editar o campo "Data de validade" na ordem de produção do produto fabricado.
  • Permite a edição da data de fabricação/entrada do lote/série no documento de entrada: Selecione a opção "Sim" se desejar que o usuário possa editar o campo "Data de fabricação/entrada" no documento de entrada do produto comprado.
  • Não enviar informações de rastreabilidade deste produto na geração de NF-e: Marque esse campo se desejar que o sistema não envie informação de rastreabilidade do produto na geração da NF-e.


Veja abaixo esses campos em destaque no cadastro do produto:



Cadastro da empresa


No cadastro da empresa, na aba "Qualidade", avalie o preenchimento da configuração abaixo:

  • Enviar informações de rastreabilidade de produtos perecíveis e com controle de lote/série na geração de NF-e: Marque esse campo se desejar que as informações dos números de série e lotes do documento de saída sejam enviadas no grupo de "Rastreabilidade do produto" no arquivo XML da NF-e.


Veja essa configuração em destaque:



Cadastro de regras de criação de série


No sistema Nomus é possível cadastrar regras para geração de série de forma automática nos seguintes momentos:

  • Criação do documento de entrada
  • Criação da ordem de produção
  • Reporte da produção da ordem


Para fazer isso acesse a tela "Regras de criação de lote/série".


Clique no botão "Criar regra".


Na tela de criação de regra preencha os campos seguindo orientações apresentadas a seguir:

  • Nome: Informe um nome para a regra criada.
  • Tipo de regra: Selecione uma das 3 opções abaixo:
    • Geração de série na criação do documento de entrada
    • Geração do série na criação da ordem de produção
    • Geração do série no reporte da produção da ordem
  • Regra: Informe a regra para geração de série utilizando as variáveis disponíveis no quadro "Variáveis que podem ser utilizadas na definição de regra para geração de lote/série" e qualquer caracter fixo.
  • Observações
  • Ativo: Marque esse campo.


Veja abaixo as regras criadas na base de treinamento para os 3 tipos de regra:


Geração de série na criação do documento de entrada



Geração de série na criação da ordem de produção



Geração de série no reporte da produção da ordem



Configuração geral


Apresentamos a seguir as principais configurações relacionadas ao controle de rastreabilidade por série separadas por seções:


Série na criação do documento de entrada

  • Regra específica para geração de números de série automaticamente na criação do documento de entrada: Se desejar selecione uma regra específica para geração de número de série automaticamente na criação do documento de entrada.
  • Exibir coluna "Lote/série" na tela "Documentos de entrada": Selecione a opção "Sim" se desejar que o sistema adicione uma coluna na tela "Documentos de entrada" exibindo o lote ou número de série que foi gerado na criação do documento de entrada.


Série na criação da ordem

  • Regra específica para geração de números de série automaticamente na emissão da ordem de produção: Se desejar selecione uma regra específica para geração de numero de série automaticamente na criação da ordem de produção. Atenção, a regra para geração de números de série na criação da ordem tem prioridade sobre a regra para geração de números de série no reporte da produção.
  • Bloquear criação de ordens de produção sem número de lote/série: Selecione a opção caso você deseje que todas as ordens criadas tenham lote ou número de série.
  • Exibir coluna de Lote/série na tela de ordens: Selecione a opção "Sim" se desejar que o sistema adicione uma coluna na tela "Ordens" exibindo o lote ou número de série que foi gerado na criação da ordem.
  • Comportamento na exclusão de ordens com lote/séries gerados na emissão da ordem de produção: Selecione se deseja que o sistema bloqueia a exclusão de ordens forçando o usuário a excluir os lotes ou números de série manualmente, ou se deseja que o sistema permita e exclusão de ordens e faça a exclusão dos lotes ou números de série gerados na criação da ordem excluída automaticamente.


Série na requisição pela produção 

  • Critério para sugestão de lotes a serem requisitados para ordem na tela de requisição pela produção: Selecione se o sistema vai considerar a data de entrada mais antiga (PEPS) ou a data de validade mais próxima.


