O guia rápido contas a receber tem as seções:

O que são as contas a receber?

As contas a receber trazem os valores que a sua empresa tem a receber de seus clientes geralmente originados por vendas realizadas.


As contas a receber normalmente são geradas a partir da criação de um documento de saída, documento de venda de serviço ou livremente.


Quando o seu cliente faz o pagamento de uma conta a receber, sua empresa deve criar um recebimento para a conta a receber, e esse recebimento provocará uma entrada de caixa em uma conta da sua empresa.


Veja abaixo uma imagem da tela Contas a receber:



Como configurar o sistema para criar contas a receber?


Configuração geral


Apresentamos a seguir nossas recomendações para preenchimento das principais configurações gerais separadas por temas:


Criação/edição de contas a receber

  • Valor máximo para quantidade de ocorrências na aba "Repetir" na tela de criação de conta a receber: 120.
  • Bloquear a edição do campo "Data de competência" na tela de edição de conta a receber vinculada a um documento de saída: Sim.
  • Transformar o campo "Classificação" em autocomplete na criação/edição de contas a receber e recebimentos: Não. Sugerimos selecionar a opção "Sim" somente se a sua empresa tiver um plano de contas muito extenso, por exemplo, com mais de 100 contas com natureza "Entrada".
  • Tornar preenchimento do campo "Forma de pagamento" obrigatório na tela de criação/edição de contas a receber: Sim.
  • Bloquear edição na classificação de contas a receber geradas a partir de documentos de saída, documentos de venda de serviço ou pedidos de venda: Sim.


Tela Contas a receber

  • Exibir coluna "Data da baixa" na tela de Contas a receber: Sim.
  • Exibir recebimentos na tela de Contas a receber: Não.
  • Exibir coluna "Forma de pagamento" na tela de Contas a receber: Sim.


Criação/edição de recebimentos

  • Tornar preenchimento do campo "Forma de pagamento" obrigatório na tela de criação/edição de recebimentos: Sim.


Tela Recebimentos

  • Exibir coluna "Forma de pagamento" na tela de Recebimentos: Sim.


Outras

  • Transformar o campo de pesquisa "Classificação" em autocomplete nas telas do módulo Financeiro: Não.
  • Padrão para exibição do campo "Classificação" no módulo Financeiro: Selecionar a opção "Classificação da conta + Nome da conta".


Cadastro de tipos de movimentação para venda de produtos


A venda de produtos é feita através da tela Documentos de saída.

Para vender produtos a sua empresa deve cadastrar tipos de movimentação com natureza "Venda".


Para gerar contas a receber na venda de produtos, no cadastro de tipos de movimentação com natureza "Venda", você deve marcar o campo "Gera contas a receber/pagar" e selecionar a classificação financeira da conta a receber no campo "Classificação da conta a receber", como em destaque na imagem apresentada a seguir:



Cadastro de tipos de movimentação para venda de serviços


A venda de serviços é feita através da tela Documentos de venda de serviços.


Para vender serviços a sua empresa deve cadastrar tipos de movimentação com natureza "Venda de serviço".


Para gerar contas a receber na venda de serviços, no cadastro de tipos de movimentação com natureza "Venda de serviço", você deve marcar o campo "Gera contas a receber/pagar" e selecionar a classificação financeira da conta a receber no campo "Classificação da conta a receber", como em destaque na imagem apresentada a seguir:


 

Desconto, multa e juros no cadastro de empresas


No cadastro de empresas, na aba "Financeiro", dentro do quadro "Desconto, multa e juros", temos as seguintes configurações:

  • % de multa por atraso nas contas a receber
  • Taxa mensal de juros por atraso nas contas a receber
  • % de desconto por antecipação nas contas a receber
  • Prazo de antecipação para aplicação de desconto nas contas a receber (dias corridos)


Apresentamos abaixo uma imagem da tela de cadastro de empresas com essas configurações em destaque:


Os valores definidos nessas configurações no cadastro da empresa determinam o valor sugerido pelo sistema para os campos na aba "Desconto, multa e juros" quando uma conta a receber é criada para a empresa sem vínculo com nenhum convênio bancário.


Atenção, quando uma conta a receber está vinculada com um convênio bancário, os campos da aba "Desconto, multa e juros" da conta a receber são preenchidos de acordo com as configurações realizadas no cadastro do convênio bancário.


O cadastro do convênio bancário será explicado na seção "Boletos bancários" deste manual do usuário.


Como criar contas a receber na venda de produtos?


Acesse a tela "Documentos de saída", crie um documento de saída utilizando um tipo de movimentação com natureza "Venda" e configurado para gerar contas a receber, adicione os itens a esse documento de saída, selecione uma condição de pagamento e gere as parcelas.


As parcelas geradas no documento de saída serão responsáveis pela criação das contas a receber no módulo Financeiro.


No quadro "Integração com o financeiro", veja que o campo "Gera conta a receber" está marcado e o campo "Classificação da conta a receber" traz a classificação financeira configurada no cadastro de tipos de movimentação.


Ainda no quadro "Integração com o financeiro" selecione uma conta bancária no campo "Conta bancária da conta a receber".


Apresentamos a seguir uma imagem da aba "Condições de pagamento" do documento de saída destacando os quadros Parcelas e Integração com Financeiro.


Clique em "Salvar".


Após salvar o documento de saída, acesse a tela de Contas a receber e veja que o sistema gerou 1 conta a receber para cada parcela do documento de saída, como na imagem apresentada a seguir:


Como criar contas a receber na venda de serviços?


Acesse a tela "Documentos de venda de serviço", crie um documento de venda de serviço utilizando um tipo de movimentação com natureza "Venda de serviço" e configurado para gerar contas a receber, adicione os itens a esse documento de venda de serviço, selecione uma condição de pagamento e gere as parcelas.


As parcelas geradas no documento de venda de serviço serão responsáveis pela criação das contas a receber no módulo Financeiro.


No quadro "Integração com o financeiro", veja que o campo "Gera conta a receber" está marcado e o campo "Classificação da conta a receber" traz a classificação financeira configurada no cadastro de tipos de movimentação.


Ainda no quadro "Integração com o financeiro" selecione uma conta bancária no campo "Conta bancária da conta a receber".


Apresentamos a seguir uma imagem da aba "Condições de pagamento" do documento de venda de serviço destacando os quadros Parcelas e Integração com Financeiro.



Clique em "Salvar".


Após salvar o documento de venda de serviço, acesse a tela de Contas a receber e veja que o sistema gerou 1 conta a receber para cada parcela do documento de venda de serviço, como na imagem apresentada a seguir:



Como criar contas a receber livremente?


Geralmente as contas a receber são criadas no módulo Financeiro através da venda de produtos ou serviços


Entretanto, em algumas situações especiais, pode ser necessário criar contas a receber livremente no módulo Financeiro antes de efetuar a venda de produtos ou serviços.


Um exemplo é quando sua empresa negocia um adiantamento com o cliente e cria uma conta a receber com tipo "Adiantamento de cliente" antes de fazer a venda.


O adiantamento de clientes será explicado no guia rápido "Adiantamento de clientes".


Outro exemplo é quando sua empresa tem um contrato de prestação de serviço com receita recorrente mensal com um cliente, e deseja criar todas as contas a receber previstas durante a vigência do contrato, e depois gerar os documentos de venda de serviço a partir das contas a receber criadas previamente como explicado neste artigo.


Independente da motivação sua empresa pode criar contas a receber livremente no módulo Financeiro.


Para criar uma conta a receber livremente acesse a tela "Contas a receber" e clique no botão "Agendar recebimento".


Ao clicar nesse botão você será levado para a tela de criação de conta a receber como apresentada na imagem a seguir:

Preencha os campos da conta a receber seguindo as orientações apresentadas a seguir:

  • Tipo de conta: A opção mais comum é "Confirmada". A opção "Adiantamento de cliente" só deve ser selecionada para contas de adiantamento de cliente.
  • Classificação: Selecione uma classificação para a conta a receber. A classificação é uma conta com natureza "Entrada" no plano de contas financeiro.
  • Valor a receber: Informe o valor a receber da conta.
  • Data de vencimento: Informe a data de vencimento da conta.
  • Empresa: Selecione a empresa da conta.
  • Conta bancária: Selecione a conta bancária da conta.
  • Forma de pagamento: Selecione a forma de pagamento da conta.
  • Data de agendamento: Como padrão o sistema sugere a data de agendamento igual à data de vencimento. A data de agendamento pode ser modificada quando sua empresa combina com o cliente uma data para pagamento diferente da data de vencimento da conta.
  • Valor a receber agendado: Como padrão o sistema sugere o valor a receber agendado igual ao valor a receber. O valor a receber agendado pode ser modificado quando sua empresa combina com o cliente um valor agendado diferente do valor a receber.
  • Pessoa: Selecione o cliente da conta.
  • Data de competência: Como padrão o sistema sugere a data de competência igual à data de vencimento. A data de competência corresponde à data da venda do produto ou à data da prestação do serviço.
  • Descrição do lançamento
  • Comentários    
  • Usuário responsável pela criação: Sistema registra o usuário logado responsável pela criação da conta.
  • Data/Hora da criação: Sistema registra a data/hora de criação da conta.


Clique em "Salvar".


Após salvar veja que o sistema já criou a conta a receber.


Como criar contas a receber com repetições?


Agora vamos entender como é possível criar várias contas a receber com repetições no módulo Financeiro.


Para isso acesse a tela de contas a receber e clique no botão "Agendar recebimento" para acessar a tela de criação de contas a receber.


Preencha os campos da conta a receber e depois clique na aba "Repetir".


Na aba "Repetir" você preencherá os campos destacados na imagem a seguir:


Veja abaixo orientações sobre o preenchimento desses campos:

  • Quantidade de repetições: Ao selecionar a opção "Repetir informando a quantidade de ocorrências" você deve informar a quantidade de contas deseja gerar. Ao selecionar a opção "Repetir até uma data de vencimento limite" você deve informar a data de vencimento limite para geração das contas.
  • Intervalo entre repetições: Informe o intervalo entre as repetições das contas que serão geradas. Por exemplo, 1 dia, 1 semana, 1 mês, 1 ano, 7 dias, 4 semanas, 3 meses, etc.
  • Adicionar parcelas na descrição do lançamento: Selecione a opção "Sim" se desejar que o sistema escreva o número da parcela no campo "Descrição do lançamento" no padrão "Parcela 1 de 10", "Parcela 2 de 10", etc.
  • Número da parcela inicial: Informe o número da 1a parcela que será considerado pelo sistema.
  • Data de competência sugerida: Selecione a opção "Variável" se desejar que a data de competência das parcelas seja igual à data de vencimento das parcelas. Selecione a opção "Fixa" se desejar que a data de competência das parcelas seja igual à data de vencimento da 1a parcela.


Após preencher os campos da forma desejada, clique no botão "Simular geração de contas" para que o sistema simule a geração das contas a receber que serão criadas, como apresentado na imagem a seguir:


Na tabela que apresenta as contas a receber que serão criadas, se for necessário, você pode editar livremente o conteúdo dos campos "Data de vencimento", "Valor a baixar", "Data de competência", "Descrição do lançamento" e "Comentários", da segunda até a última conta a receber.


Após confirmar os dados de todas as contas a receber que serão criadas, clique em Salvar para o sistema criar todas as contas a receber de uma vez só.


Como anexar arquivos nas contas a receber?


Para anexar arquivos a uma conta a receber, clique na conta a receber e utilize o submenu "Editar".


Na tela de edição da conta a receber clique na aba "Arquivos anexos".


Antes de anexar arquivos veja os arquivos já anexados como em destaque na imagem a seguir:



Como padrão o sistema anexa na conta a receber os seguintes arquivos:

  • DANFE da NF-e
  • XML da NF-e
  • Documento pdf da NFS-e
  • XML da NFS-e
  • Boletos bancários


Se desejar anexar mais arquivos na conta a receber preencha os campos:

  • Arquivo: Selecione o arquivo que deseja anexar.
  • Nome: Sistema preencha este campo com o nome do arquivo.
  • Tipo de documento: Selecione o tipo de documento.
  • Observações


Clique no botão "Anexar".


Para ver um arquivo clique no arquivo e utilize o submenu "Ver".


Para excluir um arquivo adicionado livremente clique no arquivo e utilize o submenu "Excluir".


Como criar recebimentos para contas a receber?


Quando sua empresa recebe o pagamento de uma conta a receber de um cliente, você deve criar o recebimento vinculado à conta a receber.


O recebimento de uma conta a receber pode ser criado no sistema Nomus de diversas formas como:

  • Na conciliação bancária com importação de arquivo OFX.
  • Na conciliação de arquivos de retorno de boletos bancários.
  • Através do submenu "Receber" ao clicar em uma conta a receber.
  • Através do botão "Ações > Receber em lote" na tela de contas a receber.


Neste artigo vamos aprender como criar o recebimento através do submenu "Receber" ao clicar em uma conta a receber e do botão "Ações > Receber em lote" na tela de contas a receber.


Criação de recebimento ao clicar em uma conta a receber


Na tela de Contas a receber, clique na conta a receber e selecione o submenu "Receber".


Na tela de criação de recebimento preencha os campos apresentados a seguir:

  • Conta bancária: Informe a conta bancária do recebimento. Como padrão o sistema sugere a mesma conta bancária da conta a receber.
  • Data de recebimento: Informe a data do recebimento. Como padrão o sistema sugere a data corrente.
  • Baixa conta a receber: Marque esse campo se desejar baixar a conta a receber. Como padrão o sistema sugere baixar a conta a receber.
  • Valor recebido: Informe o valor recebido. Como padrão o sistema sugere o saldo da conta a receber.
  • Valor de taxa bancária: Se necessário informe o valor da taxa bancária paga pela sua empresa. Como padrão o sistema sugere o valor zero. 
  • Valor de multa/juros: Se necessário informe o valor de multa/juros recebido pela sua empresa. Como padrão o sistema sugere o valor zero. 
  • Valor de desconto: Se necessário informe o valor de desconto concedido pela sua empresa para o cliente. Como padrão o sistema sugere o valor zero.
  • Comentários


Recebimento total baixando a conta a receber


Como exemplo vamos fazer o recebimento total sem informar valor de taxa bancária, multa/juros e desconto, baixando a conta a receber, como apresentado na imagem a seguir:

Ao clicar no botão "Salvar" o sistema cria o recebimento e muda o status da conta a receber para "Baixada".


Quando um recebimento está vinculado a uma conta a receber e este recebimento está baixando a conta a receber, o sistema faz a seguinte validação:


Valor recebido/baixado = (Valor a receber da conta a receber) - (Valor do desconto) - (Valor da taxa bancária) + (Valor da multa/juros)


Essa validação considera os valores informados no recebimento atual, em todos os demais recebimentos já realizados para a conta a receber, e o valor baixado em todas as baixas sem numerário já registradas para a conta a receber.


As baixas sem numerário em contas a receber serão explicadas na seção "Baixas sem numerário" neste Manual do Usuário.


Se o Valor recebido for maior do que o Valor a receber da conta a receber, para baixar a conta a receber, a diferença deverá ser informada como "Multa/juros".


Por exemplo, uma conta a receber no valor de R$ 1.000, se eu receber R$ 1.100, terei que informar a diferença de R$ 100 no campo "Multa e juros".


Se o Valor recebido for menor do que o Valor a receber da conta a receber, para baixar a conta a receber, a diferença deverá ser informada como "Desconto", "Taxa bancária" e(ou) "Baixa sem numerário".


Por exemplo, uma conta a receber no valor de R$ 1.000, se eu receber R$ 900, terei que informar a diferença de R$ 100 no campo "Desconto", "Taxa bancária" ou como uma baixa sem numerário.


Recebimento parcial sem baixar a conta a receber


Agora como exemplo vamos fazer um recebimento parcial sem baixar a conta a receber, como na imagem a seguir, aonde destacamos que o campo "Baixa conta a receber" está desmarcado.

Ao clicar no botão "Salvar" o sistema cria o recebimento, mantém o status da conta a receber como "Pendente" e apresenta o saldo a receber na coluna "Saldo a receber".


Uma conta a receber com status "Pendente" fica disponível para o registro de novos recebimentos.


Criação de recebimento em lote para várias contas a receber


Na tela de Contas a receber, selecione uma ou mais contas a receber e clique no botão "Ações > Receber em lote".


Na tela de criação de recebimento em lote preencha os campos a seguir:

  • Conta bancária: Informe a conta bancária do recebimento. Como padrão o sistema sugere a mesma conta bancária da conta a receber.
  • Data de recebimento: Informe a data do recebimento. Como padrão o sistema sugere a data corrente.
  • Baixa conta a receber: Marque esse campo se desejar baixar a conta a receber. Como padrão o sistema sugere baixar a conta a receber.
  • Valor recebido: Informe o valor recebido. Como padrão o sistema sugere o saldo da conta a receber.
  • Valor de taxa bancária: Se necessário informe o valor da taxa bancária paga pela sua empresa. Como padrão o sistema sugere o valor zero. 
  • Valor de multa/juros: Se necessário informe o valor de multa/juros recebido pela sua empresa. Como padrão o sistema sugere o valor zero. 
  • Valor de desconto: Se necessário informe o valor de desconto concedido pela sua empresa para o cliente. Como padrão o sistema sugere o valor zero.
  • Comentários 


Apresentamos a seguir uma imagem da tela do sistema:

Ao clicar no botão "Salvar" o sistema cria o recebimento para todas as contas a receber selecionadas.


Para todas as contas a receber baixadas, o sistema aplica as mesmas regras de validação já apresentadas.


Como criar recebimentos livremente?


Quando sua empresa recebe o pagamento de um cliente sem vínculo com uma conta a receber, esse recebimento pode ser criado livremente no módulo Financeiro.


Neste artigo vamos aprender como fazer isso.


Acesse a tela de Recebimentos e clique no botão "Registrar recebimento não agendado".


Ao clicar nesse botão você será levado para a tela de criação de recebimento.


Nessa tela preencha os campos como na imagem a seguir:

Após preencher os campos clique no botão "Salvar" para criar o recebimento e retornar para a tela de recebimentos.


Se quiser, clique no botão "Salvar e criar novo recebimento", para criar o recebimento e retornar para a tela de criação de recebimento.


Essa funcionalidade é interessante para agilizar o trabalho quando você precisa criar vários recebimentos em sequência.


Se quiser, clique no botão "Salvar e clonar recebimento", para criar o recebimento e retornar para a tela de criação de recebimento com os campos preenchidos com as informações do último recebimento registrado.


Essa funcionalidade é interessante para agilizar o trabalho quando você precisa criar vários recebimentos em sequência e com valores idênticos ou parecidos.


Como editar e excluir recebimentos?


Edição de recebimentos


Primeiro vamos entender como editar recebimentos.


Edição de recebimento não vinculado a uma conta a receber


Para editar um recebimento acesse a tela Recebimentos, clique no recebimento que deseja editar e selecione o submenu "Editar", destacado na imagem a seguir:


Na tela de edição de recebimentos modifique os campos desejados e depois clique no botão "Salvar".


Edição de recebimento vinculado a uma conta a receber pendente


O sistema permite a edição de recebimentos vinculados a contas a receber com status "Pendente".


Edição de recebimento vinculado a uma conta a receber baixada


O sistema bloqueia a edição de recebimentos vinculados a contas a receber com status "Baixada".


Para conseguir editar o recebimento, acesse a tela de Contas a receber, localize a conta a receber que precisa ser reaberta, clique na conta a receber e selecione o submenu "Reabrir", destacado na imagem a seguir:


Após clicar no submenu "Reabrir", o sistema irá modificar o status da conta a receber de "Baixada" para "Pendente", e após essa mudança de status, será possível editar qualquer recebimento vinculado à conta a receber.


Edição de recebimento criado a partir da conciliação bancária com importação de arquivo OFX


O sistema bloqueia a edição de recebimentos criados a partir da conciliação bancária com importação de arquivo OFX.


Essa funcionalidade será explicada na seção "Conciliação bancária com importação de arquivo OFX" neste Manual do Usuário.


Edição de recebimento criado a partir da conciliação bancária de arquivos de retorno de boletos bancários


O sistema bloqueia a edição de recebimentos criados a partir da conciliação bancária de arquivos de retorno de boletos bancários.


Essa funcionalidade será explicada na seção "Boletos bancários" neste Manual do Usuário.


Exclusão de recebimento


Agora vamos entender como excluir recebimentos.


Exclusão de recebimento não vinculado a uma conta a receber


Para excluir um recebimento acesse a tela Recebimentos, clique no recebimento que você deseja excluir e selecione o submenu "Excluir", como destacado na imagem a seguir:


Ao clicar nesse submenu o sistema irá apresentar uma mensagem de confirmação, e após sua confirmação, vai excluir o recebimento.


Também é possível excluir recebimentos em lote utilizando o botão "Ações > Excluir".


Exclusão de recebimento vinculado a uma conta a receber pendente


O sistema permite a exclusão de recebimentos vinculados a contas a receber com status "Pendente".


Exclusão de recebimento vinculado a uma conta a receber baixada


O sistema bloqueia a exclusão de recebimentos vinculados a contas a receber com status "Baixada".


Para conseguir excluir o recebimento, acesse a tela de Contas a receber, localize a conta a receber que precisa ser reaberta, clique na conta a receber e selecione o submenu "Reabrir", destacado na imagem a seguir:


Após clicar no submenu "Reabrir", o sistema irá modificar o status da conta a receber de "Baixada" para "Pendente", e após essa mudança de status, será possível excluir qualquer recebimento vinculado à conta a receber.


Exclusão de recebimento criado a partir da conciliação bancária com importação de arquivo OFX


O sistema bloqueia a exclusão de recebimentos criados a partir da conciliação bancária com importação de arquivo OFX.


Essa funcionalidade será explicada na seção "Conciliação bancária com importação de arquivo OFX" neste Manual do Usuário.


Exclusão de recebimento criado a partir da conciliação bancária de arquivos de retorno de boletos bancários


O sistema bloqueia a exclusão de recebimentos criados a partir da conciliação bancária de arquivos de retorno de boletos bancários.


Essa funcionalidade será explicada na seção "Boletos bancários" neste Manual do Usuário.


Como editar, excluir, baixar e reabrir contas a receber?


Vamos entender como é possível editar, excluir, baixar e reabrir contas a receber no módulo Financeiro


Edição de contas a receber


Edição de contas a receber pendentes


Para editar uma conta a receber com status "Pendente" acesse a tela Contas a receber, clique na conta a receber que deseja editar e selecione o submenu "Editar", conforme destacado na imagem a seguir:


Na tela de edição de contas a receber modifique os campos desejados e depois clique no botão "Salvar".


Edição de contas a receber baixadas


O sistema não permite a edição de contas a receber com status "Baixada".


Ao clicar em uma conta a receber baixada o sistema não apresenta o submenu "Editar", apenas o submenu "Acessar".


Ao clicar no submenu "Acessar" é possível ver as informações gerais da conta a receber e seus recebimentos, porém não é possível editá-la.


Para conseguir editar uma conta a receber baixada, primeiro é necessário reabrir a conta a receber, clicando no submenu "Reabrir", destacado na imagem a seguir:


Após clicar no submenu "Reabrir", o sistema irá modificar o status da conta a receber de "Baixada" para "Pendente", e após essa mudança de status, será possível editar a conta a receber.


Exclusão de contas a receber


Só é possível excluir contas a receber sem recebimentos ou baixas sem numerário.


As baixas sem numerário serão explicadas na seção "Baixas sem numerário" neste Manual do Usuário.


Para excluir uma conta a receber acesse a tela Contas a receber, clique na conta a receber que deseja excluir e selecione o submenu "Excluir", destacado na imagem a seguir:


Após clicar no submenu "Excluir", o sistema apresenta uma mensagem de confirmação, e após sua confirmação, excluí a conta a receber.


O sistema bloqueia a exclusão de contas a receber com recebimentos e(ou) baixas sem numerário.


Para conseguir excluir uma conta a receber com recebimentos ou baixas sem numerário será necessário excluir todos os recebimentos e baixas sem numerário registrados na conta a receber.


Baixa de contas a receber pendentes


Uma conta a receber pode ser baixada através das seguintes formas:

  • Registro de um recebimento para conta a receber marcando o campo "Baixa conta a receber".
  • Registro de uma baixa sem numerário para conta a receber
  • Submenu "Forçar baixa" ao clicar em uma conta a receber


Nesta seção vamos entender como é possível baixar a conta a receber através do submenu "Forçar baixa".


Para isso, acesse a tela de contas a receber, clique em uma conta a receber com status "Pendente", e selecione o submenu "Forçar baixa", destacado na imagem apresentada a seguir:


Ao forçar a baixa o sistema valida a equação abaixo:


Valor recebido/baixado = (Valor a receber da conta a receber) - (Valor do desconto) - (Valor da taxa bancária) + (Valor da multa/juros)


Essa validação considera todos os recebimentos e o valor baixado em todas as baixas sem numerário registradas na conta a receber.


Se essa equação não for validada, o sistema apresenta uma mensagem de alerta sugerindo utilizar a funcionalidade de Baixa sem numerário, como apresentado na mensagem de alerta exibida na imagem a seguir:


A funcionalidade de baixa sem numerário será entendida na seção "Baixa sem numerário" deste Manual do Usuário.


Por outro lado se essa equação for validada, o sistema força a baixa da conta a receber modificando seu status de "Pendente" para "Baixada".


Reabertura de contas a receber baixadas


Em alguns casos é necessário reabrir uma conta a receber baixada.


Como exemplo suponha que você deseja editar uma conta a receber que já foi baixada, e nesse caso, você precisará reabrir a conta a receber para poder editá-la.


Para reabrir uma conta a receber baixada, acesse a tela de contas a receber, localize a conta a receber que você deseja reabrir, e clique no submenu "Reabrir", destacado na imagem a seguir:


Após clicar no submenu "Reabrir", o sistema irá modificar o status da conta a receber de "Baixada" para "Pendente", e após essa mudança de status, será possível editar a conta a receber.


Como ver o valor a receber atualizado da conta a receber?


Na tela de contas a receber, na aba "Desconto, multa e juros", o sistema calcula o valor atualizado da conta a receber, considerando desconto por antecipação e multa e juros por atraso.


Apresentamos a seguir uma imagem dessa aba na tela de contas a receber:


Na imagem acima veja que é possível preencher as informações nos quadros "Desconto por antecipação no pagamento", "Multa por atraso no pagamento" e "Juros por atraso no pagamento" diretamente na conta a receber.


Quando a conta a receber é criada sem vínculo com um convênio bancário, o sistema preenche os campos "% de multa por atraso nas contas a receber", "Taxa mensal de juros por atraso nas contas a receber", "% de desconto por antecipação nas contas a receber" e "Prazo de antecipação para aplicação de desconto nas contas a receber (dias corridos)" buscando os valores configurados no cadastro de empresas, entretanto, se quiser, você pode modificar os valores desses campos diretamente na conta a receber.


Já no quadro "Valor atualizado" o sistema calcula o "Valor a receber atualizado" da conta a receber considerando as informações de "Desconto por antecipação no pagamento", "Multa por atraso no pagamento" e "Juros por atraso no pagamento" preenchidas na conta a receber.


Cálculo do valor a receber atualizado da conta a receber considerando desconto, multa e juros


Agora vamos entender como o sistema calcula o valor a receber atualizado da conta a receber considerando desconto por antecipação e multa e juros por atraso.


Valor a receber atualizado


O Valor a receber atualizado é igual a:


Valor a receber atualizado = (Valor a receber) + (Multa por atraso) + (Juros por atraso) - (Desconto por antecipação)


Multa por atraso


Atualmente o sistema só calcula a multa por atraso quando o campo "Tipo de cálculo de multa por atraso em contas a receber" é igual à "Percentual".


Para calcular a multa por atraso o sistema considera a fórmula abaixo:


Multa por atraso = (Valor a receber) x (% da multa por atraso em contas a receber)


Por exemplo, apresentamos uma imagem da tela do sistema com o cálculo da multa por atraso em destaque, de uma conta com valor a receber de R$ 100,00, com 30 dias de atraso e percentual de multa por atraso de 2%.



Para entender a partir de que momento a multa por atraso é calculada pelo sistema leia este artigo.


Juros por atraso


Atualmente o sistema só calcula juros por atraso quando o campo "Tipo de juros por atraso em contas a receber" é igual à "Taxa mensal".


Para calcular o juros por atraso o sistema considera a fórmula abaixo:


Juros por atraso = {(Valor a receber) x (Taxa mensal de juros / 30 dias)} x (Dias corridos de atraso)


Por exemplo, apresentamos uma imagem da tela do sistema com o cálculo de juros por atraso em destaque, de uma conta com valor a receber de R$ 100,00, 30 dias de atraso e taxa mensal de juros por atraso de 1%.



Para entender a partir de que momento o juros por atraso é calculado pelo sistema leia este artigo.


Desconto por antecipação


Atualmente o sistema só calcula desconto por antecipação quando o campo "Tipo de desconto por antecipação de pagamento em contas a receber" é igual à "Percentual até a data informada".


Para calcular o desconto por antecipação o sistema considera a fórmula abaixo:


Desconto por antecipação = (Valor a receber) x (Percentual de desconto por antecipação)


Por exemplo, apresentamos uma imagem da tela do sistema com o cálculo do desconto por antecipação em destaque, de uma conta com valor a receber de R$ 100,00, com data de vencimento para 20 dias a frente, prazo de antecipação para aplicação de desconto de 14 dias corridos e percentual de desconto por antecipação de 3%.



Para entender até que momento o desconto por antecipação é calculado pelo sistema leia este artigo.


Cálculo do valor a receber atualizado da conta a receber baixada


Para contas a receber com status "Baixada", já vimos que o sistema considera a "Data do último recebimento/baixa sem numerário" para cálculo do desconto, multa, juros e valor atualizado.


A seguir vamos apresentar 2 exemplos de como o sistema faz esses cálculos em uma conta a receber baixada.


Conta a receber baixada recebida em atraso


Primeiro vamos analisar o caso de uma conta a receber baixada recebida em atraso.


Como exemplo considere uma conta a receber baixada com data de vencimento em 05/10/2019, que teve um recebimento registrado no sistema em 30/10/2019, mas com data de recebimento em 15/10/2019


Neste exemplo o sistema vai calcular o valor atualizado da conta a receber considerando 10 dias de atraso, utilizando a data do último recebimento para fazer esse cálculo, e não a data do registro no sistema, como na imagem apresentada a seguir:



Conta a receber baixada recebida com antecipação


Agora vamos analisar o caso de uma conta a receber baixada recebida com antecipação.


Como exemplo considere uma conta a receber baixada com data de vencimento em 05/10/2019, que teve um recebimento registrado no sistema em 01/10/2019, mas com data de recebimento em 15/09/2019


Neste exemplo o sistema vai calcular o valor atualizado da conta a receber considerando 20 dias de antecipação, utilizando a data do último recebimento para fazer esse cálculo, e não a data do registro no sistema, como na imagem apresentada a seguir: