O guia rápido "Integração bancária via EDI Financeiro" está subdividido nas seções:


ÍNDICE


O que é a Integração bancária via EDI Financeiro?


EDI é a sigla Eletronic Data Interchange, em uma tradução literal é a Troca Eletrônica de Dados, e significa a transmissão automática de dados entre sistemas.


No sistema Nomus o EDI Financeiro é responsável pela integração de dados entre o ERP e o sistema dos bancos nos processos financeiros de cobrança por boletos bancários, conciliação bancária e pagamento de fornecedores.


Os processos financeiros e dados integrados pelo EDI Financeiro no sistema Nomus hoje são:


Cobrança por boletos bancários

  • Envio de arquivos de remessa de boletos bancários para o banco.
  • Importação de arquivos de retorno de boletos bancários do banco.


Conciliação bancária

  • Importação de extratos para conciliação bancária do banco.


Em breve planejamos também integrar os processo financeiro de pagamento de fornecedores com os dados integrados detalhados abaixo:


Pagamento de fornecedores

  • Envio de pagamento de fornecedor através de DOC, TED ou PIX.
  • Envio de pagamento de funcionário.
  • Envio de pagamento de fornecedor através de boleto bancário.
  • Envio de pagamento de tributos com código de barras.


Atenção, o EDI Financeiro para pagamento de fornecedores ainda não está disponível no sistema Nomus.


Quais as principais vantagens da utilização do EDI Financeiro?


A utilização do EDI Financeiro traz mais eficiência e eficácia na realização dos processos financeiros.


Ao utilizar o EDI Financeiro para cobrança por boletos bancários, você não precisa mais fazer o upload diário do arquivo de remessa de cobrança no internet banking, o sistema Nomus é capaz de enviar automaticamente este arquivo para o banco sem nenhum trabalho manual.


Além disso, você também não precisa mais fazer o download diário do arquivo de retorno de cobrança no internet banking, o sistema Nomus é capaz de importar automaticamente este arquivo do banco sem nenhum trabalho manual. 


Ao utilizar o EDI Financeiro para conciliação bancária, você não precisa mais fazer o download diário do arquivo OFX no internet banking, o sistema Nomus é capaz de importar automaticamente o extrato do banco sem nenhum trabalho manual.


Essa automação no envio e importação de dados com o banco faz com que a sua equipe financeira invista menos tempo na execução rotinas manuais e minimiza falhas nos processos financeiros integrados.


Como é feita a integração bancária via EDI Financeiro?


A integração bancária via EDI Financeiro é feita através do envio e importação de arquivos no padrão CNAB (Centro Nacional de Automação Bancária) e este padrão é definido pela FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos).


Por exemplo, no processo de cobrança por boletos bancários, para enviar boletos bancários para o banco, o sistema Nomus gera o arquivo de remessa no padrão CNAB, e para reconhecer o registro e recebimento de boletos bancários, o sistema Nomus importa o arquivo de retorno no padrão CNAB gerado pelo banco.


Segue abaixo um exemplo de arquivo de remessa no padrão CNAB gerado pelo sistema Nomus:



Outro exemplo, no processo de conciliação bancária, para registrar os recebimentos e pagamentos do extrato da conta corrente, o sistema Nomus importa o arquivo de extrato no padrão CNAB gerado pelo banco.


Segue abaixo um exemplo de arquivo de extrato no padrão CNAB gerado pelo banco e importado pelo sistema Nomus:



Até agora entendemos que no EDI Financeiro a integração bancária acontece através da troca de arquivos, agora vamos entender como esses arquivos são trafegados entre o banco e o sistema Nomus.


O tráfego de arquivos com os bancos no EDI Financeiro é feita através de uma VAN Bancária.


VAN é a sigla de Value Added Network, traduzindo "Rede de Valor agregado", que significa uma rede privada que permite que as empresas troquem informações de forma segura.


A VAN Bancária assegura que a troca de dados entre o ERP e o sistema dos bancos seja feita com rastreabilidade e segurança, usando recursos de criptografia de dados, confirmação de integridade de dados e controle de acesso.


Quando o ERP precisa enviar um arquivo para o banco, o sistema Nomus envia esse arquivo para um servidor de arquivos e a VAN Bancária envia esse arquivo para o banco.


A arquitetura para envio de um arquivo para o banco é:


Nomus ERP -> Amazon S3 -> Servidor APUS -> Accesstage -> Banco


Quando o ERP precisa importar um arquivo do banco, a VAN Bancária busca esse arquivo no banco, disponibiliza o arquivo recebido em um servidor de arquivos, o sistema Nomus busca este arquivo neste servidor e importa para a sua base de dados.


Banco -> Accesstage -> Servidor APUS -> Amazon S3 -> Nomus ERP


Para comunicação com os bancos no EDI Financeiro o sistema Nomus utiliza a VAN Bancária da empresa Accesstage https://site.accesstage.com.br/, que é homologada pelos principais bancos do Brasil para transferência eletrônica de dados financeiros através do EDI Financeiro.


Como habilitar a integração bancária via EDI Financeiro da sua empresa?


Atualmente o sistema Nomus já está habilitado para fazer a integração bancária via EDI Financeiro com os principais bancos no Brasil. 


Segue abaixo a lista dos bancos mais comuns:

  • Banco do Brasil
  • Caixa
  • Santander
  • Itaú
  • Bradesco
  • Sicredi
  • Banrisul
  • Safra
  • Sofisa
  • Sicoob
  • ABC
  • Daycoval
  • Banco do Nordeste


Se você quiser habilitar a integração em qualquer outro banco que não esteja na lista acima por favor, consulte a Nomus sobre a viabilidade técnica.


A seguir apresentamos o passo a passo que deve ser seguido para habilitar a integração para cada conta bancária da sua empresa.


Para cada passo indicamos de quem é a responsabilidade por realizá-lo:

  • Cliente
  • Nomus
  • Accesstage
  • Banco


Para realizar os passos sob a responsabilidade da sua empresa marcados com a etiqueta (Cliente), você precisará escolher um usuário chave do setor Financeiro que tenha bom conhecimento do módulo Financeiro do sistema Nomus e bom relacionamento com os gerentes dos bancos.


Passo 1) (Cliente) Solicitar a integração bancária para Nomus


O passo 1 deve ser realizado por você, cliente da Nomus.


Neste passo 1 você deve enviar um e-mail para o time Financeiro da Nomus, através do [email protected], informando que deseja habilitar a integração bancária e as contas correntes que serão integradas.


Segue abaixo o padrão que deve ser utilizado para este e-mail:


Título do e-mail: Habilitar integração bancária

Olá Financeiro Nomus,

Gostaria de habilitar a integração bancária para as contas correntes abaixo:

1) Banco Itaú - Agência: 0715 - Conta: 11108-4
2) Banco do Brasil - Agência: 3010-4 - Conta: 40618-X

Obrigado,


Passo 2) (Nomus) Apresentar projeto do EDI Financeiro para o cliente


O passo 2 deve ser realizado pelo time Financeiro da Nomus.


Ao receber o seu email com a solicitação de integração bancária, nosso time Financeiro responderá esse email com uma apresentação resumida do projeto do EDI Financeiro, informando sobre o investimento necessário para esse projeto e perguntando se a sua empresa deseja avançar no projeto.


Apresentamos a seguir o investimento que a sua empresa precisa fazer para habilitar a integração bancária via EDI Financeiro:


1) Taxa de ativação


A Nomus cobra a taxa de ativação de R$ 490 por conta bancária para habilitar o EDI Financeiro.


Esse é um pagamento único para que os times de Suporte, Infraestrutura e Desenvolvimento da Nomus possam apoiar a sua empresa durante todo o processo de configuração do EDI Financeiro, esclarecendo dúvidas e realizando reuniões de assessoria de implantação conforme a necessidade.


As reuniões de assessoria de implantação devem ser agendadas através do link: https://calendly.com/assessoriaimplantacao


2) Assinatura mensal


A Nomus cobra a assinatura mensal de R$ 100 por conta bancária para habilitar o EDI Financeiro para manter a integração, prestar atendimento ao cliente e cobrir os custos com o tráfego dos arquivos com o banco.


3) Tarifas extras com o seu banco


Atenção, é importante você perguntar para o gerente do seu banco se haverá a cobrança de alguma tarifa adicional para habilitar a utilização do EDI Financeiro.


Passo 3) (Cliente) Preencher a Planilha Check list EDI Financeiro


O passo 3 deve ser realizado por você, cliente da Nomus.


Caso a sua empresa aprove a habilitação do EDI Financeiro no passo 2, o time Financeiro da Nomus vai solicitar que a sua empresa preencha a planilha "Check List EDI Financeiro" com informações de cada conta bancária que deseja habilitar a integração bancária.


A planilha que deve ser preenchida tem o nome "Check list EDI Financeiro" e está anexada neste artigo.


Segue abaixo um imagem desta planilha.



Nessa planilha você deve preencher somente as células com fundo amarelo.


Todas as informações solicitadas são explicadas na própria planilha, que também apresenta um exemplo de preenchimento.


Atenção, nesta planilha você deve preencher as informações de TODAS as contas bancárias que deseja habilitar a integração bancária via EDI Financeiro a partir da coluna E.


Após preencher todos os campos salve a planilha e envie para o time Financeiro Nomus. 


Passo 4) (Nomus) Iniciar processo de habilitação de integração bancária


O passo 4 deve ser realizado pelo time Financeiro da Nomus.


Após receber a planilha "Check List EDI Financeiro" por email da sua empresa, o time Financeiro da Nomus vai encaminhar seu email para o Suporte da Nomus e será criado um ticket para acompanhamento de todo o processo de habilitação da integração bancária na sua empresa.


Através desse ticket você poderá esclarecer dúvidas com o nosso Suporte.


Após seu ticket ser criado no nosso Suporte, você está pronto para avançar para o passo 5.


Passo 5) (Cliente) Preencher a Carta VAN Bancária



O passo 5 deve ser realizado por você, cliente da Nomus.


Neste passo 5 você deve preencher a carta "VAN Bancária" com informações da conta bancária que será habilitada a integração bancária via EDI Financeiro.


Os bancos exigem o preenchimento desta carta para habilitar a integração bancária via EDI Financeiro, e esta carta deve ser assinada pelo sócio administrador da sua empresa, exceto no Itaú, que utiliza uma planilha ao invés de uma carta.


O padrão desta carta varia conforme o banco.


Os bancos Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, ABC, Daycoval, Safra, Banco do Nordeste e Sicoob têm um modelo específico de carta para habilitação de VAN Bancária. 


Para todos os demais bancos deve-se utilizar o modelo "Carta VAN Bancária Padrão".


Em anexo a este artigo disponibilizamos os modelos de carta dos principais bancos do Brasil:

  • Banco do Brasil: Carta VAN Bancária Banco do Brasil
  • Bradesco: Carta VAN Bancária Bradesco
  • Itaú: Planilha VAN Bancária Itaú. No Itaú a carta é substituída por uma planilha Excel e geralmente não precisa ser assinada pelo sócio administrador da empresa.
  • Santander e Caixa: Carta VAN Bancária Padrão. Este modelo de carta pode ser utilizado para os bancos Santander e Caixa, e para todos os demais bancos homologados pela Nomus e que não têm um modelo de carta personalizado.


Também disponibilizamos modelos de carta de outros bancos menos utilizados:

  • ABC: ABC - Carta de Relacionamento
  • Daycoval: CARTA VAN - Daycoval modelo novo
  • Safra: SAFRA_CARTA_Termo para Contratação de VAN
  • Sicoob: Sicoobnet Empresarial - Configuração VAN
  • Banco do Nordeste: Solicitação de Fise Banco do Nordeste e TERMO DE ADESÃO ATUALIZADO BNB 2019
  • BTG Pactual: Carta VAN Bancária Padrão 


Faça o download do arquivo do modelo de carta no padrão do banco de todas as contas correntes que você deseja habilitar a integração bancária.


Atenção, você deve preencher 1 carta para cada conta bancária que deseja habilitar a integração bancária. Por exemplo, se você deseja habilitar a integração bancária em 5 contas bancárias, você terá que preencher 5 cartas, 1 carta para cada conta bancária.


A seguir vamos apresentar os 4 modelos de cartas dos principais bancos do Brasil com orientações para preenchimento.


Carta VAN Bancária Banco do Brasil


Este é o modelo de carta do Banco do Brasil:



O arquivo deste modelo está anexado aqui no artigo com o nome "Carta VAN Bancária Banco do Brasil".


Na carta padrão escrevemos orientações com a fonte vermelha para lhe ajudar no preenchimento. 

Todas essas orientações devem ser apagadas antes do envio da carta para o banco.


Carta VAN Bancária Bradesco


Este é o modelo de carta do Bradesco:



O arquivo deste modelo está anexado aqui no artigo com o nome "Carta VAN Bancária Bradesco".


Na carta padrão escrevemos orientações com a fonte vermelha para lhe ajudar no preenchimento. 


Todas essas orientações devem ser apagadas antes do envio da carta para o banco.


Planilha VAN Bancária Itaú


No Itaú a carta na verdade é uma planilha Excel e geralmente não precisa ser assinada pelo sócio administrador da empresa.


Para integração de extratos você deve preencher as informações na aba "Conciliação", veja abaixo o padrão dessa aba na planilha:



Para integração de boletos bancários você deve preencher as informações na aba "Cobrança Itaú", veja abaixo o padrão dessa aba da planilha:



O arquivo da planilha Excel deste modelo está anexado aqui no artigo com o nome "Planilha VAN Bancária Itaú".


Na planilha padrão escrevemos orientações com a fonte vermelha para lhe ajudar no preenchimento.


Todas essas orientações devem ser apagadas antes do envio da planilha para o banco.


Carta VAN Bancária Padrão


Este modelo de carta pode ser utilizado para os bancos Santander, Caixa, BTG Pactual e para todos os demais bancos homologados pela Nomus e que não tenham um modelo de carta personalizado.


Veja abaixo como é essa carta padrão:



O arquivo deste modelo está anexado aqui no artigo com o nome "Carta VAN Bancária Padrão".


Na carta padrão escrevemos orientações com a fonte vermelha para lhe ajudar no preenchimento. 


Todas essas orientações devem ser apagadas antes do envio da carta para o banco.


Atenção, caso você tenha qualquer dúvida nesse passo 5, agende uma reunião de assessoria de implantação com a Nomus utilizando o link https://calendly.com/assessoriaimplantacao antes de avançar para o passo 6.


Passo 6) (Cliente) Enviar email para o banco solicitando a habilitação da VAN Bancária


O passo 6 deve ser realizado por você cliente da Nomus.


Neste passo 6 você deve enviar um email para o gerente do seu banco, em cada conta corrente que deseja habilitar a integração bancária, com cópia para os emails abaixo da Accesstage e da Nomus:


[email protected], [email protected], [email protected]


Atenção, neste email você deve anexar a carta preenchida no passo 5 acima e assinadas pelo sócio administrador da sua empresa, o único banco que normalmente dispensa esta assinatura é o Itaú.


Enfatizamos que esse passo 6 realmente precisa ser feito por você, pois essa é uma exigência dos bancos, a solicitação da habilitação da VAN Bancária precisa partir da empresa que tem conta corrente com o banco.


Segue abaixo o padrão de email que a sua empresa deve utilizar substituindo os campos na cor vermelha com os dados da sua empresa:


Título do email: Habilitação de VAN Bancária
Para: Informe aqui o email do Gerente do seu banco
Cc: [email protected], [email protected], [email protected]


Olá Sr. Nome do gerente da sua conta bancária,

Por favor, peço que coloque o email [email protected] como contato na abertura desta FISE.


Solicito a habilitação da VAN Bancária conforme carta em anexo assinada pelo representante legal da empresa.

Esse email está copiado para a equipe de expansão da Accesstage Tecnologia S.A., CNPJ 04.398.168/0001-58, fornecedor responsável pelo intercâmbio de arquivos, e para a equipe de suporte da Nomus, fornecedor responsável pelo nosso sistema ERP.

Ao responder esse email, por favor, solicito manter todas as partes em cópia.

Estamos à disposição em caso de qualquer dúvida.

Obrigado,


Atenção, caso você tenha qualquer dúvida neste passo 6, agende uma reunião de assessoria de implantação com a Nomus utilizando o link https://calendly.com/assessoriaimplantacao ANTES de enviar o email para o gerente do seu banco.


Passo 7) (Banco) Liberar a FISE para a Accesstage


O passo 7 deve ser realizado pelo seu banco.


A FISE é o número de registro da configuração entre o banco e a Accesstage.


Neste passo 7 o seu banco deve liberar a FISE para a Accesstage.


Se o banco estiver demorando para fazer essa liberação, você deve fazer contato com o gerente da sua conta bancária para acompanhar o andamento dessa liberação.


Passo 8) (Accesstage & Nomus) Configurar o EDI Financeiro


O passo 8 deve ser realizado pelo time de expansão da Accesstage e pelo time de infraestrutura da Nomus.


Após o banco liberar a FISE no passo 7 acima, o time de Expansão da Accesstage envia email para o [email protected] com os dados das contas bancárias e produtos que terão o EDI Financeiro habilitado.


Ao receber essa planilha, o time de suporte encaminha o ticket para o time de Infraestrutura da Nomus, que é responsável por preencher a planilha informando:


Produto: Extrato

  • Nomenclatura do arquivo de retorno: Padrão: Extrato.Agencia.Conta.AAAAMMDD.TXT - Exemplo: Extrato.0715.111084.20210719.TXT
  • Diretório de retorno: Padrão: /home/ubuntu/accesstage/clientes/contexto/retorno
  • Diretório de recebidos: Padrão: /home/ubuntu/accesstage/clientes/contexto/recebidos


Produto: Cobrança (Arquivos de remessa)

  • Nomenclatura do arquivo de remessa: Padrão: Cobranca.Agencia.Conta.Id.REM - Obs: O "Id" é um campo variável, é um identificador único do arquivo de remessa no sistema Nomus - Exemplo: Cobranca.0715.111084.1453.REM
  • Diretório de remessa: Padrão: /home/ubuntu/accesstage/clientes/contexto/remessa
  • Diretório de enviados: Padrão: /home/ubuntu/accesstage/clientes/contexto/enviados


Produto: Cobrança (Arquivos de retorno)

  • Nomenclatura do arquivo de retorno: Padrão: Cobranca.Agencia.Conta.NoCarteira.AAAAMMDD.SS - Obs: O "SS" é uma sequencia 01, 02, etc, de arquivo na mesma conta bancária/carteira/dia - Exemplo: Cobranca.0715.111084.109.20210719.01.TXT - Exemplo: Cobranca.0715.111084.109.20210719.02.TXT
  • Diretório de retorno: Padrão: /home/ubuntu/accesstage/clientes/contexto/retorno
  • Diretório de recebidos: Padrão: /home/ubuntu/accesstage/clientes/contexto/recebidos


Após preencher os dados acima, a Nomus envia esta planilha para Accesstage finalizar a configuração do EDI Financeiro.


Passo 9) (Cliente) Acompanhar habilitação da VAN Bancária com o banco


O passo 9 deve ser realizado pelo cliente da Nomus.


Neste passo 9, você deve fazer o acompanhamento do atendimento dessa solicitação diretamente com o gerente da sua conta corrente.


Enfatizamos que esse passo 9 realmente precisa ser feito por você, pois essa é uma exigência dos bancos, a comunicação com o gerente da sua conta corrente precisa partir da empresa que tem conta corrente com o banco.


A habilitação da VAN Bancária pelos bancos demora em média 30 dias, porém esse prazo pode ser adiantado ou estendido, de acordo com o tempo de resposta de cada banco.


Atenção, quando a habilitação da VAN Bancária for concluída pelo banco, caso a sua empresa habilite a integração da cobrança por boletos, não será mais possível fazer upload de arquivos de remessa no internet banking, e nem download de arquivos de retorno no internet banking.


Essa habilitação normalmente é feita pelo banco sem nenhum aviso prévio, então não se assuste se, quando acessar o internet banking da sua empresa, você não conseguir mais fazer upload/download de arquivos de cobrança.


A partir da habilitação da VAN Bancária, todo o tráfego de arquivos de cobrança precisará ser feito através da integração bancária.


Passo 10) (Cliente & Nomus) Acompanhar os primeiros dias da integração bancária


Neste passo 10 você deve acompanhar os primeiros dias da integração bancária e verificar se está tudo funcionando perfeitamente.


Esse acompanhamento deve ser feito diariamente através do sistema confirmando se o Nomus ERP está:

  • 1) Enviando os arquivos de remessa de boletos bancários para o banco
  • 2) Importando os arquivos de retorno de boletos bancários do banco
  • 3) Importando os extratos do banco


Caso seja identificado qualquer problema, você deve fazer contato com Suporte da Nomus descrevendo o problema.


Como informamos anteriormente, todo o tráfego de arquivos com os bancos é monitorado, e o Suporte da Nomus pode avaliar os arquivos que foram integrados utilizando o sistema Infotrack disponível em https://www.accesstage.com.br/infotrack/


Segue abaixo uma imagem do tráfego de arquivos no sistema "Infotrack":



Através desse sistema é possível avaliar todo o tráfego de arquivos e diagnosticar problemas de integração.


Como configurar o sistema Nomus para utilizar a integração bancária via EDI Financeiro?


Para utilizar a integração bancária via EDI Financeiro acesse a tela "Contas bancárias".


Na tela "Contas bancárias", pesquise pela conta bancária que você deseja habilitar a integração bancária, e após localizá-la, clique na conta e utilize o submenu "Editar" para acessar a tela "Edição de conta bancária".


Na tela "Edição de conta bancária, clique na nova aba "EDI Financeiro", como apresentada na imagem a seguir:


Preencha os campos dessa aba seguindo as orientações apresentadas a seguir:


  • Habilitar EDI Financeiro: Marque este campo para habilitar a integração bancária via EDI Financeiro.
  • Habilitar remessa e retorno de boletos bancários: Marque este campo para habilitar a integração de arquivos de remessa e retorno de boletos bancários via EDI Financeiro.
  • Automatizar remessa de boletos bancários: Marque este campo se desejar que o sistema gere os arquivos de remessa de boletos bancários e envie para o banco automaticamente nos horários agendados que serão informados no próximo campo.
  • Horários para remessa de boletos bancários: Informe o horário que o sistema deve gerar o arquivo de remessa e enviar para o banco automaticamente respeitando o padrão hh:mm. Por exemplo "17:00". Se desejar que o sistema gere e envie o arquivo de remessa mais de 1 vez por dia, informe os horários separados por vírgulas. Por exemplo "12:00, 18:00". 
  • Automatizar retorno de boletos bancários: Marque este campo se desejar que o sistema importe os arquivos de retorno de boletos bancários do banco automaticamente nos horários agendados que serão informados no próximo campo.
  • Horários para retorno de boletos bancários: Informe o horário que o sistema deve importar o arquivo de retorno do banco automaticamente respeitando o padrão hh:mm. Por exemplo "07:00". Se desejar que o sistema importe o arquivo de retorno mais de 1 vez por dia, informe os horários separados por vírgulas. Por exemplo "07:00, 13:00".
  • Habilitar importação de extratos para conciliação: Marque este campo para habilitar a importação de extratos para conciliação via EDI Financeiro.
  • Automatizar importação de extratos bancários: Marque este campo se desejar que o sistema importe os extratos bancários do banco automaticamente nos horários agendados que serão informados no próximo campo.
  • Horário para importação do extrato: Informe o horário que o sistema deve importar o extrato bancário automaticamente respeitando o padrão hh:mm. Por exemplo "07:00". Se desejar que o sistema importe o extrato bancário mais de 1 vez por dia, informe os horários separados por vírgulas. Por exemplo "07:00, 13:00".


Clique no botão "Salvar" para salvar a edição da conta bancária.


Como utilizar a integração bancária via EDI Financeiro?


Envio de arquivo de remessa de cobrança para banco via EDI Financeiro


Atenção, se o sistema estiver configurado para automatizar a remessa de retorno de boletos bancários não é necessário criar arquivo de remessa manualmente e nem enviá-lo para o banco manualmente, essas rotinas são feitas pelo sistema automaticamente.


Acesse a tela "Arquivos de remessa de cobrança" como na imagem a seguir:



Para criar um novo arquivo de remessa utilize o botão "Novo arquivo de remessa" e crie um novo arquivo de remessa.


Caso tenha dúvidas nesta rotina, recomendamos estudar o guia rápido "Boletos bancários" disponível em https://ajuda.nomus.com.br/a/solutions/articles/27000062875


Após criar um novo arquivo de remessa, veja que status do arquivo fica como "Aguardando geração do arquivo".


Para gerar o arquivo de remessa, clique no arquivo de remessa criado e utilize o submenu "Gerar arquivo de remessa" como na imagem a seguir:



Após gerar o arquivo de remessa, o status do arquivo de remessa é modificado para "Arquivo gerado aguardando envio para banco" como em destaque na imagem a seguir:



Em seguida, clique no submenu "Enviar arquivo para o banco através do EDI Financeiro" para enviar o arquivo de remessa para o banco através do EDI Financeiro, como na imagem a seguir:



Após enviar o arquivo de remessa para o banco, o status do arquivo é modificado para "Arquivo enviado para o banco" como na imagem a seguir:



Informações técnicas para o Suporte Nomus


Nome dos arquivos
Os arquivos de remessa são gerados seguindo a nomenclatura abaixo:
Padrão: Cobranca.Agencia.Conta.Id.REM
Exemplo: Cobranca.0715.111084.1453.REM
O "Id" é código do arquivo de remessa no sistema Nomus

Pastas na Amazon S3
Os arquivos de remessa enviados pelo Nomus ficam armazenados nas pastas:
Padrão: /Amazon S3/nomus-accesstage/contexto/remessa
Exemplo: /Amazon S3/nomus-accesstage/erp/remessa

Os arquivos de remessa enviados para o banco são transferidos para as pastas:
Padrão: /Amazon S3/nomus-accesstage/contexto/enviados
Exemplo: /Amazon S3/nomus-accesstage/erp/enviados


Automação da remessa de boletos bancários


No cadastro de contas bancárias, quando a configuração "Automatizar remessa de boletos bancários" está marcada, nos horários definidos na configuração "Horários para remessa de boletos bancários" o sistema executa as ações abaixo automaticamente:

  • 1) Cria o arquivo de remessa para a conta bancária em todos os seus convênios bancários ativos, selecionado todos os movimentos de remessa pendentes de envio, que são os movimentos exibidos na tela quando o usuário gera o arquivo de remessa manualmente pelo sistema.
  • 2) Gera o arquivo de remessa no padrão CNAB.
  • 3) Envia o arquivo de remessa para o banco através do EDI Financeiro.


Repare que as ações descritas acima são as mesma ações realizadas manualmente pelo usuário, a automação executa as mesma ações de forma automática.


Importação de arquivo de retorno de cobrança do banco via EDI Financeiro


Atenção, se o sistema estiver configurado para automatizar a remessa de retorno de boletos bancários não é necessário importar o arquivo de retorno manualmente, essa rotina é feita pelo sistema automaticamente.


Acesse a tela "Arquivos de retorno de cobrança" como na imagem a seguir:



Para importar um novo arquivo de retorno de cobrança do banco utilize o botão "Importar arquivo de retorno pelo EDI Financeiro" como em destaque na imagem a seguir:



Ao clicar neste botão, o sistema importa todos os arquivos de retorno recebidos do banco.


Atenção, caso o sistema não localize nenhum arquivo de retorno para ser importado, ele vai apresentar a mensagem a seguir:



Veja na mensagem acima que o sistema informa "0 arquivo(s) criado(s0"


Após importar o arquivo de retorno, clique no submenu "Processar arquivo de retorno", para o sistema processar o arquivo de retorno e gerar os movimentos de retorno.


Informações técnicas para o Suporte Nomus


Nomes dos arquivos
Os arquivos de retorno tem o padrão de nomenclatura conforme abaixo:
Padrão: Cobranca.Agencia.Conta.NoCarteira.AAAAMMDD.SS
Exemplo: Cobranca.0715.111084.109.20210719.01.TXT
Exemplo: Cobranca.0715.111084.109.20210719.02.TXT
O "SS" é uma sequencia 01, 02, etc, de arquivo na mesma conta bancária/carteira/dia.

Pastas na Amazon S3
Os arquivos de retorno importados do banco ficam armazenados nas pastas:
Padrão /Amazon S3/nomus-accesstage/contexto/retorno
Exemplo: /Amazon S3/nomus-accesstage/erp/retorno

Os arquivos de retorno importados para o sistema Nomus são transferidos para as pastas:
Padrão /Amazon S3/nomus-accesstage/contexto/recebidos
Exemplo: /Amazon S3/nomus-accesstage/erp/recebidos



Automação de retorno de boletos bancários


No cadastro de contas bancárias, quando a configuração "Automatizar retorno de boletos bancários" está marcada, nos horários definidos na configuração "Horários para retorno de boletos bancários" o sistema executa as ações abaixo automaticamente:

  • 1) Importa arquivo de retorno do banco através do EDI Financeiro.
  • 2) Processa o arquivo de retorno importado.


Repare que as ações descritas acima são as mesma ações realizadas manualmente pelo usuário, a automação executa as mesma ações de forma automática.


Importação de extratos bancários do banco via EDI Financeiro


Atenção, se o sistema estiver configurado para automatizar a importação de extratos bancários não é necessário importar o arquivo CNAB manualmente, essa rotina é feita pelo sistema automaticamente.


Acesse a tela "Importação de extrato bancário" como na imagem a seguir:



Para importar um novo extrato bancário do banco clique no botão "Importar arquivo CNAB pelo EDI Financeiro" em destaque na imagem a seguir:



Ao clicar neste botão, o sistema importa todos os extratos bancários recebidos do banco.


Atenção, caso o sistema não localize nenhum extrato bancário para ser importado, ele vai apresentar a mensagem a seguir:



Veja na mensagem acima que o sistema informa "0 arquivo(s) criado(s0"


Após importar o extrato bancário, faça a conciliação bancária normalmente, e em caso de dúvidas sobre esta rotina, recomendamos estudar o artigo "Conciliação bancária com importação de arquivo OFX" disponível em https://ajuda.nomus.com.br/a/solutions/articles/27000062820


Informações técnicas para o Suporte Nomus


Nome dos arquivos
Os arquivos de extrato bancário tem o padrão de nomenclatura conforme abaixo:
Padrão: Extrato.Agencia.Conta.AAAAMMDD.TXT
Exemplo: Extrato.0715.111084.20210719.TXT

Pastas na Amazon S3
Os arquivos de retorno importados do banco ficam armazenados nas pastas:
Padrão /Amazon S3/nomus-accesstage/contexto/retorno
Exemplo: /Amazon S3/nomus-accesstage/erp/retorno

Os arquivos de retorno importados para o sistema Nomus são transferidos para as pastas:
Padrão /Amazon S3/nomus-accesstage/contexto/recebidos
Exemplo: /Amazon S3/nomus-accesstage/erp/recebidos


Automação da importação de extratos bancários


No cadastro de contas bancárias, quando a configuração "Automatizar importação de extratos bancários" está marcada, nos horários definidos na configuração "Horários para importação de extratos bancários" o sistema executa as ações abaixo:

  • 1) Importa arquivo de extrato através do EDI Financeiro.
  • 2) Processa o arquivo e gerar os lançamentos de extrato bancário importado.


Repare que as ações descritas acima são as mesma ações realizadas manualmente pelo usuário, a automação executa as mesma ações de forma automática.