Série no reporte da produção

  • Regra específica para geração de números de série automaticamente no reporte da produção da ordemSe desejar selecione uma regra específica para geração de número de série automaticamente no reporte da produção da ordem. 
  • Forçar série igual ao código da ordem de produção: Selecione a opção "Sim" se desejar que o sistema gere os números de série das ordens como sendo igual ao código da ordem de produção.
  • Remover prefixo do código da ordem para definição de série: Selecione a opção "Sim" se desejar que o sistema remova o prefixo do código da ordem para definir o número de série.
  • Número de digitos para identificação do número de série do produto: Informe o número de dígitos para geração do sufixo do número de série do produto no reporte da produção. Por exemplo, ao preencher essa configuração com o número "3", os números de série da ordem de produção "00385" serão gerados no padrão: 00385/001, 00385/002, 00385/003, etc. 
  • Caracter separador do número de série do produto: Informe o caracter separador para geração do sufixo do número de série do produto no reporte da produção. Por exemplo, ao preencher essa configuração com o caracter "/", os números de série da ordem de produção "00385" serão gerados no padrão: 00385/001, 00385/002, 00385/003, etc. 


Série no documento de saída e NF-e

  • Exibir coluna Lote/Série na tela de documento de saída: Selecione a opção "Sim" se desejar que o sistema adicione uma coluna na tela "Documentos de saída" exibindo o lote ou número de série que foi selecionado no documento de saída.
  • Desmembrar item de pedido de venda em N itens de documento de saída com quantidade = 1 na criação do documento de saída a partir do pedido de venda para produtos com controle de série: Selecione a opção "Sim" se desejar que o sistema crie 1 item de documento de saída para cada unidade dos produtos do item de pedido de venda com controle de série. Por exemplo, ao gerar o documento de saída para um item de pedido com 5 peças de um produto com controle de série, o sistema vai gerar o documento de saída com 5 itens para o produto, cada item com quantidade de 1 peça.
  • Habilitar edição dos campos Lote/série e Setor de saída na tabela de itens do documento de saída na tela de criação/edição de documentos de saída: Selecione a opção "Sim" se desejar editar os campos "Lote/série" e "Setor de saída" na tela de documentos de saída sem precisar editar o item.
  • Preencher campo Informações adicionais do produto no XML da NF-e com o Lote/série do produto escolhido no item do documentoSelecione a opção "Sim" se desejar que o sistema apresente o lote/série selecionado dos produtos faturados no campo "Informações adicionais do produto" no XML da NF-e e DANFE.
  • Formato para exibição de informações de Lote/série nas Informações adicionais do produto no XML da NF-e: Defina um formato padrão para exibição, por exemplo: Lote: @loteSerie
  • Formato para exibição de informações de Data de fabricação do Lote/série nas Informações adicionais do produto no XML da NF-e: Defina um formato padrão para exibição, por exemplo: Fabricação: @loteSerieDataCriacao
  • Formato para exibição de informações de Data de validade do Lote/série nas Informações adicionais do produto no XML da NF-e: Defina um formato padrão para exibição, por exemplo: Validade: @loteSerieDataValidade


Como gerar os números de série de materiais comprados na criação do documento de entrada?


Como exemplo em nossa base de treinamento vamos utilizar o produto "MP 00106 - Motobomba 1 CV 220 V com controle de série" que está configurado para controlar série e que faz parte da lista de materiais do produto "PA 00056 - Spa com controle de série" que também está configurado para controlar série.


Selecione a regra criada na configuração geral a "Regra específica para geração de números de série automaticamente na criação do documento de entrada".


Acesse a tela "Documentos de entrada" e crie um documento de entrada livremente adicionando 3 itens para o produto "MP 00106 - Motobomba 1 CV 220 V com controle de série".


Na tela de criação de item de documento de entrada, veja que o campo "Lote/série" estará com o campo "Gerado pelo sistema" marcado como apresentado na imagem a seguir:



Salve o item e em seguida salve o documento de entrada.


Após gerar o documento de entrada acesse a tela "Números de lote e série" e veja que o sistema criou 3 números de série no estoque para o produto seguindo a regra definida como em destaque na imagem apresentada a seguir:



Como gerar os números de série de produtos fabricados na criação da ordem?


Como exemplo em nossa base de treinamento vamos utilizar o produto "PA 00056 - Spa com controle de série" que está configurado para controlar série.


Selecione a regra criada na configuração geral "Regra específica para geração de números de lote automaticamente na emissão da ordem de produção".


Acesse a tela "Ordens" e crie uma ordem livremente para fabricar 3 unidades do produto.


Na tela de criação de ordem veja que o campo "Lote/série" apresentará a regra configurada como apresentado em destaque na imagem a seguir:



Gere a ordem de produção.


Após gerar a ordem acesse a tela "Números de lote e série" e veja que o sistema criou 3 números de série no estoque para o produto seguindo a regra definida como em destaque na imagem apresentada a seguir:



Como requisitar materiais com controle de série para ordem?


Libere a ordem de produção, acesse a tela de requisição de materiais e clique no botão "Carregar empenhos".


Veja que o sistema vai apresentar todos os números de série do produto "MP 00106 - Motobomba 1 CV 220 V com controle de série" no setor de estoque de saída como em destaque na imagem a seguir:



Veja também que o sistema está sugerindo 3 números de série diferentes do produto.


Salve a requisição de todos os materiais para ordem encerrando os empenhos.


Como reportar a produção de produtos com controle de série?


Clique na ordem e utilize o submenu "Reportes de produção" para acessar a tela de criação de reporte da produção da ordem.


Veja que o sistema vai apresentar todos os números de série criados na geração da ordem dentro do campo "Lote/série" como em destaque na imagem a seguir:



Selecione um número de série e salve o reporte da produção com quantidade igual a 1 sem encerrar a ordem.


Após salvar o reporte acesse a tela "Números de lote e série" e veja que o número de série para o produto reportado está com saldo em estoque como em destaque na imagem apresentada a seguir:



Faça um 2o novo reporte do 2o número de série gerado para ordem com quantidade igual a 1 sem encerrar a ordem.


Faça um 3o novo reporte do 3o número de série gerado para ordem com quantidade igual a 1 encerrando a ordem.


Após encerrar a ordem veja que todos os números de série da ordem estão com saldo atual em estoque igual a 1 como em destaque na imagem a seguir:



Como vender produtos com controle de série?


Acesse a tela "Pedidos de venda", crie um pedido de venda adicionando um item para o produto "PA 00056 - Spa com controle de série" com 3 unidades.


Libere o pedido de venda e gere o documento de saída.


Na tela de criação do documento de saída veja que o sistema criou 3 itens com quantidade 1 e para cada item você terá que selecionar o número de série do produto que está sendo vendido no campo "Lote/série" como em destaque na imagem a seguir:



Selecione um número de série para cada item como em destaque na imagem a seguir:



Salve o documento de saída.


Após salvar o documento de saída acesse a tela "Números de lote e série" e veja que os 3 números de série para o produto vendido estão com saldo em estoque igual à zero como em destaque na imagem apresentada a seguir:



Como gerar os números de série de produtos fabricados no reporte da produção?


Agora vamos entender que os números de série dos produtos fabricados podem ser gerados no reporte da produção ao invés da criação da ordem.


Como exemplo em nossa base de treinamento vamos utilizar o produto "PA 00056 - Spa com controle de série" que está configurado para controlar série.


Defina o valor "Selecione" na configuração geral "Regra específica para geração de números de série automaticamente na emissão da ordem de produção".


Escolha uma regra na configuração geral "Regra específica para geração de números de série automaticamente no reporte da produção da ordem".


Acesse a tela "Ordens" e crie uma ordem livremente para fabricar 3 unidades do produto.


Na tela de criação de ordem veja que o campo "Lote/série" está desabilitado para edição e não está preenchido como em destaque na imagem apresentada a seguir:



Gere a ordem e veja que o sistema não gerou nenhum número de série na tela "Números de lote e série".


Libere a ordem e faça a requisição dos materiais encerrando os empenhos.


Em seguida clique na ordem e utilize o submenu "Reportes da produção" para acessar a tela de criação de reporte da produção.


Veja que o sistema vai apresentar o número de série que será gerado no reporte da produção dentro do campo "Lote/série" como em destaque na imagem a seguir:



Salve o reporte da produção com quantidade igual a 1 sem encerrar a ordem.


Um dica interessante é utilizar o botão "Salvar e continuar na tela" para fazer o reporte da produção de cada número de série da ordem com agilidade.


Faça um 2o novo reporte do 2o número de série gerado para ordem com quantidade igual a 1 sem encerrar a ordem.


Faça um 3o novo reporte do 3o número de série gerado para ordem com quantidade igual a 1 encerrando a ordem.


Após encerrar a ordem acesse a tela "Números de lote e série" e veja que todos os números de série da ordem estão com saldo atual em estoque igual a 1 como em destaque na imagem a seguir: