O artigo da nova tela de processos do CRM tem as seções:


Nesta atualização do Nomus ERP Industrial, aprimoramos a interface da tela de Processos do CRM. Cada detalhe foi cuidadosamente planejado para otimizar o espaço da tela e tornar seu dia a dia mais prático, sem abrir mão da flexibilidade de um dos módulos mais versáteis do sistema.


Veja abaixo a interface antiga e a nova interface lado a lado:


Agora vamos entender as mudanças por partes.


Cabeçalho do processo

O design anterior seguia a mesma estrutura das demais páginas do sistema, resultando em uma área em branco extensa no topo.


Para oferecer um feedback mais ágil sobre o andamento do processo, reformulamos o topo da tela para destacar informações essenciais e incorporar novas funcionalidades. As principais alterações incluem:

  • Título da tela: O código e o nome do processo são destacados no topo da tela como título, substituindo o título anterior “Editar processo”.
  • Informações essenciais no topo: O tipo de processo, o responsável e a data da última modificação aparecem logo abaixo do título, facilitando o acesso rápido às informações sobre o andamento do processo.
  • Etiqueta de receita prevista: O valor preenchido no campo “Receita Prevista” é exibido em uma etiqueta ao lado do nome do processo, permitindo uma identificação mais ágil do valor da negociação pela sua equipe de marketing e vendas.
  • Exibição das etapas: As etapas do processo são exibidas abaixo das informações essenciais, proporcionando uma visão clara do progresso.


Esperamos que essas mudanças tornem seu dia-a-dia mais eficiente e facilite a tomada de decisões!


Novas funcionalidades no cabeçalho

Edição rápida do título do processo

Visando melhorar a usabilidade, agora é possível atualizar o título do processo de forma rápida. Basta clicar no ícone de lápis ao lado do título para fazer a edição.



Feedback sobre o prazo para finalização do processo

À direita, a data planejada agora ganha destaque e fornece um feedback visual em cores sobre o prazo. Uma legenda será exibida sempre que o usuário passar o mouse sobre o componente de data:

  • Verde: O processo está em dia.
  • Amarelo: O prazo vence em 3 dias.
  • Laranja: O prazo vence hoje.
  • Vermelho: A entrega está em atraso.
  • Azul: O processo foi finalizado no prazo.
  • Roxo: O processo foi finalizado com atraso.
  • Cinza: O processo está sem responsável ou data programada.



Pesquisa de processos

Se o processo aberto não for o que você está buscando, não será mais necessário voltar à tela de processos ou ao painel para fazer uma nova busca.

Adicionamos uma função de pesquisa com autocomplete diretamente na edição do processo. Com ela, você pode encontrar outro processo pelo nome ou código e ser redirecionado para ele com apenas um clique.



Fixação do cabeçalho no topo e redimensionamento no scroll

Na versão anterior, ao rolar a tela para encontrar informações ou editar o processo, o usuário perdia a referência sobre qual processo estava sendo visualizado, pois o título e o código desapareciam.


Agora, o cabeçalho se torna compacto ao rolar a página e as informações essenciais permanecem visíveis, garantindo que você tenha referência do processo acessado mesmo ao explorar outras informações na tela.



Visualização e edição de informações

Antes da atualização, as informações dos campos padrões e personalizados eram agrupadas em uma área amarela para visualização, enquanto a edição ocorria na aba "Editar processo". Com a atualização, essa aba foi removida e a edição agora acontece diretamente na área de visualização.


Agora, todos os campos do processo estão agrupados na seção "Informações do Processo" à esquerda. Para editar esses campos, basta clicar no ícone de lápis ao lado de "Informações do Processo". E para salvar as alterações, é só clicar no "check" no topo da seção.


A ordenação dos campos nesta seção respeita a configuração personalizada por você na tela “Ordenar posição dos campos".


Descrição do processo

Por se tratar de um campo de texto longo com variados recursos de personalização, o campo “Descrição” não está mais agrupado com os demais campos do processo. Agora, ele ocupa o centro da tela. E assim como os campos processo, a edição da descrição acontece direto neste componente, em vez de ser editada na antiga aba “Editar processo”.

  • Para editar a descrição, basta clicar no ícone de lápis na linha do subtítulo.
  • Neste modo de edição, o sistema exibe três botões referentes à edição de texto: Salvar descrição, Copiar descrição padrão e, por fim, Cancelar edição.
  • Após salvar as alterações realizadas na descrição do processo, o componente assume novamente o modo de visualização.
  • Quando o campo “Descrição” estiver desabilitado, essa área central exibe apenas as abas habilitadas na configuração do tipo de processo.



Botões fixos no rodapé

A fim de trazer mais praticidade para seu dia-a-dia, todos os botões referentes ao processo foram fixados em um rodapé. Assim, você não precisa rolar até o fim da página para salvar uma alteração, voltar ao painel de processos ou tomar uma decisão com base no workflow.



Pessoa e contatos

Para oferecer mais espaço para visualizar todos os dados do processo, especialmente nas abas, as informações de pessoas e contatos vinculados agora estão disponíveis em um painel retrátil na lateral direita da tela.

  • Na versão compacta, o painel fica oculto, com apenas um ícone visível na lateral direita, semelhante aos marcadores de páginas que eram usados em agendas.
  • Ao clicar no ícone, o painel se expande para mostrar as informações de pessoa e contatos vinculados ao processo.



Aba “Modificações”

Nesta versão do CRM, a aba de “Modificações” do processo passou por um redesign parcial. Agora, cada uma das alterações realizadas no processo é apresentada em forma de linha do tempo, em vez do formato anterior que se parecia com comentários.



Na próxima versão, traremos novos recursos e informações para essa linha do tempo, além de fazermos todos os ajustes necessários para que ela forneça um feedback direto e claro sobre as atualizações de um processo.


Novas funcionalidades previstas

Estamos trabalhando em novas funcionalidades para melhorar sua experiência ao usar o CRM. Veja o que ainda está por vir:

  • Tempo em cada etapa: Será possível visualizar quanto tempo cada etapa do processo está levando para ser concluída, ajudando a monitorar a eficiência dos seus processos.
  • Redesign das tarefas: Visualizar, adicionar, editar e marcar tarefas concluídas será mais prático e flexível.
  • Etiquetas para categorizar processos: Você poderá usar etiquetas para organizar e identificar os processos de forma mais clara e rápida. Mais uma opção de categorização além dos tipos.
  • Ordenação dos cartões no painel: Os cartões no painel de processos poderão ser ordenados por prioridade, data de criação e data planejada, tanto de forma crescente quanto decrescente.
  • Vinculação de processos: Será possível relacionar processos e criar dependências entre eles, deixando claro se um processo pode começar junto com outro, se deve começar quando outro atingir determinada etapa ou se será necessário esperar a finalização de um anterior.
  • Notificações aprimoradas: Todas as notificações relacionadas aos processos serão aprimoradas, garantindo que você fique sempre bem informado sobre o que está acontecendo.