O guia rápido de análise de crédito do cliente tem as seções:


O que é a análise de crédito do cliente?


A palavra "crédito" vem do latim "CREDERE", que significa "acreditar" ou "confiar", ou seja, quando você concede crédito para o seu cliente, é porque confia que ele vai quitar o compromisso financeiro assumido com a sua empresa.


Um exemplo muito comum de concessão de crédito para um cliente é quando sua empresa faz uma venda à prazo, entrega o produto ao cliente e confia que o cliente vai quitar as contas a receber nas datas acordadas.


O principal objetivo da análise de crédito é reduzir a grau de inadimplência da empresa evitando que sejam realizadas vendas para clientes que podem não honrar com seus compromissos financeiros. 


Ao fazer análise de crédito de um cliente o Analista de crédito deve tomar 2 decisões:

  • 1) Se deve conceder crédito para o cliente
  • 2) Os limites de crédito que serão concedidos para o cliente


No sistema Nomus é possível registrar a análise de crédito de seus clientes definindo as seguintes informações:

  • Decisão na análise de crédito: As decisões possíveis são "Aprovada" ou "Reprovada". O sistema bloqueia a realização de vendas para clientes reprovados na análise de crédito.
  • Limite de crédito ($): Se o cliente foi aprovado na análise de crédito, é possível informar o limite de crédito do cliente em reais. Por exemplo, ao definir um limite de crédito de R$ 50.000 para o cliente, só será possível fazer vendas para o cliente quando o limite de crédito utilizado pelo cliente for inferior ao limite de crédito de R$ 50.000 definido para o cliente. O limite de crédito utilizado considera o saldo a faturar dos pedidos de venda liberados e o saldo a receber das contas a receber confirmadas pendentes.
  • Limite de inadimplência em valor ($): Se o cliente foi aprovado na análise de crédito, é possível informar o limite de inadimplência em valor ($). Por exemplo, ao definir um limite de inadimplência de R$ 10.000 para o cliente, só será possível fazer vendas para o cliente quando o somatório do saldo a receber de todas as contas a receber atrasadas do cliente for inferior ao limite de inadimplência de R$ 10.000.
  • Limite de inadimplência em dias de atraso: Se o cliente foi aprovado na análise de crédito, é possível informar o limite de inadimplência em dias de atraso. Por exemplo, ao definir um limite de inadimplência de 30 dias de atraso para o cliente, só será possível fazer vendas para o cliente caso o cliente não tenha nenhuma conta a receber pendente com mais de 30 dias de atraso.
  • Data da próxima análise de crédito: É possível programar a data da próxima análise de crédito do cliente, por exemplo, a cada 1 ano, para o sistema lembrar o setor Financeiro da sua empresa para analisar o crédito do cliente periodicamente, decidir se o cliente será aprovado ou reprovado na análise de crédito, e redefinir os limites de crédito dos clientes aprovados considerando o histórico de relacionamento com o cliente.


Para ajudar a reduzir a inadimplência da sua empresa o sistema pode ser configurado para bloquear a realização de vendas para clientes:

  • 1) Reprovados na análise de crédito.
  • 2) Com limite de crédito utilizado maior do que o limite concedido.
  • 3) Com limite de inadimplência em valor maior do que o limite concedido.
  • 4) Com limite de inadimplência em dias de atraso maior do que o limite concedido.


Esse bloqueio pode ser feito em 3 funcionalidades chave no processo de vendas:

  • 1) Liberação de pedidos de venda
  • 2) Geração de NF-e (Nota fiscal eletrônica de produto)
  • 3) Geração de NFS-e (Nota fiscal eletrônica de serviço)


Esses bloqueios ajudam sua empresa a evitar que sejam realizadas vendas para clientes que podem não honrar com seus compromissos financeiros. 


Como configurar o sistema para utilizar a análise de crédito do cliente?


Cadastro da empresa


No cadastro de empresas acesse a aba "Análise de crédito".


Nessa aba temos os quadros:

  • Análise de crédito
  • Limite de crédito
  • Limite de inadimplência em valor ($)
  • Limite de inadimplência em dias de atraso
  • Prazo de tolerância para análise do limite de inadimplência
  • Autorização para liberação de vendas bloqueadas na análise de crédito


Análise de crédito


Nesse quadro você decide se habilita na empresa o bloqueio de vendas para clientes com a análise de crédito reprovada.


Além disso, informa as funcionalidades do sistema que serão afetadas por esse bloqueio, como na imagem abaixo:



Limite de crédito


Nesse quadro você decide se habilita na empresa o bloqueio de vendas para clientes com limite de crédito atingido.


Além disso, informa as funcionalidades do sistema que serão afetadas por esse bloqueio, como na imagem abaixo:



Limite de inadimplência em valor ($)


Nesse quadro você decide se habilita na empresa o bloqueio de vendas para clientes com limite de inadimplência em valor ($) atingido.


Além disso, informa as funcionalidades do sistema que serão afetadas por esse bloqueio, como na imagem abaixo:



Limite de inadimplência em dias de atraso


Nesse quadro você decide se habilita na empresa o bloqueio de vendas para clientes com limite de inadimplência em dias de atraso atingido.


Além disso, informa as funcionalidades do sistema que serão afetadas por esse bloqueio, como na imagem abaixo:



Prazo de tolerância para análise do limite de inadimplência


Nesse quadro você informa o prazo de tolerância em dias úteis para análise do limite de inadimplência em valor ($) e em dias de atraso.


Por exemplo, ao informar o valor "0", uma conta a receber pendente com data de vencimento em 10/03 será considerada como inadimplente pelo sistema a partir de 11/03 às 00:00. 


Outro exemplo, ao informar o valor "1", uma conta a receber pendente com data de vencimento em 10/03 será considerada como inadimplente pelo sistema a partir de 12/03 às 00:00. 


É importante ressaltar que sábados, domingos e feriados são ignorados pelo sistema na avaliação das contas a receber inadimplentes.


Segue abaixo uma imagem da tela do sistema:



Atenção, é importante que esse prazo de tolerância seja definido considerando a política de conciliação bancária da sua empresa.


Por exemplo, se a sua empresa não faz conciliação bancária diariamente, não faz sentido configurar esse campo com o valor "0" ou "1", pois nesse caso o sistema pode avaliar uma conta a receber pendente como atrasada incorretamente, simplesmente porque você ainda não fez a baixa da conta a receber através da conciliação bancária.


Autorização para liberação de vendas bloqueadas na análise de crédito


Nesse quadro você decide se deseja habilitar a autorização para liberação de vendas bloqueadas na análise de crédito.


Além disso, informa o tipo de autorização concedida, conjunta ou separada, e os usuários habilitados para autorização, como na imagem a seguir:



O tipo de autorização "Conjunta" exige que todos os usuários habilitados autorizem a venda pelo sistema.


O tipo de autorização "Separada" exige que pelo menos 1 usuário habilitado autorize a venda pelo sistema.


Cadastro de condições de pagamento


No cadastro de condições de pagamento é possível configurar condições de pagamento que não serão consideradas pela análise de crédito.


Como exemplo, suponha que um cliente reprovado na análise de crédito ou com limite de crédito atingido aceita pagar um pedido de venda com a condição de pagamento "A vista com dinheiro".


Nesse caso você pode avaliar que a sua empresa não tem risco de inadimplência com essa condição de pagamento, e por essa razão, pode configurar o sistema para permitir a liberação do pedido de venda, mesmo com o cliente reprovado na análise de crédito ou com limite de crédito atingido.


Para configurar uma condição de pagamento para não ser considerada na análise de crédito basta marcar a campo "Ignorar vendas com essa condição de pagamento na análise de crédito", na aba "Avançado", dentro do quadro "Limite de crédito", no cadastro de condições de pagamento, como na imagem a seguir:



Cadastro de formas de pagamento


No cadastro de formas de pagamento é possível configurar formas de pagamento não serão consideradas pela análise de crédito.


Como exemplo, suponha que um cliente tem contas a receber com a forma de pagamento "Cartão de crédito" que já foram autorizadas pelo cartão de crédito e que não há risco de chargeback (estorno da transação no cartão de crédito pelo cliente).


Nesse caso você pode avaliar que a sua empresa não tem risco de inadimplência com as contas a receber com essa forma de pagamento, e por essa razão, pode configurar o sistema para ignorar essas contas a receber na análise dos limites de crédito do cliente.


Para configurar uma forma de pagamento para não ser considerada na análise de crédito basta marcar a campo "Ignorar contas a receber com essa forma de pagamento na análise de crédito", no cadastro de formas de pagamento, como na imagem a seguir:



Cadastro de grupos de usuários


No cadastro de grupos de usuários, na aba "Pessoas", temos permissões para controlar o nível de acesso dos usuários na aba "Análise de crédito" no cadastro do cliente.


As permissões existentes são:

  • Acessar aba "Análise de crédito" no cadastro de pessoas: Controla se o usuário verá a aba "Análise de crédito" no cadastro do cliente.
  • Incluir análise de crédito na aba "Análise de crédito" no cadastro de pessoas: Controla se o usuário poderá registrar análises de crédito no cadastro do cliente,
  • Editar análise de crédito na aba "Análise de crédito" no cadastro de pessoas: Controla se o usuário poderá editar análises de crédito no cadastro do cliente.
  • Excluir análise de crédito na aba "Análise de crédito" no cadastro de pessoas: Controla se o usuário poderá excluir análises de crédito no cadastro do cliente.
  • Programar análise de crédito na aba "Análise de crédito" no cadastro de pessoas: Controla se o usuário poderá programar análises de crédito no cadastro do cliente.


A seguir apresentamos uma imagem da aba "Pessoas" na tela de cadastro de grupos de usuários com essas permissões em destaque:



Como registrar a análise de crédito no cadastro do cliente?


No cadastro de pessoas, acesse a aba "Análise de crédito" que está disponível para pessoas na categoria "Cliente".


Atenção, essa aba só exibida caso o seu usuário tenha permissão para acessá-la, e essa permissão é definida no cadastro de grupos de usuários.


A seguir vemos uma imagem dessa aba na tela de cadastro de pessoas:



Nessa aba é possível registrar uma análise de crédito para o cliente e ver o histórico de todas as análises de crédito já registradas para o cliente.


Para registrar uma análise de crédito para o cliente preencha os campos seguindo as orientações abaixo:

  • Data da análise de crédito: Data em que foi feita a análise de crédito
  • Decisão da análise de crédito: Informa se a decisão na análise de crédito foi "Aprovada" ou "Reprovada". O sistema bloqueia a realização de vendas para clientes reprovados na análise de crédito.
  • Limite de crédito ($): Se o cliente foi aprovado na análise de crédito, é possível informar o limite de crédito do cliente em reais. Por exemplo, ao definir um limite de crédito de R$ 50.000 para o cliente, só será possível fazer vendas para o cliente quando o limite de crédito utilizado pelo cliente for inferior ao limite de crédito de R$ 50.000 definido para o cliente. O limite de crédito utilizado considera o saldo a faturar dos pedidos de venda liberados e o saldo a receber das contas a receber confirmadas pendentes.
  • Limite de inadimplência em valor ($): Se o cliente foi aprovado na análise de crédito, é possível informar o limite de inadimplência em valor ($). Por exemplo, ao definir um limite de inadimplência de R$ 10.000 para o cliente, só será possível fazer vendas para o cliente quando o somatório do saldo a receber de todas as contas a receber atrasadas do cliente for inferior ao limite de inadimplência de R$ 10.000.
  • Limite de inadimplência em dias de atraso: Se o cliente foi aprovado na análise de crédito, é possível informar o limite de inadimplência em dias de atraso. Por exemplo, ao definir um limite de inadimplência de 30 dias de atraso para o cliente, só será possível fazer vendas para o cliente caso o cliente não tenha nenhuma conta a receber pendente com mais de 30 dias de atraso.
  • Comentários sobre a análise de crédito: Informe nesse campo todos os comentários relevantes sobre a análise de crédito do cliente. Por exemplo, para clientes aprovados na análise de crédito, pode ser interessante informar nesse campo os critérios que foram utilizados para se definir os limites de crédito e inadimplência. Já para clientes reprovados na análise de crédito, pode ser interessante informar nesse campo os motivos que levaram a reprovação na análise de crédito.
  • Programar a próxima análise de crédito: Marque esse campo se desejar programar a data da próxima análise de crédito. A programação da próxima análise de crédito é muito interessante para lembrar o setor Financeiro da sua empresa para analisar o crédito do cliente periodicamente, por exemplo, 1 vez por ano, garantindo que a análise de crédito e os limites concedidos para seus clientes estão sempre atualizados.
  • Prazo para a próxima análise de crédito: Informe nesse campo o prazo em dias corridos para a próxima análise de crédito. Por exemplo, se desejar fazer 1 análise de crédito por ano, informe o valor "365", se desejar fazer 1 análise de crédito a cada 2 anos informe o valor "730".
  • Data da próxima análise de crédito: Campo calculado pelo sistema considerando a "Data da análise de crédito" e o "Prazo para a próxima análise de crédito".


Na aba "Análise de crédito" também é possível ver o histórico de todas as análises de crédito registradas para o cliente, editar e excluir análises de crédito já registradas.


Um ponto importante é que o sistema sempre considera a análise de crédito mais recente, a partir da análise do campo "Data da análise de crédito", para decidir se bloqueia as vendas para o cliente.


Como ver a análise de crédito do cliente nas telas do processo de vendas?


Agora vamos entender como ver a análise de crédito do cliente nas telas do processo de vendas.


A análise de crédito é exibida em todas as telas do processo de vendas:

  • Criação/edição de propostas
  • Criação/edição de pedidos de venda
  • Criação/edição de documentos de saída
  • Criação/edição de documentos de venda de serviço


Após selecionar a pessoa, dentro da aba "Pessoa", o sistema exibe uma subaba "Análise de crédito".


Na imagem a seguir apresentamos essa subaba na tela de pedidos de venda.


A seguir explicamos todos os campos dessa subaba:


Análise de crédito

  • Data da última análise de crédito: Data em que foi feita a última análise de crédito do cliente.
  • Decisão da análise de crédito: Informa se a decisão na última análise de crédito foi "Aprovada" ou "Reprovada". O sistema bloqueia a realização de vendas para clientes reprovados na análise de crédito.
  • Observações: Comentários na última análise de crédito do cliente.


Limite de crédito

  • Limite de crédito: Limite de crédito definido na última análise de crédito do cliente.
  • Limite de crédito utilizado: Limite de crédito utilizado = (Pedidos de venda pendentes de faturamento) + (Contas a receber pendentes)
  • Pedidos de venda pendentes de faturamento: Igual ao somatório do saldo a faturar de todos os pedidos de venda do cliente que já foram liberados e que estão pendentes de faturamento.
    >>> Obs 1: pedidos de venda com status "Aguardando liberação" não são considerados
    >>> Obs 2: É possível configurar o sistema para ignorar pedidos de venda com condições de pagamento específicas, por exemplo, "À vista".
  • Contas a receber pendentes: Igual ao somatório do saldo a receber de todas as contas a receber confirmadas com status pendente do cliente.
    >>> Obs 1: Os tipos de conta "Adiantamento de cliente" e "Prevista" são ignoradas pelo sistema pois o valor dessas contas já é considerado no saldo a faturar de pedidos de venda.
    >>> Obs 2: É possível configurar o sistema para ignorar as contas a receber com formas de pagamento específicas como "Cartão de crédito".
  • Limite de crédito disponível: Limite de crédito disponível = (Limite de crédito) - (Limite de crédito utilizado)
    >>> A cor verde é apresentada quando o limite de crédito disponível é positivo.
    >>> A cor vermelha é apresentada quando o limite de crédito disponível é zero ou negativo.


Nesse quadro é possível:

  • Detalhar todos os pedidos de venda liberados pendentes de faturamento.
  • Detalhar todas as contas a receber pendentes.


Limite de inadimplência

  • Limite de inadimplência em valor ($): Limite de inadimplência em valor ($) definido na última análise de crédito do cliente.
  • Contas a receber em atraso: Igual ao somatório do saldo a receber das contas a receber pendentes e em atraso.
    >>> Obs 1: Osistema ignora sábados, domingos e feriados ao analisar as contas a receber em atraso.
    >>> Obs 2: O sistema considera o "Prazo de tolerância em dias úteis para análise do limite de inadimplência" definido no cadastro de empresas.

    Exemplo de análise de contas em atraso
    Considere uma empresa com "Prazo de tolerância em dias úteis para análise do limite de inadimplência" = 3.
    Considera uma conta a receber com data de vencimento 20/12/2019, uma 6a feira.
    Essa conta a receber só será considerada em atraso a partir da 6a feira, dia 27/12, às 00:00 pois:
    >>> O dia 21/12 é sábado e o dia 22/12 é domingo. Esses dias são ignorados pelo sistema.
    >>> Os dias 23/12 e 24/12 contam 2 dias úteis de atraso.
    >>> O dia 25/12 é feriado e é ignorado pelo sistema.
    >>> O dia 26/12 conta mais 1 dia útil de atraso.
    Logo a conta a receber é considerada atrasada a partir da 6a feira, dia 27/12, às 00:00.


  • Limite de inadimplência em valor disponível ($): Limite de inadimplência em valor disponível = (Limite de inadimplência em valor) - (Contas a receber em atraso)
    >>> A cor verde é apresentada quando o limite de inadimplência disponível é zero ou positivo.
    >>> A cor vermelha é apresentada quando o limite de inadimplência disponível é negativo.
  • Limite de inadimplência em dias de atraso: Limite de inadimplência em dias de atraso definido na última análise de crédito do cliente.
  • Contas a receber com mais de X dias de atraso: Igual ao somatório do saldo a receber das contas a receber pendentes com mais de X dias de atraso.
    >>> A cor verde é apresentada quando o valor é igual à zero.
    >>> A cor vermelha é apresentada quando o valor é maior que zero.


Nesse quadro é possível:

  • Detalhar todas as contas a receber em atraso.
  • Detalhar todas as contas a receber com mais de X dias de atraso.


Como a análise de crédito pode bloquear as vendas para o cliente?


Agora vamos entender como a análise de crédito pode bloquear as vendas para o cliente.


A venda pode ser bloqueada pela análise de crédito em 3 funcionalidades:

  • Liberar o pedido de venda
  • Gerar NF-e (Nota fiscal eletrônica de produto)
  • Gerar NFS-e (Nota fiscal eletrônica de serviço)


A configuração das funcionalidades que podem ser bloqueadas é feita na aba "Análise de crédito" no cadastro da empresa.


Os motivos para uma funcionalidade ser bloqueada na análise de crédito são:

  • Cliente está com "Decisão na análise de crédito" = "Reprovada".
  • Cliente ultrapassou o limite de crédito.
  • Cliente ultrapassou o limite de inadimplência em valor ($).
  • Cliente ultrapassou o limite de inadimplência em dias de atraso.


Se o sistema identificar pelo menos 1 dos motivos acima a venda será bloqueada.


Logo para a venda ser aprovada todas as condições a seguir devem ser verificadas:

  • Cliente está com "Decisão na análise de crédito" = "Aprovada".
  • Cliente não ultrapassou o limite de crédito
  • Cliente não ultrapassou o limite de inadimplência em valor ($)
  • Cliente não ultrapassou o limite de inadimplência em dias de atraso


Alguns pontos importantes na liberação de pedidos de venda:

  • 1) O valor do pedido de venda que o usuário está tentando liberar é considerado pelo sistema para calcular o "Limite de crédito utilizado" e comparar com o "Limite de crédito" definido para o cliente.
  • 2) Se o usuário escolher uma condição de pagamento com a configuração "Ignorar vendas com essa condição de pagamento na análise de crédito" marcada o pedido de venda será liberado sem passar pela análise de crédito.


Agora vamos apresentar exemplos de bloqueios pela análise de crédito nas 3 funcionalidades:

  • Liberação de pedido de venda
  • Geração de NF-e (Nota fiscal eletrônica de produto)
  • Geração de NFS-e (Nota fiscal eletrônica de serviço)


Bloqueio pela análise de crédito na liberação do pedido de venda


Para utilizar o bloqueio pela análise de crédito na liberação do pedido de venda recomendamos definir a configuração geral "Status padrão na criação de itens de pedidos de venda" como "Aguardando liberação".


Dessa forma todos os pedidos de venda criados no sistema terão o status "Aguardando liberação" e precisarão ser liberados antes de serem faturados.


Ao utilizar a funcionalidade de liberação de pedido de venda, o sistema checa a análise de crédito do cliente e decide se o pedido de venda pode ser liberado.


Quando a liberação do pedido de venda é bloqueado pela análise de crédito, ele é marcado com um ícone "Bloqueado na análise de crédito" como na imagem a seguir:



Ao clicar no ícone o sistema abre um quadro detalhando as informações da análise de crédito do cliente como na imagem a seguir:


Nesse quadro é possível identificar porque o pedido de venda foi bloqueado pela análise de crédito.


Além disso, veja a tabela com os usuários com autorização de vendas bloqueadas na análise de crédito.


Por fim na tela de pedidos de venda é possível pesquisar todos os pedidos de venda bloqueados na análise de crédito.


Para fazer essa pesquisa expanda o quadro de pesquisa avançada e no subquadro "Análise de crédito" marque o campo "Filtrar pedidos de venda bloqueados na análise de crédito".


Após marcar esse campo clique no botão pesquisar para ver apenas os pedidos de venda bloqueados na análise de crédito.


Bloqueio pela análise de crédito na geração de NF-e


Ao utilizar a funcionalidade de geração de NF-e para o documento de saída, o sistema checa a análise de crédito do cliente e decide se a NF-e pode ser gerada.


Quando a geração da NF-e é bloqueada pela análise de crédito, o documento de saída é marcado com um ícone "Bloqueado na análise de crédito" como na imagem a seguir:



Ao clicar no ícone o sistema abre um quadro detalhando as informações da análise de crédito do cliente.


Nesse quadro é possível identificar porque o documento de saída foi bloqueado pela análise de crédito.


Bloqueio pela análise de crédito na geração de NFS-e


Ao utilizar a funcionalidade de geração de NFS-e para o documento de venda de serviço, o sistema checa a análise de crédito do cliente e decide se a NFS-e pode ser gerada.


Quando a geração da NFS-e é bloqueada pela análise de crédito, o documento de venda de serviço é marcado com um ícone "Bloqueado na análise de crédito" como na imagem a seguir:


Ao clicar no ícone o sistema abre um quadro detalhando as informações da análise de crédito do cliente.


Nesse quadro é possível identificar porque o documento de venda de serviço foi bloqueado pela análise de crédito.


Como autorizar vendas para clientes bloqueados pela análise de crédito?


Agora vamos entender como autorizar vendas para clientes bloqueados pela análise de crédito.


O primeiro ponto é entender o motivo que causou o bloqueio pela análise de crédito.


No sistema temos 4 motivos possíveis e vamos entender as soluções sugeridas para cada um desses motivos.


1) Cliente está com "Decisão na análise de crédito" = "Reprovada"

  • Negociar com o cliente uma condição de pagamento especial que seja ignorada pela análise de crédito.
  • Solicitar autorização especial para os usuários habilitados.


2) Cliente ultrapassou o limite de crédito

  • Negociar com o cliente a quitação de contas a receber atrasadas e(ou) antecipação de contas a receber em dia para liberar limite de crédito.
  • Negociar com o cliente uma condição de pagamento especial que seja ignorada pela análise de crédito.
  • Solicitar autorização especial para os usuários habilitados.


3) Cliente ultrapassou o limite de inadimplência em valor ($)

  • Negociar com o cliente a quitação das contas a receber em atraso para liberar limite de inadimplência em valor.
  • Negociar com o cliente uma condição de pagamento especial que seja ignorada pela análise de crédito.
  • Solicitar autorização especial para os usuários habilitados.


4) Cliente ultrapassou o limite de inadimplência em dias de atraso

  • Negociar com o cliente a quitação das contas a receber com atraso superior ao limite de inadimplência em dias de atraso.
  • Negociar com o cliente uma condição de pagamento especial que seja ignorada pela análise de crédito.
  • Solicitar autorização especial para os usuários habilitados.


Agora vamos entender como colocar em prática as soluções sugeridas.


Negociar com o cliente uma condição de pagamento especial que seja ignorada pela análise de crédito


Em nossa base de treinamento podemos criar um pedido de venda para um cliente que esteja bloqueado na análise de crédito e escolher a condição de pagamento "A vista com Dinheiro".


Essa condição de pagamento está com a configuração "Ignorar vendas com essa condição de pagamento na análise de crédito" marcada.


Após criar o pedido de venda, libere o pedido e veja que o sistema não fará o bloqueio.


Negociar com o cliente a quitação de contas a receber atrasadas e(ou) antecipação de contas a receber em dia para liberar limite de crédito


Esse é um caso simples do ponto de vista do sistema, basta fazer o recebimento das contas a receber que foram quitadas pelo cliente que o sistema irá reduzir o valor do limite de crédito utilizado e aumentar o valor do limite de crédito disponível.


Negociar com o cliente a quitação das contas a receber em atraso para liberar limite de inadimplência em valor


Esse é um caso simples do ponto de vista do sistema, basta fazer o recebimento das contas a receber em atraso que foram quitadas pelo cliente que o sistema irá reduzir o valor do limite de inadimplência em valor utilizado e aumentar o valor do limite de inadimplência em valor disponível.


Negociar com o cliente a quitação das contas a receber com atraso superior ao limite de inadimplência em dias de atraso


Esse é um caso simples do ponto de vista do sistema, basta fazer o recebimento de todas as contas a receber com atraso superior ao limite de inadimplência em dias que foram quitadas pelo cliente que o sistema irá zerar o valor do campo "Contas a receber com mais de X dias de atraso:".


Solicitar autorização especial para os usuários habilitados


A autorização especial é configurada no cadastro de empresas no quadro apresentado na imagem a seguir:



Nesse quadro você decide se deseja habilitar a autorização para liberação de vendas bloqueadas na análise de crédito.


Além disso, informa o tipo de autorização concedida (Conjunta ou Separada) e os usuários habilitados para autorização.


O tipo de autorização "Conjunta" exige que todos os usuários habilitados autorizem a venda pelo sistema.


O tipo de autorização "Separada" exige que pelo menos 1 usuário habilitado autorize a venda pelo sistema.


A autorização especial pode ser feita para:

  • Pedidos de venda bloqueados na análise de crédito
  • Documentos de saída bloqueados na análise de crédito
  • Documentos de venda de serviço bloqueados na análise de crédito


Como exemplo vamos fazer a autorização especial de um pedido de venda em nossa base de treinamento.


Como a autorização deve ser feita conjuntamente pelos usuários rafaelnetto e carlosalberto, primeiramente o usuário rafaelnetto deve fazer login no sistema clicar no botão "Conceder autorização" destacada na imagem a seguir:



Após salvar a tabela de autorizações fica preenchida como na imagem a seguir:



Depois o usuário carlosalberto deve fazer login no sistema e também clicar no botão "Conceder autorização".


Após a autorização do Carlos Alberto a tabela de autorizações fica preenchida como na imagem a seguir:



Além disso o pedido de venda fica com um ícone amarelo indicando que a liberação foi autorizada por todos os usuários como na imagem a seguir:



A partir desse momento é possível liberar o pedido de venda sem que ele seja bloqueado na análise de crédito.


A autorização especial na geração da NF-e e na geração da NFS-e funcionam de forma análoga à autorização especial na liberação do pedido de venda.


Como programar as atividades do setor de análise de crédito?


Filtro por decisão na análise de crédito


Na pesquisa avançada da tela de pessoas temos o quadro "Análise de crédito".


Dentro desse quadro temos o campo de pesquisa "Filtro por decisão na análise de crédito" com as opções:

  • Filtrar clientes com análise de crédito pendente de avaliação
  • Filtrar clientes com análise de crédito aprovada
  • Filtrar clientes com análise de crédito reprovada


Ao fazer uma pesquisa selecionando a opção "Filtrar clientes com análise de crédito pendente de avaliação" é possível ver todos os clientes que ainda não tiveram análise de crédito registrada no sistema.


Essa informação é muito útil para que o setor de análise de crédito programar suas atividades.


Apresentamos a seguir uma imagem da tela de pessoas com esse campo de pesquisa em destaque:



Filtro por vencimento na análise de crédito


Na pesquisa avançada da tela de pessoas, dentro do quadro "Análise de crédito", temos o campo de pesquisa "Filtro por vencimento da análise de crédito" com as opções:

  • Filtrar clientes com análise de crédito não programada
  • Filtrar clientes com análise de crédito em dia
  • Filtrar clientes com análise de crédito com vencimento próximo
  • Filtrar clientes com análise de crédito vencida


Clientes com análise de crédito vencida


Ao fazer uma pesquisa selecionando a opção "Filtrar clientes com análise de crédito vencidaé possível ver todos os clientes que já estão com a análise de crédito vencida.


Esse filtro é interessante para que o setor Financeiro possa priorizar a análise de crédito de todos os clientes que já tiveram análise de crédito vencida.


Clientes com análise de crédito com vencimento próximo


Ao fazer uma pesquisa selecionando a opção "Filtrar clientes com análise de crédito com vencimento próximoé possível ver todos os clientes que já estão com a análise de crédito com vencimento próximo.


O prazo de antecipação em dias considerado pelo sistema para definir o que é vencimento próximo é definido na configuração geral "Prazo de antecipação para considerar clientes com análise de crédito com vencimento próximo (dias)".


Recomendamos definir o prazo de "30" dias nessa configuração geral.


Esse filtro é interessante para que o setor Financeiro possa priorizar a análise de crédito de todos os clientes com vencimento próximo.


Clientes com análise de crédito não programada


Ao fazer uma pesquisa selecionando a opção "Filtrar clientes com análise de crédito não programada" é possível ver todos os clientes que já tiveram análise de crédito registrada no sistema, porém na última análise de crédito não foi se programou a próxima análise de crédito.


Esse filtro é interessante para que o setor Financeiro possa programar a próxima análise de crédito de todos os clientes e com isso não esqueça de manter a análise de crédito atualizada de todos os clientes.


Apresentamos a seguir uma imagem da tela de pessoas com esse campo de pesquisa em destaque:


Alertas sobre o vencimento da análise de crédito


Além da pesquisa pelo vencimento da análise de crédito, temos uma configuração geral muito interessante, que controla se o sistema vai alertar os usuários sobre todos os clientes com "Análise de crédito com vencimento próximo" e "Análise de crédito vencida", toda vez que o usuário acessar a tela de pessoas.


Para habilitar esse alerta basta selecionar a opção "Sim" na configuração geral "Alertar sobre o vencimento da análise de crédito na tela de pessoas".


Ao selecionar a opção "Sim", ao acessar a tela de pessoas, o sistema envia mensagens de alerta destacado as pessoas com "Análise de crédito com vencimento próximo" e "Análise de crédito vencida".


A seguir apresentamos uma imagem da tela do sistema apresentando essas mensagens de alerta: