O guia rápido de "Pedidos de venda" tem as seções:


ÍNDICE


O que é um pedido de venda?


Para fazer uma venda para o seu cliente normalmente é uma boa prática gerar um pedido de venda antes de gerar a NF-e.


Um pedido de venda é um documento importante para formalizar o negócio e apresenta os produtos, preços e condições de fornecimento acordados com o seu cliente.


No sistema Nomus é possível:

  • Registrar os pedidos de venda feitos pela sua empresa.
  • Gerar um documento pdf para seus pedido de venda.
  • Controlar a liberação de pedidos de venda.
  • Acompanhar o andamento da produção do pedido de venda integrado ao módulo de Produção e Chão de fábrica.
  • Gerar documento de saída e NF-e quando o pedido de venda estiver pronto.


Veja abaixo uma exemplo da tela Pedidos de venda:



Como configurar o sistema para gerar pedidos de venda?


Configuração geral


Apresentamos a seguir nossas recomendações para preenchimento das principais configurações gerais separadas por temas:


Codificação de pedidos de venda e seus itens

  • Codificação automática habilitada?: Marcar
  • Prefixo: Digite o prefixo desejado para o código da proposta. Por exemplo "PD".
  • Número de dígitos: Sugerimos que digite o valor 6. Se você acreditar que a sua empresa pode gerar mais de 999.999 pedidos de venda, digite o valor 7.
  • Índice: Informe o valor 1 se você quiser que o seu primeiro pedido de venda seja gerada com o código PD 000001. Se você já tiver uma codificação de pedido de venda em outro sistema e quiser dar sequência nessa codificação no sistema Nomus, informe o código do próximo pedido de venda que deve ser gerado pelo sistema Nomus.
  • Habilitar numeração automática na tela de criação de itens de pedido de venda: Sim
  • Quantidade de dígitos do número do item de pedido de venda: 1
  • Índice do Número do item de pedido de venda: 1
  • Passo do Número do item de pedido de venda: 1
  • Validação relacionada ao código do pedido nas telas de criação/edição de pedidos de venda: Recomendamos selecionar a opção "Bloquear o salvamento de pedidos de venda com o mesmo código do pedido e cliente.
  • Sugerir o código do pedido igual ao código da proposta: Não


Cadastro de pedidos de venda

  • Exibir campo "Condição de pagamento (texto livre)" na tela de criação/edição de pedidos de venda: Não
  • Valor padrão do campo "Condição de pagamento (texto livre)" na tela de criação de pedidos: Recomendamos não preencher esta configuração.
  • Tornar preenchimento do campo "Tipo de pedido" obrigatório na tela de criação/edição de pedido de venda: Sugerimos selecionar a oção "Sim" somente se a sua empresa cadastrar tipos de pedido de venda.
  • Tornar preenchimento do campo "Tipo de movimentação" obrigatório na tela de criação/edição de pedido de venda: Sim
  • Tornar preenchimento do campo "Vendedor" obrigatório na tela de criação/edição de pedidos de venda: Não
  • Tornar preenchimento do campo "Representante" obrigatório na tela de criação/edição de pedidos de venda: Não
  • Exige preenchimento do campo Contato nas telas de criação/edição de pedido de venda: Sim
  • Bloquear edição do campo "Data de emissão": Não
  • Exibir informação da Hora de entrega na tela de Pedidos de venda: Não. Só faz sentido selecionar a opção "Sim" se for importante para a sua empresa definir a Hora de entrega de cada item de pedido de venda.
  • Tornar campo preço unitário obrigatório: Sim
  • Tornar obrigatória a seleção de uma tabela de preços nas telas de criação/edição de propostas e pedidos de venda: Em um primeiro momento sugerimos escolher a opção "Não". Só faz sentido escolher a opção "Sim" quando você tiver todas as tabelas de preço criadas e não quiser dar nenhuma flexibilidade para sua equipe de vendas praticar preços diferentes das tabelas de preço criadas.
  • Bloquear salvamento do pedido de venda com valor total financeiro > 0 sem preencher o campo "Condições de pagamento" e sem definir pelo menos 1 parcela: Sim
  • Status padrão na criação de itens de pedidos de venda: Recomendamos selecionar a opção "Aguardando liberação" para utilizar a funcionalidade de liberação de pedidos de venda.
  • Exibir coluna "Tipo de movimentação" na tabela "Itens do pedido de venda" na tela de criação/edição de pedidos de venda: Sim
  • Exibir coluna "CFOP" na tabela "Itens do pedido de venda" na tela de criação/edição de pedidos de venda: Sim
  • Exibir coluna "Setor de saída" na tabela "Itens do pedido de venda" na tela de criação/edição de pedidos de venda: Sim
  • Aplicar regras de tributação automaticamente na tela de criação de item de pedidos: Sim
  • Bloquear a inclusão do mesmo produto em itens diferentes do mesmo pedido de venda: Sim


Criação de pedidos através da API de integração

  • Força a codificação de pedidos integrados com as regras do Nomus ERP: Não
  • Tipo de movimentação padrão para pedidos de venda criados através de integração com e-commerce: Recomendamos criar um tipo de movimentação de venda "Vendas e-commerce" e selecionar esse tipo de movimentação nesta configuração.
  • Prazo de entrega em dias do item de pedido recebido através de integração com o campo "Data de entrega" não informado: Sugerimos informar o prazo de entrega mais comum da sua empresa em dias. Por exemplo "10".


Exibição de pedidos de venda na tela Pedidos de venda

  • Tipo de paginação de registros na tela de pedidos de venda: Selecionar a opção "Paginar registros por pedido de venda".
  • Qtde de registros por página: 10
  • Exibir Usuário na tela de Pedidos de venda: Não
  • Exibir Vendedor na tela de Pedidos de venda: Não
  • Exibir Tipo de Pedido na tela de Pedidos de venda: Não
  • Exibir coluna "Informações adicionais do produto" na tela de Pedidos de venda: Não
  • Exibir Representante na tela de Pedidos de venda: Não
  • Exibir Configuração do produto na tela de Pedidos de venda: Não
  • Exibir coluna "Valor total" na tela "Pedidos de venda": Sim
  • Exibir tabela com itens de pedido já criados na tela de criação de item de pedido: Sim
  • Exibir coluna "Pedido de compra do cliente" na tela de Pedidos de venda: Não


Edição de pedidos de venda

  • Bloquear edição de pedidos de venda com itens de pedido com status "Liberado": Sim
  • Bloquear edição de pedidos de venda com itens de pedido com status "Atendido com corte": Sim
  • Bloquear edição de pedidos de venda com itens de pedido com status "Atendido parcialmente": Sim
  • Bloquear edição de pedidos de venda com itens de pedido com status "Atendido totalmente": Sim
  • Bloquear edição de pedidos de venda com itens de pedido com status "Cancelado": Sim


Documento pdf do pedido de venda

  • Layout que será usado para gerar o documento do Pedido: Selecionar o layout "Pedido de venda".


Produção de pedidos de venda

  • Permitir o registro de atendimento pela produção em itens de pedido de venda não relacionados a nenhuma ordem de produção: Não
  • Permitir gerar ordens de produção vinculadas a itens de pedido de venda com status Aguardando liberação: Não
  • Permitir gerar ordens de produção vinculadas a itens de pedido de venda com status Atendido totalmente: Não


Geração de documentos de saída para pedidos de venda

  • Bloquear a geração de documentos de saída para pedidos de venda com tipos de movimentação diferentes: Sim
  • Copiar informação do campo "Observações" do pedido de venda para o documento de saída na criação do documento de saída a partir do pedido de venda: Sim
  • Copiar informação do campo "Observações" do pedido de venda para o documento de venda de serviço na criação do documento de saída a partir do pedido de venda: Sim


Cadastro de tipos de pedido de venda


O tipo de pedido de venda é escolhido na tela de criação de pedidos de venda.


O cadastro de tipos de pedido de venda é opcional e normalmente é utilizado quando sua empresa pode ter mais de 1 layout de documentos pdf para o pedido de venda.


Exemplos de tipos de pedido de venda são:

  • Padrão
  • Personalizado


Para cadastrar tipos de pedido de venda acesse a tela "Tipos de pedido de venda" e clique no botão "Criar tipo de pedido".


Preencha os campos seguindo as orientações apresentadas a seguir:


Informações gerais    

  • Tipo de pedido: defina o nome do tipo de pedido.
  • Ativo?
  • Observações


Cálculo automático de data de entrega de itens de pedido

  • Habilitar cálculo automático de data de entrega de itens de pedido: Recomendamos não marcar. Só faz sentido marcar se você desejar que a data de entrega de todos os itens do pedidos de venda seja calculada pelo sistema considerando o "Prazo mínimo de entrega (dias)" e um limite máximo de quantidade pedida por dia com o mesmo tipo de pedido.
  • Prazo mínimo de entrega (dias)
  • Limite máximo da quantidade pedida por dia


Documento pdf do pedido de venda    

  • Layout do documento pdf do pedido de venda: se desejar selecione o layout do documento pdf específico para o tipo de pedido de venda.
  • Habilita seleção de layout na geração do documento pdf do pedido de venda: ao marcar esse campo o usuário terá que selecionar o layout desejado ao gerar o documento pdf do pedido de venda.


Cadastre todos os tipos de pedido que são relevantes para gestão da sua empresa.


Veja abaixo um exemplo da tela Tipos de pedido de venda:



Cadastro de atributos de pedidos de venda


O cadastro de atributos de pedidos de venda é opcional e existe para que você possa criar campos personalizados e específicos para o seu negócio na tela de pedidos de venda.


Exemplos de atributos de pedido de venda são:

  • Observações sobre a entrega no cliente
  • Retirada na fábrica pelo cliente? (Sim ou Não)
  • Data prevista de expedição


Para cadastrar atributos de pedido de venda acesse a tela "Atributos de pedido de venda" e clique no botão "Criar atributo de pedido de venda".


Cadastre todos os atributos de pedido de venda que são relevantes para gestão da sua empresa.


Veja abaixo um exemplo da tela atributos de pedidos de venda:



Cadastro de atributos de itens de pedido de venda


O cadastro de atributos de itens de pedido de venda é opcional e existe para que você possa criar campos personalizados e específicos para o seu negócio ao cadastrar itens para seus pedidos de venda.


Exemplos de atributos de item de pedido de venda são:

  • Aplicação do produto no cliente
  • Produto será personalizado para o cliente? (Sim ou Não)
  • Código do produto no cliente


Para cadastrar atributos de itens de pedido de venda acesse a tela "Atributos de item de pedido de venda" e clique no botão "Criar atributo de item de venda".


Importante destacar que é possível filtrar a exibição dos atributos na tela de criação/edição de itens de pedido de venda de acordo com a família e(ou) grupo do produto do item do pedido de venda.


Cadastre todos os atributos de item de pedido de venda que são relevantes para gestão da sua empresa.



Como criar um pedido de venda livremente?


Para criar um pedido de venda acesse a tela "Pedidos de venda".


Clique no botão "Criar pedido" para acessar a tela de criação de pedidos de venda.


Preencha os campos seguindo as orientações apresentadas a seguir:


Cabeçalho do pedido de venda


Informações gerais

  • Pedido: Código criado automaticamente pelo sistema
  • Tipo de pedido: Selecione um tipo de pedido.
  • Empresa: Selecione uma empresa.
  • Cliente: Selecione um cliente.
  • Representante: Selecione o representante do pedido de venda. O sistema pode filtrar os representantes vinculados ao cliente.
  • Vendedor: Selecione o vendedor do pedido de venda. O sistema pode filtrar os vendedores vinculados ao cliente.
  • Tipo de movimentação: Selecione o tipo de movimentação. O tipo de movimentação escolhido será sugerido pelo sistema ao adicionar o item ao pedido. O sistema filtra os tipos de movimentação restringidos no cadastro do cliente.
  • Setor de saída: Selecione o setor de saída será sugerido pelo sistema ao adicionar o item ao pedido desde que o setor esteja habilitado no cadastro do produto e no cadastro do tipo de movimentação do item. O sistema filtra os setores de saída habilitados no cadastro do tipo de movimentação.
  • Tabela de preço: Selecione a tabela de preços. A tabela de preços escolhida será sugerido pelo sistema ao adicionar o item ao pedido desde que o produto esteja vinculado à tabela de preços. O sistema filtra as tabelas de preços de acordo com as regras para aplicação da tabela no processo de vendas, e de acordo com a seleção da empresa, cliente, representante, vendedor e tipo de movimentação.
  • Data de emissão: Sistema sugere a data corrente.
  • Data de entrega padrão: Campo com preenchimento opcional. A data de entrega informada será sugerida pelo sistema ao adicionar o item ao pedido.
  • Contato: Selecione o contato no cliente. Sistema exibe os contatos vinculados com o cliente.
  • Pedido compra do cliente: Campo com preenchimento opcional. A pedido de compra informado será sugerido pelo sistema ao adicionar o item ao pedido.


Observações

Se desejar escreva observações gerais para o pedido de venda.


Atributos do pedido de venda

Se necessário preencha os atributos do pedido de venda.


Pessoa

Veja todas as principais informações do cliente como: informações gerais, endereços, contatos, atributos, endereços secundários e análise de crédito.


E-commerce

Quando o pedido de venda for criado através da integração com e-commerce, veja o nome da loja e o número do pedido na loja.


Veja abaixo um exemplo da tela de cadastro de pedidos de venda com o cabeçalho em destaque:



Itens do pedido de venda


Clique no botão "Criar item do pedido" para acessar a tela de criação de item do pedido de venda.


Preencha os campos seguindo as orientações apresentadas a seguir:


Informações gerais

  • Tipo de movimentação: Sistema sugere o tipo de movimentação padrão do cliente, produto ou pedido, neste ordem de prioridade.
  • CFOP: Sistema preenche o CFOP de acordo com o cadastro do tipo de movimentação e se a operação é interna, interestadual ou de exportação. Após a aplicação da regra de tributação, esse CFOP pode ser modificado pelo sistema, por exemplo quando a operação tem substituição tributária.
  • Item: Preenchido automaticamente pelo sistema.
  • Produto: Selecione o produto.
  • Informações adicionais do produto: Campo com preenchimento opcional. Sistema traz as informações adicionais definidas no cadastro do produto e se necessário você pode modificar essas informações.
  • Unidade de medida: Selecione a unidade de medida do pedido de venda. Como padrão o sistema sugere a unidade de medida principal do produto. Se o produto tiver unidades de medida secundárias habilitadas para venda é possível selecioná-las.
  • Configuração do produto: Se o produto tem alguma configuração do produto é possível selecioná-la neste campo. Também é possível criar uma configuração do produto clicando no botão "Configurar produto". O conceito de configuração do produto será explicado nos artigos do módulo de Produção.
  • Setor de saída: Selecione o setor de saída de estoque do produto.  Sistema sugere o setor de saída selecionado no pedido de venda desde que esse setor esteja habilitado para o produto. Neste campo o sistema filtra os setores de saída habilitados no cadastro do produto e no cadastro do tipo de movimentação do item.
  • Qtde: Informe a quantidade do produto na unidade de medida escolhida no item do pedido.
  • Tabela de preço: Se desejar selecione uma tabela de preços vinculada ao produto. As tabelas de preço são filtradas de acordo com as regras para aplicação definidas no cadastro da tabela de preços e o preenchimento dos campos do pedido de venda. Além disso o sistema exibe apenas tabelas de preço vinculadas ao produto.
  • Valor unitário: Informe o valor unitário do produto na unidade de medida escolhida no item do pedido. Se a tabela de preços for selecionada, o valor unitário será preenchido automaticamente pelo sistema. Uma opção avançada é clicar no botão "Formar preço de venda" para o sistema calcular o valor unitário considerando a formação de preço de venda do módulo de Custos do sistema.
  • Valor total: Calculado pelo sistema.
  • Tipo de desconto: Se desejar dar algum tipo de desconto, informe se o desconto será em percentual ou valor.
  • % de desconto: Se necessário informe um desconto %.
  • Valor Desconto: Se necessário informe um desconto em valor.
  • Valor total com desconto: Calculado pelo sistema
  • Data de entrega: Preenchido automaticamente de acordo com a data de entrega preenchida no pedido de venda.
  • Origem do Produto: Preenchida automaticamente de acordo com o cadastro do produto.
  • Número de controle da FCI: Preencha com o numero de controle FCI quando o produto for importado. É possível definir o valor padrão deste campo no cadastro do produto.
  • Classificação financeira: Preenchida automaticamente de acordo com o cadastro do tipo de movimentação.
  • Observações


Atributos adicionais

Se necessário preencha os atributos do item do pedido de venda.


Informações adicionais

  • Valor do item compõe valor total do documento: Preenchido automaticamente de acordo com o cadastro do tipo de movimentação. O ideal é que esse campo venda marcado.
  • Valor do frete: Valor do frete rateado para o item
  • Valor do seguro: Valor do frete rateado para o item
  • Valor Outras despesas acessórias: Valor de outras despesas acessórias rateado para o item
  • Peso bruto unitário (kg): Peso bruto unitário obtido no cadastro do produto.
  • Peso bruto total (kg): Peso bruto total calculado pelo sistema.
  • Peso líquido unitário (kg): Peso líquido unitário obtido no cadastro do produto.
  • Peso líquido total (kg): Peso líquido total calculado pelo sistema.
  • Pedido compra do cliente: Informe o pedido de compra do cliente se necessário. Sistema sugere o pedido de compra do cliente preenchido no pedido de venda.
  • Item do pedido de compra do cliente: Informe o item do pedido de compra do cliente se necessário.


Tributos

Clique no botão "Aplicar regras de tributação" para o sistema aplicar as regras de tributação de ICMS, IPI, PIS e COFINS.


