O guia rápido Reprocessamento tem as seções:


O que é o reprocessamento?


A reprocessamento ocorre quando a sua empresa retira do estoque um produto para ser reprocessado, geralmente com problemas de qualidade, faz o reprocessamento desse produto na produção consumindo materiais, e ao término do processo retorna o produto reprocessado para o estoque. 


Por exemplo, considere que a sua empresa fabricou 1.000 kg do produto "SA 00003 - Aditivo para concreto granel", e após dar entrada no estoque, identifica um problema de qualidade em um lote de 200 kg que precisará ser reprocessado pela produção.


Sua empresa cria uma ordem para reprocessamento de 200 kg do "SA 00003 - Aditivo para concreto granel" e essa ordem consome os materiais presentes na lista de materiais do aditivo, como a água, sfav e formol.


Ao finalizar a ordem de reprocessamento, sua indústria retorna para o estoque 250 kg do "SA 00003 - Aditivo para concreto granel" que foram aprovados pela Controle da Qualidade.


Durante o reprocessamento sua indústria consome materiais e utiliza horas de máquinas e operadores geralmente acarretando no aumento do custo unitário do produto reprocessado.


Ao retornar para o estoque o aditivo terá seu custo recalculado considerando materiais consumidos, MOD (Mão de obra direta) e CIF (Custos indiretos de fabricação) consumidos no reprocessamento.


Como configurar o sistema para utilizar o reprocessamento?


Cadastro de tipos de ordem


No cadastro de tipos de ordem, crie pelo menos 1 tipo de ordem com o nome "Reprocessamento", e com a natureza "Reprocessamento", como em destaque na imagem apresentada a seguir:



Cadastro do produto


No reprocessamento temos 2 papéis diferentes do ponto de vista do cadastro do produto:

  • Produto reprocessado
  • Materiais consumidos no reprocessamento


O "Produto reprocessado" deve estar habilitado para o setor "Estoque em processo" pois ele será requisitado para ordem de produção de reprocessamento.


Os "Materiais consumidos no reprocessamento" devem ser cadastrado no sistema como uma matéria prima ou produto semi-acabado, sem nenhuma particularidade.


Lista de materiais


Na lista de materiais do produto a ser reprocessado temos que adicionar os materiais que serão consumidos no reprocessamento.


A lista de materiais padrão do produto fabricado pode ser utilizada na geração das ordens de reprocessamento, logo não é obrigatório criar listas de materiais especificas para fazer o reprocessamento de produtos.


Entretanto, se for mais conveniente, também é possível criar listas de materiais específicas para o reprocessamento do produto, incluindo somente os materiais utilizados no reprocessamento.


Como são gerados os empenhos na ordem de reprocessamento?


Na geração de ordem de produção de reprocessamento o sistema empenha o próprio produto da ordem com tipo de empenho "Padrão", além de todos os materiais previstos na lista de materiais.


Para entender como são gerados os empenhos na ordem de reprocessamento gere uma ordem com tipo "Reprocessamento" para produzir um produto acabado qualquer..


Em nossa base de treinamento consideramos como exemplo o produto "SA 00003 - Aditivo para concreto granel".


Gere a ordem de reprocessamento para esse produto, clique na ordem gerada, utilize o submenu "Ver empenhos" e veja como o próprio produto da ordem foi empenhado como em destaque na imagem apresentada a seguir:



Avaliando a ordem e os empenhos apresentados acima compreendemos que reprocessar 200 kg do "SA 00003 - Aditivo para concreto granel" nós vamos requisitar 200 kg do próprio "SA 00003 - Aditivo para concreto granel", além de requisitar outros materiais previstos na lista de materiais padrão do produto.


Como requisitar materiais para a ordem de reprocessamento?


Após gerar a ordem de produção utilize o submenu "Liberar ordem para produção" para liberar a ordem para produção.


Após liberar a ordem para produção, clique na ordem e utilize o submenu "Requisições" para acessar a tela "Requisição de materiais pela produção".


Clique no botão "Carregar empenhos" e informe a quantidade que será requisitada de cada material como na imagem apresentada a seguir:



Atenção, a requisição do próprio produto da ordem é fundamental para caracterizar a ordem de reprocessamento.


Já a requisição dos demais materiais consumidos no reprocessamento é opcional e deve ser realizada de acordo com a necessidade identificada pela produção.


Como fazer o reporte da produção na ordem de reprocessamento?


Após requisitar os materiais para ordem, clique na ordem e utilize o submenu "Reportes de produção" para acessar a tela de reporte da produção como na imagem apresentada a seguir:



Preencha os campos seguindo orientações a seguir:


Informações gerais dos reportes da produção

  • Tipo de movimentação: Selecione o tipo de movimentação que será utilizado para reporte da produção.
  • Data: Informe a data do reporte da produção. Sistema sugere a data corrente.
  • Hora: Informe a hora do reporte da produção. Sistema sugere a hora corrente.
  • Encerra ordem: Marque esse campo se desejar que a ordem de produção seja encerrada pelo sistema no reporte da produção.


Reporte do produto principal da ordem

  • Quantidade: Informe a quantidade efetivamente reprocessada. Sistema sugere o saldo da ordem.
  • Empresa: Campo desabilitado para edição que apresenta a empresa da ordem.
  • Setor de estoque de entrada: Selecione o setor de estoque de entrada do reporte da produção. O sistema sugere os setores de estoque de entrada habilitados no cadastro do tipo de movimentação selecionado e habilitados no cadastro do produto da ordem.
  • Lote/série: Campo habilitado somente se o produto controle lote ou série. Informe o lote/série do produto que está sendo reportado para o estoque.
  • Data de validade do lote: Campo habilitado somente se o produto é perecível e controla lote ou série.
  • Observações
  • Qtde de etiquetas geradas: Informe a quantidade de etiquetas de reporte da produção que deseja gerar. Como padrão o sistema sugere o valor "1". A geração de etiquetas de reporte da produção é explicada em outro artigo do manual do usuário.


Clique no botão "Salvar".


Após clicar nesse botão o sistema levará para uma tela de confirmação das movimentações de produção conforme o exemplo apresentado na imagem a seguir.


Perceba na imagem apresentada que o custo total do produto aumentou de forma considerável com o reprocessamento.



Clique no botão "Salvar" para salvar o reporte da produção e retornar para a tela "Ordens".


Após salvar veja que o sistema modificou o status da ordem para "Encerrada", atualizou os campos "Quantidade produzida" e "Saldo", preencheu o campo "Data do encerramento" com a data do reporte da produção e calculou o campo "Lead time".


Clique na ordem e utilize o submenu "Ver movimentações da produção" para acessar a tela "Movimentações de produção da ordem" como apresentada a seguir:



Veja nessa tela que o sistema registrou:

  • 1 movimentação de requisição pela produção transferindo no produto que foi reprocessado para o setor "Estoque em processo".
  • 3 movimentações de requisição pela produção transferindo os materiais que foram utilizados no reprocessamento para o setor "Estoque em processo".
  • 1 movimentação de reporte da produção retornando o produto reprocessado para o setor "Produtos semi-acabados" com um custo mais alto.
  • 4 movimentações de apropriação pela produção dando saída do produto reprocessado e dos materiais utilizados no reprocessamento do setor "Estoque em processo".