O guia rápido do "Cadastro gerais de compras" tem as seções:


ÍNDICE


Configurações de compras no cadastro de produtos


Método de ressuprimento


No cadastro do produto, na aba "Geral" temos o campo "Método de ressuprimento".


Para produtos comprados esse campo deve ser preenchido com uma das opções abaixo:

  • Comprado: quando o produto é sempre comprado.
  • Como padrão comprado: quando o produto como padrão é comprado mas em algumas situações excepcionais pode ser fabricado.
  • Como padrão fabricado: quando o produto como padrão é fabricado mas em algumas situações excepcionais pode ser comprado.


Política de ressuprimento


No cadastro do produto, na aba "PCP" temos o campo "Política de ressuprimento".


Esse campo irá determinar como serão geradas as solicitações de compra para o produto.


A política de ressuprimento de um produto comprado deve ser escolhida seguindo as orientações abaixo:


Ressuprimento sob encomenda sem consulta ao estoque

Selecione essa opção quando o produto é comprado sob encomenda e a quantidade a ser comprada deve ser sempre igual à quantidade empenhada na ordem. 


Por exemplo, considere a criação de uma ordem de produção para fabricar 100 cadeiras que irá consumir 500 rodízios.


Caso o rodízio tenha essa política de ressuprimento o sistema vai criar uma solicitação de compra para 500 rodízios.


Ressuprimento sob encomenda com consulta ao estoque

Selecione essa opção quando o produto é comprado sob encomenda e a quantidade a ser comprada deve ser sempre igual à quantidade empenhada na ordem subtraindo o saldo atual em estoque.


Por exemplo, considere a criação de uma ordem de produção para fabricar 100 cadeiras que irá consumir 500 rodízios e que você tenha 200 rodízios em estoque.


Caso o rodízio tenha essa política de ressuprimento o sistema vai criar uma solicitação de compra para 300 rodízios.


Ressuprimento para estoque através do plano de produção e MRP

Selecione essa opção quando desejar que o sistema gere as solicitações de compra desse produto na execução do MRP, considerando o saldo atual em estoque, as saídas planejadas, as entradas planejadas e as políticas de MRP do produto como:

  • Estoque de segurança
  • Estoque máximo
  • Lote mínimo
  • Lote múltiplo
  • Lote máximo
  • Horizonte de planejamento
  • Prazo de ressuprimento


Essa política é recomendada quando você deseja que o sistema gere solicitações de compra para os produtos considerando a necessidade agregada da produção, e não apenas de 1 única ordem de produção.


Ressuprimento para estoque através do consumo histórico

Selecione essa opção quando não desejar que o sistema gere as solicitações de compra automáticas para o produto.

 

Ao selecionar essa opção as solicitações de compra do produto devem ser criadas livremente no módulo de Compras.


Vamos detalhar esse assunto no artigo de solicitações de compra, neste momento é importante apenas ter um entendimento inicial das opções disponíveis.


Fornecedores do Produto


No cadastro do produto é possível definir os fornecedores dos produtos comprados.


Os fornecedores do produto são exibidos na tela de solicitações de compra e sugeridos na tela de cotações de compra.


Para definir os fornecedores do produto acesse a tela "Produtos", localize o produto e clique no submenu "Editar".


Na tela de edição do produto clique na aba "Compras" e localize o quadro "Fornecedores do produto" destacado na imagem a seguir:



Para vincular um novo fornecedor ao produto, selecione o fornecedor no campo "Nome" e clique no botão "Adicionar".


Para remover o vínculo de fornecedores com o produto, selecione os fornecedores e utilize o botão "Excluir relacionamento do produto com fornecedor".


Mais a frente veremos que na tela de cotações de compra, é possível adicionar produtos e fornecedores à cotação de compra, e o sistema adiciona automaticamente os fornecedores no cadastro do produto.


Códigos do produto nos fornecedores


No cadastro do produto também é possível definir os códigos do produto nos fornecedores.


A definição desses códigos é fundamental para que o sistema consiga identificar os produtos automaticamente ao importar o XML da NF-e do fornecedor.


Para definir os códigos do produto no fornecedor acesse a tela "Produtos", localize o produto e clique no submenu "Editar".


Na tela de edição do produto clique na aba "Compras" e localize o quadro "Códigos do produto nos fornecedores" apresentado na imagem a seguir:



Preencha os campos:

  • Código externo do produto: Preencha com o código do produto no fornecedor.
  • Fornecedor: Selecione o fornecedor.
  • Unidade de medida: Selecione a unidade de medida do produto no fornecedor. Como padrão o sistema sugere a unidade de medida principal do produto. Entretanto, caso o produto venha com uma unidade de medida diferente na NF-e emitida pelo fornecedor, é importante selecionar a unidade de medida do fornecedor, e definir o fator de conversão entre unidades de medida na tela "Unidades de medida secundárias" do produto.


Quando um código do produto no fornecedor é adicionado, caso o fornecedor ainda não esteja vinculado com o produto, o sistema faz esse vínculo automaticamente.


Se desejar remover um código do produto no fornecedor clique no código é utilize o submenu "Remover".


Configurações de compras no cadastro da empresa


No cadastro da empresa é importante definir se a empresa calcula crédito de ICMS, IPI, PIS e COFINS para que o sistema calcule o custo de compra dos produtos corretamente, dependendo do tipo de movimentação de compra.


Para fazer isso acesse a tela "Empresas" e utilize o submenu "Editar".


Na tela de edição da empresa clique na aba "Fiscal" e preencha os campo no quadro "Crédito de tributos" como destacado na imagem a seguir:



O cálculo do crédito de ICMS, IPI, PIS e COFINS normalmente depende do regime de tributação da empresa conforme tabela apresentada a seguir:


Regime de TributaçãoCalcula crédito de
ICMS
Calcula crédito de
IPI
Calcula crédito de
PIS
Calcula crédito de
COFINS
Simples NacionalNãoNãoNãoNão
Lucro PresumidoSimSimNãoNão
Lucro RealSimSimSimSim


Defina as configurações da sua empresa e depois clique no botão "Salvar".


Configurações de compras no cadastro do fornecedor


Acesse a tela "Pessoas", pesquise por um fornecedor e utilize o submenu "Editar"


Na tela de edição da pessoa clique na aba "Compras".


Códigos de produto no fornecedor


Na aba "Códigos de produto no fornecedor" é possível definir os códigos dos produtos no fornecedor.


Para fazer isso preencha os campos:

  • Código externo do produto: Preencha com o código do produto no fornecedor.
  • Produto: Selecione um produto da sua empresa.
  • Unidade de medida: Selecione a unidade de medida do produto no fornecedor. Como padrão o sistema sugere a unidade de medida principal do produto. Entretanto, caso o produto venha com uma unidade de medida diferente na NF-e emitida pelo fornecedor, é importante selecionar a unidade de medida do fornecedor, e definir o fator de conversão entre unidades de medida na tela "Unidades de medida secundárias" do produto.


E clique no botão "Incluir".


A definição desses códigos é fundamental para que o sistema consiga identificar os produtos automaticamente ao importar o XML da NF-e do fornecedor.


Produtos do fornecedor


Na aba "Produtos do fornecedor" é possível definir os produtos comprados do fornecedor.


Os fornecedores do produto são exibidos na tela de solicitações de compra e sugeridos na tela de cotações de compra.


Para relacionar um produto com o fornecedor selecione o produto no campo "Produto" e clique no botão "Relacionar".


Para remover o vínculo de produtos com o fornecedor, selecione os produtos e utilize o botão "Excluir relacionamento do produto com fornecedor".


Veja abaixo uma imagem dessa aba em destaque:



Condições de pagamento do fornecedor


Na aba "Condições de pgto do fornecedor" é possível restringir as condições de pagamento para o fornecedor.


Para fazer isso marque o campo "Restringir condições de pagamento para esse fornecedor" e selecione as condições de pagamento que deseja restringir.


Nas telas do processo de compras, coleta de preços na cotação de compra, pedidos de compra e documentos de entrada, o sistema só exibe as condições de pagamento restringidas para o fornecedor.


Veja abaixo uma imagem dessa aba em destaque:



Transportadoras do fornecedor


Na aba "Transportadoras do fornecedor" é possível definir uma "Modalidade de transporte padrão" e restringir as transportadoras para o fornecedor.


Para restringir as transportadoras para o fornecedor marque o campo "Restringir transportadoras para esse fornecedor" e vincule as transportadoras com o fornecedor.


Nas telas do processo de compras, coleta de preços na cotação de compra, pedidos de compra e documentos de entrada, o sistema só exibe as transportadoras restringidas para o fornecedor.


Veja abaixo uma imagem dessa aba em destaque:



Formas de pagamento


Na aba "Formas de pgto" é possível restringir as formas de pagamento para o fornecedor.


Para fazer isso marque o campo "Restringir formas de pagamento para esse fornecedor" e selecione as formas de pagamento que deseja restringir.


Nas telas do processo de compras, coleta de preços na cotação de compra, pedidos de compra e documentos de entrada, o sistema só exibe as formas de pagamento restringidas para o fornecedor.


Veja abaixo uma imagem dessa aba em destaque: