O guia rápido "Controle de rastreabilidade por lote" tem as seções:


O que é o controle de rastreabilidade por lote?


O controle de rastreabilidade por lote existe para que sua empresa consiga rastrear os lotes comprados, consumidos na produção, gerados pela produção e vendidos para seus clientes.


Ao habilitar o controle de lote para um produto toda movimentação de estoque realizada com o produto deve ter lote informado.


Para se obter controle de rastreabilidade do processo produtivo geralmente o primeiro passo é controlar o lote dos principais materiais comprados pela sua empresa.


Em seguida na criação de uma ordem de produção o sistema já pode gerar o lote da ordem na sua abertura, ou como alternativa, sua empresa pode optar por gerar esse lote no momento do reporte da produção.


Ao requisitar materiais com controle de lote para ordem sua empresa consegue rastrear todos os lotes dos materiais que foram consumidos na ordem.


Ao reportar a produção da ordem de um produto fabricado com controle de lote o sistema cria o lote no estoque, e ao vender esse produto para o cliente, é preciso selecionar um lote que foi criado no estoque previamente.


Dessa forma, caso o seu cliente tenha algum produto com algum defeito de fabricação, a partir do lote do produto é possível rastrear:

  • Todas as vendas que foram feitas com o lote.
  • O lote de todos os materiais que foram utilizado na produção do lote.


Nesse artigo vamos apresentar os principais passos de um processo produtivo com controle de rastreabilidade por lote.


Como configurar o sistema para utilizar controle de rastreabilidade por lote?


Cadastro do produto


No cadastro do produto é preciso habilitar o campo "Controla lote" na aba "Geral" como em destaque na imagem apresentada a seguir:



Na aba "Qualidade" preenchemos as configurações:

  • Produto perecível: Marque se o produto for perecível.
  • Prazo de validade: Se o produto for perecível Informe o prazo de validade na unidade de medida escolhida.
  • Unidade de medida para prazo de validade padrão para produtos perecíveis: Se o produto for perecível Informe a unidade de medida do prazo de validade.
  • Metodologia de cálculo da data de validade do produto na ordem de produção: Se o produto for perecível e fabricado informe se a data de validade será calculada na abertura da ordem ou reporte da produção da ordem. 
  • Permitir a edição da data de validade do produto da ordem de produção: Selecione a opção "Sim" se desejar que o usuário possa editar o campo "Data de validade" na ordem de produção do produto fabricado.
  • Permite a edição da data de fabricação/entrada do lote/série no documento de entrada: Selecione a opção "Sim" se desejar que o usuário possa editar o campo "Data de fabricação/entrada" no documento de entrada do produto comprado.
  • Não enviar informações de rastreabilidade deste produto na geração de NF-e: Marque esse campo se desejar que o sistema não envie informação de rastreabilidade do produto na geração da NF-e.


Veja abaixo esses campos em destaque no cadastro do produto:



Cadastro da empresa


No cadastro da empresa, na aba "Qualidade", avalie o preenchimento da configuração abaixo:

  • Enviar informações de rastreabilidade de produtos perecíveis e com controle de lote/série na geração de NF-e: Marque esse campo se desejar que as informações dos lotes do documento de saída sejam enviadas no grupo de "Rastreabilidade do produto" no arquivo XML da NF-e.


Veja essa configuração em destaque:



Cadastro de regras de criação de lote


No sistema Nomus é possível cadastrar regras para geração do lote de forma automática nas seguintes situações:

  • Criação do documento de entrada
  • Criação da ordem de produção
  • Reporte da produção da ordem


Para fazer isso acesse a tela "Regras de criação de lote/série".


Clique no botão "Criar regra".


Na tela de criação de regra preencha os campos seguindo orientações apresentadas a seguir:

  • Nome: Informe um nome para a regra criada.
  • Tipo de regra: Selecione uma das 3 opções abaixo:
    • Geração de lote na criação do documento de entrada
    • Geração do lote na criação da ordem de produção
    • Geração do lote no reporte da produção da ordem
  • Regra: Informe a regra para geração do lote utilizando as variáveis disponíveis no quadro "Variáveis que podem ser utilizadas na definição de regra para geração de lote/série" e qualquer caracter fixo.
  • Observações
  • Ativo: Marque esse campo.