É possível configurar o sistema para aplicar as regras de tributação automaticamente sempre que o sistema salvar o item selecionando a opção "Sim" na configuração geral "Aplicar regras de tributação automaticamente na tela de criação de item de pedido de venda"


Ao aplicar as regras de tributação o ideal é que sistema localize apenas 1 regra de tributação de ICMS, IPI, PIS e COFINS para o item.


Se o sistema localizar mais de 1 regra de tributação para o mesmo tributo, selecione a regra desejada no campo "Regra de tributação aplicada".


Se não desejar utilizar uma regra de tributação para preencher os dados tributários, selecione a opção "Não usar regra de tributação" no campo "Regra de tributação aplicada", e preencha os dados do tributo manualmente.


Por fim clique no botão "Salvar" para salvar o item do pedido.


Se quiser salvar e permanecer na tela de criação de um novo item, clique no botão "Salvar e permanecer na tela".


Veja abaixo um exemplo da tela de cadastro de item de pedidos de venda:




Informações adicionais do pedido


Nas informações adicionais do pedido preencha os campos:


Transporte

  • Modalidade de transporte: Selecione a modalidade de transporte. No cadastro de empresas é possível selecionar uma modalidade de transporte padrão para a empresa. No cadastro de pessoas é possível selecionar uma modalidade de transporte padrão para o cliente.
  • Transportadora: Selecione a transportadora. No cadastro de pessoas é possível restringir as transportadoras para o cliente.
  • Peso bruto total (kg): Campo calculado pelo sistema somando o peso bruto de todos os itens.
  • Peso liquido total (kg): Campo calculado pelo sistema somando o peso líquido de todos os itens.


Outras informações

  • Valor total do frete: Informe caso o valor do frete seja cobrado do cliente.
  • Valor total do seguro: Informe caso o valor do seguro seja cobrado do cliente.
  • Valor total de outras despesas acessórias: Informe caso o valor total de outras despesas acessórias seja cobrado do cliente.
  • Método para rateio de valores para itens da proposta: Selecione o método que será utilizado pelo sistema para ratear os valores de frete, seguro e outras despesas acessórias para os itens. É possível configurar o método padrão na configuração geral.
  • Informações complementares de interesse do contribuinte: Se necessário, preencha com as informações complementares do interesse do contribuinte que serão enviadas na geração da NF-e.
  • Informações adicionais de interesse do fisco: Se necessário, preencha com as informações complementares do interesse do contribuinte que serão enviadas na geração da NF-e.
  • Local de retirada diferente do endereço do remetente: Marque se o local de retirada for diferente do endereço do remetente e selecione o local de retirada configurado no cadastro do cliente.
  • Local de entrega diferente do endereço do destinatário: Marque se o local de entrega for diferente do endereço do destinatário e selecione o endereço de entrega configurado no cadastro do cliente.
  • Local de embarque: Preencha somente nas operações de exportação.
  • UF do Local de embarquePreencha somente nas operações de exportação.
  • Local de despachoPreencha somente nas operações de exportação.


Valores totais

Veja e confirme os valores totais dos produtos, frete, seguro, outras despesas acessórias, desconto, NF-e, ICMS, IPI, PIS, COFINS e ISSQN.


Se desejar clique no botão "Calcular valores totais" para o sistema recalcular todos os valores do pedido de venda.


Retenções

Se a venda estiver sujeita a alguma retenção tributária preencha os campos:

  • Valor retido de PIS    
  • Valor retido de COFINS    
  • Valor retido de CSLL    
  • Base de cálculo de IRRF    
  • Valor retido de IRRF    
  • Base de cálculo Retenção da Previdência Social    
  • Valor da Retenção da Previdência Social 


O valor das retenções será subtraído do valor total financeiro na aba "Condições de pagamento".


Descontos

Se desejar aplicar um desconto incondicional no pedido de venda, informe o desconto no campo "% de desconto a aplicar" ou "Valor do desconto a aplicar", e clique no botão "Aplicar desconto em todos os itens".


Ao clicar nesse botão o sistema aplica o mesmo % de desconto para todos os itens.


Créditos

Se necessário selecione uma nota de crédito do cliente para ser abatida do valor total financeiro do pedido de venda.


Avalie o guia rápido sobre notas de crédito de cliente para entender o que é uma nota de crédito de cliente, como implantá-la e utilizá-la na sua empresa.


Condições de pagamento

Veja o "Valor total financeiro" calculado pelo sistema. 


O valor total financeiro é calculado considerando o valor total de todos os itens com o campo "Classificação financeira" preenchido e abatendo as notas de crédito de cliente.


Preencha os campos:

  • Data base para gerar parcelas: Sistema sugere a data corrente.
  • Condição de pagamento: Ao escolher a condição de pagamento o sistema seleciona automaticamente a forma de pagamento e preenche o campo Regra para gerar parcelas a partir do cadastro de condições de pagamento.    
  • Forma de pagamento: Selecione a forma de pagamento de todas as parcelas.
  • Regra para gerar parcelas: Campo preenchido automaticamente pelo sistema a partir da seleção da condição de pagamento.


Clique no botão "Gerar parcelas" para o sistema gerar as parcelas.


Após a geração das parcelas, se necessário, é possível editar a data de vencimento, valor e forma de pagamento de cada parcela, além de preencher o campo "Observações".


Se necessário também é possível excluir ou adicionar parcelas.


Agora vamos falar sobre o quadro "Integração com financeiro".


Essa quadro é exibido quando o tipo de movimentação do pedido de venda está configurado para gerar contas a receber e a empresa do pedido de venda está configurada para gerar contas a receber previstas e(ou) adiantamentos de clientes.


Preencha os campos:

  • Gera conta a receber: Campo geralmente vem marcado. 
  • Classificação da conta a receber: Preenchido automaticamente de acordo com o cadastro do tipo de movimentação. do pedido de venda.
  • Conta bancária da conta a receber: Selecione uma conta a receber. O sistema filtra as contas a receber da empresa. No cadastro da empresa é possível definir uma conta a receber padrão.


Comissões

Se necessário preencha os campos:

  • Status da apuração de comissões: Selecione a opção "Concluída" se a apuração das comissões do pedido já está concluída. Caso contrário, selecione a opção "Em andamento".
  • Origem de negociação: Se necessário informe uma origem da negociação.
  • Observações sobre comissionamento


Clique no botão "Sugerir comissões" para o sistema criar os registros de comissão de venda para cada item de acordo com as regras de comissão.


Atenção, é possível configurar o tipo de movimentação para sugerir os registros de comissão de venda automaticamente.


Após a geração dos registros de comissão, se necessário edite as informações de cada item modificando os campos:

  • Alíquota de comissão (%)
  • Valor de comissão informado
  • Pessoa comissionada


Se necessário também é possível excluir ou adicionar registros de comissão.


Totais das comissões

Veja os totais de comissões separado por Pessoa comissionada e Tipo de comissão.


Por fim clique no botão "Salvar".


Veja abaixo um exemplo da tela das informações adicionais do pedidos de venda com a aba "Condições de pagamento" em destaque:



Como criar um pedido de venda a partir de uma proposta comercial?


Para criar um pedido de venda a partir de uma proposta comercial primeiramente é preciso criar uma proposta comercial no sistema.


A criação de propostas comerciais foi explicada neste artigo.


Após criar uma proposta comercial, clique na proposta e selecione o submenu "Criar pedido".


Após clicar nesse submenu, você será levado para a tela de criação de pedido de venda e todas as informações preenchidas na proposta comercial já são aproveitadas pelo sistema.


Para gerar o pedido recomendamos seguir os passos abaixo:


Cabeçalho do pedido


Informações gerais

  • Tipo de pedido
  • Setor de saída: Selecione um setor de saída e utilize a função "Atualizar setor de saída dos itens". Se o setor de saída escolhido estiver habilitado nos cadastros de produtos e tipos de movimentação dos itens, esse setor será aplicado para todos os itens.


Atributos do pedido de venda

Se necessário preencha os atributos do pedido de venda.


Como padrão o sistema copia os valores dos atributos da proposta para o pedido de venda desde que tenham o mesmo nome.


Itens do pedido de venda


Se todos os itens já estiverem com setor de estoque definido após utilizar a função "Atualizar setor de saída dos itens" não será necessário editar os itens do pedido.


Se você precisar editar o setor de estoque ou qualquer outra informação do item do pedido, clique no item e selecione o submenu "Editar".


Ao acessar a tela de edição do item, modifique as informações que você desejar como por exemplo "Preço unitário" e depois clique no botão "Salvar".


Informações adicionais do pedido de venda


Preencha as informações adicionais da proposta seguindo as mesmas orientações da seção "Como criar um pedido de venda livremente?" que já foi apresentada neste artigo.


Após salvar um pedido de venda vinculado a uma proposta comercial, clique no ícone "I" ao lado do item do pedido, e veja que o sistema abre um quadro para detalhamento do item de pedido de venda.


Neste quadro é possível ver o vínculo do item de pedido de venda com o item da proposta comercial.


Veja abaixo um exemplo do quadro de detalhamento do item de pedido de venda:



Como editar ou excluir um pedido de venda?


Após salvar um pedido de venda, se necessário é possível editá-la ou excluí-la.


Para editar um pedido de venda clique no pedido e utilize o submenu "Editar" para acessar a tela de edição do pedido.


Para excluir um pedido de venda clique no pedido e utilize o submenu "Excluir".


Como gerar o documento pdf do pedido de venda?


Para gerar o documento pdf de um pedido de venda clique no pedido e utilize o submenu "Gerar documento do pedido".


O layout do documento pdf do pedido pode ser personalizado para atender particularidades da sua empresa.


Para gerar o documento pdf do pedido, como padrão, o sistema considera o layout selecionado na configuração "Layout do documento pdf do pedido de venda" no cadastro de tipo de pedido.


Se o cadastro do tipo de pedido não tem layout do documento pdf preenchido, ou o pedido de venda não tem tipo de pedido, o sistema considera o layout definido na configuração geral "Layout que será usado para gerar o documento do Pedido".


Todos os layouts de documentos pdfs gerados pelo sistema são cadastrados na tela "Layouts".


Nessa tela é possível ver os layouts já cadastrados para pedido de venda pesquisando a opção "Pedido de venda" no campo "Tipo de layout".


Para cadastrar novos layouts no sistema clique no botão "Criar layout", selecione o tipo de layout e faça o upload do arquivo com tipo Jasper Reports (.jrxml).


Atenção, recomendamos que a criação e edição de layouts seja feita pelo Analista de Implantação responsável pelo projeto na sua empresa pois essas atividades demandam conhecimento técnico na ferramenta Jasper Reports.


Veja abaixo um exemplo do documento pdf do pedido de venda:



Como anexar arquivos a um pedido de venda?


Para anexar arquivos a um pedido de venda clique no pedido e utilize o submenu "Arquivos anexos" para acessar a tela de arquivos anexos do pedido de venda.


Nessa tela você pode anexar arquivos ao pedido e aos seus itens.


Para anexar arquivos ao pedido, abra o quadro "Arquivos anexados do pedido", clique no botão "Anexar", selecione o arquivo e depois clique no botão "Salvar".


Para anexar arquivos a um item de pedido, abra o quadro correspondente ao item, clique no botão "Anexar", selecione o arquivo e depois clique no botão "Salvar".


Nessa tela também é possível ver, editar e excluir os arquivos anexados ao pedido e aos seus itens.


Para fazer isso basta clicar no arquivo e utilizar os submenus "Ver" e "Excluir".

Se o produto do item do pedido tiver arquivos anexos, dentro do quadro correspondente ao item, é possível ver todos os arquivos anexados ao produto, e utilizar o submenu "Ver".


Se a proposta e seus itens de pedido tiverem arquivos anexos, também é possível ver todos os arquivos anexados à proposta e seus itens.


Veja abaixo um exemplo da tela Arquivos anexos do pedido de venda:



Como liberar um pedido de venda?


Para utilizar a liberação de pedidos de venda é preciso configurar o sistema para definir o status "Aguardando liberação" na configuração geral para pedidos de venda recém criados.


Esse comportamento é controlado através da configuração geral "Status padrão na criação de itens de pedidos de venda".


Configurando o sistema da forma indicada, todos os itens do pedido recém-criado ficarão com status "Aguardando liberação".


Ao clicar em um pedido de venda com status "Aguardando liberação" o sistema apresenta o submenu "Liberar pedido".


Ao utilizar esse submenu o status do pedido avança para "Liberado".


É possível configurar o sistema para bloquear a liberação de pedidos de venda para clientes reprovados na análise de crédito, e essa funcionalidade será explicada no guia rápido sobre Análise de crédito.


Caso você se arrependa da liberação, selecione no pedido, utilize o botão "Ações > Desfazer liberações", e o status de todos os itens do pedido retorna para "Aguardando liberação".


Veja abaixo uma imagem da tela do sistema com o submenu "Liberar pedido" em destaque:



Como cancelar um pedido de venda?


Para cancelar um pedido de venda, clique em um pedido de venda e utilize o submenu "Cancelar".


Após o cancelamento, veja que todos os itens de pedido de venda ficam com status "Cancelado".


Se desejar cancelar vários pedidos ao mesmo tempo, selecione todos os pedidos de venda que deseja cancelar e utilize o botão "Ações > Cancelar itens".


Caso se arrependa do cancelamento de pedidos de venda, clique nos pedidos de venda com status "Cancelado" e utilize o botão "Ações > Desfazer cancelamentos".


Após desfazer o cancelamento, veja que todos os itens de pedido tem seus status redefinidos e não estão mais cancelados.


Veja abaixo uma imagem da tela do sistema com o submenu "Cancelar pedido" em destaque:



Como faturar pedidos de venda?


O primeiro passo é saber se o pedido de venda pode ser faturado.


Quando o produto do item do pedido é fabricado para estoque, você deve avaliar se os produtos do item de pedido já tem saldo em estoque disponível, e caso positivo, faturar o pedido seguindo o procedimento que será explicado mais a frente neste artigo.


Quando o produto do item do pedido é fabricado sob encomenda, normalmente é necessário criar ordens de produção para os itens de pedido e acompanhar o andamento da produção através dos campos:

  • Atendido pela produção?: informa se já foi gerada ordem de produção para o item do pedido.
  • Qtde atendida pela produção: informa a quantidade planejada das ordens que foram geradas para o item do pedido.
  • Qtde produzida: informa a quantidade produzida das ordens que foram geradas para o item do pedido.
  • Qtde produzida pendente de faturamento: informa a quantidade produzida das ordens que foram geradas para o item do pedido e subtraí a quantidade já faturada.


Esse acompanhamento da produção dos pedidos fabricados sob encomenda será explicada no guia rápido sobre ordens de produção.


Agora vamos entender como faturar o pedido de venda.


Para faturar o pedido de venda clique no pedido de venda e utilize o submenu "Gerar documento de saída".


Após clicar neste submenu você será levado para a tela de criação de documento de saída com o sistema copiando todos os dados do pedido de venda para o documento de saída.


Na tela de criação de documento de saída, se quiser, você poderá preencher mais dados específicos do documento de saída, e isso será explicado no guia rápido sobre documentos de saída.


Neste momento recomendamos apenas clicar no botão "Salvar" para salvar o documento de saída.


Após clicar no botão "Salvar" veja que o documento de saída já foi salvo.


Após salvar o documento de saída o sistema já movimentou o estoque e isso será explicado no guia rápido sobre integração do estoque com faturamento.


Para faturar o documento de saída, clique no documento e utilize o submenu "Gerar NF-e".


A geração da NF-e será explicada no guia rápido sobre NF-e.


Por fim, acesse a tela "Pedidos de venda" e veja que:

  • Os itens do pedido de venda utilizado para criar o documento de saída estão com status "Atendido totalmente".
  • A coluna "Qtde faturada" informa a quantidade de cada item do documento de saída
  • A coluna "Saldo a faturar" está com valor zero em todos os itens do documento de saída.


Veja abaixo uma imagem da tela do sistema com o submenu "Gerar documento de saída em destaque" em destaque:



Como gerar documentos de saída em lote?


Se você tiver vários pedidos de venda para faturar, é possível gerar documentos de saída em lote, selecionando todos os pedidos de venda e utilizando o botão "Ações > Gerar documento de saída em lote".


Ao utilizar essa ação o sistema gera 1 documento de saída para cada pedido de venda selecionado.


Veja abaixo uma imagem da tela de pedidos de venda com esse botão em destaque:



Como aglutinar pedidos de venda em 1 único documento de saída?


Se desejar é possível aglutinar vários pedidos de venda de um mesmo cliente em 1 único documento de saída.


Atenção, normalmente não recomendamos utilizar essa funcionalidade pois pode dificultar a gestão de pedidos da sua empresa e do seu cliente. 


Nossa recomendação é gerar 1 documento de saída para cada pedido de venda.


Para utilizar essa funcionalidade selecione vários pedidos de venda com a mesma empresa e cliente e utilize o botão "Ações > Gerar documento de saída".


Ao clicar nesse botão o sistema vai criar 1 único documento de saída para faturar todos os pedido de venda.


A configuração geral "Aglutinar itens de pedido de venda com o mesmo código do produto e valor unitário em 1 único item de documento de saída na geração do documento de saída a partir de um pedido de venda" controla se o sistema vai aglutinar em 1 único item de documento de saída produtos com o mesmo valor unitário.


A configuração geral "Bloquear a geração de documentos de saída para pedidos de venda com tipos de movimentação diferentes" controla se será possível aglutinar pedidos de venda com tipos de movimentação diferentes em 1 único documento de saída.


Veja abaixo uma imagem da tela de pedidos de venda com esse botão em destaque: