O guia rápido de Adiantamento de clientes tem as seções:
- O que é o adiantamento de cliente?
- Como configurar o sistema para fazer adiantamento de clientes?
- Como fazer adiantamento de cliente a partir do pedido de venda?
- Como fazer adiantamento de cliente livremente no módulo Financeiro?
O que é o adiantamento de cliente?
O adiantamento de cliente ocorre quando a sua empresa recebe um adiantamento do cliente por conta do fornecimento futuro de produtos e serviços, antes da entrega do produto ou serviço solicitado pelo cliente e da geração da nota fiscal.
Como exemplo suponha que a sua empresa negocie a fabricação de 100 armários com um cliente, ao preço unitário de R$ 1.500, totalizando um pedido de venda no valor de R$ 150.000, com um adiantamento de R$ 60.000 antes de iniciar a fabricação, e o pagamento do valor restante de R$ 90.000 em 30 dias após a entrega do produto e geração de NF-e.
O valor de R$ 60.000 recebido antes de iniciar a fabricação do produto trata-se de um adiantamento de cliente pois foi recebido pela sua empresa antes da entrega do produto solicitado pelo cliente e da geração da nota fiscal.
É importante considerar a perspectiva contábil para entender o processo de adiantamento de clientes.
Do ponto de vista contábil o adiantamento recebido do cliente representa uma obrigação da sua empresa com o seu cliente, e por se tratar de uma obrigação, deve ser classificada no Passivo no Balanço Patrimonial.
No momento em que o bem ou serviço é entregue para o cliente, a Receita é reconhecida no DRE, as contas a receber são classificadas no Ativo com seu valor integral, e o valor do adiantamento recebido é baixado das contas a receber do Ativo.
Como configurar o sistema para fazer adiantamento de clientes?
Cadastro de empresas
No cadastro de empresas, na aba "Financeiro", marque a configuração:
- Habilitar geração de contas a receber de adiantamento de clientes no cadastro de pedidos de venda
Essa configuração controla se o sistema vai gerar contas a receber de adiantamento de cliente ao salvar um pedido de venda.
Apresentamos a seguir uma imagem da tela de cadastro de empresas com essa configuração em destaque.:
Cadastro de condições de pagamento
No cadastro de condições de pagamento cadastre as condição de pagamento que serão configuradas para gerar adiantamento de cliente.
Para configurar uma condição de pagamento para gerar adiantamento de cliente marque o campo "Gera adiantamento?" e preencha o campo "Quantidade de parcelas de adiantamento" com a quantidade de parcelas que serão adiantadas.
Esses campos são apresentados na imagem a seguir em destaque:
No sistema é possível definir a quantidade total de parcelas e a quantidade de parcelas que serão adiantadas.
No exemplo acima apresentamos temos uma condição de pagamento com um adiantamento de 40% e o valor restante de 60% em 1 parcela para 30 dias.
Permissões no grupo de usuários
Na tela de cadastro de grupo de usuários, na aba "Permissões", habilite a permissão "Baixa por compensação com adiantamento de cliente".
Essa permissão é fundamental para que seja possível fazer a baixa sem numerário por compensação com adiantamento de clientes livremente no módulo Financeiro.
Como fazer adiantamento de cliente a partir do pedido de venda?
Para facilitar o entendimento do processo de geração de adiantamento de clientes no processo de vendas, suponha que a sua empresa negocie a fabricação de 100 armários com um cliente, ao preço unitário de R$ 1.500, totalizando um pedido de venda no valor de R$ 150.000, com um adiantamento de R$ 60.000 antes de iniciar a fabricação, e o pagamento do valor restante de R$ 90.000 em 30 dias após a entrega do produto e geração de NF-e.
O valor de R$ 60.000 recebido antes de iniciar a fabricação do produto trata-se de um adiantamento de cliente pois foi recebido pela sua empresa antes da entrega do produto solicitado pelo cliente e da geração da nota fiscal.
Passo 1) Criação do pedidos de venda
O primeiro passo é a criação do pedido de venda.
Na criação do pedido de venda selecione uma condição de pagamento configurada para gerar adiantamento e clique no botão "Gerar parcelas".
Após clicar no botão "Gerar parcelas", o sistema irá selecionar a opção "Sim" na coluna "Gera adiantamento" em todas as parcelas configuradas para gerar adiantamento.
No nosso exemplo o sistema selecionou a opção "Sim" na parcela 1 no valor de R$ 60.000 que será adiantado pelo cliente.
Apresentamos a seguir uma imagem da aba "Condições de pagamento" na tela de pedidos de venda:
Nessa imagem destacamos:
- Valor total financeiro: R$ 150.000
- Condição de pagamento: A condição de pagamento "Adiant. de 40% mais 1 parcela para 30 dias" foi selecionada. Essa condição de pagamento está configurada para gerar adiantamento da 1a parcela.
- Gera adiantamento: A opção "Sim" foi selecionada para a parcela 1.
- Valor da parcela 1: A parcela 1 está com o valor de R$ 60.000 que corresponde ao valor do adiantamento de cliente que será recebido pela empresa.
Após salvar o pedido de venda, acesse a tela de contas a receber e veja que o sistema gerou uma conta a receber com tipo "Adiantamento de cliente" no valor de R$ 60.000.
Essa conta a receber é apresentada na imagem a seguir:
Nessa imagem destacamos:
- Tipo de conta: Informa que o tipo de conta gerado foi de "Adiantamento de cliente".
- Valor a receber: Informa que o valor a receber do adiantamento de cliente é de R$ 60.000.
- Descrição do lançamento: Informa que a conta a receber de adiantamento de cliente foi gerada a partir da parcela 1 de 2 do pedido de venda PD 00036.
- Status: Informa que a conta a receber de adiantamento de cliente está com status "Pendente" pois ela ainda não foi recebida.
Passo 2) Recebimento do adiantamento do cliente
O segundo passo é o recebimento do adiantamento de cliente.
Esse recebimento deve ser feito no momento em que o cliente paga o adiantamento para sua empresa.
Esse recebimento pode ser feito de diversas maneiras no sistema Nomus como:
- Submenu "Receber" ao clicar em uma conta a receber
- Botão "Ações > Receber em lote" ao selecionar uma ou mais contas a receber
- Conciliação de arquivo OFX
- Conciliação de arquivos de retorno de boletos bancários
Em nosso exemplo faremos o recebimento da conta a receber de adiantamento de cliente através do submenu "Receber" conforme destacado na imagem a seguir:
Após clicar no submenu "Receber" vamos salvar o recebimento do adiantamento do cliente no valor de R$ 60.000 conforme apresentado na imagem a seguir:
Após salvar o recebimento a conta a receber de adiantamento de cliente fica com status "Baixada" e com saldo a receber igual a zero.
Passo 3) Geração do documento de saída
O terceiro passo é a geração do documento de saída.
O documento de saída deve ser gerado quando o produto está pronto para ser entregue para o cliente, e após gerar o documento de saída, você deverá gerar a nota fiscal eletrônica para o cliente.
Em nosso exemplo geramos o documento de saída para o pedido de venda no valor de R$ 150.000 com adiantamento de R$ 60.000.
Apresentamos a seguir uma imagem da aba "Condições de pagamento" na tela de documentos de saída:
Nessa imagem destacamos:
- Valor total financeiro: R$ 150.000
- Botão "Ver adiantamento": Ao clicar nesse botão é possível ver os adiantamento gerados para o pedido de venda vinculado ao documento de saída.
- Quadro "Parcelas": Perceba no quadro "Parcelas" que o sistema gerou 2 parcelas, inclusive para a parcela 1 no valor de R$ 60.000 que foi adiantada pelo cliente.
- Gera conta a receber: Veja que este campo está marcado indicando que o sistema vai gerar contas a receber no módulo financeiro ao salvar o documento de saída.
Ao clicar no botão "Ver adiantamentos" o sistema exibe o quadro apresentado a seguir:
Nessa imagem destacamos:
- Tipo de conta: Informa que o tipo de conta gerado foi de "Adiantamento de cliente".
- Valor recebido: Informa que o valor de R$ 60.000 do adiantamento de cliente já foi recebido.
- Pedido de venda origem: Informa que a conta a receber de adiantamento de cliente foi gerada a partir do pedido de venda PD 00036.
Geração da conta a receber
Após salvar o documento de saída, acesse a tela Contas a receber, e veja que o sistema gerou 2 contas a receber com tipo "Confirmada".
A 1a conta a receber no valor de R$ 60.000 já está com o status "Baixada" pois o sistema já fez a baixa sem numerário desta conta através da compensação com o adiantamento recebido do cliente.
A 2a conta a receber no valor de R$ 90.000 está com o status "Pendente".
Veja essas 2 contas a receber em destaque na imagem a seguir:
Nessa imagem destacamos:
- Tipo de conta: As 2 contas a receber foram geradas com o tipo de conta "Confirmada".
- Valor a receber: O valor a receber da 1a conta a receber é de R$ 60.000, e esse valor já foi baixado, e o valor a receber da 2a conta a receber é de R$ 90.000.
- Status: A 1a conta a receber está com status "Baixada" pois o sistema já fez a baixa sem numerário desta conta através da compensação com o adiantamento recebido do cliente, já a 2a conta a receber está com o status "Pendente" e ainda será paga pelo cliente.
- Saldo a receber: A 1a conta a receber está com saldo a receber zero pois ela já foi baixada, e a 2a conta a receber está com saldo a receber de R$ 90.000.
Baixa sem numerário por compensação com adiantamento de cliente
Agora vamos entender como o sistema fez a baixa sem numerário da 1a conta a receber no valor de R$ 60.000 através da compensação com o adiantamento recebido do cliente.
Para isso clique nesta conta a receber e selecione o submenu "Acessar" destacado na imagem a seguir:
Após clicar no submenu "Acessar" veja as informações do quadro "Baixas sem numerário realizadas nesta conta a receber".
Esse quadro apresenta as baixas sem numerário realizadas na conta a receber, como na imagem a seguir:
Nessa imagem destacamos:
- Tipo de baixa: Informa que a baixa sem numerário teve o tipo "Compensação com adiantamento de cliente".
- Valor da baixa: Veja que o valor da baixa foi de R$ 60.000.
- Código da conta a receber utilizada para baixa: Informa o código da conta a receber de adiantamento de cliente que foi utilizada para baixa.
Agora vamos entender como essa baixa fica registrada na conta a receber de adiantamento de cliente.
Para isso clique na conta a receber de adiantamento de cliente que já está baixada e selecione o submenu "Acessar".
Após clicar no submenu "Acessar" veja as informações do quadro "Baixas sem numerário realizadas por esta conta a receber".
Esse quadro apresenta as baixas sem numerário realizadas pela conta a receber, como na imagem a seguir:
Nessa imagem destacamos:
- Tipo de baixa: Informa que a baixa sem numerário realizada teve o tipo "Compensação com adiantamento de cliente".
- Valor da baixa: Veja que o valor da baixa foi de R$ 60.000.
- Código da conta a receber baixada: Informa o código da conta a receber confirmada que foi baixada através de compensação com adiantamento de cliente.
Como fazer adiantamento de cliente livremente no módulo Financeiro?
Para facilitar o entendimento do processo de controle de adiantamento de clientes no módulo Financeiro, suponha que a sua empresa receba um adiantamento de cliente no valor de R$ 60.000, e que esse adiantamento será utilizado em uma venda que será efetuada para o cliente em um momento futuro.
Após o recebimento do adiantamento, sua empresa gera uma venda para esse cliente no valor de R$ 150.000, com prazo de pagamento em 30 dias, e o cliente pede para sua empresa compensar com o adiantamento recebido no valor de R$ 60.000, e após essa compensação, sua empresa fica com uma conta a receber no valor de R$ 90.000.
Agora vamos aplicar esse exemplo para entender o passo a passo para fazer o controle de adiantamento de clientes no módulo Financeiro.
Passo 1) Criação do adiantamento de cliente no módulo Financeiro
No módulo Financeiro, na tela de contas a receber, crie uma conta a receber com tipo "Adiantamento de cliente" no valor de R$ 60.000 conforme abaixo:
Nessa imagem destacamos:
- Tipo de conta: Adiantamento de cliente
- Valor a receber: R$ 60.000
- Empresa: 01 Indústria Sucesso (Simples Nacional)
- Pessoa: Cliente Exemplo BA.
Passo 2) Recebimento do adiantamento de cliente no módulo Financeiro
O segundo passo é o recebimento do adiantamento de cliente.
Esse recebimento deve ser feito no momento em que o cliente paga o adiantamento para sua empresa.
Esse recebimento pode ser feito de diversas maneiras no sistema Nomus como:
- Submenu "Receber" ao clicar em uma conta a receber
- Botão "Ações > Receber em lote" ao selecionar uma ou mais contas a receber
- Conciliação de arquivo OFX
- Conciliação de arquivos de retorno de boletos bancários
Em nosso exemplo faremos o recebimento da conta a receber de adiantamento de cliente através do submenu "Receber" conforme destacado na imagem a seguir:
Após clicar no submenu "Receber" vamos salvar o recebimento do adiantamento do cliente no valor de R$ 60.000 conforme apresentado na imagem a seguir:
Após salvar o recebimento veja que a conta a receber de adiantamento de cliente está com status "Baixada" e com saldo a receber igual a zero.
Passo 3) Venda e faturamento para o cliente
O terceiro passo é a venda e faturamento para o cliente.
A venda pode ser feita através da criação do pedido de venda, para depois transformá-lo em um documento de saída, ou pode ser feita através da geração do documento de saída livremente.
O documento de saída deve ser gerado quando o produto está pronto para ser entregue para o cliente, e após gerar o documento de saída, você deverá gerar a nota fiscal eletrônica para o cliente.
Em nosso exemplo geramos o documento de saída livremente no valor de R$ 150.000.
Apresentamos a seguir uma imagem da aba "Condições de pagamento" na tela de documentos de saída:
Nessa imagem destacamos:
- Valor total financeiro: R$ 150.000
- Quadro "Parcelas": Perceba no quadro "Parcelas" que o sistema gerou 1 parcela no valor de R$ 150.000.
- Gera conta a receber: Veja que este campo está marcado indicando que o sistema vai gerar contas a receber no módulo financeiro ao salvar o documento de saída.
Após salvar o documento de saída, acesse a tela de contas a receber, e veja que o sistema gerou 1 contas a receber com tipo "Confirmada", conforme imagem a seguir:
Passo 4) Baixa sem numerário por compensação com adiantamento de cliente
Agora vamos entender como é possível fazer a baixa sem numerário da conta a receber gerada no valor de R$ 150.000 através da compensação com o adiantamento do cliente recebido no valor de R$ 60.000.
Para isso clique na conta a receber com valor de R$ 150.000 e selecione o submenu "Baixa por compensação com adiantamento de cliente" destacado na imagem a seguir:
Ao clicar nesse submenu você será levado para a tela de "Baixa por compensação com adiantamento de cliente".
Nessa tela, dentro do quadro "Adiantamentos", você vê todas as contas a receber com tipo "Adiantamento de cliente" com as seguintes características:
- Empresa da conta a receber de adiantamento de cliente é igual a Empresa da conta a receber que sofrerá a baixa sem numerário
- Pessoa da conta a receber de adiantamento de cliente é igual a Pessoa da conta a receber que sofrerá a baixa sem numerário
- Saldo disponível para baixa da conta a receber de adiantamento de cliente é maior do que zero.
Dentro do quadro "Adiantamentos" marque as contas a receber de adiantamento de cliente que você deseja utilizar para baixa, e informe o valor que será utilizado para baixa em cada conta a receber, conforme imagem a seguir:
Nessa imagem destacamos:
- Check box para seleção: Utilizado para marcar as contas a receber de adiantamento de cliente que serão utilizadas para baixa.
- Valor que será utilizado para baixa: Informe o valor que será utilizado para baixa de R$ 60.000.
Após salvar a baixa sem numerário por compensação com adiantamento de cliente veja que a conta a receber está com o saldo a receber no valor de R$ 90.000, conforme em destaque na imagem abaixo:
Para ver as baixas sem numerário realizadas na conta a receber clique na conta e selecione o submenu "Editar".
Após clicar no submenu "Editar" veja as informações do quadro "Baixas sem numerário realizadas nesta conta a receber", como na imagem a seguir:
Nessa imagem destacamos:
- Tipo de baixa: Informa que a baixa sem numerário teve o tipo "Compensação com adiantamento de cliente".
- Valor da baixa: Veja que o valor da baixa foi de R$ 60.000.
- Código da conta a receber utilizada para baixa: Informa o código da conta a receber de adiantamento de cliente que foi utilizada para baixa.
Agora vamos entender como essa baixa fica registrada na conta a receber de adiantamento de cliente.
Para isso clique na conta a receber de adiantamento de cliente que já está baixada e selecione o submenu "Acessar".
Após clicar no submenu "Acessar" veja as informações do quadro "Baixas sem numerário realizadas por esta conta a receber", como na imagem a seguir:
Nessa imagem destacamos:
- Tipo de baixa: Informa que a baixa sem numerário realizada teve o tipo "Compensação com adiantamento de cliente".
- Valor da baixa: Veja que o valor da baixa foi de R$ 60.000.
- Código da conta a receber baixada: Informa o código da conta a receber confirmada que foi baixada através de compensação com adiantamento de cliente.