O guia rápido de "Propostas comerciais" tem as seções:


ÍNDICE


O que é uma proposta comercial?


Para fazer uma venda para o seu cliente, em alguns casos pode ser necessário apresentar um proposta comercial antes de gerar o pedido de venda.


Uma proposta comercial apresenta os produtos, preços e condições de fornecimento da sua empresa para o seu cliente, para que ele possa tomar a decisão de compra.


No sistema Nomus é possível:

  • Registrar todas as propostas comerciais geradas pela sua empresa.
  • Gerar um documento pdf para suas propostas comerciais.
  • Saber todas as propostas que precisam ser liberadas para envio para cliente.
  • Enviar as propostas comerciais para seus clientes por email.
  • Saber todas as propostas comerciais aguardando aprovação pelo cliente.
  • Aprovar as propostas transformando-as em pedidos de venda.
  • Registrar as propostas que foram recusadas pelo cliente informando os motivos da rejeição.


Veja abaixo um exemplo da tela "Propostas":



Como configurar o sistema para gerar propostas comerciais?


Configuração geral


Apresentamos a seguir nossas recomendações para preenchimento das principais configurações gerais separadas por temas:


Documento pdf da proposta comercial

  • Usar a lógica antiga para geração do documento pdf da proposta comercial?Não 
  • Layout que será usado para gerar o documento pdf da proposta comercial: Selecione o layout padrão "Proposta".


Codificação de propostas

  • Habilitar geração de código da proposta automaticamente pelo sistema: Sim 
  • Prefixo do código da proposta:  Digite o prefixo desejado para o código da proposta. Por exemplo "CP".
  • Quantidade de dígitos do código da proposta: Sugerimos que digite o valor 6. Se você acreditar que a sua empresa pode gerar mais de 999.999 propostas, digite o valor 7.
  • Código interno da próxima proposta a ser criada pelo sistemaInforme o valor 1 se você quiser que a sua primeira proposta seja gerada com o código CP 000001. Se você já tiver uma codificação de proposta em outro sistema e quiser dar sequência nessa codificação no sistema Nomus, informe o código da próxima proposta que deve ser gerada pelo sistema Nomus.
  • Habilitar numeração automática na tela de criação de itens de propostaSim
  • Quantidade de dígitos do número do item de proposta: 3
  • Índice do Número do item de proposta: 1
  • Passo do Número do item de proposta1


Cadastro de propostas

  • Tipo de movimentação padrão na tela de criação/edição de propostas: Selecione o tipo de movimentação mais comum na sua empresa.
  • Tornar preenchimento do campo "Tipo de movimentação" obrigatório na tela de criação/edição de propostas: Sim 
  • Tornar preenchimento do campo "Vendedor" obrigatório na tela de criação/edição de propostas: Não
  • Tornar preenchimento do campo "Representante" obrigatório na tela de criação/edição de propostas: Não
  • Exige preenchimento do campo Contato nas telas de criação/edição de proposta: Sim
  • Exibir campo "Condição de pagamento (texto livre)" na tela de criação/edição de propostas comerciais: Não
  • Valor padrão do campo "Condição de pagamento (texto livre)" na tela de criação de propostasRecomendamos não preencher esta configuração. 
  • Prazo padrão para cálculo da "Data de emissão" na tela de criação de propostas (dias): 0
  • Prazo padrão para cálculo da "Data de validade" na tela de criação de propostas (dias): Preencha com o prazo de validade padrão de suas propostas comerciais, por exemplo "30".
  • Valor padrão do campo "Prazo de entrega (dias)" na tela de criação de item da proposta: Preencha com o prazo de entrega padrão de suas propostas comerciais, por exemplo "30".
  • Exibir campo "Representante" na tela de criação/edição de propostas comerciais: Selecione a opção "Sim" se a sua empresa trabalhar com representantes.
  • Tornar obrigatória a seleção de uma tabela de preços nas telas de criação/edição de propostas e pedidos de venda: Em um primeiro momento sugerimos escolher a opção "Não". Só faz sentido escolher a opção "Sim" quando você tiver todas as tabelas de preço criadas e não quiser dar nenhuma flexibilidade para sua equipe de vendas praticar preços diferentes das tabelas criadas.
  • Transforma o campo "Tabela de preço" em autocomplete nas telas de criação/edição de proposta, pedido de venda e documento de saída: Selecione a opção "Não". Sugerimos selecionar a opção "Sim" apenas se a sua empresa trabalhar com mais de 100 tabelas de preço diferentes.
  • Método padrão para rateio de valores entre itens nas telas de criação de proposta, pedido de venda e documento de saída: Selecione a opção "Ratear de acordo com o peso bruto total de cada item".
  • Permite a definição de contas bancárias diferentes por parcela nas telas de propostas, pedidos de venda e documentos de saída: Não
  • Aplicar regras de tributação automaticamente na tela de criação de item de proposta: Selecione a opção "Sim" após configurar as regras de tributação de venda.
  • Bloquear salvamento da proposta com valor total financeiro > 0 sem preencher o campo "Condições de pagamento" e sem definir pelo menos 1 parcela: Sim
  • Status inicial na criação da proposta: Selecione "Em elaboração" ou "Liberada aguardando envio" se desejar trabalhar com a liberação de propostas antes de enviá-las para o cliente. Caso contrário, selecione "Liberada para envio"


Exibição de propostas na tela Propostas

  • Exibir coluna "Pedido de compra do cliente" na tela de propostas comerciais: Não
  • Exibir coluna "Valor total" na tela "Propostas": Sim
  • Exibir coluna "Informações adicionais do produto" na tela de propostas: Sim


Edição de propostas

  • Validações na edição da proposta relacionadas ao status dos itens da proposta: Sugerimos que selecione a opção "Permitir a edição de propostas com status "Em elaboração" ou "Aguardando liberação".


Arquivos anexos de propostas

  • Validações na inclusão, edição e exclusão de arquivos anexos da proposta relacionadas ao status dos itens da proposta: Selecione a opção "Permitir somente a inclusão, edição e exclusão de arquivos anexos da proposta com status "Em elaboração" ou "Aguardando liberação".


Documento pdf da proposta

  • Exibir campo "Layout específico do documento pdf da proposta" na tela de criação/edição de propostas comerciais: Sugerimos que selecione "Não". Só faz sentido selecionar "Sim" se você trabalhar com mais de 1 layout para o documento pdf para proposta.


Criação de pedidos a partir de propostas

  • Bloquear criação de novos itens de pedido de venda para itens de proposta com status "Aceita pelo cliente":  Sim
  • Copiar informação do campo "Observações" da proposta para o pedido de venda na criação do pedido de venda a partir de uma proposta: Sim
  • Sugerir o código do pedido igual ao código da proposta: Não


Cadastro de motivos de rejeição de proposta


Os motivos de rejeição de propostas são escolhidos na tela de rejeição de proposta para justificar porque a proposta não foi aceita pelo cliente.


Exemplos de motivos de rejeição da proposta são:

  • Não atendemos aos requisitos de qualidade
  • Prazo de entrega maior do que o desejado
  • Preço maior do que o desejado
  • Custo de frete acima do desejado


Para cadastrar os motivos de rejeição de propostas acesse a tela "Motivos de rejeição para propostas" e clique no botão "Criar motivo para rejeição".


Cadastre todos os motivos que são relevantes para gestão da sua empresa.


Veja abaixo um exemplo da tela "Motivos de rejeição para propostas":



Cadastro de atributos de proposta


O cadastro de atributos da proposta é opcional e existe para que você possa criar campos personalizados e específicos para o seu negócio na tela de propostas comerciais.


Exemplos de atributos da proposta são:

  • Data provável de fechamento
  • Observações sobre a entrega
  • Observações sobre a negociação


Para cadastrar atributos da proposta acesse a tela "Atributos de proposta" e clique no botão "Criar atributo de proposta".


Cadastre todos os atributos de proposta que são relevantes para gestão da sua empresa.


Veja abaixo um exemplo da tela "Atributos de proposta":



Cadastro de atributos de itens da proposta


O cadastro de atributos de itens da proposta é opcional e existe para que você possa criar campos personalizados e específicos para o seu negócio ao cadastrar itens para suas propostas comerciais.


Exemplos de atributos de item da proposta são:

  • Aplicação do produto no cliente
  • Produto será personalizado para o cliente?


Para cadastrar atributos de itens da proposta acesse a tela "Atributos de item da proposta" e clique no botão "Criar atributo de item da proposta".


Cadastre todos os atributos de item da proposta que são relevantes para gestão da sua empresa.


Veja abaixo um exemplo da tela "Atributos de itens de proposta":



Como criar uma proposta comercial livremente?


Para criar uma proposta comercial acesse a tela "Propostas comerciais".


Clique no botão "Criar proposta" para acessar a tela de criação da proposta.


Preencha os campos seguindo as orientações apresentadas a seguir:


Cabeçalho da proposta


Informações gerais

  • Empresa: Selecione uma empresa.
  • Cliente: Selecione um cliente.
  • Tipo de movimentação: Selecione o tipo de movimentação que será sugerido pelo sistema ao adicionar o item à proposta.
  • Representante: Selecione o representante da proposta. O sistema pode filtrar os representantes vinculados ao cliente.
  • Vendedor: Selecione o vendedor da proposta. O sistema pode filtrar os vendedores vinculados ao cliente.
  • Tabela de preço: Selecione a tabela de preços. A tabela de preços escolhida será sugerido pelo sistema ao adicionar o item à proposta desde que o produto esteja vinculado à tabela de preços. O sistema filtra as tabelas de preços de acordo com as regras para aplicação da tabela no processo de vendas, e de acordo com a seleção da empresa, cliente, representante, vendedor e tipo de movimentação.
  • Contato: Selecione o contato no cliente. Sistema exibe os contatos vinculados com o cliente.
  • Data de emissão: Sistema sugere a data corrente.
  • Data de validade: Sistema sugere a data de validade de acordo com a configuração geral.
  • Pedido compra do cliente: Campo com preenchimento opcional. A pedido de compra informado será sugerido pelo sistema ao adicionar o item ao pedido.


Observações

Se desejar escreva observações gerais para a proposta.


Atributos da proposta

Se necessário preencha os atributos da proposta.


Pessoa

Veja todas as principais informações do cliente como: informações gerais, endereços, contatos, atributos, endereços secundários e análise de crédito.


Veja abaixo um exemplo do cabeçalho na tela de cadastro de proposta:



Itens da proposta


Clique no botão "Criar item da proposta" para acessar a tela de criação de item da proposta.


Preencha os campos seguindo as orientações apresentadas a seguir:


Informações gerais

  • Tipo de movimentação: Selecione o tipo de movimentação. Sistema sugere o tipo de movimentação padrão do cliente, produto ou proposta, neste ordem de prioridade.
  • CFOP: Sistema preenche o CFOP de acordo com o cadastro do tipo de movimentação e se a operação é interna, interestadual ou de exportação. Após a aplicação da regra de tributação, esse CFOP pode ser modificado pelo sistema, por exemplo quando a operação tem substituição tributária.
  • Item: Preenchido automaticamente pelo sistema.
  • Produto: Selecione o produto
  • Informações adicionais do produto: Campo com preenchimento opcional. Sistema traz as informações adicionais definidas no cadastro do produto e se necessário você pode modificar essas informações.
  • Unidade de medida: Selecione a unidade de medida da proposta. Como padrão o sistema sugere a unidade de medida principal do produto. Se o produto tiver unidades de medida secundárias habilitadas para venda é possível selecioná-las.
  • Configuração do produto: Se o produto tem alguma configuração do produto é possível selecioná-la neste campo. Também é possível criar uma configuração do produto clicando no botão "Configurar produto". O conceito de configuração do produto será explicado nos artigos do módulo de Produção.
  • Qtde: Informe a quantidade do produto na unidade de medida escolhida.
  • Tabela de preço: Se desejar selecione uma tabela de preços vinculada ao produto. As tabelas de preço são filtradas de acordo com as regras para aplicação definidas no cadastro da tabela de preços e o preenchimento dos campos da proposta. Além disso o sistema exibe apenas tabelas de preço vinculadas ao produto.
  • Valor unitário: Informe o valor unitário do produto na unidade de medida escolhida no item do pedido. Se a tabela de preços for selecionada, o valor unitário será preenchido automaticamente pelo sistema. Uma opção avançada é clicar no botão "Formar preço de venda" para o sistema calcular o valor unitário considerando a formação de preço de venda do módulo de Custos do sistema.
  • Valor total: Calculado pelo sistema.
  • Tipo de desconto: Se desejar dar algum tipo de desconto, informe se o desconto será em percentual ou valor.
  • % de desconto: Se necessário informe um desconto %.
  • Valor Desconto: Se necessário informe um desconto em valor.
  • Valor total com desconto: Calculado pelo sistema
  • Prazo de entrega (dias): Informe o prazo de entrega.
  • Observações
  • Origem do Produto: Preenchida automaticamente de acordo com o cadastro do produto.
  • Classificação financeira: Preenchida automaticamente de acordo com o cadastro do tipo de movimentação.


Atributos adicionais

Se necessário preencha os atributos do item da proposta.


Informações adicionais

  • Valor do item compõe valor total do documento: Preenchido automaticamente de acordo com o cadastro do tipo de movimentação. O ideal é que esse campo venda marcado.
  • Valor do frete: Valor do frete rateado para o item
  • Valor do seguro: Valor do frete rateado para o item
  • Valor Outras despesas acessórias: Valor de outras despesas acessórias rateado para o item
  • Peso bruto unitário (kg): Peso bruto unitário obtido no cadastro do produto.
  • Peso bruto total (kg): Peso bruto total calculado pelo sistema.
  • Peso líquido unitário (kg): Peso líquido unitário obtido no cadastro do produto.
  • Peso líquido total (kg): Peso líquido total calculado pelo sistema.
  • Pedido compra do cliente: Informe o pedido de compra do cliente se necessário. Sistema sugere o pedido de compra do cliente preenchido na proposta.
  • Item do pedido de compra do cliente: Informe o item do pedido de compra do cliente se necessário.


Tributos

Clique no botão "Aplicar regras de tributação" para o sistema aplicar as regras de tributação de ICMS, IPI, PIS e COFINS.


É possível configurar o sistema para aplicar as regras de tributação automaticamente sempre que o sistema salvar o item selecionando a opção "Sim" na configuração geral "Aplicar regras de tributação automaticamente na tela de criação de item de proposta"


Ao aplicar as regras de tributação o ideal é que sistema localize apenas 1 regra de tributação de ICMS, IPI, PIS e COFINS para o item.


Se o sistema localizar mais de 1 regra de tributação para o mesmo tributo, selecione a regra desejada no campo "Regra de tributação aplicada".


Se não desejar utilizar uma regra de tributação para preencher os dados tributários, selecione a opção "Não usar regra de tributação" no campo "Regra de tributação aplicada".


Por fim clique no botão "Salvar" para salvar o item da proposta.


Se quiser salvar e permanecer na tela de criação de um novo item, clique no botão "Salvar e permanecer na tela".


Veja abaixo uma exemplo da tela de cadastro de item da proposta:



Informações adicionais da proposta


Nas informações adicionais da proposta preencha os campos:


Transporte

  • Modalidade de transporte: Selecione a modalidade de transporte. No cadastro de empresas é possível selecionar uma modalidade de transporte padrão para a empresa. No cadastro de pessoas é possível selecionar uma modalidade de transporte padrão para o cliente.
  • Transportadora: Selecione a transportadora. No cadastro de pessoas é possível restringir as transportadoras para o cliente.
  • Peso bruto total (kg): Campo calculado pelo sistema somando o peso bruto de todos os itens.
  • Peso liquido total (kg): Campo calculado pelo sistema somando o peso líquido de todos os itens.


Outras informações

  • Valor total do frete: Preencha caso o valor total do frete seja cobrado do cliente.
  • Valor total do seguro: Preencha caso o valor total do seguro seja cobrado do cliente.
  • Valor total de outras despesas acessórias: Preencha caso o valor total de outras despesas acessórias seja cobrado do cliente.
  • Método para rateio de valores para itens da proposta: Selecione o método que será utilizado pelo sistema para ratear os valores de frete, seguro e outras despesas acessórias para os itens. É possível configurar o método padrão na configuração geral.
  • Local de retirada diferente do endereço do remetente: Marque se o local de retirada for diferente do endereço do remetente e selecione o local de retirada configurado no cadastro do cliente.

    Local de entrega diferente do endereço do destinatário: Marque se o local de entrega for diferente do endereço do destinatário e selecione o endereço de entrega configurado no cadastro do cliente.


Valores totais

Veja e confirme os valores totais dos produtos, frete, seguro, outras despesas acessórias, desconto, NF-e, ICMS, IPI, PIS, COFINS e ISSQN.


Se desejar clique no botão "Calcular valores totais" para o sistema recalcular todos os valores da proposta comercial.


Retenções

Se a venda estiver sujeita a alguma retenção tributária preencha os campos:

  • Valor retido de PIS    
  • Valor retido de COFINS    
  • Valor retido de CSLL    
  • Base de cálculo de IRRF    
  • Valor retido de IRRF    
  • Base de cálculo Retenção da Previdência Social    
  • Valor da Retenção da Previdência Social 


O valor das retenções será subtraído do valor total financeiro na aba "Condições de pagamento".


Descontos

Se desejar aplicar um desconto incondicional para a proposta, informe o desconto no campo "% de desconto a aplicar" ou "Valor do desconto a aplicar", e clique no botão "Aplicar desconto em todos os itens".


Ao clicar nesse botão o sistema aplica o mesmo % de desconto para todos os itens.


Condições de pagamento

Veja o "Valor total financeiro" calculado pelo sistema. 


O valor total financeiro é calculado considerando o valor total de todos os itens com o campo "Classificação financeira" preenchido.


Preencha os campos:

  • Data base para gerar parcelas: Sistema sugere a data corrente.
  • Condição de pagamento: Ao escolher a condição de pagamento o sistema seleciona automaticamente a forma de pagamento e preenche o campo Regra para gerar parcelas a partir do cadastro de condições de pagamento.    
  • Forma de pagamento: Selecione a forma de pagamento de todas as parcelas.
  • Regra para gerar parcelas: Campo preenchido automaticamente pelo sistema a partir da seleção da condição de pagamento.


Clique no botão "Gerar parcelas" para o sistema gerar as parcelas.


Após a geração das parcelas, se necessário, é possível editar a data de vencimento, valor e forma de pagamento de cada parcela, além de preencher o campo "Observações".


Se necessário também é possível excluir ou adicionar parcelas.


Comissões

Se necessário preencha os campos:

  • Origem de negociação: Se necessário informe uma origem da negociação.
  • Observações sobre comissionamento


Clique no botão "Sugerir comissões" para o sistema criar os registros de comissão de venda para cada item de acordo com as regras de comissão.


Atenção, é possível configurar o tipo de movimentação para sugerir os registros de comissão de venda automaticamente.


Após a geração dos registros de comissão, se necessário edite as informações de cada item modificando os campos:

  • Alíquota de comissão (%)
  • Valor de comissão informado
  • Pessoa comissionada


Se necessário também é possível excluir ou adicionar registros de comissão.


Totais das comissões

Veja os totais de comissões separado por Pessoa comissionada e Tipo de comissão.


Por fim clique no botão "Salvar".


Veja abaixo uma imagem do quadro Informações adicionais da proposta com a aba "Condição de pagamento" em destaque:



Como criar uma proposta comercial a partir de uma solicitação de cotação?


Para criar uma proposta a partir de uma solicitação de cotação é preciso primeiramente criar uma solicitação de cotação no sistema.


A criação de solicitações de cotação foi explicada neste artigo.


Após criar uma solicitação de cotação, clique na solicitação de cotação e selecione o submenu "Criar proposta".


Após clicar nesse submenu, você será levado para a tela de criação de proposta comercial e todas as informações preenchidas na solicitação de cotação já são aproveitadas pelo sistema.


Para gerar a proposta recomendamos seguir os passos abaixo:


Cabeçalho da proposta


Informações gerais

  • Tipo de movimentação: Selecione um tipo de movimentação e utilize a função "Definir como tipo de movimentação dos itens".
  • Tabela de preço: se trabalhar com tabela de preços, selecione uma tabela de preços e utilize a função "Atualizar tabela de preços dos itens". Se algum produto da proposta não estiver na tabela de preço selecionada, o sistema vai enviar uma mensagem de alerta.


Observações

Avalie se deseja escrever alguma observação geral para proposta.


Atributos da proposta

Se necessário preencha os atributos da proposta.


Itens da proposta


Se todos os itens já estiverem com preço unitário definido a partir da escolha da tabela de preços após clicar na função "Atualizar tabela de preço dos itens", recomendamos clicar no botão "Funções especiais > Redefinir regras de tributação de todos os itens da proposta".


Ao clicar nesse botão o sistema já irá definir as regras de tributação de todos os itens, e se o sistema localizar apenas 1 única regra para cada tributo em todos os itens, você não precisará editar os itens da proposta.


Se você precisar editar qualquer informação em algum item da proposta, clique no item e selecione o submenu "Editar".


Ao acessar a tela de edição do item, modifique as informações que você desejar como por exemplo "Preço unitário" e depois clique no botão "Salvar".


Informações adicionais da proposta


Preencha as informações adicionais da proposta seguindo as mesmas orientações da seção "Como criar uma proposta comercial livremente?".


Veja abaixo uma imagem da tela de criação da proposta a partir da solicitação de cotação:



Como editar ou excluir uma proposta comercial?


Após salvar uma proposta comercial, se necessário é possível editá-la ou excluí-la.


Para editar uma proposta comercial clique na proposta e utilize o submenu "Editar" para acessar a tela de edição da proposta.


Para excluir uma proposta comercial clique na proposta e utilize o submenu "Excluir".


Como gerar o documento pdf da proposta comercial?


Para gerar o documento pdf de uma proposta comercial clique na proposta e utilize o submenu "Gerar PDF".


O layout do documento pdf da proposta pode ser personalizado para atender particularidades da sua empresa.


Para gerar o documento pdf da proposta, como padrão, o sistema considera o layout selecionado na configuração geral "Layout que será usado para gerar o documento pdf da proposta comercial".


Se você precisar criar propostas comerciais com layouts diferenciados é possível selecionar a opção "Sim" na configuração geral "Exibir campo "Layout específico do documento pdf da proposta" na tela de criação/edição de propostas comerciais".


Ao escolher a opção "Sim" nessa configuração, o sistema exibe o campo "Layout específico do documento pdf da proposta" na tela de criação de propostas e permite que você escolha um layout específico para proposta.


Todos os layouts de documentos pdfs gerados pelo sistema são cadastrados na tela "Layouts".


Nessa tela é possível ver os layouts já cadastrados para proposta comercial pesquisando a opção "Proposta comercial" no campo "Tipo de layout".


Para cadastrar novos layouts no sistema clique no botão "Criar layout", selecione o tipo de layout e faça o upload do arquivo com tipo Jasper Reports (.jrxml).


Atenção, recomendamos que a criação e edição de layouts seja feita pelo Analista de Implantação responsável pelo projeto na sua empresa pois essas atividades demandam conhecimento técnico na ferramenta Jasper Reports.


Anexamos a esse artigo o layout padrão para proposta comercial.


Veja abaixo um exemplo do documento pdf da proposta comercial:



Como anexar arquivos a uma proposta comercial?


Para anexar arquivos a uma proposta comercial clique na proposta e utilize o submenu "Arquivos anexos" para acessar a tela de arquivos anexos da proposta.


Nessa tela você pode anexar arquivos à proposta e aos seus itens.


Para anexar arquivos à proposta, abra o quadro "Arquivos anexados à proposta", clique no botão "Anexar", selecione o arquivo e depois clique no botão "Salvar".


Para anexar arquivos a um item da proposta, abra o quadro correspondente ao item, clique no botão "Anexar", selecione o arquivo e depois clique no botão "Salvar".


Nessa tela também é possível ver, editar e excluir os arquivos anexados à proposta e aos seus itens.


Para fazer isso basta clicar no arquivo e utilizar os submenus "Ver arquivo", "Editar" e "Excluir".


Por fim, se o produto do item da proposta tiver arquivos anexos, dentro do quadro correspondente ao item, é possível ver todos os arquivos anexados ao produto, e utilizar o submenu "Ver".



Como liberar uma proposta comercial para envio para o cliente?


Na configuração geral "Status inicial na criação da proposta" é possível configurar o status inicial da proposta logo após a sua criação com 3 opções possíveis:

  • Em elaboração
  • Liberada aguardando envio
  • Liberada para envio


Para utilizar a liberação de propostas é preciso configurar o sistema para definir o status "Em elaboração" para propostas recém criadas.


Configurando o sistema da forma indicada, todos os itens de uma proposta recém-criada ficarão com status "Em elaboração".


Ao clicar em uma proposta com status "Em elaboração" o sistema apresenta o submenu "Submeter proposta para liberação".


Ao utilizar esse submenu o status da proposta avança para "Aguardando liberação".


Geralmente as propostas são liberadas por um supervisor ou gerente comercial que analisa a proposta e decide se irá liberá-la ou retorná-la para o status "Em elaboração".


Para retornar a proposta para o status "Em elaboração" clique na proposta e utilize o submenu "Retornar status para Em elaboração".


Já para liberar a proposta para envio, clique na proposta com status "Aguardando liberação" e utilize o submenu "Liberar proposta para envio".


Ao utilizar esse submenu o status da proposta avança para "Liberada aguardando envio", e esta proposta está pronta para ser enviada para o cliente.


Por fim, caso você se arrependa da liberação, clique na proposta, utilize o submenu "Remover liberação para envio da proposta", e o status da proposta retorna para "Aguardando liberação".


Veja abaixo uma imagem do submenu "Liberar proposta para envio" em destaque:



Como enviar a proposta comercial por email para o cliente?


Primeiramente vamos entender como configurar o o sistema para enviar propostas por email.


Configuração no cadastro de empresas


Acesse a tela "Empresas", clique na empresa e utilize o submenu "Editar" para editar a empresa.


Clique na aba "Vendas" e preencha os campos do quadro "Envio de proposta comercial por email" conforme recomendações apresentadas a seguir:

  • Emails para preenchimento do campo "Para" no envio de proposta comercial por email: Sugerimos não preencher.
  • Emails para preenchimento do campo "Cc" no envio de proposta comercial por email: Sugerimos preencher com um email do grupo "Comercial", por exemplo: [email protected].
  • Emails para preenchimento do campo "Cco" no envio de proposta comercial por email: Sugerimos não preencher.
  • Emails para preenchimento do campo "Resposta para" na tela de Envio de proposta comercial por email: Sugerimos preencher com um email do grupo "Comercial", por exemplo: [email protected].
  • Texto padrão para envio da proposta comercial: Escreva o texto padrão da mensagem da proposta utilizando as variáveis disponíveis no quadro "Variáveis". Apresentamos a seguir um exemplo de texto que pode ser personalizado pela sua empresa.


Prezado @nomeContato,


Agradeço pela oportunidade de oferecer nossos produtos e serviços para @nomePessoa.


Envio-lhe em anexo nossa proposta comercial @proposta emitida em @dataEmissao no valor de @valorTotal.


A data de validade dessa proposta é @dataValidade.


Estou à sua disposição em caso de qualquer dúvida.


Atenciosamente,


@nomeEmpresa


Veja abaixo uma imagem da configuração no cadastro de empresas:



Configuração no cadastro de pessoas


Acesse a tela "Pessoas", clique na pessoa dos seus clientes e selecione o submenu "Editar" para editar a pessoa.


Clique na aba "Vendas", subaba "Geral" e dentro do quadro "Envio de proposta comercial por email" preencha o campo "Emails para envio de proposta comercial".


Sugerimos preencher esse campo com o email da área de compras do seu cliente, por exemplo, [email protected].


Configuração no cadastro de contatos


Acesse a tela "Contatos", clique nos contatos dos seus clientes e selecione o submenu "Editar" para editar o contato.


Na aba "Geral" dentro do quadro "Emails" preencha os emails do contato e marque a check box "Envia proposta" para que o email seja considerado pelo sistema no envio da proposta.


Configuração no cadastro de usuários


Acesse a tela "Usuários", edite os usuários de todas as pessoas da sua equipe Comercial e certifique-se de que o campo "Email" está preenchido.


Envio de proposta por email


Acesse a tela "Propostas", clique na proposta e utilize o submenu "Enviar proposta".


No quadro "Informações gerais" veja que o sistema preenche automaticamente os campos como explicado a seguir:

  • Para: Emails do cadastro do Cliente da proposta + Emails do cadastro do Contato da proposta.
  • Cc: Email do usuário logado no sistema + Emails do cadastro da Empresa da proposta
  • Cco: Emails do cadastro da Empresa da proposta
  • Resposta para: Email do usuário logado no sistema + Emails do cadastro da Empresa da proposta
  • Título do email: Código da proposta + Nome do Cliente da proposta


No campo "Mensagem" veja que o sistema escreve o texto do email de acordo com o texto configurado no cadastro da empresa da proposta.


Se desejar você pode apagar ou modificar o conteúdo de qualquer campo.


Clique no botão "Salvar status e enviar email" para o sistema enviar o email para o cliente com o documento pdf da proposta comercial em anexo.


Após clicar no botão veja que o status dos itens da proposta foi modificado para "Enviada para cliente" e que a proposta comercial foi enviada por email.


Se desejar apenas modificar o status dos itens da proposta para "Enviada para cliente" sem enviar o email para o cliente clique no botão "Salvar status sem enviar email".


Veja abaixo uma imagem da tela de envio de proposta por email:



Como criar um pedido de venda a partir de uma proposta comercial?


Quando uma proposta comercial é aprovada você deve transformá-la em um pedido de venda.


Para fazer isso clique na proposta comercial e utilize o submenu "Criar pedido".


Após clicar no submenu "Criar pedido" você será levado para a tela de criação de pedido de venda com o sistema copiando todos os dados da proposta para o pedido de venda.


Na tela de criação de pedido de venda, se quiser, você poderá preencher mais dados específicos do pedido de venda, e isso será explicado no guia rápido de Pedidos de venda.


Neste momento recomendamos apenas clicar no botão "Salvar" para salvar o pedido de venda.


Após clicar no botão "Salvar" veja que o pedido de venda já foi salvo.


Clique no ícone "I" para detalhamento de um item de pedido de venda e veja que o sistema abre um quadro exibindo as informações do:

  • Item de pedido de venda
  • Item da proposta comercial relacionado ao item do pedido de venda
  • Item da solicitação de cotação relacionado ao item da proposta comercial


Por fim acesse a tela "Propostas" e veja que os itens da proposta comercial utilizada para criar o pedido de venda estão com status "Aceita pelo cliente".


Veja abaixo uma imagem da tela de criação de pedidos de venda a partir da proposta comercial:



Como registrar a rejeição pelo cliente de uma proposta comercial?


Quando uma proposta comercial é rejeitada pelo cliente você deve registrar essa rejeição no sistema.


Para fazer isso clique em uma proposta comercial com status "Enviada para cliente" e utilize o submenu "Rejeitar itens da proposta" para acessar a tela "Registro de rejeição de itens da proposta".


Na tela de registro de rejeição de itens da proposta selecione os itens da proposta que foram rejeitados


Selecione os motivos da rejeição dos itens da proposta e se desejar escreva comentários.


Um detalhe importante é que em alguns casos o cliente pode rejeitar alguns itens e criar um pedido de venda com os demais itens.


Para salvar a rejeição clique no botão "Salvar rejeição".


Após salvar veja que todos os itens rejeitados agora estão com o status "Rejeitada pelo cliente".


Se desejar editar um registro de rejeição em um item de proposta, clique no item e utilize o submenu "Editar rejeição do item da proposta".


Se desejar excluir o registro de rejeição em uma proposta, clique na proposta e utilize o submenu "Excluir rejeição de todos os itens da proposta".


Se desejar excluir um registro de rejeição em um item de proposta, clique no item e utilize o submenu "Excluir rejeição do item da proposta".


Após excluir o registro de rejeição de um item da proposta veja que o item da proposta retorna seu status para "Enviada para cliente".


Por fim, é importante destacar que a rejeição da proposta pode ser informada individualmente por item.


Para fazer isso clique no item da proposta que deseja rejeitar e utilize o submenu "Rejeitar item da proposta".


Essa possibilidade é interessante quando os motivos da rejeição não são os mesmos para todos os itens da proposta.


Veja abaixo uma imagem da tela "Registro de rejeição de itens da proposta":