O guia rápido de "Comissões de venda" tem as seções:
ÍNDICE
- O que são as comissões de venda?
- Como configurar o sistema para utilizar comissões de venda?
- Como definir as regras de comissão?
- Como aplicar as comissões no processo de vendas?
- Como os registros de comissão de venda são gerados?
- Como os registros de comissão de venda são liberados para pagamento?
- Como fazer a apuração das comissões de venda para pagamento?
O que são as comissões de venda?
Para motivar a equipe comercial e impulsionar as vendas normalmente é uma boa prática criar um modelo de comissões de venda.
A comissão de venda é uma remuneração extraordinária que pode ser paga para representante, vendedor, parceiro, entre outros, pela venda efetuada.
No sistema Nomus é possível:
- Definir as regras para aplicação de comissões de venda.
- Gerar os registros de comissão para as vendas efetuadas.
- Controlar a liberação para pagamento dos registros de comissão de venda.
- Fazer a apuração das comissões de venda para pagamento.
- Gerar documento pdf do relatório de comissões.
Veja abaixo um exemplo da tela "Registros de comissões de venda":
Como configurar o sistema para utilizar comissões de venda?
Configuração geral
Veja abaixo as principais configurações gerais relacionadas as comissões de venda:
- Permite mudar valor da alíquota de comissão: Não
- Permite mudar valor de comissão calculado pelo sistema: Não
- Classificação financeira da conta a pagar gerada a partir da apuração de comissões de venda: Selecione uma conta criada no plano de contas para "Comissões de venda".
- Exibir quadro "Comissões liberadas antes do período de apuração" na tela de apuração de comissões de venda: Sim
- Exibir quadro "Comissões liberadas após o período de apuração" na tela de apuração de comissões de venda: Sim
- Exibir quadro "Comissões não liberadas para pagamento" na tela de apuração de comissões de venda: Não
- Layout padrão para a geração do relatório de comissões em pdf na tela de apuração de comissões: Selecionar o layout "Relatório de comissões".
Tipos de movimentação
No cadastro dos tipos de movimentação com natureza "Venda" é possível configurar:
- Calcular comissões de venda: Marcar esse campo nos tipos de movimentação de venda que irão gerar comissões de venda.
- Valor padrão do campo "Sugerir comissões de venda automaticamente": Se desejar que as comissões de venda seja sugeridas automaticamente pelo sistema selecione as opções "Marcado e habilitado" ou "Marcado e desabilitado".
Funções no processo comercial
Normalmente as funções no processo comercial comissionadas são "Representante" e "Vendedor".
Entretanto você pode ter outras funções no processo comercial que precisem ser comissionadas como por exemplo:
- Cliente responsável pela indicação
- Equipe de Marketing
Para cadastrar funções no processo comerciais acesse a tela "Funções no processo comercial".
Clique no botão "Criar função no processo comercial".
Preencha os campos:
- Nome
- Ativo
Clique em "Salvar".
Veja abaixo um exemplo da tela "Funções no processo comercial":
Para utilizar as funções no processo comercial na aplicação de comissões é preciso atribuir essas funções comerciais à pessoas cadastradas no sistema.
Para fazer isso acesse o cadastro de pessoas e edite a pessoa.
Clique na aba "Vendas" e no quadro "Funções no processo comercial" selecione as funções no processo comercial que a pessoa pode exercer.
Além disso, na aba "Categoria" marque a categoria "Vendedor", para que a pessoa possa ser comissionada no processo de vendas.
O cadastro de funções no processo comercial é opcional e só deve ser realizado caso sua empresa faça o pagamento de comissões de venda para pessoas que não sejam os representantes e vendedores.
Tipos de comissão
Os tipos de comissão existem para que seja possível diferenciar as classificar as comissões de venda e suas fórmulas.
Por exemplo, você pode cadastrar no sistema os tipos de comissão:
- Indicação
- Demonstração
- Fechamento
Para cadastrar tipos de comissão acesse a tela "Tipos de comissão".
Clique no botão "Criar tipo de comissão".
Preencha os campos:
- Nome
- Tipo de cálculo: Recomendamos selecionar a opção "Base de cálculo x Alíquota de comissão".
- Fórmula para Base de cálculo: Escreva a fórmula que será utilizada pelo sistema para definir a base de cálculo da comissão utilizando as variáveis sugeridas no quadro "Variáveis que podem ser utilizadas para cálculo de comissão". É muito comum a utilização da fórmula "vProd - vDesc".
- Ativo?
- Observações
Para utilizar as comissões de venda você deve cadastrar pelo menos 1 tipo de comissão.
Se não quiser diferenciar a classificação das comissões de venda recomendamos que cadastre 1 único tipo de comissão chamado "Comissão de venda".
Veja abaixo um exemplo da tela de cadastro de tipos de comissão:
Como definir as regras de comissão?
O que é uma regra de comissão?
O cadastro de regras de comissão existe para que você configure como serão geradas as comissões de venda para todos as vendas realizadas pela sua empresa.
Em uma regra de comissão você configura um cenário de venda (Inputs), e depois define como o sistema vai aplicar as comissões de venda neste cenário (Outputs).
Por exemplo, você pode configurar uma regra de comissão para o cenário de venda abaixo:
Inputs
- Empresa: 01
- Representante: Representante MG
E quando a venda for feita nesse cenário, o sistema aplicar as comissões de venda como abaixo:
Outputs
Cálculo da comissão
- Tipo de comissão: Comissão de venda
- Alíquota de comissão (%): 10
- Permite mudar valor da alíquota de comissão: Não
- Permite mudar valor de comissão calculado pelo sistema: Não
- Regra para liberação de pagamento da comissão: 4) Liberação vinculada ao pagamento da conta a receber
Pessoas comissionadas
- Sugestão de pessoa pelo sistema: Sugerir pessoa do Representante
- Classificação de pessoa: Qualquer valor
Como cadastrar as regras de comissão no sistema?
Acesse a tela "Regras de comissão".
Clique no botão "Criar regra de comissão" e preencha os campos a seguir:
Informações gerais
- Código: Gerado pelo sistema.
- Nome: Nome da regra de comissão. Ex: Representante | Aliq: 10% | Lib: Pag CR
- Usuário: Preenchido pelo sistema
- Data de criação: Definida pelo sistema
- Ativo?: Marcar
- Observações
Inputs
Escolher os inputs do cenário de venda que irão determinar a aplicação da regra de comissão utilizando as variáveis apresentadas a seguir.
- Empresa: Empresa do documento
- Natureza do tipo de movimentação: Natureza do tipo de movimentação do item do documento.
- Tipo de movimentação: Tipo de movimentação do item do documento.
- Produto: Produto do item do documento.
- Família de produto: Família do produto do item do documento.
- Grupo de produto: Grupo do produto do item do documento.
- Cliente: Cliente do documento.
- UF Cliente: UF do cliente do documento.
- Representante: Representante do documento.
- Vendedor: Vendedor do documento.
- Classificação do Vendedor: Classificação da pessoa do vendedor do documento.
- Tabela de preço: Tabela de preço do item do documento.
- Condição de pagamento: Condição de pagamento do documento.
- Origem de negociação: Origem da negociação do documento.
- Classificação da pessoa com função comercial: Classificação da pessoa de cada função comercial cadastrada no sistema. O sistema cria 1 campo de input para cada função comercial cadastrada no sistema.
Faixa de valor total do pedido: Sistema considera o valor total do documento.
- Valor total do pedido maior que: Informe o valor inicial da faixa.
- Valor total do pedido menor ou igual a: Informe o valor final da faixa.
Faixa de desconto: Sistema considera o % de desconto aplicado no item do documento.
- % de desconto maior que: Informe o valor inicial da faixa.
- % de desconto menor ou igual a: Informe o valor final da faixa.
Veja abaixo um exemplo do preenchimento dos inputs de uma regra de comissão:
Outputs
Defina como será feito o cálculo da comissão e as pessoas que serão comissionadas.
Cálculo da comissão
- Tipo de comissão: Escolha um tipo de comissão cadastrado.
- Alíquota de comissão (%): Informe a alíquota de comissão.
- Permite mudar valor da alíquota de comissão: Marque esse campo se desejar que o usuário possa modificar a alíquota da comissão.
- Permite mudar valor de comissão calculado pelo sistema: Marque esse campo se desejar que o usuário possa modificar o valor da comissão.
- Regra para liberação de pagamento da comissão:Selecione a regra para liberação de comissão dentre os valores a seguir:
- 1) Liberação integral na criação do pedido de venda: Os registros de comissão são gerados e liberados quando o pedido de venda é criado.
- 2) Liberação integral na criação do documento de saída: Os registros de comissão são gerados e liberados quando o documento de saída é criado.
- 3) Liberação integral após o pagamento da 1a conta a receber gerada para o documento de saída: Os registros de comissão são gerados na criação do documento de saída e liberados quando a 1a conta a receber gerada para o documento de saída é quitada.
- 4) Liberação vinculada ao pagamento da conta a receber: Os registros de comissão são gerados na criação do documento de saída e liberados quando a conta a receber vinculada é quitada.
Pessoas comissionadas
- Sugestão de pessoa pelo sistema: Decida se você deseja que o sistema sugira a pessoa comissionada automaticamente.
- Classificação de pessoa: Se quiser selecione uma ou mais classificações de pessoa para filtrar as pessoas que poderão ser comissionadas.
Veja abaixo um exemplo de outputs da regra de comissão:
Como aplicar as comissões no processo de vendas?
As comissões de venda são aplicadas nas telas de propostas comerciais, pedidos de venda e documentos de saída.
Nessas telas o sistema tem a inteligência para sugerir as comissões de venda acordo com o cenário da venda facilitando a definição de comissões de venda e evitando falhas.
Como o sistema sugere a aplicação das comissões?
Na proposta, pedido de venda e documento de saída o sistema aplica as comissões de venda de acordo com as regras de comissão e com o preenchimento dos campos abaixo:
Documento
- Empresa
- Cliente
- Representante
- Vendedor
- Condição de pagamento
- Origem da negociação
- Classificação da pessoa com função no processo comercial
- Valor total
Item do documento
- Tipo de movimentação
- Produto
- Tabela de preço aplicada
- % de desconto aplicado
Como aplicar as comissões?
Nas telas de propostas comerciais, pedidos de venda e documentos de saída, clique na aba "Comissões".
Preencha os campos:
- Status da apuração de comissões
- Origem de negociação
- Pessoa da função comercial: Sistema exibe 1 campo de input para cada função comercial cadastrada.
- Observações sobre comissionamento
Clique no botão "Sugerir comissões".
O sistema vai sugerir as comissões automaticamente para todos os itens do documento.
Dependendo da configuração do sistema é possível modificar a alíquota e valor das comissões calculadas.
Além disso, é possível editar, excluir e adicionar comissões.
Na aba "Totais das comissões" o sistema totaliza as comissões do documento.
Veja abaixo um exemplo da aba "Comissões" na tela Documentos de saída:
Como definir comissões de venda para um documento de saída com NF-e autorizada
Um documento de saída com NF-e autorizada não pode ser editado.
Caso precise definir as comissões de venda para um documento de saída com NF-e autorizada, clique no documento de saída e utilize o submenu "Definir comissões de venda".
Defina as comissões de venda utilizando os mesmos critérios já explicados acima.
Como os registros de comissão de venda são gerados?
A geração dos registros de comissão de venda depende da regra de liberação para pagamento.
Na criação do pedido de venda o sistema gera os registros de comissão com a regra de liberação para pagamento:
- 1) Liberação integral na geração do pedido de venda
Na criação do documento de saída o sistema gera os registros de comissão com as regras de liberação para pagamento:
- 2) Liberação integral na criação do documento de saída
- 3) Liberação integral após o pagamento da 1a conta a receber gerada para o documento de saída
- 4) Liberação vinculada ao pagamento da conta a receber
Todos os registros de comissão gerados podem ser vistos na tela "Registros de comissão" como na imagem a seguir:
Os registros de comissão ficam sempre vinculados com contas a receber geradas.
Os registros de comissão gerados ao salvar o pedido de venda ficam vinculados com contas a receber previstas, já os registros de comissão gerados ao salvar o documento de saída ficam vinculados com contas a receber confirmadas.
Como os registros de comissão de venda são liberados para pagamento?
A liberação para pagamento dos registros de comissão de venda depende da regra de liberação para pagamento.
As regras de liberação para pagamento possíveis para um registro de comissão são:
- 1) Liberação integral na criação do pedido de venda: Todos os registros de comissão são liberados quando o pedido de venda é criado.
- 2) Liberação integral na criação do documento de saída: Todos os registros de comissão são liberados quando o documento de saída é criado.
- 3) Liberação integral após o pagamento da 1a conta a receber gerada para o documento de saída: Todos os registros de comissão são liberados quando a 1a conta a receber gerada para o documento de saída é quitada.
- 4) Liberação vinculada ao pagamento da conta a receber: Registro de comissão só é liberado quando a conta a receber vinculada é quitada.
Na tela Registros de comissão, os registros de comissão liberados para pagamento tem o campo "Data de liberação para pagamento" preenchido e o "Valor liberado para pagamento" maior do que zero como em destaque na imagem a seguir:
Os sinais nos registros de comissão representam:
Sinal cinza: Aguardando liberação
Valor liberado para pagamento e Valor de comissão pago iguais a zero.
Indica que o registro de comissão ainda não foi liberado para pagamento.
Sinal amarelo: Atenção
Valor de comissão pago menor que Valor liberado para pagamento.
Indica que o registro de comissão já foi liberado para pagamento mas ainda não foi pago, ou o valor pago está inferior ao valor liberado para pagamento.
Sinal verde: OK
Valor de comissão pago igual ao Valor liberado para pagamento.
Indica que o registro de comissão já foi liberado para pagamento, já foi pago, e o valor pago está igual ao valor liberado para pagamento.
Sinal vermelho: Problema
Valor de comissão pago maior que Valor liberado para pagamento.
Indica que o registro de comissão já foi liberado para pagamento, já foi pago, porém o valor pago está maior do que o valor liberado para pagamento.
Como fazer a apuração das comissões de venda para pagamento?
Criação da apuração de comissão
Acesse a tela "Apuração de comissões".
Clique no botão "Criar apuração".
Preencha os campos:
- Código: Gerado automaticamente pelo sistema.
- Empresa: Selecione a empresa.
- Pessoa comissionada: Selecione a pessoa comissionada que você deseja fazer a apuração. O sistema apresenta todas as pessoas nas categorias "Vendedor" e "Representante". A apuração de comissão fica sempre vinculada a uma pessoa comissionada.
- Data inicial do período de apuração: Informe a data inicial do período de apuração das comissões. Por exemplo: 01/04/2020.
- Data final do período de apuração: Informe a data final do período de apuração das comissões. Por exemplo: 30/04/2020
- Data de pagamento: Informe a data que a comissão será paga. Essa data é utilizada pelo sistema para preencher a data de vencimento da conta a pagar gerada ao encerrar a apuração.
- Data de apuração: Campo preenchido automaticamente pelo sistema.
- Gera conta a pagar no encerramento da apuração de comissões: Marque se desejar que o sistema gere uma conta a pagar no encerramento da apuração das comissões.
- Classificação da conta a pagar: Selecione a classificação da conta a pagar que será gerada no encerramento da apuração das comissões.
- Conta bancária da conta a pagar: Selecione a conta bancária da conta a pagar que será gerada no encerramento da apuração das comissões.
- Usuário: Preenchido automaticamente pelo sistema.
- Observações
- Layout do relatório pdf: Selecione o layout que será utilizado pelo sistema para gerar o documento pdf do relatório de comissões de venda.
Clique em "Salvar" para ser levado para tela de apuração de comissões como a seguir:
Nessa tela os registros de comissão são separados em 4 quadros:
- Comissões liberadas antes do período de apuração
- Comissões liberadas dentro do período de apuração
- Comissões liberadas após o período de apuração
- Comissões não liberadas para pagamento
A exibição desses quadros é controlada pelas configurações gerais:
- Exibir quadro "Comissões liberadas antes do período de apuração" na tela de apuração de comissões de venda
- Exibir quadro "Comissões liberadas após o período de apuração" na tela de apuração de comissões de venda
- Exibir quadro "Comissões não liberadas para pagamento" na tela de apuração de comissões de venda
Como padrão o sistema sugere pagar todas as comissões liberadas para pagamento.
Os campos de input dessa tela são:
- Pagar?: Marque se deseja pagar o registro de comissão.
- Comissão a pagar: Informe o valor da comissão que será pago. Como padrão o sistema sugere que o valor a pagar seja igual ao saldo a pagar.
- Encerrar pagamento?: Marque se já tiver finalizado o pagamento do registro de comissão.
Após marcar todas as comissões que você deseja pagar clique no botão "Salvar".
Veja que o sistema salva a apuração de comissão.
Se desejar editar a apuração de comissão, clique na apuração e utilize o submenu "Acessar apuração".
Faça as modificações necessárias e depois clique no botão "Salvar".
Ao salvar a apuração de comissão o sistema gera os registros de pagamentos de comissão que podem ser vistos na tela "Pagamentos de comissão".
Veja abaixo um exemplo da tela Pagamento de comissão:
Geração do documento pdf do relatório de comissões
Clique na apuração de comissão e utilize o submenu "Gerar relatório pdf".
Veja que o sistema gera um relatório pdf como a seguir:
Para gerar o documento pdf do relatório de comissões de venda o sistema considera o layout selecionado na apuração de comissão no campo "Layout do relatório pdf", e caso esse campo esteja vazio, o layout selecionado na configuração geral "Layout padrão para a geração do relatório de comissões em pdf na tela de apuração de comissões".
O layout do documento pdf do relatório de comissões pode ser personalizado para atender particularidades da sua empresa.
Todos os layouts de documentos pdfs gerados pelo sistema são cadastrados na tela "Layouts".
Nessa tela é possível ver os layouts já cadastrados para relatórios de comissão pesquisando a opção "Relatório de comissão" no campo "Tipo de layout".
Para cadastrar novos layouts no sistema clique no botão "Criar layout", selecione o tipo de layout e faça o upload do arquivo com tipo Jasper Reports (.jrxml).
Anexamos neste artigo um layout padrão para o documento pdf do relatório de comissões de venda.
Atenção, recomendamos que a criação e edição de layouts seja feita pelo Analista de Implantação responsável pelo projeto na sua empresa pois essas atividades demandam conhecimento técnico na ferramenta Jasper Reports.
Encerramento da apuração de comissão
Ao encerrar uma apuração de comissão o sistema pode gerar uma conta a pagar na classificação "Comissões de venda" no Financeiro.
Para fazer isso acesse a tela "Apurações de comissão", clique na apuração de comissão e utilize o submenu "Encerrar".
Ao encerrar a apuração de comissões o sistema pode gerar uma conta a pagar no Financeiro como na imagem a seguir:
Caso se arrependa do encerramento da apuração, clique na apuração de comissão e utilize o submenu "Remover encerramento".
Ao remover o encerramento da apuração de comissões o sistema exclui a conta a pagar gerada no Financeiro.