Veja abaixo as regras criadas na base de treinamento para os 3 tipos de regra:


Geração de lote na criação do documento de entrada



Geração do lote na criação da ordem de produção



Geração do lote no reporte da produção da ordem



Configuração geral


Apresentamos a seguir as principais configurações relacionadas ao controle de rastreabilidade por lote separadas por seções:


Lote na criação do documento de entrada

  • Regra específica para geração de números de lote automaticamente na criação do documento de entrada: Se desejar selecione uma regra específica para geração de lote automaticamente na criação do documento de entrada.
  • Exibir coluna "Lote/série" na tela "Documentos de entrada": Selecione a opção "Sim" se desejar que o sistema adicione uma coluna na tela "Documentos de entrada" exibindo o lote que foi gerado na criação do documento de entrada.


Lote na criação da ordem

  • Regra específica para geração de números de lote automaticamente na emissão da ordem de produção: Se desejar selecione uma regra específica para geração de lote automaticamente na criação da ordem de produção. Atenção, a regra para geração de lote na criação da ordem tem prioridade sobre a regra para geração de lote no reporte da produção.
  • Bloquear criação de ordens de produção sem número de lote/série: Selecione a opção caso você deseje que todas as ordens criadas tenham lote.
  • Exibir coluna de Lote/série na tela de ordens: Selecione a opção "Sim" se desejar que o sistema adicione uma coluna na tela "Ordens" exibindo o lote que foi gerado na criação da ordem.
  • Comportamento na exclusão de ordens com lote/séries gerados na emissão da ordem de produção: Selecione se deseja que o sistema bloqueia a exclusão de ordens forçando o usuário a excluir os lotes manualmente, ou se deseja que o sistema permita e exclusão de ordens e faça a exclusão dos lotes gerados na criação da ordem excluída automaticamente.


Lote na requisição pela produção 

  • Critério para sugestão de lotes a serem requisitados para ordem na tela de requisição pela produção: Selecione se o sistema vai considerar a data de entrada mais antiga (PEPS) ou a data de validade mais próxima.


Lote no reporte da produção

  • Regra específica para geração de números de lote automaticamente no reporte da produção da ordemSe desejar selecione uma regra específica para geração de lote automaticamente no reporte da produção da ordem. 
  • Forçar lote igual ao código da ordem de produção: Selecione a opção "Sim" se desejar que o sistema gere os lotes das ordens como sendo igual ao código da ordem de produção.
  • Remover prefixo do código da ordem para definição de lote: Selecione a opção "Sim" se desejar que o sistema remova o prefixo do código da ordem para definir o lote.


Lote no documento de saída e NF-e

  • Exibir coluna Lote/Série na tela de documento de saída: Selecione a opção "Sim" se desejar que o sistema adicione uma coluna na tela "Documentos de saída" exibindo o lote que foi selecionado no documento de saída.
  • Habilitar edição dos campos Lote/série e Setor de saída na tabela de itens do documento de saída na tela de criação/edição de documentos de saída: Selecione a opção "Sim" se desejar editar esses campos na tela de documentos de saída sem precisar editar o item.
  • Preencher campo Informações adicionais do produto no XML da NF-e com o Lote/série do produto escolhido no item do documentoSelecione a opção "Sim" se desejar que o sistema apresente o lote/série selecionado dos produtos faturados no campo "Informações adicionais do produto" no XML da NF-e e DANFE.
  • Formato para exibição de informações de Lote/série nas Informações adicionais do produto no XML da NF-e: Defina um formato padrão para exibição, por exemplo: Lote: @loteSerie
  • Formato para exibição de informações de Data de fabricação do Lote/série nas Informações adicionais do produto no XML da NF-e: Defina um formato padrão para exibição, por exemplo: Fabricação: @loteSerieDataCriacao
  • Formato para exibição de informações de Data de validade do Lote/série nas Informações adicionais do produto no XML da NF-e: Defina um formato padrão para exibição, por exemplo: Validade: @loteSerieDataValidade


Como gerar os lotes de materiais comprados na criação do documento de entrada?


Como exemplo em nossa base de treinamento vamos utilizar o produto "MP 00107 - Resina com controle de lote" que está configurado para controlar lote e que faz parte da lista de materiais do produto "PA 00054 - Tinta galão de 20 litros com controle de lote" que também está configurado para controlar lote.


Defina na configuração geral a "Regra específica para geração de números de lote automaticamente na criação do documento de entrada".


Acesse a tela "Documentos de entrada" e crie um documento de entrada livremente adicionando o produto "MP 00107 - Resina com controle de lote".


Na tela de criação de item de documento de entrada, veja que o campo "Lote/série" estará com a informação "Gerado pelo sistema" como apresentado na imagem a seguir:



Salve o item e em seguida salve o documento de entrada.


Após gerar o documento de entrada acesse a tela "Números de lote e série" e veja que o sistema criou o lote no estoque para o produto seguindo a regra definida como em destaque na imagem apresentada a seguir:



Como gerar os lotes de produtos fabricados na criação da ordem?


Como exemplo em nossa base de treinamento vamos utilizar o produto "PA 00054 - Tinta galão de 20 litros com controle de lote" que está configurado para controlar lote.


Defina na configuração geral "Regra específica para geração de números de lote automaticamente na emissão da ordem de produção".


Acesse a tela "Ordens" e crie uma ordem livremente para o produto.


Na tela de criação de ordem veja que o campo "Lote/série" apresentará a regra configurada como apresentado em destaque na imagem a seguir:



Gere a ordem de produção.


Após gerar a ordem acesse a tela "Números de lote e série" e veja que o sistema criou o lote no estoque para o produto seguindo a regra definida como em destaque na imagem apresentada a seguir:



Como requisitar materiais com controle de lote para ordem?


Libere a ordem de produção, acesse a tela de requisição de materiais e clique no botão "Carregar empenhos".


Veja que o sistema vai apresentar todos os lotes do produto "MP 00107 - Resina com controle de lote" no setor de estoque de saída como em destaque na imagem a seguir:



Veja também que o sistema está sugerindo requisitar o lote de produção mais antigo de acordo com a configuração geral.


Salve a requisição de todos os materiais para ordem encerrando os empenhos.


Como reportar a produção de produtos com controle de lote?


Acesse a tela de reportes da produção da ordem.


Veja que o sistema vai apresentar o lote criado na geração da ordem dentro do campo "Lote/série" como em destaque na imagem a seguir:



Salve o reporte da produção.


Após salvar o reporte acesse a tela "Números de lote e série" e veja que o lote para o produto reportado está com saldo em estoque como em destaque na imagem apresentada a seguir:



Como vender produtos com controle de lote?


Acesse a tela "Pedidos de venda", crie um pedido de venda adicionando um item para o produto "PA 00054 - Tinta galão de 20 litros com controle de lote".


Libere o pedido de venda e gere o documento de saída.


Na tela de criação do documento de saída veja que você terá que selecionar o lote do produto que está sendo vendido no campo "Lote/série" como em destaque na imagem a seguir:



Selecione um lote e salve o documento de saída.


Após salvar o documento de saída acesse a tela "Números de lote e série" e veja que o lote para o produto vendido está com saldo em estoque menor como em destaque na imagem apresentada a seguir:



Como gerar os lotes de produtos fabricados no reporte da produção?


Agora vamos entender que os lotes dos produtos fabricados podem ser gerados no reporte da produção ao invés da criação da ordem.


Como exemplo em nossa base de treinamento vamos utilizar o produto "PA 00054 - Tinta galão de 20 litros com controle de lote" que está configurado para controlar lote.


Defina o valor "Selecione" na configuração geral "Regra específica para geração de números de lote automaticamente na emissão da ordem de produção".


Escolha uma regra na configuração geral "Regra específica para geração de números de lote automaticamente no reporte da produção da ordem".


Acesse a tela "Ordens" e crie uma ordem livremente para o produto.


Na tela de criação de ordem veja que o campo "Lote/série" não está preenchido.


Gere a ordem e veja que o sistema não gerou o número de lote na tela "Números de lote e série".


Libere a ordem, faça a requisição dos materiais e em seguida o reporte da produção.


Veja que o sistema vai apresentar o lote que será gerado no reporte da produção dentro do campo "Lote/série" como em destaque na imagem a seguir:



Salve o reporte da produção.


Após salvar o reporte acesse a tela "Números de lote e série" e veja que o sistema gerou o lote no estoque de acordo com a regra definida para o reporte da produção já com saldo disponível como apresentando na imagem a seguir: