O guia rápido de "Solicitações de compra" tem as seções:


ÍNDICE


O que é uma solicitação de compra?


Um processo de compras otimizado deve ter como objetivo comprar os produtos certos, na quantidade correta, com entrega programada para a data de necessidade, de forma a evitar falta ou excesso de estoque.


Falta de estoque de produtos pode ocasionar perdas de vendas, paradas na produção, atrasos na entrega, entre outros problemas. 


Por outra lado o excesso de estoque de produtos pode ocasionar custos extras com armazenagem, separação, movimentação, capital "empatado", perdas por obsolescência, entre outros problemas.


Para atingir esse objetivo idealmente o setor de compras deve saber:

  • Os produtos certos que devem ser comprados.
  • A quantidade correta que deve ser comprada de cada produto.
  • A data de entrega necessária para cada produto comprado.
  • A data limite para compra de forma que os produtos cheguem na empresa na data de entrega desejada.


A solicitação de compra no sistema Nomus existe para ajudar sua empresa a atingir esse objetivo.


Uma solicitação de compra traz as seguintes informações chave para o setor de Compras:

  • Produto: Produto que deve ser comprado.
  • Quantidade necessária: Quantidade que deve ser comprada para atender a necessidade de uma ordem de produção ou necessidade agregada calculada pelo MRP.
  • Data da necessidade: Data que o produto comprado deve chegar na empresa.
  • Data limite para compra: Data limite para compra pela sua empresa para que o produto chegue na data da necessidade.


Uma solicitação de compra pode ser criada a partir de 3 origens:

  • Ordem de produção: Por exemplo, para fabricar 100 cadeiras eu preciso de 500 rodízios. Quando crio a ordem de produção para fabricar 100 cadeiras o sistema pode ser configurado para já criar uma solicitação de compra para 500 rodízios.
  • MRP (Planejamento da necessidade de materiais): Ao executar o MRP avalia o saldo atual em estoque dos materiais, as saídas e entradas planejadas, e decide se deve gerar solicitações de compra, considerando os parâmetros de MRP dos produtos.
  • Livremente: Quando você deseja solicitar uma compra livremente.


Veja abaixo uma imagem da tela Solicitações de compra no sistema:



Como configurar o sistema para criar solicitações de compra?


Configuração geral


Apresentamos a seguir nossas recomendações para preenchimento das principais configurações gerais:

  • Qtde de registros por página: 10
  • Aglutinar solicitações de compra com o mesmo produto e datas de necessidades diferentes na geração de pedidos de compra a partir das solicitações de compra: Sim
  • Bloquear edição da quantidade da solicitação de compra: Não
  • Bloquear edição de solicitações de compra com status "Liberada": Sim    
  • Bloquear edição de solicitações de compra com status "Planejada": Não    
  • Bloquear edição de solicitações de compra com status "Confirmada": Não
  • Bloquear edição de solicitações de compra com status "Atendida parcialmente": Sim    
  • Bloquear edição de solicitações de compra com status "Encerrada": Sim
  • Bloquear edição de solicitações de compra com status "Cancelada": Sim


Método de ressuprimento no cadastro do produto


No cadastro do produto, na aba "Geral" temos o campo "Método de ressuprimento".


Para produtos comprados esse campo deve ser preenchido com uma das opções abaixo:

  • Comprado: quando o produto é sempre comprado.
  • Como padrão comprado: quando o produto como padrão é comprado mas em algumas situações excepcionais pode ser fabricado.
  • Como padrão fabricado: quando o produto como padrão é fabricado mas em algumas situações excepcionais pode ser comprado.


A opção mais comum é "Comprado".


Política de ressuprimento no cadastro do produto


No cadastro do produto, na aba "PCP" temos o campo "Política de ressuprimento".


Esse campo irá determinar como serão geradas as solicitações de compra para o produto.


A política de ressuprimento de um produto comprado deve ser escolhida seguindo as orientações abaixo:


Ressumprimento sob encomenda sem consulta ao estoque

Selecione essa opção quando o produto é comprado sob encomenda e a quantidade a ser comprada deve ser sempre igual à quantidade empenhada na ordem. 


Por exemplo, considere a criação de uma ordem de produção para fabricar 100 cadeiras que irá consumir 500 rodízios. Caso o rodízio tenha essa política de ressuprimento o sistema vai criar uma solicitação de compra para 500 rodízios.


Ressumprimento sob encomenda com consulta ao estoque

Selecione essa opção quando o produto é comprado sob encomenda e a quantidade a ser comprada deve ser sempre igual à quantidade empenhada na ordem subtraindo o saldo disponível em estoque na data de necessidade do empenho.


Por exemplo, considere a criação de uma ordem de produção para fabricar 100 cadeiras que irá consumir 500 rodízios e que você tenha um saldo disponível em estoque de 200 rodízios na data da necessidade. Caso o rodízio tenha essa política de ressuprimento o sistema vai criar uma solicitação de compra para 300 rodízios.


Ressumprimento para estoque através do plano de produção e MRP

Selecione essa opção quando desejar que o sistema gere as solicitações de compra desse produto na execução do MRP (Planejamento da necessidade de materiais), considerando o saldo atual em estoque, as saídas planejadas, as entradas planejadas e os parâmetros de MRP do produto que serão explicados mais a frente neste artigo.


Essa política é recomendada quando você deseja que o sistema gere solicitações de compra para os produtos considerando a necessidade agregada da produção, e não apenas de 1 única ordem de produção.


Ressumprimento para estoque através do consumo histórico

Selecione essa opção quando não desejar que o sistema gere as solicitações de compra automáticas para o produto.

 

Ao selecionar essa opção as solicitações de compra do produto devem ser criadas livremente no módulo de Compras.


Parâmetros de MRP no cadastro do produto


No cadastro do produto, na aba "MRP" temos o quadro "Parâmetros de Plano de Produção e MRP".


Neste quadro temos alguns parâmetros que irão determinar como as solicitações de compra serão geradas pelo sistema.


Veja abaixo uma imagem deste quadro no cadastro do produto:



Para produtos comprados sob encomenda ou para estoque através do consumo histórico só é necessário preencher os parâmetros a seguir:

  • Prazo de ressuprimento de compras (dias)
  • Prazo de segurança no ressuprimento de compras (dias)


Para produtos comprados para estoque através do MRP é necessário avaliar o preenchimento dos parâmetros a seguir:

  • Horizonte de planejamento (dias)
  • Dia fixo para geração de ordens planejadas
  • Lote múltiplo
  • Lote mínimo
  • Lote máximo
  • Estoque de segurança
  • Estoque máximo
  • Prazo de ressuprimento de compras (dias)
  • Prazo de segurança no ressuprimento de compras (dias)


Apresentamos a seguir a explicação sobre todos esses parâmetros.


Horizonte de planejamento (dias)

O valor informado nesse campo determina quantos dias para frente o sistema irá projetar o estoque do produto para gerar as solicitações de compra

Por exemplo, se você configurar este campo com o valor "60", isso significa que o sistema vai projetar o estoque 60 dias a frente. Recomendamos que o Horizonte de planejamento seja no mínimo maior do que o prazo total de ressuprimento de compras do produto mais a frequência de execução do MRP pela sua empresa

Por exemplo, se o prazo máximo de ressuprimento de compras do seu produto é de 14 dias e a sua empresa executa o MRP a cada 7 dias, o horizonte de planejamento deve ser de no mínimo 21 dias.


Dia fixo para geração de ordens planejadas

Se desejar informe neste campo um dia da semana fixo para geração das solicitações de compra.


Lote múltiplo

Campo opcional.


Por exemplo, se você informar o valor "100" nesse campo, todas as solicitações de compra geradas pelo sistema terão quantidade múltipla de 100.


Lote mínimo

Campo opcional. 

Por exemplo, se você informar o valor "1.000" nesse campo, todas as solicitações de compra geradas pelo sistema terão quantidade mínima de 1.000.


Lote máximo

Campo opcional desde que o Estoque máximo seja preenchido. 

Por exemplo, se você informar o valor "10.000" nesse campo, todas as solicitações de compra geradas pelo sistema terão quantidade máxima de 10.000.


Estoque de segurança

Sempre que o saldo em estoque projetado pelo sistema for inferior ao Estoque de segurança, o sistema irá sugerir a geração de uma solicitação de compra. 


Recomendamos que esse campo seja parametrizado de acordo com as incertezas relacionadas à demanda do produto dentro do prazo de ressuprimento total


Como exemplo considere um produto com prazo de ressuprimento total de 14 dias, com uma demanda projetada no sistema de 200 unidades. 


Entretanto, após terminar o período de 14 dias, verificou-se que o produto teve uma demanda real de 250 unidades neste período, uma diferença positiva de 50 unidades em relação à demanda projetada.


Se analisarmos diversos períodos de 14 dias conseguimos calcular a média e desvio padrão dessa diferença entre a demanda projetada e realizada.


Por exemplo, considere que essa diferença tenha uma média de 30 unidades e desvio padrão de 15 unidades.


Nesse exemplo, poderíamos parametrizar um estoque de segurança 60 unidades (média mais 2 vezes o desvio padrão) para obter 97,7% de confiança, ou de 75 unidades (média mais 3 vezes o desvio padrão) para obter 99,9% de confiança. 


Estoque máximo

Campo opcional somente se o Lote máximo for preenchido. 

O valor preenchido nesse campo será considerado pelo sistema para calcular a quantidade da solicitação de compra. 

Por exemplo, se o estoque máximo do produto for "10.000" e o saldo em estoque projetado na data da necessidade estiver "2.000", o sistema irá calcular a quantidade da solicitação de compra como "8.000". 


Para definir o valor desse parâmetro, recomendamos que avalie o intervalo médio em dias que você deseja entre duas compras do mesmo produto, calcule a demanda média do produto neste intervalo e some ao estoque de segurança. 


Por exemplo, se você deseja um intervalo médio de 30 dias entre 2 compras do produto, e a demanda média do produto nesse intervalo é de 7.000 unidades, o estoque de segurança é de 3.000 unidades, então seu estoque máximo pode ser parametrizado com 10.000 unidades. 


Prazo de ressuprimento de compras (dias)

Preencha esse campo com o prazo de ressuprimento de compras em dias considerando todo o processo de compras, da geração da solicitação de compra até o produto estar disponível para produção.


Esse prazo de ressuprimento deve considerar o tempo de cotação e negociação com fornecedores, o tempo de efetivação do pedido de compra com fornecedor, o tempo de entrega do fornecedor, o tempo de inspeção de recebimento, até o produto estar disponível para produção.


Prazo de segurança no ressuprimento de compras (dias)

Preencha esse campo com o prazo de segurança ressuprimento de compras em dias. 

Por exemplo, se o prazo médio de ressuprimento é de 10 dias com um desvio padrão de 3 dias, podemos parametrizar um prazo de segurança de 6 dias (2 vezes o desvio padrão) para obter 97,7% de confiança, ou de 9 dias (3 vezes o desvio padrão) para obter 99,9% de confiança. 


Dicas para parametrização de estoques e prazos de segurança


Na prática a determinação analítica de estoques e prazos de segurança nem sempre é simples de ser feita. 


Há situações em que não há dados históricos ou os dados históricos não são confiáveis. 


Nesses casos sugerimos usar a abordagem evolutiva, seguindo o passo a passo abaixo:

  • 1) Faça uma primeira estimativa conservadora.
  • 2) Ao final de cada trimestre analise a evolução dos níveis de estoque dos produtos.
  • 3) Se perceber que há uma folga nos níveis de estoque, reduza o valor dos parâmetros em 10%, e reavalie no próximo trimestre.


Além de definir o estoque de segurança, idealmente temos que identificar as incertezas do processo de compras, que fazem com que seja necessário trabalharmos com prazos e estoques de segurança maiores, e definirmos ações para reduzir essas incertezas progressivamente e consequentemente os níveis de segurança do sistema.


Quanto menores forem as incertezas no processo, menores poderão ser os estoques e prazos de segurança, e menores serão os níveis de estoque da sua empresa sem ocasionar falta de estoque.


Lista de materiais para produtos fabricados


Para gerar as solicitações de compra através da criação de ordem ou MRP, é fundamental que o sistema conheça a quantidade necessária dos materiais que serão comprados.


E para saber a quantidade necessária dos materiais que serão comprados, é fundamental que:

  • Todo produto fabricado tenha uma lista de materiais.
  • A lista de materiais deve conter todos os componentes necessários para fabricação do produto.
  • A quantidade necessária dos componentes da lista de materiais deve ser definida corretamente.
  • Todos os produtos fabricados tenham ordem de produção criada no sistema.


Para criar a lista de materiais de um produto fabricado, acesse a tela "Produtos" e pesquise pelo produto fabricado.


Clique no produto e utilize o submenu "Lista de materiais".


 A criação da lista de materiais será explicada nos treinamentos do módulo "Produção".


No momento é importante apenas sua empresa entender o que é uma lista de materiais do produto.


Veja abaixo um exemplo da tela de lista de materiais de um produto fabricado "Tinta galão de 20 litros".



Como gerar solicitações de compra na criação de ordens de produção?


Vamos entender como o sistema gera ordens de produção na criação da ordem de produção considerando 2 cenários:

  • 1) Ressuprimento sob encomenda sem consulta ao estoque
  • 2) Ressuprimento sob encomenda com consulta ao estoque


Cenário 1) Ressuprimento sob encomenda sem consulta ao estoque


Neste cenário considere como exemplo o produto "PA 00020 - Flange 180-584-165".


Sua lista de materiais foi definida como abaixo:

  • PA 00020 - Flange 180-584-165 (1 unidade) 
    • MP 00044 - Barra de Aço Inox diâmetro 300 mm (0,30 metros)


Os parâmetros no cadastro do produto "PA 00020 - Flange 180-584-165" foram definidos como abaixo:

  • Método de ressuprimento: Fabricado
  • Política de ressuprimento: Ressuprimento para estoque através do consumo histórico
  • Prazo de ressuprimento na produção: 7 dias
  • Prazo de segurança no ressuprimento da produção: 3 dias


Os parâmetros no cadastro do produto "MP 00044 - Barra de Aço Inox diâmetro 300 mm" foram definidos como abaixo:

  • Método de ressuprimento: Comprado
  • Política de ressuprimento: Ressuprimento sob encomenda sem consulta ao estoque
  • Prazo de ressuprimento na produção: 7 dias
  • Prazo de segurança no ressuprimento da produção: 3 dias


Crie uma ordem de produção para o produto "PA 00020 - Flange 180-584-165" como abaixo:

  • Quantidade da ordem: 100 unidades
  • Data de entrega: 30/06/2020


Veja que o sistema criou a ordem com a data inicial planejada para 20/06/2020.


Nesta ordem o sistema empenhou produto "MP 00044 - Barra de Aço Inox diâmetro 300 mm" como abaixo:

  • Quantidade empenhada: 30 metros
  • Data da necessidade: 20/06/2020


Na tela de solicitações de compra veja que o sistema gerou uma solicitação de compra para o produto "MP 00044 - Barra de Aço Inox diâmetro 300 mm" como abaixo:

  • Quantidade: 30 metros
  • Data da necessidade: 20/06/2020
  • Data limite para compra: 10/06/2020


Veja abaixo em destaque a solicitação de compra criada:



Perceba que a solicitação de compra foi criada com status "Liberada" e origem "Geração de ordem" e que é possível ver a ordem vinculada na coluna "Ordem".


Cenário 2) Ressuprimento sob encomenda com consulta ao estoque


Neste cenário considere como exemplo o produto "PA 00005 - Tinta galão de 20 litros".


Na lista de materiais desse produto temos o componente "MP 00015 - Amarelo" que é comprado sob encomenda com consulta ao estoque como abaixo:

  • PA 00005 - Tinta galão de 20 litros (20 unidades)
    • MP 00015 - Amarelo (2 kg)


Os parâmetros no cadastro do produto "PA 00005 - Tinta galão de 20 litros" foram definidos como abaixo:

  • Método de ressuprimento: Fabricado
  • Política de ressuprimento: Ressuprimento para estoque através do consumo histórico
  • Prazo de ressuprimento na produção: 7 dias
  • Prazo de segurança no ressuprimento da produção: 3 dias


Os parâmetros no cadastro do produto "MP 00015 - Amarelo" foram definidos como abaixo:

  • Método de ressuprimento: Comprado
  • Política de ressuprimento: Ressuprimento sob encomenda com consulta ao estoque
  • Prazo de ressuprimento na produção: 7 dias
  • Prazo de segurança no ressuprimento da produção: 3 dias


Antes de gerar a ordem de produção para o produto "PA 00005 - Tinta galão de 20 litros" vamos fazer a projeção do estoque do produto "MP 00015 - Amarelo".


Acesse o relatório "Projeção de estoques", e gere o relatório para o produto "MP 00015 - Amarelo".


Detalhe a projeção de estoques e veja que o produto está com um saldo em estoque projetado de 1.980 para 23/05/2020.


Crie uma ordem de produção para o produto "PA 00005 - Tinta galão de 20 litros" como abaixo:

  • Quantidade da ordem: 30.000 unidades
  • Data de entrega: 30/06/2020


Veja que o sistema criou a ordem com a data inicial planejada para 20/06/2020.


Nesta ordem o sistema empenhou produto "MP 00015 - Amarelo" como abaixo:

  • Quantidade empenhada: 3.000 kg
  • Data da necessidade: 20/06/2020


Na tela de solicitações de compra veja que o sistema gerou uma solicitação de compra para o produto "MP 00015 - Amarelo" como abaixo:

  • Quantidade: 1.020 kg: igual à quantidade empenhada de 3.000 kg menos o saldo disponível em estoque de 1.980 kg em 20/06/2020.
  • Data da necessidade: 20/06/2020
  • Data limite para compra: 10/06/2020


Veja abaixo em destaque a solicitação de compra criada:



Perceba que a solicitação de compra foi criada com status "Liberada" e origem "Geração de ordem" e que é possível ver a ordem vinculada na coluna "Ordem".


Como gerar solicitações de compra na execução do MRP?


Neste cenário considere como exemplo o produto "PA 00001 - Sacola plástica".


Na lista de materiais desse produto temos o componente "MP 00002 - Pigmento master preto" que é comprado para estoque através de MRP.


A lista de materiais da sacola plástica está assim:

  • PA 00001 - Sacola plástica (1 fardo)
    • SA 00001 - Bobina sacola plástica ( 5 kg)
      • MP 00001 - Polietileno de alta densidade (2,05 kg)
      • MP 00002 - Pigmento master preto (0,45 kg)
      • MP 00003 - Polietileno de baixa densidade linear (2,5 kg)


Os parâmetros no cadastro do produto "MP 00002 - Pigmento master preto" foram definidos como abaixo:

  • Método de ressuprimento: Comprado
  • Política de ressuprimento: Ressuprimento para estoque através de plano de produção e MRP
  • Horizonte de planejamento: 30 dias
  • Lote múltiplo: 100
  • Estoque de segurança: 500
  • Estoque máximo: 2.000
  • Prazo de ressuprimento na produção: 7 dias
  • Prazo de segurança no ressuprimento da produção: 3 dias


Antes de executar o MRP, vamos fazer a projeção do estoque do produto "MP 00002 - Pigmento master preto".


Acesse o relatório "Projeção de estoques" e gere o relatório para o produto "MP 00002 - Pigmento master preto".


O relatório de projeção de estoques estava como abaixo:



Detalhe a projeção de estoques, veja que o produto está com um saldo em estoque projetado de 353,1 para hoje, e que o sistema está sugerindo a compra de 1.600 kg do produto.


Acesse a tela "MRP" e crie um novo MRP selecionando a empresa 01.


Clique no MRP criado e utilize o submenu "Executar MRP".


Após executar o MRP acesse a tela "Ver sugestões de compra" e veja que o sistema sugeriu comprar o produto MP 00002 - Pigmento master preto como abaixo:

  • Quantidade: 1.600 kg: essa é a quantidade para que o estoque do produto fique próximo do estoque máximo respeitando o lote múltiplo de 100.
  • Data da necessidade: 31/05/2020
  • Data limite para compra: 21/05/2020


Acesse a tela de solicitações de compra veja que o sistema gerou uma solicitação de compra para o produto "MP 00002 - Pigmento master preto" como abaixo:

  • Quantidade: 1.600 kg: essa é a quantidade para que o estoque do produto fique próximo do estoque máximo respeitando o lote múltiplo de 100.
  • Data da necessidade: 31/05/2020
  • Data limite para compra: 21/05/2020


Veja abaixo em destaque a solicitação de compra criada:



Perceba que a solicitação de compra foi criada com status "Planejada" e origem "MRP" e que é possível ver o código do MRP na coluna "MRP".


Como criar uma solicitação de compra livremente?


Para criar uma solicitação de compra livremente, acesse a tela "Solicitações de compra" e clique no botão "Criar solicitação de compra".


Preencha os campos seguindo as orientações apresentadas a seguir:

  • Código: Gerado automaticamente pelo sistema
  • Usuário: Preenchido automaticamente pelo sistema.
  • Empresa: Selecione a empresa em que você deseja fazer a compra.
  • Ordem: Se desejar, vincule a solicitação de compra com uma ordem de produção, não é muito comum fazer isso em para solicitações de compra criadas livremente.
  • Código do produto: Selecione o produto que você deseja comprar. Por exemplo "MP 00009 - Titânio".
  • Descrição do produto: Preenchido automaticamente pelo sistema.
  • Informações adicionais do produto    
  • Unidade de medida: Selecione a unidade de medida da solicitação de compra. Como padrão o sistema sugere a unidade de medida principal do produto.
  • Quantidade: Informe a quantidade que deseja comprar.
  • Status: Preenchido automaticamente pelo sistema.
  • Data de emissão: Preenchida automaticamente pelo sistema.
  • Data da necessidade: Informe a data da necessidade. A data que o produto deve estar disponível para consumo na empresa.
  • Data limite para compra: Essa data será calculada automaticamente pelo sistema considerando o prazo de ressuprimento do produto mais o prazo de segurança.
  • Observações


Veja abaixo uma imagem da tela de criação de solicitação de compra:


Clique no botão "Salvar".


Veja que o sistema criou a solicitação de compra com status "Confirmada", calculou a "Data limite para compra" e definiu origem como "Inclusão livre".


Como editar ou excluir uma solicitação de compra?


Após salvar uma solicitação de compra, se necessário é possível editá-la ou excluí-la.


Para editar uma solicitação de compra clique na solicitação e utilize o submenu "Editar" para acessar a tela de edição da solicitação de compra.


Na tela de edição não é possível editar a data da necessidade da solicitação de compra.


A seguir veremos como é possível reprogramar a data da necessidade de uma solicitação de compra.


Para excluir uma solicitação de compra marque a solicitação e utilize o botão "Excluir".


Como reprogramar a data da necessidade de solicitações de compra?


Para reprogramar a data da necessidade de uma solicitação de compra clique na solicitação e utilize o submenu "Reprogramar data da necessidade" para acessar a tela "Reprogramação de data da necessidade" como na imagem a seguir:


Preencha os campos:

  • Data da necessidade: preencha com a nova data da necessidade desejada para solicitação.
  • Observações


Clique no botão "Salvar".


Veja que o sistema modifica a data da necessidade da solicitação de compra e recalcula a Data limite para compra considerando o prazo de ressuprimento do produto mais o prazo de segurança.


Também é possível reprogramar solicitações de compra em lote.


Para fazer isso clique em várias solicitações de compra e utilize o botão "Ações > Reprogramar".


Como liberar solicitações de compra?


Ao clicar em uma solicitação de compra com status "Confirmada" o sistema apresenta o submenu "Liberar solicitação de compra".


Ao utilizar esse submenu o status da solicitação de compra avança para "Liberada".


Caso você se arrependa da liberação, clique na solicitação de compra, utilize o submenu "Remover liberação", e o status da solicitação retorna para "Confirmada".


É possível liberar solicitações de compra em lote.


Para fazer isso clique em várias solicitações de compra e utilize o botão "Ações > Liberar solicitação" como na imagem a seguir:


 

Caso se arrependa também é possível remover a liberação de solicitações de compra em lote.


Para fazer isso clique em várias solicitações de compra e utilize o botão "Ações > Remover liberação".


Como cancelar solicitações de compra?


Ao clicar em uma solicitação de compra que ainda não foi encerrada o sistema apresenta o submenu "Cancelar".


Ao utilizar esse submenu o status da solicitação de compra é modificado para "Cancelada".


Caso você se arrependa do cancelamento, clique na solicitação de compra, utilize o submenu "Remover cancelamento", e a solicitação retorna para o status anterior ao cancelamento.


É possível cancelar solicitações de compra em lote.


Para fazer isso clique em várias solicitações de compra e utilize o botão "Ações > Cancelar" como na imagem a seguir:



Caso se arrependa também é possível remover o cancelamento de solicitações de compra em lote.


Para fazer isso clique em várias solicitações de compra e utilize o botão "Ações > Remover cancelamento".


Como criar uma cotação de compra a partir de solicitações de compra?


A criação da cotação de compra a partir de solicitações de compra é explicada em detalhes na seção "Como criar uma cotação de compra a partir de solicitações de compra?" no guia rápido de cotações de compra.


A idéia aqui é apenas dar uma visão geral rápida sobre como essa ação pode ser feita no sistema.


Para criar uma cotação de compra a partir de solicitações de compra, acesse a tela "Solicitações de compra" e clique no botão "Funções especiais > Criar cotações de compra".


Após clicar nesse botão o sistema irá abrir um quadro como a seguir:



Neste quadro você vê todas as solicitações de compra com status "Liberada" e que ainda não tiveram cotação de compra gerada.


Pesquise pelas solicitações de compra que deseja vincular a sua cotação utilizando os campos de pesquisa na tela, em especial os campos:

  • Fornecedor
  • Código do produto
  • Data limite para compra inicial | Data limite para compra final
  • Qtde de registros


Marque as solicitações de compra que deseja vincular a cotação de compra e clique no botão "Gerar cotação de compra".


Você será levado para a tela de criação de cotação de compra com todos os itens da cotação criados e fornecedores selecionados como na imagem a seguir:



Como criar um pedido de compra a partir de solicitações de compra?


A criação de um pedido de compra a partir de solicitações de compra é explicada em detalhes na seção "Como criar um pedido de compra partir de solicitações de compra?" no guia rápido de pedidos de compra.


A idéia aqui é apenas dar uma visão geral rápida sobre como essa ação pode ser feita no sistema.


Idealmente os pedidos de compra devem ser criados após a cotação de compra, para que a sua empresa possa comparar os preços, prazos de entrega e condições comerciais dos fornecedores, e tomar a decisão de compra visando o melhor custo vs benefício.


Entretanto, em algumas situações práticas, é possível que a sua empresa queira gerar o pedido de compra diretamente para atender solicitações de compra, dispensando o processo de cotação de compra.


Isso pode ocorrer quando você tem alguns produtos com apenas 1 fornecedor qualificado ou quando você já sabe em qual fornecedor deseja fazer sua compra.


Para criar um pedido de compra a partir de solicitações de compra, acesse a tela "Solicitações de compra", selecione a solicitação de compra com status "Liberada" que você deseja gerar um pedido de compra e utilize o submenu "Gerar pedido de compra".


Após utilizar esse submenu, você será levado para a tela de criação de pedido de compra, com o sistema aproveitando todas as informações da solicitação de compra selecionada, como na imagem a seguir:


Também é possível gerar o pedido de compra selecionando várias solicitações de compra.


Para fazer isso na tela "Solicitações de compra" pesquise por solicitações com status "Liberada".


Outros campos de pesquisa interessantes que podem ser utilizados são:

  • Fornecedor
  • Código do produto
  • Grupo de produto
  • Familia de produto
  • Data limite para compra inicial | Data limite para compra final
  • Qtde de registros


Marque as solicitações de compra que você deseja gerar pedido de compra e utilize o botão "Ações > Gerar pedido de compra" como na imagem a seguir:



Após clicar nesse botão você será levado para a tela de criação de pedido de compra com o sistema aproveitando todas as informações das solicitações de compra selecionadas.


Como atender parcialmente solicitações de compra?


Quando sua empresa gera um pedido de compra para uma solicitação de compra, como padrão o sistema encerra a solicitação de compra, mudando seu status para "Encerrada".


Esse comportamento é seguido pelo sistema quando o pedido de compra é gerado diretamente a partir da solicitação de compra, e também quando sua empresa faz cotações de compra para as solicitações de compra para posteriormente gerar o pedido de compra.


Entretanto, em alguns casos especiais, pode ser necessário gerar um pedido de compra para atender parcialmente uma solicitação de compra, e nestes casos a solicitação de compra ficará com status "Atendida parcialmente".

 

Isso normalmente ocorre quando o fornecedor não tem estoque para atender a quantidade da solicitação de compra e sua empresa resolve gerar um pedido de compra com uma quantidade inferior à quantidade da solicitação.


O encerramento das solicitações de compra é controlado através do campo "Encerra solicitação" na tela de item de pedido de compra destacado na imagem a seguir:




Caso você deseje atender parcialmente uma solicitação de compra você deverá desmarcar o campo "Encerra solicitação" na tela de item de pedido de compra.


Geralmente quando esse campo é desmarcado, a quantidade a comprar também é modificada, para ficar menor do que a quantidade solicitada.


Após salvar um pedido de compra sem encerrar uma solicitação de compra, vá até a tela de solicitações de compra, e veja que a solicitação de compra ficou com status "Atendida parcialmente".


Caso você se arrependa de não ter encerrado a solicitação de compra, e deseja encerrá-la, basta clicar na solicitação de compra e utilizar o submenu "Forçar encerramento" como na imagem a seguir:



Ao utilizar esse submenu o sistema modifica o status da solicitação de compra para "Encerrada".


Caso você se arrependa desse encerramento, clique na solicitação de compra encerrada e utilize o submenu "Remover encerramento".


Também é possível forçar o encerramento de solicitações de compra em lote.


Para fazer isso clique em várias solicitações de compra e utilize o botão "Ações > Forçar encerramento".


Por fim é possível remover o encerramento de solicitações de compra em lote.


Para fazer isso clique em várias solicitações de compra e utilize o botão "Ações > Remover encerramento".