O guia rápido "Fluxo de caixa resumido" está subdividido nas seções:
- O que é o fluxo de caixa resumido e qual é a sua importância?
- Quais são as configurações desse relatório?
- Como gerar o relatório de fluxo de caixa resumido?
- Como recomendamos utilizar o relatório fluxo de caixa resumido?
O que é o fluxo de caixa resumido e qual é a sua importância?
O fluxo de caixa resumido é uma versão simplificada do fluxo de caixa completo, que oferece uma visão geral das entradas (receitas) e saídas (despesas) em um determinado período, sem detalhar cada transação individualmente.
Esse tipo de fluxo de caixa é útil para gestores que precisam de uma visão mais ágil e estratégica do fluxo financeiro, sem precisar analisar os detalhes operacionais.
O fluxo de caixa resumido ajuda na tomada de decisões estratégicas, como investimentos, expansão ou ajuste de custos, e é uma ferramenta valiosa para garantir que a empresa tenha liquidez suficiente para suas operações, com uma visão mais compactada e resumida.
Quais são as configurações desse relatório?
Ao acessar o relatório "Fluxo de caixa", temos as seguintes abas:
- Geral
- Período de projeção
- Saldo da projeção
- Avançado
Avalie abaixo as configurações de cada aba:
Geral
- Layout do relatório: Selecione "Resumido" para avaliar o relatório resumido e "Detalhado" para avaliar o relatório detalhado.
- Exibir contas bancárias inativas?: Como padrão o sistema não exibe as contas bancárias ativas. Ao marcar esse campo, o sistema apresenta as contas bancárias inativas.
- Quadro "Contas bancárias": Como padrão o sistema seleciona todas as contas bancárias ativas. Ao gerar o relatório, o sistema exibe valores associados apenas as contas bancárias marcadas, como: saldo inicial, entradas no período e saídas no período.
Período de projeção
- Critério para projeção: Selecione "Data de agendamento" para o sistema apresentar os agendamentos financeiros baseado na data de agendamento. Selecione "Data de vencimento" para o sistema apresentar os agendamentos financeiros baseado na data de vencimento.
- Considerar todas as contas a receber/pagar na projeção: Marque este campo se desejar que o sistema considere no relatório todas as contas a receber/pagar pendentes independentemente da sua data de agendamento/vencimento.
- Data de agendamento/vencimento final para projeção: Informe a data de agendamento/vencimento final para projeção. O sistema considera no relatório todas as contas a receber/pagar pendentes com data de agendamento/vencimento até a data informada neste campo.
- Personalizar data de agendamento/vencimento inicial para projeção: Como padrão o sistema apresenta no relatório de fluxo de caixa todas as contas a receber/pagar pendentes com data de agendamento/vencimento até a "Data de agendamento/vencimento final da projeção", independentemente da sua data de agendamento/vencimento inicial. Ao marcar esse campo, o sistema apresenta o campo "Data de agendamento/vencimento inicial para projeção" para que seja possível personalizar a data de agendamento/vencimento inicial para gerar o relatório de fluxo de caixa.
Saldo da projeção
- Considerar contas em atraso na projeção do saldo: Como padrão o sistema não considera o saldo das receber/pagar com data de agendamento/vencimento em atraso no cálculo do saldo projetado. Marque este campo se desejar que o sistema considere o saldo das receber/pagar com data de agendamento/vencimento em atraso no cálculo do saldo projetado.
- Modificar saldo inicial para projeção: Como padrão o sistema considera o saldo inicial para projeção igual à soma do saldo atual de todas as contas bancárias selecionadas. Marque este campo se desejar modificar o saldo inicial para projeção.
- Saldo inicial para projeção: Como padrão o sistema considera o saldo inicial para projeção igual à soma do saldo atual de todas as contas bancárias selecionadas. Se desejar modificar o "Saldo inicial para projeção" marque o campo "Modificar saldo inicial para projeção" e informe neste campo o valor do saldo inicial para projeção que deve ser considerado pelo sistema.
- Considerar todas as contas previstas na projeção: Como padrão o sistema não considera no relatório as contas a receber/pagar previstas. Marque este campo se desejar que o sistema considere no relatório todas as contas a receber/pagar previstas com data de agendamento/vencimento até a data de agendamento/vencimento final para projeção.
- Considerar notas de crédito na projeção: Como padrão o sistema não considera no relatório as notas de crédito de clientes e fornecedores. Marque este campo se desejar que o sistema considere no relatório todas as notas de crédito de clientes e fornecedores com data de vencimento até a data de agendamento/vencimento final para projeção.
Como gerar o relatório de fluxo de caixa resumido?
Ao realizar as configurações do relatório, clique em "Gerar relatório".
O sistema exibe na primeira aba o mês/ano corrente, e nas demais abas, os meses e anos até a data horizonte informada na configuração "Data de agendamento/vencimento final para projeção".
No quadro "Resumo do período" o sistema exibe o período da data corrente até o último dia do mês. Por exemplo, na aba "10/24", se a data corrente for "17/10/2024", o sistema exibe apenas o intervalo de 17/10/24 à 31/10/24, conforme a imagem acima.
Dessa forma, segue abaixo a explicação de cada valor:
- Saldo inicial: o sistema exibe o somatório de todos os lançamentos antes da data corrente. No exemplo, seriam todos os lançamentos antes do dia 17/10/2024.
- (+) Total de entradas no período: o sistema apresenta o somatório de todos os agendamentos, com a natureza "Entrada", com a data de agendamento/vencimento dentro do período. No exemplo, o sistema exibe todos agendamentos de entrada no período dos dias 17/10/2024 à 31/10/2024.
- (-) Total de saída no período: o sistema apresenta o somatório de todos os agendamentos, com a natureza "Saída", com a data de agendamento/vencimento dentro do período. No exemplo, o sistema exibe todos agendamentos de saída no período dos dias 17/10/2024 à 31/10/2024.
- (=) Saldo final: Somatório do Saldo inicial, total de entradas no período e total de saída no período.
No quadro "Extrato detalhado", o sistema exibe as colunas:
- Data: O sistema exibe as datas referente ao mês. O sistema não apresenta as datas passadas, ou seja, somente a partir da data corrente. No exemplo da imagem acima, o relatório foi gerado no dia 17/10/2024.
- Entrada: O sistema exibe o somatório de todos agendamentos, com a natureza "Entrada", para cada dia.
- Saída: O sistema exibe o somatório de todos agendamentos, com a natureza "Saída", para cada dia.
- Saldo: O sistema exibe o somatório de todos agendamentos, entradas e saída, para cada dia.
Ao clicar em cima do valor apresentado no relatório "Extrato detalhado", o sistema apresenta um detalhamento completo de cada valor, veja:
Como recomendamos utilizar o relatório fluxo de caixa resumido?
Em primeiro lugar recomendamos sempre manter a conciliação financeira atualizada, com no máximo 1 dia de defasagem, para que esse relatório esteja sempre atualizado.
Na medida do possível também recomendamos não deixar nenhuma conta a receber/pagar com data de agendamento no passado.
Recomendamos avaliar o saldo projetado pelo menos 1 vez por semana com um horizonte de pelo menos 1 mês a frente.
Quando identificar que o saldo projeto está negativo, avalie as decisões que podem ser tomadas para evitar a contratação de empréstimos.
Por outro lado, quando identificar que o saldo projeto está positivo, avalie os investimentos que podem ser realizados para aumentar os ganhos financeiros da sua empresa.