O guia rápido Ajuste de custo médio tem as seções:


O que é o ajuste de custo médio?


O ajuste de custo médio existe para que a sua empresa consiga definir o custo médio unitário dos produtos no estoque sempre que precisar com o objetivo de resolver divergências entre os custos médios unitários calculados pelo sistema e os custos médios unitários reais dos produtos.


Para fazer um ajuste de custo médio sua empresa cria um ajuste de custo médio no sistema informando o custo médio unitário real de cada produto em cada empresa.


Após criar o ajuste de custo médio, sua empresa executa o ajuste e o sistema faz as movimentações de saída ou entrada por ajuste de custo médio para corrigir todas as divergências entre os custos médios unitários calculados pelo sistema e os custos médios unitários reais dos produtos.


Como exemplo, considere que no dia 03/08/2020 às 17:00, você tem 3 produtos com custo médio unitário calculado pelo sistema na empresa "01" como apresentado a seguir:


ProdutoCusto médio unitário calculado pelo sistema
MP 00014 - Amônia5,50 por kg
MP 00013 - Resina2,15 por kg
MP 00012 - Barraleve0,90 por kg


Agora considere que a sua empresa faz uma avaliação do custo médio unitário  desses produtos na empresa e apura os custos médios unitários reais apresentados a seguir:


ProdutoCusto médio unitário real
MP 00014 - Amônia5,60 por kg
MP 00013 - Resina2,15 por kg
MP 00012 - Barraleve0,85 por kg


Ao processar esse ajuste o sistema fará as movimentações de estoque descritas a seguir:


ProdutoCusto médio unitário calculado pelo sistemaCusto médio unitário realMovimentação de estoque
MP 00014 - Amônia5,50 por kg5,60 por kgEntrada por ajuste de custo médio
MP 00013 - Resina2,15 por kg2,15 por kgSem movimentações de estoque
MP 00012 - Barraleve0,90 por kg0,85 por kgSaída por ajuste de custo médio


Após executar o ajuste de custo médio o custo médio unitário calculado pelo sistema na data/hora do ajuste estará igual ao custo médio unitário real apurado.


Além do objetivo de apurar e resolver as divergências de custo no estoque, o ajuste de custo médio também é utilizado para sua empresa informar o custo médio unitário inicial de todos os produtos em todas as empresas antes de iniciar o controle de estoque pelo sistema.


Como exemplo veja abaixo uma imagem da tela de criação de ajuste de custo médio exibindo os produtos adicionados ao ajuste de custo médio:



Quais são as boas práticas para fazer o ajuste de custo médio?


Para se fazer ajustes de custo médio recomendamos seguir as boas práticas apresentadas nesta seção.


1) Fazer o ajuste de custo médio em dias e horários sem movimentação de estoque


Idealmente o ajuste de custo médio deve ser feito em dias e horários em que o produto não sofrerá movimentações de estoque.


Por exemplo, se o expediente da sua empresa é de 2a à 6a feira das 07:00 às 17:00, planeje os ajustes de custo médio nos dias de semana após às 17:00 ou então nos sábados e domingos, e garanta que nenhuma movimentação de estoque será feita no sistema durante o período de ajuste de custo médio.


2) Garantir que todas movimentações de estoque realizadas fisicamente sejam registrados no sistema corretamente ANTES de executar o ajuste de custo médio


Por exemplo, se você planejou fazer o ajuste de custo médio no Sábado, dia 08/08/2020 às 08:00, todas as movimentações de estoque realizadas até esse dia e horário devem ter sido registradas no sistema ANTES de executar o ajuste de custo médio.


Essa avaliação deve ser feita considerando:

  • Documentos de entrada
  • Documentos de saída
  • Ordens de produção: Requisições pela produção, Reportes de produção, Reportes de subprodutos e Reportes de coprodutos
  • Estoque: Requisições, Documentos de movimentação livre e Reclassificação de produtos.


3) Bloquear estoque negativo no sistema


A causa mais comum de divergência no custo médio calculado pelo sistema é a negativação do saldo em estoque do produto na empresa.


Não há como calcular custo médio unitário corretamente para um produto quando o seu saldo em estoque é negativado.


Logo sempre que o saldo em estoque do produto fica negativo em um período de tempo no sistema em uma empresa, o cálculo do custo médio unitário do produto nessa empresa passa a não ser confiável.


Para evitar negativação do saldo em estoque dos produtos recomendamos definir as seguintes configurações gerais seguindo as recomendações apresentadas a seguir:

  • Bloquear movimentações de estoque que negativem saldo em estoque de produtos em setores de estoque: Sim    
  • Bloquear movimentações de estoque que negativem saldo em estoque de lote/série de produtos em setores de estoque: Sim    
  • Bloquear requisições pela produção que negativem o saldo em estoque do produto requisitado: Sim


4) Corrigir as movimentações que originaram a divergência de custo e reprocessar o estoque


Quando identificar a necessidade de fazer o ajuste de custo médio de um produto em uma empresa, analise o histórico recente de movimentações de estoque do produto e identifique a partir de qual dia e horário ocorreu a divergência no cálculo do custo médio unitário .


A partir dessa análise você provavelmente vai descobrir a movimentação que originou a divergência no cálculo do custo médio.


Exemplos comuns de problemas são:

  • Documentos de entradas com custo unitário calculado incorretamente. As causas mais comuns são: 
    • 1) Entrada no estoque selecionando a unidade de medida incorreta do produto. 
    • 2) Entrada no estoque sem considerar crédito de tributos no cálculo do custo. 
    • 3) Data/hora da entrada do produto no estoque errada causando negativação do estoque.
    • 4) Digitação de quantidade e valor unitário incorretos.
  • Reportes de produção, coproduto ou subproduto com custo unitário calculado incorretamente. As causas mais comuns são: 
    • 1) Falta de requisição de algum material para ordem. 
    • 2) Requisição de material com custo médio unitário incorreto.


Após descobrir a movimentação origem da divergência você deverá ajustar essa movimentação de estoque e em seguida executar a rotina de reprocessamento de estoque.


A rotina de reprocessamento de estoque reprocessa o saldo em estoque dos produtos e recalcula os custos do estoque.


Essa rotina será explicada em outro artigo do manual do usuário.


5Cálculo do custo médio unitário inicial do estoque


Antes de iniciar o controle de estoque pelo sistema Nomus idealmente sua empresa deve fazer o ajuste de custo médio de todos os produtos em todas as empresas informando o custo médio unitário inicial de cada produto em cada empresa.


Caso a sua empresa não tenha o custo médio unitário inicial calculado recomendamos fazer o cálculo considerando os critérios apresentados a seguir:


Produtos comprados


Avaliar o custo médio unitário nas notas fiscais de entrada mais recentes até que a quantidade comprada cubra o saldo em estoque inicial do produto.


Como exemplo, considere um produto com saldo em estoque inicial de 1.000 kg e notas fiscais de entrada mais recentes com as seguintes quantidades e custos médios unitários:


Nota fiscalData da entradaQuantidade compradaCusto médio unitário
300001/08/2020500 kg20,00 por kg
280015/07/2020250 kg30,00 por kg
260005/07/20201.000 kg40,00 por kg


O custo médio unitário do produto será calculado como:

  • Custo médio unitário: {(500 kg x 20,00 por kg) + (250 kg x 30,00 por kg) + (250 kg x 40,00 por kg)} / 1.000 kg = 27,50


Atenção, perceba no exemplo acima que a compra mais antiga, referente à nota fiscal 2600, teve a quantidade comprada de 1.000 kg, porém como no nosso exemplo o produto está com saldo em estoque de 1.000 kg, no cálculo do "Custo médio unitário" nós consideramos apenas 250 kg desta compra mais antiga.


Somando a quantidade total de 500 kg da nota fiscal 3000, a quantidade total de 250 kg da nota fiscal 2800 e a quantidade parcial de 250 kg da nota fiscal 2600, chegamos à quantidade de 1.000 kg que corresponde ao saldo em estoque do produto.


Produtos fabricados


Calcular o custo médio unitário considerando a lista de materiais padrão do produto e o custo médio unitário de todos os materiais presentes na sua lista de materiais.


Para custos de MOD (Mão de obra direta) e CIF (Custos indiretos de fabricação) considerar o roteiro de produção padrão do produto e custo/hora por especialidade e centro de custo mais recente.


Como configurar o sistema para utilizar o ajuste de custo médio?


Cadastro de tipos de movimentação


No cadastro de tipos de movimentação precisamos cadastrar pelo menos 2 tipos de movimentação relacionadas ao ajuste de custo médio de estoque:

  • Entrada por ajuste de custo médio
  • Saída por ajuste de custo médio


Para cadastrar um novo tipo de movimentação acesse a tela "Tipos de movimentação" e clique no botão "Criar tipo de movimentação".


Entrada por ajuste de custo médio


Para fazer o cadastro do tipo de movimentação "Entrada por ajuste de custo médio" preencha os campos seguindo orientações apresentadas a seguir:


Aba Geral

  • Tipo de movimentação: Preencha com o nome "Entrada por ajuste de custo médio".
  • Abreviatura: Pode deixar vazio.
  • Natureza: Selecione a opção "Entrada".
  • Classificação da natureza devolução: Campo desabilitado para edição.
  • Classificação da natureza transferência: Campo desabilitado para edição.
  • Função no estoque: Selecione a opção "Ajuste de custo médio".
  • Função na produção: Deixe na opção "Nenhuma".
  • Controle de poder de terceiros: Deixe na opção "Selecione"
  • Operação triangular: Deixe desmarcado.
  • Gera contas a receber/pagar: Deixe desmarcado.
  • Classificação da conta a receber: Campo desabilitado para edição.
  • Classificação da conta a pagar: Campo desabilitado para edição.
  • Gera movimentações de estoque?: Campo marcado e desabilitado para edição.
  • Preenchimento do valor unitário do item do documento: Campo desabilitado para edição.
  • Ativo?: Marque esse campo


Aba Estoque

  • Restringe setores de estoque: Não precisa marcar este campo.


Veja abaixo um exemplo de cadastro do tipo de movimentação "Entrada por ajuste de custo médio":



Saída por ajuste de custo médio


Para fazer o cadastro do tipo de movimentação "Saída por ajuste de custo médio" preencha os campos seguindo orientações apresentadas a seguir:


Aba Geral

  • Tipo de movimentação: Preencha com o nome "Saída por ajuste de custo médio".
  • Abreviatura: Pode deixar vazio.
  • Natureza: Selecione a opção "Saída".
  • Classificação da natureza devolução: Campo desabilitado para edição.
  • Classificação da natureza transferência: Campo desabilitado para edição.
  • Função no estoque: Selecione a opção "Ajuste de custo médio".
  • Função na produção: Deixe na opção "Nenhuma".
  • Controle de poder de terceiros: Deixe na opção "Selecione"
  • Operação triangular: Deixe desmarcado.
  • Gera contas a receber/pagar: Deixe desmarcado.
  • Classificação da conta a receber: Campo desabilitado para edição.
  • Classificação da conta a pagar: Campo desabilitado para edição.
  • Gera movimentações de estoque?: Campo marcado e desabilitado para edição.
  • Preenchimento do valor unitário do item do documento: Campo desabilitado para edição.
  • Ativo?: Marque esse campo


Aba Estoque

  • Restringe setores de estoque: Não precisa marcar este campo.


Veja abaixo um exemplo de cadastro do tipo de movimentação "Saída por ajuste de custo médio":



Configuração geral


Apresentamos a seguir as principais configurações gerais relacionadas ao ajuste de custo médio com recomendações para preenchimento:

  • Permitir criação de ajuste de custo médio em uma data/hora no passado: Recomendamos selecionar a opção "Sim".


Como criar um ajuste de custo médio livremente?


Para criar o inventário, acesse a tela "Ajustes de custo médio" e clique no botão "Criar ajuste de custo médio".


Na tela de criação de ajuste de custo médio preencha os campos:

  • Código: Preenchido automaticamente pelo sistema.
  • Empresa: Selecione a empresa.
  • Usuário: Preenchido automaticamente pelo sistema.
  • Data: Informe a data do ajuste de custo médio. 
  • Hora: Informe a hora do ajuste de custo médio.
  • Observações
  • Tipo de movimentação para ajuste de custo médio para cima: Sistema seleciona automaticamente o tipo de movimentação "Entrada por ajuste de custo médio" considerando a função no estoque e natureza dos tipos de movimentação cadastrados.
  • Tipo de movimentação para ajuste de custo médio para baixo: Sistema seleciona automaticamente o tipo de movimentação "Saída por ajuste de custo médio" considerando a função no estoque e natureza dos tipos de movimentação cadastrados.  


Atenção com o preenchimento dos campos "Data" e "Hora" que irão determinar a data/hora das movimentações de entrada e saída por ajuste de custo médio geradas pelo sistema.


Veja abaixo um exemplo da tela do sistema:



Adição de produtos


Agora vamos entender como adicionar produtos ao ajuste de custo médio.


Preencha os campos:

  • Código do produtoSelecione o produto.
  • Descrição do produto: Veja a descrição do produto selecionado.
  • Unidade de medidaVeja a unidade de medida principal do produto selecionado. 
  • Saldo em estoqueVeja o saldo em estoque do produto na data/hora do ajuste de custo médio.
  • Custo médio unitárioVeja o custo médio unitário do produto na data/hora do ajuste de custo médio.
  • Custo médio totalVeja o custo médio total do produto na data/hora do ajuste de custo médio.
  • InformarSelecione a opção "1) Novo custo médio unitário" para informar um novo custo médio unitário e o sistema calcular um novo custo médio total. Selecione a opção "2) Novo custo médio total" para informar um novo custo médio total e o sistema calcular um novo custo médio unitário. 
  • Novo custo médio unitárioCampo habilitado para preenchimento quando a opção "1) Novo custo médio unitário" é selecionada. Informe um novo custo médio unitário e o sistema vai calcular um novo custo médio total.
  • Novo custo médio totalCampo habilitado para preenchimento quando a opção "2) Novo custo médio total" é selecionada. Informe um novo custo médio total e o sistema vai calcular um novo custo médio unitário.


Veja abaixo um exemplo dessa tela:



Clique no botão "Adicionar" para adicionar um novo produto ao ajuste de custo médio.


Em nossa base de treinamento adicionamos os seguintes produtos:

  • MP 00097 - Glutamato
  • MP 00096 - Aroma de queijo


Veja abaixo como ficou o ajuste de custo médio após a adição desses 2 produtos com as colunas "Novo custo médio unitário" e "Novo custo médio total" em destaque:



Clique em "Salvar" para salvar o ajuste de custo médio.


Após salvar veja que o ajuste de custo médio foi criado com status "Aguardando execução" como em destaque na imagem apresentada a seguir:



Como executar um ajuste de custo médio?


As movimentações de entrada ou saída por ajuste de custo médio são geradas pelo sistema na execução do ajuste.


Para executar um ajuste de custo médio clique no ajuste com status "Aguardando execução" e utilize o submenu "Executar ajuste de custo médio" como em destaque na imagem a seguir:



Ao clicar nesse submenu o sistema faz as movimentações de entrada ou saída por ajuste de custo médio para todos os produtos modifica o status do ajuste para "Executado".


Após o término da execução, clique no ajuste e utilize o submenu "Ver movimentações geradas" para acessar a tela apresentada a seguir:



As movimentações de estoque são geradas pelo sistema considerando os crítérios apresentados a seguir:


CenárioMovimentação de estoque
Custo médio unitário no sistema < Novo custo médio unitário informado no ajusteSistema gera 1 movimentação de entrada por ajuste de custo médio
Custo médio unitário no sistema = Novo custo médio unitário informado no ajusteSem movimentações de estoque
Custo médio unitário no sistema > Novo custo médio unitário informado no ajusteSistema gera 1 movimentação de saída por ajuste de custo médio


Após executar o ajuste de custo médio o custo médio unitário no sistema na data/hora do ajuste de todos os produtos estará igual ao custo médio unitário informado no ajuste.


As movimentações de ajuste de custo médio também podem ser vistas na tela "Movimentações de estoque" como em destaque na imagem apresentada a seguir:



As movimentações de ajuste de custo médio têm quantidade igual à zero e não movimentam setores de estoque de saída e entrada.


Por fim acesse a tela "Consulta de estoque", gere o relatório para um produto incluído no ajuste, clique na aba "Custo" e veja que o custo médio unitário do produto foi ajustado como apresentado na imagem a seguir:



Clique na aba "Movimentações", selecione a "Empresa" e veja a movimentações de ajuste de custo médio como em destaque na imagem apresentada a seguir:



Como editar um ajuste de custo médio?


Para editar um ajuste de custo médio clique no ajuste com status "Aguardando execução" e utilize o submenu "Editar" como em destaque na imagem a seguir:



Na tela de edição de ajuste de custo médio é possível modificar qualquer informação do ajuste, utilizando os mesmos procedimentos explicados na tela de criação de ajuste de custo médio.


Como excluir um ajuste de custo médio?


Para excluir um ajuste de custo médio clique no ajuste com status "Aguardando execução" e utilize o submenu "Excluir" como em destaque na imagem a seguir:



Como criar um ajuste de custo médio a partir de um inventário?


Se desejar é possível criar um ajuste de custo médio a partir de um inventário de estoque com status "Encerrado".


Para fazer isso clique em um inventário com status "Encerrado" e utilize o submenu "Copiar inventário para ajuste de custo médio".


Após fazer isso veja que você já será levado "Ajustes de custo médio" e já verá uma ajuste de custo médio criado como em destaque na imagem apresentada a seguir:



Clique nesse ajuste de custo médio e utilize o submenu "Editar" para acessar a tela de edição do ajuste de custo médio.


Nessa tela veja que o sistema já adicionou todos os produtos do inventário no ajuste de custo médio como apresentado na imagem a seguir:



Caso você não precise ajustar o custo médio de alguns produtos, marque os produtos e utilize o botão "Remover produtos".


Em seguida preencha os campos "Novo Custo médio unitário" ou "Novo Custo médio total" de todos os produtos que devem ter o custo médio ajustado.


Clique no botão "Salvar".