Um login frustrado é quando um usuário tenta acessar o sistema mas não consegue por causa de uma das 3 ações abaixo:
- Limite de usuários simultâneos excedido
- Senha incorreta
- Usuário bloqueado após tentativas frustradas de login
Todos os logins frustrados ficam registrados na tela "Logins frustrados".
Os principais campos dessa tela são:
- Nome do usuário
- Motivo do login frustrado
- Data/hora da tentativa de login
Apresentamos abaixo uma imagem dessa tela do sistema:
Como avaliar os logins frustrados por exceder o limite de usuários simultâneos?
Ao decidir implantar o sistema Nomus, sua empresa contrata uma quantidade de acessos simultâneos no sistema.
Por exemplo, suponha que sua empresa tenha contratado 3 acessos simultâneos do sistema, e que em um dado momento, esteja com 3 usuários logados no sistema, e um quarto usuário tenta logar no sistema.
Ao tentar logar no sistema, esse quarto usuário não conseguirá acessar, e sua tentativa de login frustrada ficará registrada na tela "Logins frustrados" com o motivo Limite de usuários simultâneos excedido.
Para ver todos os logins frustrados por exceder o limite de usuários simultâneos, basta fazer uma pesquisa pelo campo Motivo igual a "Limite de usuários simultâneos excedido" como abaixo:
Como avaliar os logins frustrados por senha incorreta?
Na tela de login do sistema, quando um usuário informa a senha errada, ele não conseguirá acessar o sistema, e sua tentativa de login ficará registrada na tela "Logins frustrados" com o motivo Senha incorreta.
Para ver todos os logins frustrados por senha incorreta, basta fazer uma pesquisa pelo campo Motivo igual a "Senha incorreta" como abaixo:
Como avaliar os logins frustrados porque o usuário foi bloqueado após tentativas frustradas de login?
Como medida de segurança, o sistema Nomus pode ser configurada para bloquear o usuário após 'n' tentativas de login por senha incorreta.
Para entender como essa configuração pode ser feita recomendamos avaliar este artigo aqui.
Por exemplo, você pode configurar o sistema Nomus para bloquear o usuário após 3 tentativas de login por senha incorreta.
Caso o sistema esteja configurado dessa forma, se o usuário informar a senha errada por 3 vezes, terá seu acesso ao sistema bloqueado.
Para ver todos os logins frustrados porque o usuário foi bloqueado após tentativas frustradas de login, basta fazer uma pesquisa pelo campo Motivo igual a "Usuário bloqueado após tentativas frustradas de login", como abaixo: