O guia rápido de "NF-e" tem as seções:
ÍNDICE
- O que é uma NF-e?
- Como configurar o sistema para gerar NF-e?
- Como gerar uma NF-e?
- Como ver o DANFE de uma NF-e?
- Como ver o arquivo XML de uma NF-e?
- Como enviar uma NF-e autorizada por email para o cliente?
- Como gerar uma CC-e (Carta de correção eletrônica) para uma NF-e?
- Como cancelar uma NF-e?
- Como auditar uma NF-e antes de emití-la?
- Como pré-visualizar o DANFE de uma NF-e antes de emití-la?
- Como inutilizar uma NF-e?
- Como exportar o XML e DANFE das NF-es emitidas?
O que é uma NF-e?
A NF-e (Nota fiscal eletrônica de produto) é o documento fiscal eletrônico que contém todas as informações fiscais exigidas para venda e circulação de produtos sujeitos à tributação de ICMS.
A validade jurídica da NF-e é assegurada pela assinatura digital da sua empresa e pela autorização prévia de uso pela secretaria de fazenda (SEFAZ) do seu estado.
Veja abaixo um exemplo da tela Painel de NF-e no sistema:
Como configurar o sistema para gerar NF-e?
Configuração geral
Apresentamos a seguir nossas recomendações para preenchimento das principais configurações gerais separadas por temas:
Geração da NF-e
- Quantidade de casas decimais para valores unitários na NF-e: 10
- Quantidade de casas decimais para valores unitários na NF-e de importação: 10
- Abater descontos do valor do produto na geração de NF-e: Não
- Adicionar informações do FCP e FCP ST por item do documento no campo "Informações adicionais do produto" na geração da NF-e: Recomendamos o valor "Sim" porém é importante validar essa configuração com o seu Contador.
- Adicionar informações de totais do FCP e FCP ST no campo "Informações adicionais de interesse do FISCO" na geração da NF-e: Recomendamos o valor "Sim" porém é importante validar essa configuração com o seu Contador.
- Enviar o campo vDesc com valor "0.00" no grupo Fatura (fat) na geração da NF-e em documentos de saída/entrada com valor total do desconto igual a zero: Não
Informações adicionais do produto
- Preencher campo Informações adicionais do produto no XML da NF-e com o Lote/série do produto escolhido no item do documento: Não. A opção "Sim" só deve ser selecionada se você desejar que as informações do lote/série dos produtos da NF-e seja escrita pelo sistema no campo "Informações adicionais do produto" do XML da NF-e.
- Formato para exibição de informações de Lote/série nas Informações adicionais do produto no XML da NF-e: Manter o padrão "Lote: @loteSerie".
- Formato para exibição de informações de Data de fabricação do Lote/série nas Informações adicionais do produto no XML da NF-e: Manter o padrão "Fabricação: @loteSerieDataCriacao".
- Formato para exibição de informações de Data de validade do Lote/série nas Informações adicionais do produto no XML da NF-e: Manter o padrão "Validade: @loteSerieDataValidade".
- Preencher campo Informações adicionais do produto no XML da NF-e com o Código do produto no cliente: Não. A opção "Sim" só deve ser selecionada se você desejar que o código do produto no cliente seja escrito pelo sistema no campo "Informações adicionais do produto" do XML da NF-e.
- Formato para exibição do Código do produto no cliente nas Informações adicionais do produto no XML da NF-e: Manter o padrão "Código do produto no cliente: @codigoProdutoCliente".
Validações
- Validações do sistema no cancelamento de NF-es: Sugerimos avaliar a melhor opção com o seu contador. Geralmente a opção mais indicada é "Permitir cancelamento de NF-e com o campo "Data/hora de saída" preenchido mas somente se (Data/hora do pedido do cancelamento) <= (Data/hora de saída)
- Validar preenchimento dos campos "Pedido de compra do cliente" e "Item de pedido de compra do cliente" de acordo com as regras de validação da NF-e nas telas do processo de vendas: Sim
- Bloquear geração de NF-e para pessoas inativas: Sim
Arquivos gerados
- Padrão de nome do arquivo XML da NF-e: Recomendamos manter o padrão "@chaveNFe"
- Padrão de nome do arquivo pdf do DANFE da NF-e: Recomendamos manter o padrão "@chaveNFe"
- Padrão de nome do arquivo pdf da CC-e da NF-e: Recomendamos manter o padrão "@chaveNFe-cce"
- Padrão de nome do arquivo pdf do protocolo de cancelamento da NF-e: Recomendamos manter o padrão "@chaveNFe-cancelamento"
- Padrão de nome do arquivo xml do evento de cancelamento da NF-e: Recomendamos manter o padrão "@chaveNFe-cancelamento"
Instalação do certificado digital A1
Para gerar NF-e é necessário instalar o certificado digital A1 da sua empresa no webservice de comunicação da Nomus com a SEFAZ e essa instalação é feita pelo Suporte da Nomus.
Para fazer essa instalação envie um email para o [email protected] anexando o arquivo do certificado digital A1 da sua empresa com extensão ".pfx" e informando a senha do certificado.
Atenção, não é permitido gerar NF-e com certificado digital A3 no sistema Nomus.
Cadastro de série da nota fiscal
Acesse a tela "Séries de nota fiscal".
Clique no botão "Criar série da nota fiscal" para acessar a tela de criação de séries da nota fiscal.
Preencha os campos:
- Tipo de venda: Selecione a opção "Produto".
- Série: Informe a série da sua NF-e. Essa informações pode ser vista no campo "Série" do DANFE da NF-e emitida pela sua empresa.
- Ativo?: Marque este campo.
- Comentários
- Habilitar geração do número sequencial da NF-e pelo sistema: Marque este campo.
- Empresa para emissão de NF-e: Selecione a empresa que você irá vincular esta série de nota fiscal. No sistema Nomus uma série de nota fiscal só deve ser relacionada com 1 única empresa.
- Número da próxima NF-e a ser gerada: Informe o número da próxima NF-e que será emitida pelo sistema Nomus. Atenção, antes de gerar a primeira NF-e em ambiente de produção pelo sistema Nomus, você deve avaliar o número da última NF-e gerada pela sua empresa e somar mais 1 a este número para preencher este campo.
Recomendamos que cadastre as séries de nota fiscal para todos os CNPJs que serão utilizados pela sua empresa para gerar NF-e.
Veja abaixo um exemplo da tela Séries de nota fiscal:
Configurações para geração da NF-e na empresa
Acesse a tela "Empresas" clique na empresa que será configurada para gerar NF-e e utilize o submenu "Editar".
Na tela de edição da empresa clique na aba "Fiscal" e preencha os campos abaixo:
Configurações para emissão de NF-e
- Habilitar empresa para geração de NF-e: Marque este campo.
- Série para emissão de NF-e: Verifique se a série da nota fiscal está selecionada corretamente.
- Formato de impressão do DANFE: A opção mais comum é "Retrato".
- Tipo de ambiente para emissão de NFe: Selecione a opção "Homologação" para fazer testes no sistema gerando NF-e em ambiente de homologação. Modifque este campo para "Produção" quando sua empresa for começar a gerar NF-es em ambiente de produção.
- Alíquota do ICMS na Tabela do Simples Nacional (%): Se a sua empresa é optante pelo Simples Nacional, preencha com a alíquota de crédito de ICMS apurada no DAS da competência mais recente. Por exemplo "2,84". Essa alíquota de crédito de ICMS será enviada pelo sistema quando a sua operação tiver as situações tributárias de ICMS 101 ou 201 que permitem o aproveitamento de crédito pelo cliente.
- Enviar informações de Identificação do Responsável Técnico: Algumas UFs exigem o envio da informação do responsável técnico pela geração da NF-e. Marque este campo somente se a UF da sua empresa exigir o envio dessa informação.
Veja abaixo um exemplo da configuração para geração da NF-e no cadastro de empresas:
Pessoas autorizadas a obter o XML das notas fiscais eletrônicas emitidas pela empresa
Se necessário informe as pessoas que estarão autorizadas a obter o XML das notas fiscais emitidas pela sua empresa.
Normalmente é recomendável adicionar a pessoa do seu Contador que deve ser cadastrada no sistema na categoria "Responsável contábil".
Atenção, ao fazer o cadastro da pessoa, não esqueça de informar o CNPJ ou CPF da pessoa, pois é essa informação que é enviada no XML da NF-e.
Inscrição Estadual do Substituto Tributário por Unidade da Federação
Se a sua empresa tiver inscrição estadual do substituto tribitário em outras unidades da federação, preencha os campos:
- UF
- Inscrição estadual
E clique no botão "Adicionar".
Quando a sua empresa tem inscrição estadual do substituto tributário em uma unidade da federação é possível fazer operações interestaduais com ICMS ST para essa UF e apurar o ICMS ST a recolher mensalmente.
Avançado
Preencher o campo:
- Prazo máximo para cancelamento da NF-e a partir da data/hora de autorização (horas): Geralmente o prazo para cancelamento da NF-e é de 24 horas, entretanto esse prazo pode variar por UF. Portanto recomendamos que confirme este prazo com seu Contador.
Configurações para notificações por email na empresa
Na tela de edição da empresa clique na aba "Vendas", abra o quadro "Notificações por email na geração de NF-e" e preencha os campos abaixo:
Autorização da NF-e
- Enviar email automaticamente na autorização da NF-e: marque este campo se desejar que o sistema envie um email automaticamente sempre que a NF-e for autorizada.
- Emails para preenchimento do campo "Para": recomendamos não preencher este campo.
- Emails para preenchimento do campo "Cc": recomendamos preencher este campo com um email do setor de faturamento da sua empresa, por exemplo, [email protected]
- Emails para preenchimento do campo "Cco": recomendamos não preencher este campo.
- Emails para preenchimento do campo "Responder para": recomendamos preencher este campo com um email do setor de faturamento da sua empresa, por exemplo, [email protected]
- Nome do remetente do email: o sistema já sugere um nome para o remetente do email. Se quiser fique à vontade para modificar este corpo do email utilizando as variáveis do quadro "Variáveis do remetente".
- Assunto do email enviado: o sistema já sugere um assunto para o email. Se quiser fique à vontade para modificar este corpo do email utilizando as variáveis do quadro "Variáveis do assunto".
- Corpo do email enviado: o sistema já sugere um corpo para o email. Se quiser fique à vontade para modificar este corpo do email utilizando as variáveis do quadro "Variáveis do corpo".
Cancelamento da NF-e
- Enviar email automaticamente no cancelamento da NF-e: marque este campo se desejar que o sistema envie um email automaticamente sempre que a NF-e for cancelada.
- Preencher com os mesmos emails informados na "Autorização da NF-e: recomendamos marcar este campo.
- Emails para preenchimento do campo "Para": campo fica desabilitado para edição.
- Emails para preenchimento do campo "Cc": campo fica desabilitado para edição.
- Emails para preenchimento do campo "Cco": campo fica desabilitado para edição.
- Emails para preenchimento do campo "Responder para": campo fica desabilitado para edição.
- Nome do remetente do email: o sistema já sugere um nome para o remetente do email. Se quiser fique à vontade para modificar este corpo do email utilizando as variáveis do quadro "Variáveis do remetente".
- Assunto do email enviado: o sistema já sugere um assunto para o email. Se quiser fique à vontade para modificar este corpo do email utilizando as variáveis do quadro "Variáveis do assunto".
- Corpo do email enviado: o sistema já sugere um corpo para o email. Se quiser fique à vontade para modificar este corpo do email utilizando as variáveis do quadro "Variáveis do corpo".
Geração da CC-e da NF-e
- Enviar email automaticamente na geração da CC-e da NF-e: marque este campo se desejar que o sistema envie um email automaticamente sempre que for gerada uma CC-e para a NF-e.
- Preencher com os mesmos emails informados na "Autorização da NF-e: recomendamos marcar este campo.
- Emails para preenchimento do campo "Para": campo fica desabilitado para edição.
- Emails para preenchimento do campo "Cc": campo fica desabilitado para edição.
- Emails para preenchimento do campo "Cco": campo fica desabilitado para edição.
- Emails para preenchimento do campo "Responder para": campo fica desabilitado para edição.
- Nome do remetente do email: o sistema já sugere um nome para o remetente do email. Se quiser fique à vontade para modificar este corpo do email utilizando as variáveis do quadro "Variáveis do remetente".
- Assunto do email enviado: o sistema já sugere um assunto para o email. Se quiser fique à vontade para modificar este corpo do email utilizando as variáveis do quadro "Variáveis do assunto".
- Corpo do email enviado: o sistema já sugere um corpo para o email. Se quiser fique à vontade para modificar este corpo do email utilizando as variáveis do quadro "Variáveis do corpo".
Veja abaixo um exemplo do quadro "Notificações por email na geração de NF-e" no cadastro de empresas:
Configurações para notificações por email na pessoa
Acesse a tela "Pessoas", clique na pessoa do cliente e utilize o submenu "Editar".
Na tela de edição da pessoa clique na aba "Faturamento", abra o quadro "Notificações por email na geração de NF-e" e preencha os campos abaixo:
Autorização da NF-e
- Bloquear envio automático de email na autorização de NF-e: não marcar este campo.
- Emails para preenchimento do campo "Para": preencha este campo com os emails do seu cliente que receberão a NF-e autorizada por email. Por exemplo: [email protected].
- Emails para preenchimento do campo "Cc": recomendamos não preencher este campo.
- Emails para preenchimento do campo "Cco": recomendamos não preencher este campo.
Cancelamento da NF-e
- Bloquear envio automático de email no cancelamento da NF-e: não marcar este campo.
- Preencher com os mesmos emails informados na "Autorização da NF-e: recomendamos marcar este campo.
- Emails para preenchimento do campo "Para": campo fica desabilitado para edição.
- Emails para preenchimento do campo "Cc": campo fica desabilitado para edição.
- Emails para preenchimento do campo "Cco": campo fica desabilitado para edição.
Geração da CC-e da NF-e
- Bloquear envio automático de email na geração da CC-e da NF-e: não marcar este campo.
- Preencher com os mesmos emails informados na "Autorização da NF-e: recomendamos marcar este campo.
- Emails para preenchimento do campo "Para": campo fica desabilitado para edição.
- Emails para preenchimento do campo "Cc": campo fica desabilitado para edição.
- Emails para preenchimento do campo "Cco": campo fica desabilitado para edição.
Veja abaixo um exemplo do quadro "Notificações por email na geração de NF-e" no cadastro de pessoas:
Como gerar uma NF-e?
Para criar gerar uma NF-e acesse a tela "Documento de saída".
Clique no documento de saída e utilize o submenu "Gerar NF-e" como apresentado na imagem a seguir:
Após clicar nesse submenu aguarde a comunicação do sistema com a SEFAZ.
Após obter o retorno da SEFAZ o status da NF-e pode migrar para:
- Autorizada
- Denegada
- Rejeitada
- Aguardando autorização
A seguir vamos explicar todos esses status.
NF-e autorizada
Se a NF-e for autorizada, depois de alguns segundos, na coluna "NF-e", você verá um sinal verde com o número da NF-e e o status "Autorizada".
NF-e denegada
Se a NF-e for denegada, depois de alguns segundos, na coluna "NF-e", você verá um sinal preto com o status "Denegada".
A denegação de uma NF-e pode ocorrer por irregularidade fiscal do emitente ou do destinatário.
Um exemplo de irregularidade é quando o destinatário está com a Inscrição Estadual suspensa, cancelada ou baixada.
A NF-e denegada fica salva na base de dados da SEFAZ e seu número não pode ser reutilizado pela empresa emitente.
Uma nota fiscal denegada não pode ser utilizada para acobertar a operação que está sendo realizada.
NF-e rejeitada
Se a NF-e for rejeitada, depois de alguns segundos, na coluna "NF-e", você verá um sinal vermelho com o status "Rejeitada".
Para entender porque a NF-e foi rejeitada, acesse a tela "Painel de NF-e", clique na NF-e e utilize o submenu "Ver eventos".
Analise o último evento registrado para NF-e para entender porque a NF-e foi rejeitada.
Resolva a rejeição editando as informações necessárias no sistema, depois retorne para a tela "Documentos de saída" e utilize o submenu "Gerar NF-e" novamente.
Ao processar uma NF-e a SEFAZ verifica uma série de regras de validação, e quando alguma regra não é atendida, rejeita a autorização da NF-e e apresenta uma mensagem de rejeição para o emitente.
Um exemplo de rejeição de NF-e é quando a inscrição estadual do destinatário está inválida.
NF-e aguardando autorização
Em algumas situações podem ocorrer falhas na comunicação com a SEFAZ, e depois de alguns segundos, na coluna "NF-e", você verá um sinal amarelo com o status "Aguardando autorização".
Quando a NF-e estiver com status "Aguardando autorização", clique no documento de saída e utilize o submenu "Resolver".
Ao utilizar o submenu "Resolver" o sistema faz uma nova tentativa de comunicação com a SEFAZ para avaliar se a NF-e foi autorizada, denegada ou rejeitada.
Este submenu também está disponível na tela "Painel de NF-e".
Como gerar NF-e em lote?
Se desejar gerar NF-es em lote para vários documentos de saída.
Para fazer isso, acesse a tela "Documentos de saída", selecione um ou mais documentos de saída sem NF-e, e depois clique no botão "Ações > Gerar NF-es".
Após clicar nesse botão, o sistema vai gerar a 1 NF-e para cada documento de saída selecionado.
Como ver o DANFE de uma NF-e?
Acesse a tela "Documento de saída".
Clique no documento de saída com uma NF-e autorizada e utilize o submenu "Ver DANFE".
O sistema abre o DANFE da NF-e como na imagem a seguir:
Outra alternativa para ver o DANFE é através da tela "Painel de NF-e".
Acesse a tela "Painel de NF-e", clique em uma NF-e autorizada e utilize o submenu "Ver DANFE".
Como ver o arquivo XML de uma NF-e?
Acesse a tela "Documento de saída".
Clique no documento de saída que tenha uma NF-e autorizada e utilize o submenu "Ver arquivo XML".
O sistema abre o arquivo XML da NF-e como na imagem a seguir:
Outra alternativa para ver o arquivo XML é através da tela "Painel de NF-e".
Acesse a tela Painel de NF-e, clique na NF-e autorizada e utilize o submenu "Ver arquivo XML".
Como enviar uma NF-e autorizada por email para o cliente?
No cadastro da empresa é possível configurar o sistema para enviar NF-es por email automaticamente no momento da autorização da NF-e.
Para configurar o sistema dessa forma, acesse o cadastro de empresa, clique na aba "Vendas", abra o quadro "Notificações por email na geração de NF-e" e marque a configuração "Enviar email automaticamente na autorização da NF-e".
Além da possibilidade de envio automático, o sistema Nomus também permite o envio da NF-e por email para o cliente a qualquer momento.
Para fazer isso acesse a tela "Painel de NF-e".
Clique na NF-e autorizada e utilize o submenu "Enviar DANFE e XML da NF-e por email" para acessar a tela de Envio da NF-e por email como na imagem a seguir:
No quadro "Informações gerais" veja que o sistema preenche automaticamente os campos como explicado a seguir:
- Para: Emails do cadastro do Pessoa do documento de saída + Emails do cadastro da Empresa do documento de saída.
- Cc: Emails do cadastro do Pessoa do documento de saída + Emails do cadastro da Empresa do documento de saída.
- Cco: Emails do cadastro do Pessoa do documento de saída + Emails do cadastro da Empresa do documento de saída.
- Resposta para: Emails do cadastro da Empresa do documento de saída
- Assunto do email: Texto configurado no cadastro da Empresa do documento de saída
- DANFE da NF-e: Marque este campo se desejar que o DANFE da NF-e seja anexado ao email.
- XML da NF-e: Marque este campo se desejar que o XML da NF-e seja anexado ao email.
- Boletos bancários: Marque este campo se desejar que os boletos bancários das contas a receber geradas para a NF-e sejam anexados ao email.
- Carta de correção eletrônica: Marque este campo se desejar que CC-e seja anexado ao email. O sistema só anexa a CC-e se a NF-e tiver sofrido alguma correção.
No campo "Mensagem" veja que o sistema escreve o texto do email de acordo com o texto configurado no cadastro da empresa do documento de saída.
Se desejar você pode apagar ou modificar o conteúdo de qualquer campo.
Clique no botão "Enviar" para o sistema enviar o email.
Como gerar uma CC-e (Carta de correção eletrônica) para uma NF-e?
O que é a carta de correção eletrônica?
Primeiramente vamos entender o que é a carta de correção eletrônica.
A Carta de Correcão pode ser utilizada para regularização de erro ocorrido na emissão de documento fiscal desde que o erro não esteja relacionado com:
- As variáveis que determinam o valor do imposto tais como: base de cálculo, alíquota, diferença de preço, quantidade.
- valor da operação ou da prestação.
- A correção de dados cadastrais que implique mudança do remetente ou do destinatário.
- A data de emissão ou de saída.
Como gerar a carta de correção eletrônica?
Acesse a tela "Painel de NF-e".
Clique na NF-e autorizada que você deseja gerar uma CC-e e utilize o submenu "Gerar carta de correção eletrônica" para acessar a tela Carta de correção eletrônica apresentada a seguir:
Informe a descrição da correção e clique em "Salvar".
Após salvar veja que a NF-e ficou com o ícone CC-e.
Ao gerar uma carta de correção eletrônica o sistema registra um evento "Carta de correção eletrônica" na NF-e.
Para ver esse evento clique na NF-e que foi corrigida e utilize o submenu "Ver eventos",.
Na tela de Eventos da NF-e localize o evento "Carta de correção eletrônica".
Para ver a CC-e de uma NF-e clique na NF-e e utilize o submenu "Ver CC-e" para ver o documento pdf da CC-e como a seguir:
Envio da CC-e por email para o cliente
No cadastro da empresa é possível configurar o sistema para enviar CC-es por email automaticamente para os clientes.
Para configurar o sistema dessa forma, acesse o cadastro de empresa, clique na aba "Vendas", abra o quadro "Notificações por email na geração de NF-e" e marque a configuração "Enviar email automaticamente na geração da CC-e da NF-e".
Além da possibilidade de envio automático, o sistema Nomus também permite o envio da CC-e por email para o cliente a qualquer momento.
Para fazer isso, na tela Painel de NF-e, clique na NF-e que foi corrigida e utilize o submenu "Enviar CC-e da NF-e por email".
A carta de correção eletrônica também pode ser enviada junto com o DANFE e o XML da NF-e utilizando o submenu "Enviar DANFE e XML da NF-e por email".
Como fazer mais de uma CC-e para uma mesma NF-e?
Se for necessário, é possível gerar mais de uma CC-e para uma mesma NF-e.
Para fazer isso utilize a mesma tela acessada para fazer a 1a carta de correção eletrônica.
Tenha atenção apenas para informar no campo "Descrição da correção" todas as correções efetuadas na NF-e, inclusive as correções dos eventos anteriores.
Como cancelar uma NF-e?
Acesse a tela "Painel de NF-e".
Clique na NF-e autorizada e utilize o submenu "Cancelar NF-e" para acessar a tela "Cancelamento de NF-e" apresentada a seguir:
Informe o motivo do cancelamento da NF-e e clique em "Salvar".
Após salvar veja que o status da NF-e foi modificado para "Cancelada".
Ao cancelar uma NF-e o sistema registra um evento "Cancelamento da NF-e" na NF-e.
Para ver esse evento clique na NF-e que foi cancelada e utilize o submenu "Ver eventos",.
Após acessar a tela "Eventos da NF-e" localize o evento "Cancelamento da NF-e".
Protocolo de cancelamento da NF-e
Após cancelar a NF-e é possível ver o Protocolo de cancelamento da NF-e.
Para fazer isso clique na NF-e cancelada e utilize o submenu "Ver protocolo de cancelamento".
O sistema vai gerar um documento pdf como a seguir:
Arquivo XML do cancelamento da NF-e
Após cancelar a NF-e é possível ver o arquivo XML do evento de cancelamento da NF-e.
Para fazer isso clique na NF-e cancelada e utilize o submenu "Ver XML do evento de cancelamento".
Envio do NF-es canceladas por email para o cliente
No cadastro da empresa é possível configurar o sistema para enviar NF-es canceladas por email automaticamente para os clientes.
Para configurar o sistema dessa forma, acesse o cadastro de empresa, clique na aba "Vendas", abra o quadro "Notificações por email na geração de NF-e" e marque a configuração "Enviar email automaticamente no cancelamento da NF-e".
Além da possibilidade de envio automático, o sistema Nomus também permite o envio da NF-e cancelada por email para o cliente a qualquer momento.
Para fazer isso acesse a tela "Paile de NF-e", clique na NF-e cancelada e utilize o submenu "Enviar protocolo de cancelamento da NF-e por email".
Como auditar uma NF-e antes de emití-la?
Antes de gerar uma NF-e é uma boa prática auditá-la para verificar inconsistências no XML da NF-e que podem gerar rejeição.
Para fazer isso, acesse a tela "Documentos de saída", clique no documento e utilize o submenu "Auditar para emissão de NF-e".
Ao utilize este submenu o sistema irá simular a geração da NF-e e se identificar alguma inconsistência no XML enviará uma mensagem de alerta.
Veja abaixo um imagem da tela de documentos de saída com esse submenu em destaque:
Atenção, a funcionalidade de auditoria da NF-e não garante que a sua NF-e esteja com os dados tributários corretos para a operação realizada.
É importante sempre criar e validar as regras de tributação com o Contador responsável pela sua empresa para evitar falhas no envio de dados tributários na geração da NF-e.
Como pré-visualizar o DANFE de uma NF-e antes de emití-la?
Antes de gerar uma NF-e é uma boa prática pré-visualizar o DANFE para confirmar os dados a NF-e e evitar a necessidade de realizar correções e cancelamentos.
Para fazer isso, acesse a tela "Documentos de saída", clique no documento e utilize o submenu "Pré-visualizar DANFE".
Ao utilize este submenu o sistema irá gerar o DANFE da NF-e antes de autorizá-la.
Veja abaixo um imagem da tela de documentos de saída com esse submenu em destaque:
Como inutilizar uma NF-e?
A numeração da NF-e deve ser sequencial.
Quando essa sequência da numeração da NF-e é pulada, independente do motivo, é necessário registrar a inutilização da faixa de números de NF-e que não será utilizada.
Para fazer isso Acesse a tela "Inutilização de NF-e" e clique no botão "Criar inutilização" para acessar a tela Inutilização de NF-e como a seguir:
Preencha os campos:
- Empresa
- Série da NF-e
- Numero inicial da NF-e: Informe o número inicial da NF-e da faixa que você quer inutilizar.
- Número final da NF-e: Informe o número final da NF-e da faixa que você quer inutilizar.
- Justificativa
Clique em "Salvar".
O sistema salva a inutilização na tabela com status "Aguardando autorização".
Clique no registro e utilize o submenu "Autorizar inutilização".
Após o sistema confirmar a autorização veja que a inutilização ficou com status "Autorizada".
Clique na inutilização autorizada e utilize o submenu "Ver arquivo XML" para ver o arquivo XML da inutilização.
Como exportar o XML e DANFE das NF-es emitidas?
Acesse a tela "Painel de NF-e".
Clique no botão "Exportação de NF-es" para acessar a tela de exportação de NF-es como na imagem a seguir:
Preencha os campos:
- Empresa
- Data de emissão inicial da NF-e
- Data de emissão final da NF-e
- Número inicial da NF-e
- Número final da NF-e
- Ambiente de emissão de NF-e
Clique no botão "Exportar".
O sistema vai gerar um arquivo zip com:
- Arquivo XML das NF-es autorizadas
- DANFE das NF-es autorizadas
- Carta de correção eletrônica de NF-es corrigidas
- XML do evento de cancelamento das NF-es canceladas
Recomendamos combinar com o Contador responsável pela escrituração contábil da sua empresa uma rotina para exportação desse arquivo zip.