O guia rápido Etiquetas de identificação da ordem têm as seções:


O que são as etiquetas de identificação da ordem?


As etiquetas de identificação da ordem são etiquetas geradas para identificar os produtos fabricados na ordem de produção.


Essas etiquetas normalmente são geradas logo após a criação da ordem e impressas por impressoras térmicas em etiquetas adesivas para serem coladas em cada produto individualmente ou em um lote de produção.


Em relação ao melhor momento para colagem das etiquetas nos produtos fabricados, isso pode ocorrer antes de iniciar a produção, durante o processo produtivo ou após o término da produção, dependendo das particularidades do processo produtivo.


É possível incluir códigos de barras nas etiquetas de identificação de ordem, permitindo que elas sejam lidas com leitores de código de barras em algumas telas do sistema, como na requisição de materiais no chão de fábrica, na formação de carga na expedição e na conferência na expedição.


É importante destacar que o sistema também possibilita a geração de etiquetas de reporte da produção, que são etiquetas geradas no momento do reporte da produção, e que serão explicadas em outro artigo do manual do usuário.


Veja abaixo um exemplo de etiqueta de identificação da ordem gerada pelo sistema:



Como configurar o sistema para gerar etiquetas de identificação da ordem?


Cadastro do layout da etiqueta


O layout da etiqueta de identificação da ordem pode ser personalizado para atender particularidades da sua empresa.


Todos os layouts de documentos pdfs gerados pelo sistema são cadastrados na tela "Layouts".


Nessa tela é possível ver os layouts já cadastrados para etiquetas pesquisando a opção "Etiqueta" no campo "Tipo de layout".


Para cadastrar novos layouts no sistema clique no botão "Criar layout", selecione o tipo de layout e faça o upload do arquivo com tipo Jasper Reports (.jrxml).


Atenção, recomendamos que a criação e edição de layouts seja feita pelo Analista de Implantação responsável pelo projeto na sua empresa pois essas atividades demandam conhecimento técnico na ferramenta Jasper Reports.


Anexamos a esse artigo 2 layouts padrões para a etiqueta de identificação de ordem:

  • Etiqueta de identificação de ordem com pedido
  • Etiqueta de identificação de ordem sem pedido


Cadastro do tipo de etiqueta


Após o cadastro do layout da etiqueta é preciso cadastrar o tipo de etiqueta de identificação da ordem.


Todos os tipos de etiquetas gerados pelo sistema são cadastrados na tela "Tipos de etiquetas".


Nessa tela é possível ver os tipos de etiquetas já cadastrados.


Para cadastrar um novo tipo de etiqueta de identificação da ordem clique no botão "Criar tipo de etiqueta".


Na tela de criação de tipo de etiqueta preencha os campos seguindo as orientações a seguir:

  • Tipo de etiqueta: Informe um nome para o tipo de etiqueta.
  • Origem: Selecione a origem "Identificação da ordem".
  • Método para geração do código de rastreabilidade da etiqueta: Ao gerar a etiqueta o sistema pode gerar um código de rastreabilidade para cada etiqueta. Recomendamos selecionar o método "Código Nomus 02" que é o mais comum. Os demais métodos foram customizados para atender demandas específicas de clientes. Se você quiser é possível contratar o desenvolvimento da Nomus para customizar o método para geração do código de rastreabilidade indivdual da sua empresa.
  • Preenchimento do campo "Quantidade da ordem de cada etiqueta": Caso você precise gerar 1 etiqueta para cada unidade do produto da ordem recomendamos selecionar a opção "Sugerir quantidade 1" ou "Obrigar quantidade 1". Caso você precise gerar 1 etiqueta para ordem recomendamos selecionar a opção "Sugerir a quantidade planejada da ordem" ou "Obrigar a quantidade planejada da ordem". Caso você queira sempre digitar a quantidade de etiquetas que serão geradas pelo sistema escolha a opção "Não sugerir nenhum valor".
  • Bloquear a geração de etiquetas deste tipo de etiqueta com uma quantidade maior do que a quantidade planejada da ordem de produção: Marque esse campo se desejar que o sistema bloqueie a geração de uma quantidade de etiquetas superior à quantidade planejada da ordem. Por exemplo, se a quantidade planejada da ordem for 200 peças, o sistema permitirá gerar no máximo 200 etiquetas com esse tipo de etiqueta.
  • Chave para localização da etiqueta na formação de carga: Campo criado para atender uma demanda avançada na leitura de etiquetas de identificação de ordem com código de barras na tela de formação de carga. Recomendamos não preencher esse campo.
  • Ativo?: Marque esse campo.
  • Layout: Selecione o layout para geração da etiqueta. 
  • Rotacionar para a vertical?Marque esse campo se desejar que o sistema rotacione a etiqueta para impressão.


Clique em "Salvar".


Veja abaixo uma imagem da tela de cadastro de tipo de etiqueta com a origem "Identificação de ordem" selecionada:



Configuração geral

  • Gera etiqueta de identificação de ordem de produção na abertura da ordem de producao: Selecione a opção "Sim" se desejar que as etiquetas de identificação de ordem sejam geradas pelo sistema de forma automática no momento da criação da ordem.
  • Tipo de etiqueta padrão de identificação de ordem de produção: Selecione o tipo de etiqueta padrão que será sugerido pelo sistema na tela de geração de etiquetas de identificação da ordem.
  • Quantidade padrão de etiquetas de identificação de ordem de produção: O valor escolhido nessa configuração geral determina quantas etiquetas o sistema vai sugerir no campo "Quantidade de etiquetas" na tela de criação de ordem de produção. Considere como exemplo uma ordem de produção com quantidade planejada de 200 peças. Ao escolher a opção "Uma etiqueta para cada ordem de produção" o sistema vai sugerir a geração de 1 etiqueta para ordem, já ao escolher a opção "Uma etiqueta para cada unidade da ordem de produção" o sistema vai sugerir a geração de 200 etiquetas para ordem.
  • Permite edição da quantidade na geração de etiquetas de ordem de produção: Selecione a opção "Sim" se desejar que o campo "Quantidade de etiquetas" seja editável na tela de criação de ordem de produção. 
  • Bloquear geração de etiquetas sem o preenchimento de embalagens: Selecione a opção "Sim" se desejar que o sistema exija o preenchimento do campo "Embalagem" na tela de geração de etiquetas de identificação da ordem. Recomendamos selecionar a opção "Não".
  • Exibir coluna "Código de rastreabilidade da etiqueta" nas telas "Geração de etiquetas de identificação da ordem" e "Etiquetas geradas": Selecione a opção "Sim" se desejar exibir a coluna "Código de rastreabilidade da etiqueta nas telas "Geração de etiquetas de identificação da ordem" e "Etiquetas geradas". Recomendamos selecionar a opção "Sim".
  • Qtde de registros por página na tela "Etiquetas de Identificação da ordem": Recomendamos preencher com o valor 10.
  • Preencher variáveis com os valores da última etiqueta gerada na tela de geração de etiquetas de identificação da ordem: No cadastro do produto é possível configurar variáveis que serão exibidas na tela de geração de etiquetas de identificação da ordem. Ao selecionar a opção "Sim" nessa configuração o sistema manterá os campos de variáveis preenchidos após a geração de etiquetas para facilitar o preenchimento desses campos na geração das próximas etiquetas.


Cadastro de variáveis de etiquetas de identificação da ordem


Na tela de geração de etiquetas de identificação da ordem é possível preencher variáveis que são campos customizados que podem ser criados no sistema.


Esse cadastro é opcional e só deve ser utilizado se você deseja criar campos customizados na tela de geração de etiquetas de identificação da ordem.


Atenção, utilize esse cadastro com inteligência, somente crie campos que só podem ser preenchidos no momento da geração da etiqueta de identificação da ordem. 


Por exemplo, se você tem uma característica do produto que deseja imprimir na etiqueta de identificação da ordem é mais interessante que essa característica seja criada como um atributo de produto ao invés de uma variável de etiqueta de identificação da ordem.


Para criar uma variável de etiqueta de identificação da ordem, acesse a tela "Variáveis" e clique no botão "Criar variável".


Na tela de criação de variáveis preencha os campos seguindo as orientações apresentadas a seguir:

  • NomeInforme um nome para a variável. Por exemplo "Campo customizado 01".
  • Nome técnicoInforme um nome para a variável. Por exemplo "campo_customizado_01".
  • AplicaçãoSelecione a opção "Etiqueta de identificação da ordem".
  • FormatoSelecione o formato da variável
  • Valor padrãoSe desejar informe um valor padrão que será sugerido pelo sistema.
  • Permite editar valor da variável nos relatórios de custo?Não marque esse campo.
  • Utilizada no passo 1 da apuração de custo?Não marque esse campo.
  • Utilizada no passo 3 da apuração de custo?Não marque esse campo.
  • Permite utilização no cálculo da qtde necessária na lista de materiaisNão marque esse campo.
  • Grupo de variáveis: Não selecione nenhuma valor nesse campo.


Veja abaixo um exemplo de cadastro de uma variável de etiqueta de identificação da ordem:



Configurações no cadastro do produto


No cadastro do produto, na aba "PCP", temos a configuração "Tipo de etiqueta padrão para geração de etiquetas na criação da ordem de produção".


Nesse campo é possível definir o tipo de etiqueta que será escolhido pelo sistema quando a etiqueta for gerada automaticamente na criação da ordem de produção.


Essa configuração só é habilitada quando a configuração geral "Gera etiqueta de identificação de ordem de produção na abertura da ordem de producao" está com a opção "Sim" habilitada.


Ainda na aba "PCP" também temos o quadro "Etiqueta de identificação da ordem" como apresentado na imagem a seguir:



Nesse quadro é possível preencher os campos a seguir:

  • Quantidade máxima de etiquetas: Se desejar informa o valor máximo que poderá ser preenchido pelo usuário no campo "Quantidade de etiquetas" na tela de geração de etiquetas de identificação da ordem.
  • Restringir tipos de etiqueta de identificação da ordem habilitadas para o produto: Marque esse campo se desejar restringir os tipos de etiqueta que serão exibidos na tela de geração de etiquetas de identificação da ordem, e selecione os tipos de ordem que serão exibidos.
  • Variável: Se desejar adicione uma ou mais variáveis que deverão ser preenchidas na tela de geração de etiquetas de identificação da ordem. Se você quiser cadastrar uma nova variável no sistema utilize o ícone "+".


Como gerar etiquetas de identificação de ordem?


Agora vamos entender como gerar etiquetas de identificação da ordem.


Geração de etiqueta de ordem sem variáveis


Primeiramente vamos entender como gerar a etiqueta da ordem sem o preenchimento de variáveis.


Para fazer isso crie uma ordem de produção livremente sem vínculo com nenhum pedido de venda.


Em nossa base de treinamento criamos uma ordem para fabricar 10 unidade do produto "PA 00005 - Tinta galão de 20 litros".


Após criar a ordem, clique na ordem e utilize o submenu "Gerar etiqueta de identificação da ordem" para acessar a tela "Etiquetas de identificação da ordem" como apresentada na imagem a seguir:



Preencha os campos seguindo orientações apresentadas a seguir:

  • Tipo de etiqueta: Selecione o tipo de etiqueta desejado. Lembre que se desejar é possível restringir os tipos de etiqueta habilitados para o produto da ordem.
  • Quantidade de etiquetas: Informe a quantidade de etiquetas que deseja gerar. O valor desse campo pode ser sugerido pelo sistema a partir da definição da configuração geral "Quantidade padrão de etiquetas de identificação de ordem de produção". Esse campo pode vir bloqueado para edição a partir da definição da configuração geral "Permite edição da quantidade na geração de etiquetas de ordem de produção".
  • Qtde da ordem de cada etiqueta: Informe a quantidade da ordem de cada etiqueta gerada. Se cada etiqueta for utilizada para identificar 1 peça da ordem preencha esse campo com a quantidade 1. Se cada etiqueta for utilizada para identificar um lote de produção de por exemplo 200 kg, preencha esse campo com a quantidade 200.
  • Embalagem: Campo opcional. Se desejar selecione uma embalagem para etiqueta. As embalagens podem ser adicionadas no cadastro do produto na aba "Avançado". Geralmente só faz sentido preencher esse campo quando o mesmo produto pode ter embalagens diferentes e você deseja que a etiqueta gerada tenha a informação da embalagem do produto.
  • Qtde bruta da embalagem: Campo opcional. Se desejar informe a quantidade bruta da embalagem selecionada acima.
  • Qtde líquida da embalagem: Campo opcional. Se desejar informe a quantidade líquida da embalagem selecionada acima.


Clique no botão "Gerar etiquetas" para o sistema gerar as etiquetas.


Após clicar nesse botão o sistema vai exibir todas as etiquetas geradas na tabela "Etiquetas de identificação de ordem de produção geradas" e exibir um arquivo pdf contendo todas as etiquetas geradas.


Veja abaixo um exemplo da tabela "Etiquetas de identificação de ordem de produção geradas":



Na tabela acima perceba que o sistema preencheu a coluna "Código da etiqueta" com um código único e preencheu a coluna "Código de rastreabilidade" seguindo o método definido no cadastro de tipos de etiqueta.


Agora abra o arquivo pdf gerado pelo sistema para ver as etiquetas geradas.


Veja abaixo um exemplo de etiquetas geradas:



No layout da etiqueta gerada acima poderíamos incluir um código de barras com a informação do campo "Código da etiqueta" ou "Código de rastreabilidade".


Agora vamos gerar uma etiqueta de identificação de ordem com vínculo com nenhum pedido de venda.


Em nossa base de treinamento criamos um pedido de venda para 3 unidades do produto "PA 00029 - Spa" e em seguida criamos uma ordem para produzir esse item de pedido.


Após criar a ordem, acessamos a tela "Etiquetas de identificação da ordem" e geramos 3 etiquetas de identificação da ordem.


Veja abaixo como essas etiquetas foram geradas:



Perceba nas etiquetas acima que temos os campos "Cliente" e "Pedido" e essas informações foram buscadas do item de pedido de venda vinculado à ordem de produção.


Geração de etiqueta de ordem com variáveis


Agora vamos apresentar um exemplo de geração de etiqueta de identificação da ordem com o preenchimento de variáveis.


Para fazer isso edite o cadastro do produto, clique na aba "PCP", e adicione variáveis no quadro "Etiqueta de identificação da ordem".


Em nossa base de treinamento adicionamos variáveis para produto "PA 00037 - Flange especial" como apresentado em destaque na imagem a seguir:



Em seguida crie uma ordem de produção para o produto configurado e depois utilize o submenu "Gerar etiqueta de identificação da ordem" para acessar  a tela "Etiquetas de identificação da ordem".


Veja que o sistema vai apresentar as variáveis para preenchimento no quadro "Variáveis" como em destaque na imagem a seguir:



Preencha as variáveis e clique no botão "Gerar etiquetas".


Após gerar as etiquetas clique no ícone "I" e veja que é possível ver as variáveis da etiqueta.


Aqui é importante ressaltar que as variáveis podem ser adicionadas no layout da etiqueta.


Se desejar editar o valor das variáveis, marque as etiquetas e clique no botão "Editar" para acessar a tela "Edição de valor de variáveis da etiqueta de identificação da ordem"


Veja que nessa tela é possível modificar o valor das variáveis das etiquetas geradas e em seguida clicar no botão "Salvar".


Como pesquisar e reimprimir etiquetas geradas?


Todas as etiquetas de identificação de ordem geradas ficam salvas no sistema e sempre que você quiser é possível pesquisar e reimprimir etiquetas geradas.


Para fazer isso acesse a tela "Ordens", pesquise pela ordem que deseja reimprimir as etiquetas, clique na ordem e utilize o submenu "Gerar etiquetas de identificação da ordem".


Na tela "Etiquetas de identificação da ordem" utilize o quadro "Pesquisa" para pesquisar etiquetas.


Marque as etiquetas que deseja reimprimir e utilize o botão "Reimprimir etiquetas" como em destaque na imagem a seguir:



Veja que o sistema vai gerar um arquivo pdf com todas as etiquetas para reimpressão.


Outra forma de pesquisar e reimprimir etiquetas é através da tela "Etiquetas geradas".


A tela "Etiqueta geradas" apresenta todas as etiquetas geradas no sistema independente da sua origem.


Nessa tela a pesquisa por etiquetas pode ser feita utilizando o quadro "Pesquisa" que incluí a pesquisa por variável no quadro "Pesquisa avançada".


Marque as etiquetas que deseja reimprimir e utilize o botão "Reimprimir etiquetas".


Veja que o sistema vai gerar um arquivo pdf com todas as etiquetas para reimpressão.