O guia rápido contas a pagar tem as seções:


O que são as contas a pagar?


As contas a pagar trazem os valores que a sua empresa tem a pagar para seus fornecedores geralmente originados por compras realizadas.


As contas a pagar normalmente são geradas a partir da criação de um documento de entrada, documento de compra de serviço ou livremente.


Ao pagar uma conta a pagar, sua empresa deve criar um pagamento para a conta a pagar, e esse pagamento provocará uma saída de caixa em uma conta da sua empresa.


Veja abaixo uma imagem da tela Contas a pagar:



Como configurar o sistema para criar contas a pagar?


Configuração geral


Apresentamos a seguir nossas recomendações para preenchimento das principais configurações gerais separadas por temas:


Criação/edição de contas a pagar

  • Valor máximo para quantidade de ocorrências na aba "Repetir" na tela de criação de conta a pagar: 120.
  • Bloquear a edição do campo "Data de competência" na tela de edição de conta a pagar vinculada a um documento de entrada: Sim.
  • Transformar o campo "Classificação" em autocomplete na criação/edição de contas a pagar e pagamentos: Não. Sugerimos selecionar a opção "Sim" somente se a sua empresa tiver um plano de contas muito extenso, por exemplo, com mais de 100 contas com natureza "Saída".
  • Tornar preenchimento do campo "Forma de pagamento" obrigatório na tela de criação/edição de contas a pagar: Sim.
  • Bloquear edição na classificação de contas a pagar geradas a partir de documentos de entrada, documentos de compra de serviço ou pedidos de compra: Sim.


Tela Contas a pagar

  • Exibir coluna "Data da baixa" na tela de Contas a pagar: Sim.
  • Exibir pagamentos na tela de Contas a pagar: Não.
  • Exibir coluna "Forma de pagamento" na tela de Contas a pagar: Sim.
  • Exibir pedido de compra na tela de contas a pagar: Não
  • Exibir usuário responsável pela liberação do pedido de compra na tela de contas a pagar: Não


Criação/edição de pagamentos

  • Tornar preenchimento do campo "Forma de pagamento" obrigatório na tela de criação/edição de pagamentos: Sim.


Tela Pagamentos

  • Exibir coluna "Forma de pagamento" na tela de Pagamentos: Sim.


Outras

  • Transformar o campo de pesquisa "Classificação" em autocomplete nas telas do módulo Financeiro: Não.
  • Padrão para exibição do campo "Classificação" no módulo Financeiro: Selecionar a opção "Classificação da conta + Nome da conta".


Cadastro de tipos de movimentação para compra de produtos


A compra de produtos é feita através da tela Documentos de entrada.


Para comprar produtos a sua empresa deve cadastrar tipos de movimentação com natureza "Compra".


Para gerar contas a pagar na compra de produtos, no cadastro de tipos de movimentação com natureza "Compra", você deve marcar o campo "Gera contas a receber/pagar" e selecionar a classificação financeira da conta a pagar no campo "Classificação da conta a pagar", como em destaque na imagem apresentada a seguir:



Cadastro de tipos de movimentação para compra de serviços


A compra de serviços é feita através da tela Documentos de compra de serviços.


Para comprar serviços a sua empresa deve cadastrar tipos de movimentação com natureza "Compra de serviço".


Para gerar contas a pagar na compra de serviços, no cadastro de tipos de movimentação com natureza "Compra de serviço", você deve marcar o campo "Gera contas a receber/pagar" e selecionar a classificação financeira da conta a pagar no campo "Classificação da conta a pagar", como em destaque na imagem apresentada a seguir:


 

Desconto, multa e juros no cadastro de pessoas


No cadastro de pessoas, na aba "Financeiro", dentro do quadro "Desconto, multa e juros", temos as seguintes configurações:

  • % de multa por atraso nas contas a pagar
  • Taxa mensal de juros por atraso nas contas a pagar
  • % de desconto por antecipação nas contas a pagar
  • Prazo de antecipação para aplicação de desconto nas contas a pagar (dias corridos)


Apresentamos abaixo uma imagem da tela de cadastro de pessoas com essas configurações em destaque:


 

Os valores definidos nessas configurações no cadastro da pessoa determinam o valor sugerido pelo sistema para os campos na aba "Desconto, multa e juros" quando uma conta a pagar é criada para o fornecedor.


Como criar contas a pagar na compra de produtos?


Acesse a tela "Documentos de entrada", crie um documento de entrada utilizando um tipo de movimentação com natureza "Compra" e configurado para gerar contas a pagar, adicione os itens a esse documento de entrada, selecione uma condição de pagamento e gere as parcelas.


As parcelas geradas no documento de entrada serão responsáveis pela criação das contas a pagar no módulo Financeiro.


No quadro "Integração com o financeiro", veja que o campo "Gera conta a pagar" está marcado e o campo "Classificação da conta a pagar" traz a classificação financeira configurada no cadastro de tipos de movimentação.


Ainda no quadro "Integração com o financeiro" selecione uma conta bancária no campo "Conta bancária da conta a pagar".


Apresentamos a seguir uma imagem da aba "Condições de pagamento" do documento de entrada destacando os quadros Parcelas e Integração com Financeiro.



Clique em "Salvar".


Após salvar o documento de entrada, acesse a tela de Contas a pagar e veja que o sistema gerou 1 conta a pagar para cada parcela do documento de entrada, como na imagem apresentada a seguir:



Como criar contas a pagar na compra de serviços?


Acesse a tela "Documentos de compra de serviço", crie um documento de compra de serviço utilizando um tipo de movimentação com natureza "Compra de serviço" e configurado para gerar contas a pagar, adicione os itens a esse documento de compra de serviço, selecione uma condição de pagamento e gere as parcelas.


As parcelas geradas no documento de compra de serviço serão responsáveis pela criação das contas a pagar no módulo Financeiro.


No quadro "Integração com o financeiro", veja que o campo "Gera conta a pagar" está marcado e o campo "Classificação da conta a pagar" traz a classificação financeira configurada no cadastro de tipos de movimentação.


Ainda no quadro "Integração com o financeiro" selecione uma conta bancária no campo "Conta bancária da conta a pagar".


Apresentamos a seguir uma imagem da aba "Condições de pagamento" do documento de compra de serviço destacando os quadros Parcelas e Integração com Financeiro.



Clique em "Salvar".


Após salvar o documento de compra de serviço, acesse a tela de Contas a pagar e veja que o sistema gerou 1 conta a pagar para cada parcela do documento de compra de serviço, como na imagem apresentada a seguir:


 


Como criar contas a pagar livremente?


Geralmente as contas a pagar são criadas no módulo Financeiro através da compra de produtos ou serviços


Entretanto, em algumas situações especiais, pode ser necessário criar contas a pagar livremente no módulo Financeiro antes de efetuar a compra de produtos ou serviços.


Um exemplo é quando sua empresa negocia um adiantamento com o fornecedor e cria uma conta a pagar com tipo "Adiantamento a fornecedor" antes de fazer a compra.


O adiantamento a fornecedores será explicado no guia rápido "Adiantamento a fornecedores".


Outro exemplo é quando sua empresa tem um contrato de prestação de serviço com receita recorrente mensal com um fornecedor, e deseja já criar todas as contas a pagar previstas durante a vigência do contrato.


Independente da motivação sua empresa pode criar contas a pagar livremente no módulo Financeiro.


Para criar uma conta a pagar livremente acesse a tela "Contas a pagar" e clique no botão "Agendar pagamento".


Ao clicar nesse botão você será levado para a tela de criação de conta a pagar como apresentada na imagem a seguir:


 


Preencha os campos da conta a pagar seguindo as orientações apresentadas a seguir:

  • Tipo de conta: A opção mais comum é "Confirmada". A opção "Adiantamento a fornecedor" só deve ser selecionada para contas de adiantamento a fornecedor.
  • Classificação: Selecione uma classificação para a conta a pagar. A classificação é uma conta com natureza "Saída" no plano de contas financeiro.
  • Valor a pagar: Informe o valor a pagar da conta.
  • Data de vencimento: Informe a data de vencimento da conta.
  • Empresa: Selecione a empresa da conta.
  • Conta bancária: Selecione a conta bancária da conta.
  • Forma de pagamento: Selecione a forma de pagamento da conta.
  • Data de agendamento: Como padrão o sistema sugere a data de agendamento igual à data de vencimento. A data de agendamento pode ser modificada quando sua empresa combina com o fornecedor uma data para pagamento diferente da data de vencimento da conta.
  • Valor a pagar agendado: Como padrão o sistema sugere o valor a pagar agendado igual ao valor a pagar. O valor a pagar agendado pode ser modificado quando sua empresa combina com o fornecedor um valor agendado diferente do valor a pagar.
  • Pessoa: Selecione o fornecedor da conta.
  • Data de competência: Como padrão o sistema sugere a data de competência igual à data de vencimento. A data de competência corresponde à data da compra do produto ou serviço.
  • Descrição do lançamento
  • Comentários    
  • Usuário responsável pela criação: Sistema registra o usuário logado responsável pela criação da conta.
  • Data/Hora da criação: Sistema registra a data/hora de criação da conta.


Clique em "Salvar".


Após salvar veja que o sistema já criou a conta a pagar.


Como criar contas a pagar com repetições?


Agora vamos entender como é possível criar várias contas a pagar com repetições no módulo Financeiro.


Para isso acesse a tela de contas a pagar e clique no botão "Agendar pagamento" para acessar a tela de criação de contas a pagar.


Preencha os campos da conta a pagar e depois clique na aba "Repetir".


Na aba "Repetir" você preencherá os campos destacados na imagem a seguir:



Veja abaixo orientações sobre o preenchimento desses campos:

  • Quantidade de repetições: Ao selecionar a opção "Repetir informando a quantidade de ocorrências" você deve informar a quantidade de contas deseja gerar. Ao selecionar a opção "Repetir até uma data de vencimento limite" você deve informar a data de vencimento limite para geração das contas.
  • Intervalo entre repetições: Informe o intervalo entre as repetições das contas que serão geradas. Por exemplo, 1 dia, 1 semana, 1 mês, 1 ano, 7 dias, 4 semanas, 3 meses, etc.
  • Adicionar parcelas na descrição do lançamento: Selecione a opção "Sim" se desejar que o sistema escreva o número da parcela no campo "Descrição do lançamento" no padrão "Parcela 1 de 10", "Parcela 2 de 10", etc.
  • Número da parcela inicial: Informe o número da 1a parcela que será considerado pelo sistema.
  • Data de competência sugerida: Selecione a opção "Variável" se desejar que a data de competência das parcelas seja igual à data de vencimento das parcelas. Selecione a opção "Fixa" se desejar que a data de competência das parcelas seja igual à data de vencimento da 1a parcela.


Após preencher os campos da forma desejada, clique no botão "Simular geração de contas" para que o sistema simule a geração das contas a pagar que serão criadas, como apresentado na imagem a seguir:


 


Na tabela que apresenta as contas a pagar que serão criadas, se for necessário, você pode editar livremente o conteúdo dos campos "Data de vencimento", "Valor a baixar", "Data de competência", "Descrição do lançamento" e "Comentários", da segunda até a última conta a pagar.


Após confirmar os dados de todas as contas a pagar que serão criadas, clique em Salvar para o sistema criar todas as contas a pagar de uma vez só.


Como anexar arquivos nas contas a pagar?


Para anexar arquivos a uma conta a pagar, clique na conta a pagar e utilize o submenu "Editar".


Na tela de edição da conta a pagar clique na aba "Arquivos anexos".


Antes de anexar arquivos veja os arquivos já anexados como em destaque na imagem a seguir:



Como padrão o sistema anexa na conta a pagar os seguintes arquivos:

  • DANFE da NF-e
  • XML da NF-e


Se desejar anexar mais arquivos na conta a pagar preencha os campos:

  • Arquivo: Selecione o arquivo que deseja anexar.
  • Nome: Sistema preencha este campo com o nome do arquivo.
  • Tipo de documento: Selecione o tipo de documento.
  • Observações


Clique no botão "Anexar".


Para ver um arquivo clique no arquivo e utilize o submenu "Ver".


Para excluir um arquivo adicionado livremente clique no arquivo e utilize o submenu "Excluir".


Como criar pagamentos para contas a pagar?


Quando sua empresa faz o pagamento de uma conta a pagar de um fornecedor, você deve criar o pagamento vinculado à conta a pagar.


O pagamento de uma conta a pagar pode ser criado no sistema Nomus de diversas formas como:

  • Na conciliação bancária com importação de arquivo OFX.
  • Através do submenu "Pagar" ao clicar em uma conta a pagar.
  • Através do botão "Ações > Pagar em lote" na tela de contas a pagar.


Neste artigo vamos aprender como criar o pagamento através do submenu "Pagar" ao clicar em uma conta a pagar e do botão "Ações > Pagar em lote" na tela de contas a pagar.


Criação de pagamento ao clicar em uma conta a pagar


Na tela de Contas a pagar, clique na conta a pagar e selecione o submenu "Pagar".


Na tela de criação de pagamento preencha os campos apresentados a seguir:

  • Conta bancária: Informe a conta bancária do pagamento. Como padrão o sistema sugere a mesma conta bancária da conta a pagar.
  • Data de pagamento: Informe a data do pagamento. Como padrão o sistema sugere a data corrente.
  • Baixa conta a pagar: Marque esse campo se desejar baixar a conta a pagar. Como padrão o sistema sugere baixar a conta a pagar.
  • Valor pago: Informe o valor pago. Como padrão o sistema sugere o saldo da conta a pagar.
  • Valor de multa/juros: Se necessário informe o valor de multa/juros pago pela sua empresa. Como padrão o sistema sugere o valor zero. 
  • Valor de desconto: Se necessário informe o valor de desconto concedido pela fornecedor para sua empresa. Como padrão o sistema sugere o valor zero.
  • Comentários


Pagamento total baixando a conta a pagar


Como exemplo vamos fazer o pagamento total sem informar multa/juros e desconto, baixando a conta a pagar, como apresentado na imagem a seguir:



Ao clicar no botão "Salvar" o sistema cria o pagamento e muda o status da conta a pagar para "Baixada".


Quando um pagamento está vinculado a uma conta a pagar e este pagamento está baixando a conta a pagar, o sistema faz a seguinte validação:


Valor pago/baixado = (Valor a pagar da conta a pagar) - (Valor do desconto) + (Valor da multa/juros)


Essa validação considera os valores informados no pagamento atual, em todos os demais pagamentos já realizados para a conta a pagar, e o valor baixado em todas as baixas sem numerário já registradas para a conta a pagar.


As baixas sem numerário em contas a pagar serão explicadas na seção "Baixas sem numerário" neste Manual do Usuário.


Se o Valor pago for maior do que o Valor a pagar da conta a pagar, para baixar a conta a pagar, a diferença deverá ser informada como "Multa/juros".


Por exemplo, uma conta a pagar no valor de R$ 1.000, se eu pagar R$ 1.100, terei que informar a diferença de R$ 100 no campo "Multa e juros".


Se o Valor pago for menor do que o Valor a pagar da conta a pagar, para baixar a conta a pagar, a diferença deverá ser informada como "Desconto" e(ou) "Baixa sem numerário".


Por exemplo, uma conta a pagar no valor de R$ 1.000, se eu pagar R$ 900, terei que informar a diferença de R$ 100 no campo "Desconto" ou como uma baixa sem numerário.


Pagamento parcial sem baixar a conta a pagar


Agora como exemplo vamos fazer um pagamento parcial sem baixar a conta a pagar, como na imagem a seguir, aonde destacamos que o campo "Baixa conta a pagar" está desmarcado:


Ao clicar no botão "Salvar" o sistema cria o pagamento, mantém o status da conta a pagar como "Pendente" e apresenta o saldo a pagar na coluna "Saldo a pagar".


Uma conta a pagar com status "Pendente" fica disponível para o registro de novos pagamentos.


Criação de pagamento em lote para várias contas a pagar


Na tela de Contas a pagar, selecione uma ou mais contas a pagar e clique no botão "Ações > Pagar em lote".


Na tela de criação de pagamentos em lote preencha os campos a seguir:

  • Conta bancária: Informe a conta bancária do pagamento. Como padrão o sistema sugere a mesma conta bancária da conta a pagar.
  • Data de pagamento: Informe a data do pagamento. Como padrão o sistema sugere a data corrente.
  • Baixa conta a pagar: Marque esse campo se desejar baixar a conta a pagar. Como padrão o sistema sugere baixar a conta a pagar.
  • Valor pago: Informe o valor pago. Como padrão o sistema sugere o saldo da conta a pagar.
  • Valor de multa/juros: Se necessário informe o valor de multa/juros pago pela sua empresa. Como padrão o sistema sugere o valor zero. 
  • Valor de desconto: Se necessário informe o valor de desconto concedido pelo fornecedor para a sua empresa. Como padrão o sistema sugere o valor zero.
  • Comentários 


Apresentamos a seguir uma imagem da tela do sistema:


 


Ao clicar no botão "Salvar" o sistema cria o pagamento para todas as contas a pagar selecionadas.


Para todas as contas a pagar baixadas, o sistema aplica as mesmas regras de validação já apresentadas.


Como criar pagamentos livremente?


Quando sua empresa faz o pagamento de um fornecedor sem vínculo com uma conta a pagar, esse pagamento pode ser criado livremente no módulo Financeiro.


Neste artigo vamos aprender como fazer isso.


Acesse a tela de Pagamentos e clique no botão "Registrar pagamento não agendado".


Ao clicar nesse botão você será levado para a tela de criação de pagamento.


Nessa tela preencha os campos como na imagem a seguir:


 


Após preencher os campos clique no botão "Salvar" para criar o pagamento e retornar para a tela de pagamentos.


Se quiser, clique no botão "Salvar e criar novo pagamento", para criar o pagamento e retornar para a tela de criação de pagamento.


Essa funcionalidade é interessante para agilizar o trabalho quando você precisa criar vários pagamentos em sequência.


Se quiser, clique no botão "Salvar e clonar pagamento", para criar o pagamento e retornar para a tela de criação de pagamento com os campos preenchidos com as informações do último pagamento registrado.


Essa funcionalidade é interessante para agilizar o trabalho quando você precisa criar vários pagamentos em sequência e com valores idênticos ou parecidos.


Como editar e excluir pagamentos?


Edição de pagamentos


Primeiro vamos entender como editar pagamentos.


Edição de pagamento não vinculado a uma conta a pagar


Para editar um pagamento acesse a tela Pagamentos, clique no pagamento que deseja editar e selecione o submenu "Editar", destacado na imagem a seguir:


 


Na tela de edição de pagamentos modifique os campos desejados e depois clique no botão "Salvar".


Edição de pagamento vinculado a uma conta a pagar pendente


O sistema permite a edição de pagar vinculados a contas a pagar com status "Pendente".


Edição de pagamento vinculado a uma conta a pagar baixada


O sistema bloqueia a edição de pagamentos vinculados a contas a pagar com status "Baixada".


Para conseguir editar o pagamento, acesse a tela de Contas a pagar, localize a conta a pagar que precisa ser reaberta, clique na conta a pagar e selecione o submenu "Reabrir", destacado na imagem a seguir:


 


Após clicar no submenu "Reabrir", o sistema irá modificar o status da conta a pagar de "Baixada" para "Pendente", e após essa mudança de status, será possível editar qualquer pagamento vinculado à conta a pagar.


Edição de pagamento criado a partir da conciliação bancária com importação de arquivo OFX


O sistema bloqueia a edição de pagamentos criados a partir da conciliação bancária com importação de arquivo OFX.


Essa funcionalidade será explicada na seção "Conciliação bancária com importação de arquivo OFX" neste Manual do Usuário.


Exclusão de pagamentos


Agora vamos entender como excluir pagamentos.


Exclusão de pagamento não vinculado a uma conta a pagar


Para excluir um pagamento acesse a tela Pagamentos, clique no pagamento que você deseja excluir e selecione o submenu "Excluir", como destacado na imagem a seguir:


 


Ao clicar nesse submenu o sistema irá apresentar uma mensagem de confirmação, e após sua confirmação, vai excluir o pagamento.


Também é possível excluir pagamentos em lote utilizando o botão "Ações > Excluir".


Exclusão de pagamento vinculado a uma conta a pagar pendente


O sistema permite a exclusão de pagamentos vinculados a contas a pagar com status "Pendente".


Exclusão de pagamento vinculado a uma conta a pagar baixada


O sistema bloqueia a exclusão de pagamentos vinculados a contas a pagar com status "Baixada".


Para conseguir excluir o pagamento, acesse a tela de Contas a pagar, localize a conta a pagar que precisa ser reaberta, clique na conta a pagar e selecione o submenu "Reabrir", destacado na imagem a seguir:


 


Após clicar no submenu "Reabrir", o sistema irá modificar o status da conta a pagar de "Baixada" para "Pendente", e após essa mudança de status, será possível excluir qualquer pagamento vinculado à conta a pagar.


Exclusão de pagamento criado a partir da conciliação bancária com importação de arquivo OFX


O sistema bloqueia a exclusão de pagamentos criados a partir da conciliação bancária com importação de arquivo OFX.


Essa funcionalidade será explicada na seção "Conciliação bancária com importação de arquivo OFX" neste Manual do Usuário.


Como editar, excluir, baixar e reabrir contas a pagar?


Vamos entender como é possível editar, excluir, baixar e reabrir contas a pagar no módulo Financeiro


Edição de contas a pagar


Edição de contas a pagar pendentes


Para editar uma conta a pagar com status "Pendente" acesse a tela Contas a pagar, clique na conta a pagar que deseja editar e selecione o submenu "Editar", conforme destacado na imagem a seguir:



Na tela de edição de contas a pagar modifique os campos desejados e depois clique no botão "Salvar".


Edição de contas a pagar baixadas


O sistema não permite a edição de contas a pagar com status "Baixada".


Ao clicar em uma conta a pagar baixada o sistema não apresenta o submenu "Editar", apenas o submenu "Acessar".


Ao clicar no submenu "Acessar" é possível ver as informações gerais da conta a pagar e seus pagamentos, porém não é possível editá-la.


Para conseguir editar uma conta a pagar baixada, primeiro é necessário reabrir a conta a pagar, clicando no submenu "Reabrir", destacado na imagem a seguir:



Após clicar no submenu "Reabrir", o sistema irá modificar o status da conta a pagar de "Baixada" para "Pendente", e após essa mudança de status, será possível editar a conta a pagar.


Exclusão de contas a pagar


Só é possível excluir contas a pagar sem pagamentos ou baixas sem numerário.


As baixas sem numerário serão explicadas na seção "Baixas sem numerário" neste Manual do Usuário.


Para excluir uma conta a pagar acesse a tela Contas a pagar, clique na conta a pagar que deseja excluir e selecione o submenu "Excluir", destacado na imagem a seguir:


 


Após clicar no submenu "Excluir", o sistema apresenta uma mensagem de confirmação, e após sua confirmação, excluí a conta a pagar.


O sistema bloqueia a exclusão de contas a pagar com pagamentos e(ou) baixas sem numerário.


Para conseguir excluir uma conta a pagar com pagamentos ou baixas sem numerário será necessário excluir todos os pagamentos e baixas sem numerário registrados na conta a pagar.


Baixa de contas a pagar pendentes


Uma conta a pagar pode ser baixada através das seguintes formas:

  • Registro de um pagamento para conta a pagar marcando o campo "Baixa conta a pagar".
  • Registro de uma baixa sem numerário para conta a pagar
  • Submenu "Forçar baixa" ao clicar em uma conta a pagar


Nesta seção vamos entender como é possível baixar a conta a pagar através do submenu "Forçar baixa".


Para isso, acesse a tela de contas a pagar, clique em uma conta a pagar com status "Pendente", e selecione o submenu "Forçar baixa", destacado na imagem apresentada a seguir:


 


Ao forçar a baixa o sistema valida a equação abaixo:


Valor pago/baixado = (Valor a pagar da conta a pagar) - (Valor do desconto) + (Valor da multa/juros)


Essa validação considera todos os pagamentos e o valor baixado em todas as baixas sem numerário registradas na conta a pagar.


Se essa equação não for validada, o sistema apresenta uma mensagem de alerta sugerindo utilizar a funcionalidade de Baixa sem numerário.


A funcionalidade de baixa sem numerário será entendida na seção "Baixa sem numerário" deste Manual do Usuário.


Por outro lado se essa equação for validada, o sistema força a baixa da conta a pagar modificando seu status de "Pendente" para "Baixada".


Reabertura de contas a pagar baixadas


Em alguns casos é necessário reabrir uma conta a pagar baixada.


Como exemplo suponha que você deseja editar uma conta a pagar que já foi baixada, e nesse caso, você precisará reabrir a conta a pagar para poder editá-la.


Para reabrir uma conta a pagar baixada, acesse a tela de contas a pagar, localize a conta a pagar que você deseja reabrir, e clique no submenu "Reabrir", destacado na imagem a seguir:



Após clicar no submenu "Reabrir", o sistema irá modificar o status da conta a pagar de "Baixada" para "Pendente", e após essa mudança de status, será possível editar a conta a pagar.


Como ver o valor a pagar atualizado da conta a pagar?


Na tela de contas a pagar, na aba "Desconto, multa e juros", o sistema calcula o valor atualizado da conta a pagar, considerando desconto por antecipação e multa e juros por atraso.


Apresentamos a seguir uma imagem dessa aba na tela de contas a pagar:


 


Na imagem acima veja que é possível preencher as informações nos quadros "Desconto por antecipação no pagamento", "Multa por atraso no pagamento" e "Juros por atraso no pagamento" diretamente na conta a pagar.


Quando a conta a pagar é criada o sistema preenche os campos "% de multa por atraso nas contas a pagar", "Taxa mensal de juros por atraso nas contas a pagar", "% de desconto por antecipação nas contas a pagar" e "Prazo de antecipação para aplicação de desconto nas contas a pagar (dias corridos)" buscando os valores configurados no cadastro da pessoa do fornecedor, entretanto, se quiser, você pode modificar os valores desses campos diretamente na conta a pagar.


Já no quadro "Valor atualizado" o sistema calcula o "Valor a pagar atualizado" da conta a pagar considerando as informações de "Desconto por antecipação no pagamento", "Multa por atraso no pagamento" e "Juros por atraso no pagamento" preenchidas na conta a pagar.


Cálculo do valor a pagar atualizado da conta a pagar considerando desconto, multa e juros


Agora vamos entender como o sistema calcula o valor a pagar atualizado da conta a pagar considerando desconto por antecipação e multa e juros por atraso.


Valor a pagar atualizado


O Valor a pagar atualizado é igual a:


Valor a pagar atualizado = (Valor a pagar) + (Multa por atraso) + (Juros por atraso) - (Desconto por antecipação)


Multa por atraso


Para calcular a multa por atraso o sistema considera a fórmula abaixo:


Multa por atraso = (Valor a pagar) x (% da multa por atraso em contas a pagar)


Por exemplo, apresentamos uma imagem da tela do sistema com o cálculo da multa por atraso em destaque, de uma conta com valor a pagar de R$ 100,00, com 30 dias de atraso e percentual de multa por atraso de 2%.



Para entender a partir de que momento a multa por atraso é calculada pelo sistema recomendamos ler este artigo.


Juros por atraso


Para calcular o juros por atraso o sistema considera a fórmula abaixo:


Juros por atraso = {(Valor a pagar) x (Taxa mensal de juros / 30 dias)} x (Dias corridos de atraso)


Por exemplo, apresentamos uma imagem da tela do sistema com o cálculo de juros por atraso em destaque, de uma conta com valor a pagar de R$ 100,00, 30 dias de atraso e taxa mensal de juros por atraso de 1%.



Para entender a partir de que momento o juros por atraso é calculado pelo sistema recomendamos ler este artigo.


Desconto por antecipação


Para calcular o desconto por antecipação o sistema considera a fórmula abaixo:


Desconto por antecipação = (Valor a pagar) x (Percentual de desconto por antecipação)


Por exemplo, apresentamos uma imagem da tela do sistema com o cálculo do desconto por antecipação em destaque, de uma conta com valor a pagar de R$ 100,00, com data de vencimento para 20 dias a frente, prazo de antecipação para aplicação de desconto de 14 dias corridos e percentual de desconto por antecipação de 3%.



Para entender até que momento o desconto por antecipação é calculado pelo sistema recomendamos ler este artigo.


Cálculo do valor a pagar atualizado da conta a pagar baixada


Para contas a pagar com status "Baixada", já vimos que o sistema considera a "Data do último pagamento/baixa sem numerário" para cálculo do desconto, multa, juros e valor atualizado.


A seguir vamos apresentar 2 exemplos de como o sistema faz esses cálculos em uma conta a pagar baixada.


Conta a pagar baixada paga em atraso


Primeiro vamos analisar o caso de uma conta a pagar baixada paga em atraso.


Como exemplo considere uma conta a pagar baixada com data de vencimento em 05/10/2019, que teve um pagamento registrado no sistema em 30/10/2019, mas com data de pagamento em 15/10/2019. 


Neste exemplo o sistema vai calcular o valor atualizado da conta a pagar considerando 10 dias de atraso, utilizando a data do último pagamento para fazer esse cálculo, e não a data do registro no sistema, como na imagem apresentada a seguir:



Conta a pagar baixada paga com antecipação


Agora vamos analisar o caso de uma conta a pagar baixada paga com antecipação.


Como exemplo considere uma conta a pagar baixada com data de vencimento em 05/10/2019, que teve um pagamento registrado no sistema em 01/10/2019, mas com data de pagamento em 15/09/2019. 


Neste exemplo o sistema vai calcular o valor atualizado da conta a pagar considerando 20 dias de antecipação, utilizando a data do último pagamento para fazer esse cálculo, e não a data do registro no sistema, como na imagem apresentada a seguir: