O guia rápido Etiquetas de reportes da produção têm as seções:


O que são as etiquetas de reporte da produção?


As etiquetas de reporte da produção são etiquetas geradas no reporte da produção para identificar os produtos fabricados na ordem de produção.


Essas etiquetas normalmente são impressas por impressoras térmicas em etiquetas adesivas para serem coladas em cada produto individualmente ou em um lote de produção.


É possível incluir códigos de barras nas etiquetas de reporte da produção permitindo que elas sejam lidas com leitores de código de barras em algumas telas do sistema como na requisição de materiais no chão de fábrica e na conferência na expedição.


Veja abaixo exemplos de etiquetas de reporte da produção geradas pelo sistema:



Como configurar o sistema para gerar etiquetas de reporte da produção?


Cadastro do layout da etiqueta


O layout da etiqueta de reporte da produção pode ser personalizado para atender particularidades da sua empresa.


Todos os layouts de documentos pdfs gerados pelo sistema são cadastrados na tela "Layouts".


Nessa tela é possível ver os layouts já cadastrados para etiquetas pesquisando a opção "Etiqueta" no campo "Tipo de layout".


Para cadastrar novos layouts no sistema clique no botão "Criar layout", selecione o tipo de layout e faça o upload do arquivo com tipo Jasper Reports (.jrxml).


Atenção, recomendamos que a criação e edição de layouts seja feita pelo Analista de Implantação responsável pelo projeto na sua empresa pois essas atividades demandam conhecimento técnico na ferramenta Jasper Reports.


Anexamos a esse artigo 2 layouts padrões para a etiqueta de reporte da produção:

  • Etiqueta de reporte da produção com pedido
  • Etiqueta de reporte da produção sem pedido


Cadastro do tipo de etiqueta


Após o cadastro do layout da etiqueta é preciso cadastrar o tipo de etiqueta de reporte da produção.


Todos os tipos de etiquetas gerados pelo sistema são cadastrados na tela "Tipos de etiquetas".


Nessa tela é possível ver os tipos de etiquetas já cadastrados.


Para cadastrar um novo tipo de etiqueta de reporte da produção clique no botão "Criar tipo de etiqueta".


Na tela de criação de tipo de etiqueta preencha os campos seguindo as orientações a seguir:

  • Tipo de etiqueta: Informe um nome para o tipo de etiqueta.
  • Origem: Selecione a origem "Reporte da produção".
  • Ativo?: Marque esse campo.
  • Layout: Selecione o layout para geração da etiqueta. 
  • Rotacionar para a vertical?Marque esse campo se desejar que o sistema rotacione a etiqueta para impressão.


Clique em "Salvar".


Veja abaixo uma imagem da tela de cadastro de tipo de etiqueta com a origem "Reporte da produção" selecionada:



Configuração geral


Apresentamos a seguir as principais configurações gerais relacionadas às etiquetas de reporte da produção:

  • Gera etiqueta no reporte da produção: Selecione a opção "Sim" se desejar que o sistema gere etiquetas no momento do reporte da produção. No cadastro do produto é possível bloquear a geração de etiquetas de reporte da produção.
  • Tipo de etiqueta padrão para geração de etiquetas no reporte da produção: Selecione o tipo de etiqueta padrão que será utilizado pelo sistema no reporte da produção. No cadastro do produto é possível selecionar um tipo de etiqueta específico para o produto.
  • Bloquear devolução parcial de reporte da produção com etiquetas de reporte da produção geradas: Recomendamos selecionar a opção "Não". Ao selecionar a opção "Sim" não será possível fazer devoluções parciais de reportes da produção que geraram etiquetas de reporte forçando o usuário a estornar o reporte da produção e fazer um novo reporte da produção.
  • Exigir que a quantidade reportada seja múltipla da quantidade de etiquetas para evitar que a quantidade de peças por etiqueta seja fracionária e gere problemas no romaneio de expedição: Recomendamos selecionar a opção "Sim" somente se a quantidade de todos os produtos reportados seja inteira. Caso contrário recomendamos selecionar a opção "Não".
  • Permite modificar valor da quantidade de etiquetas geradas: Essa configuração define o valor padrão da configuração com mesmo nome "Permite modificar valor da quantidade de etiquetas geradas" na tela de criação do produto. Essa configuração será explicada mais a frente neste artigo.


Configurações no cadastro do produto


Agora vamos entender as configurações relacionadas à geração de etiqueta de reporte da produção no cadastro do produto reportado.


Na aba "PCP" temos a configuração:

  • Bloqueia geração de etiqueta no reporte da produção: Marque esse campo se desejar que o produto não gere etiqueta no reporte da produção.


Na aba "Fábrica" temos as configurações:

  • Tipo de etiqueta padrão para geração de etiquetas no reporte da produção: Selecione um tipo de etiqueta de reporte da produção específico se desejar que o produto tenha uma etiqueta com um layout diferente do layout do tipo de etiqueta definido na configuração geral "Tipo de etiqueta padrão para geração de etiquetas no reporte da produção".
  • Permite modificar valor da quantidade de etiquetas geradas: Na tela de reporte da produção o valor padrão do campo "Qtde de etiquetas" é "1". Marque esse campo se desejar que o usuário possa mudar a quantidade de etiquetas geradas na tela de reporte da produção. O valor padrão desse campo na criação do produto é definido na configuração geral "Permite modificar valor da quantidade de etiquetas geradas".


Como gerar etiquetas de reporte da produção?


Agora vamos entender como gerar etiquetas de reporte da produção.


Ordem sem vínculo com pedido de venda gerando 1 etiqueta para cada unidade produzida


Nesse primeiro exemplo crie uma ordem de produção livremente sem vínculo com nenhum pedido de venda.


Em nossa base de treinamento criamos uma ordem para fabricar 10 unidade do produto "PA 00005 - Tinta galão de 20 litros".


Libere a ordem, faça a requisição dos materiais e em seguida faça o reporte da produção preenchendo o campo "Qtde de etiquetas" com o mesmo valor da quantidade reportada como apresentado em destaque na imagem a seguir:



Clique no botão "Salvar" para o sistema salvar o reporte da produção.


Após salvar o reporte da produção veja que o sistema vai abrir um arquivo pdf com as etiquetas geradas.


Agora abra o arquivo pdf gerado pelo sistema para ver as 5 etiquetas geradas como apresentadas a seguir:



Ordem sem vínculo com pedido de venda gerando 1 etiqueta para a quantidade reportada


Nesse segundo exemplo crie uma ordem de produção livremente sem vínculo com nenhum pedido de venda.


Em nossa base de treinamento criamos uma ordem para fabricar 200 kg do produto "SA 00004 - Mistura para bobina sacola plástica".


Libere a ordem, faça a requisição dos materiais e em seguida faça o reporte da produção deixando o campo "Qtde de etiquetas" com o valor igual a 1 como apresentado em destaque na imagem a seguir:



Clique no botão "Salvar" para o sistema salvar o reporte da produção.


Após salvar o reporte da produção veja que o sistema vai abrir um arquivo pdf com 1 única etiqueta gerada como apresentada a seguir:



Ordem com vínculo com pedido de venda


Nesse terceiro exemplo crie uma ordem de produção livremente com vínculo com pedido de venda.


Em nossa base de treinamento criamos um pedido de venda para 3 unidades do produto "PA 00029 - Spa" e em seguida criamos uma ordem para produzir esse item de pedido.


Libere a ordem, faça a requisição dos materiais e em seguida faça o reporte da produção preenchendo o campo "Qtde de etiquetas" com o mesmo valor da quantidade reportada como apresentado em destaque na imagem a seguir:



Clique no botão "Salvar" para o sistema salvar o reporte da produção.


Após salvar o reporte da produção veja que o sistema vai abrir um arquivo pdf com as etiquetas geradas como apresentado na imagem a seguir:



Veja que as etiquetas apresentadas acima trazem a informação do cliente e pedido de venda vinculados à ordem de produção.


Como pesquisar e reimprimir etiquetas geradas?


Todas as etiquetas de reporte da produção geradas ficam salvas no sistema e sempre que você quiser é possível pesquisar e reimprimir etiquetas geradas.


Para fazer isso acesse a tela "Etiquetas de reporte da produção" como na imagem apresentada a seguir:



Nessa tela a pesquisa por etiquetas pode ser feita utilizando o quadro "Pesquisa".


Se desejar reimprimir uma etiqueta clique na etiqueta e utilize o submenu "Reimprimir etiqueta".


As etiquetas de reporte da produção também podem ser vistas na tela "Etiquetas geradas".


O interessante dessa tela é que é possível reimprimir etiquetas em lote selecionar várias etiquetas e clicando no botão "Reimprimir etiquetas"


Após clicar nesse botão veja que o sistema vai gerar um arquivo pdf com todas as etiquetas selecionadas para reimpressão.