1) Como é o método de implantação da Nomus?


Módulos e atividades

O método de Implantação da Nomus é dividido em módulos implantados de acordo com o escopo do projeto contratado pela sua empresa. Cada módulo tem uma lista de atividades necessárias para sua implantação.


Implantação gradual

Ao término de implantação de cada módulo sua empresa já utiliza o sistema no dia a dia, consegue enxergar os benefícios alcançados e o retorno sobre o investimento realizado. 


Os resultados alcançados com o término da implantação de cada módulo motiva a equipe de projeto da sua empresa para avançar na implantação do módulo seguinte.


2) Como é conduzido o projeto de implantação?


Agendamento de reuniões

As reuniões de implantação são organizadas e agendadas pelo o Analista de Implantação da Nomus com o Líder da equipe de projeto da sua empresa.


Ferramenta para conferência

A Nomus utiliza a ferramenta Zoom para organizar as reuniões de implantação.


Duração da reunião

A duração ideal de uma reunião de implantação é de 2 horas, a duração mínima 1 hora e a duração máxima 4 horas. 


Frequência de reuniões

Recomendamos o agendamento de 2 reuniões por semana.


Relatórios de implantação

Todas as reuniões de implantação são registradas em relatórios de implantação e os relatórios de implantação são enviados por email para a sua empresa.


Consumo de horas de implantação

Com o registro dos relatórios de implantação sua empresa consegue acompanhar a evolução do projeto e o consumo de horas de implantação.


Cancelamento de reuniões de implantação

Caso seja necessário cancelar uma reunião de implantação, o cancelamento deve ser feito enviando um email para o seu Analista de Implantação com no mínimo 2 dias úteis de antecedência.


Caso o cancelamento seja solicitado com menos de 2 dias úteis de antecedência, o Analista de Implantação utilizará o horário já agendado para avançar em atividades relacionadas ao projeto, e essas atividades irão consumir horas de implantação do projeto.


3) Qual é o escopo do projeto?


Entenda todos os módulos que serão implantados na sua empresa e a sequência recomendada pela Nomus para implantação desses módulos. 


4) Qual é a infra-estrutura necessária para o projeto?


Segue abaixo a infra-estrutura necessária para realização do projeto:


Local para reuniões de implantação

Idealmente as reuniões de implantação devem ser assistidas em um local isolado do local habitual de trabalho e silencioso, como uma sala de reunião, para evitar distrações e aumentar a produtividade.


Reunião com mais de 1 pessoa

Quando mais de 1 pessoa for participar da reunião, sempre que possível, é interessante reunir todas as pessoas em um sala de reunião com um projetor ou televisão.


Requisitos para o computador

O computador utilizado para participar da reunião deve atender os seguintes requisitos:

  • 1) Boa conexão com a internet
  • 2) Software Zoom instalado
  • 3) Caixa de som em perfeito funcionamento
  • 4) Microfone em perfeito funcionamento
  • 5) Navegador Google Chrome instalado


Segue abaixo a infra-estrutura necessária para utilização do sistema Nomus no dia a dia:


Conexão com a internet

Sua empresa deve ter uma boa conexão com a internet, e se possível, contratar uma internet sobressalente, para ser utilizada caso a internet principal fique fora do ar ou apresente problemas de lentidão.


Computadores de usuários

Os computadores dos usuários do sistema devem ter os seguintes requisitos:

  • 1) Boa conexão com a internet
  • 2) Navegador Google Chrome instalado

5) Vamos formar a equipe de projeto?


Equipe de projeto da Nomus 

Conheça a equipe de projeto da Nomus que é formada pelo: 

  • Analista de Implantação
  • Líder de Implantação


Equipe de projeto da sua empresa

Defina a equipe de projeto da sua empresa que é formada pelo:

  • Patrocinador: Deve ter uma boa visão geral sobre o processo da empresa e autonomia para tomar decisões.
  • Líder de projeto: Deve ter uma boa visão geral sobre o processo da empresa, autonomia para tomar decisões e tempo para se dedicar ao projeto.
  • Usuários chave: Devem ter bom conhecimento e experiência em suas áreas de atuação e facilidade para treinar os usuários finais.
  • Usuários finais: Devem ter bom conhecimento em informática e vontade para aprender e se desenvolver na sua área de atuação.

6) Qual é o prazo para implantação do projeto?


Prazo ideal de implantação

O prazo ideal para implantação é definido de acordo com o tempo planejado em horas dos módulos contratados e a frequência de reuniões de implantação. 


Por exemplo, se um módulo tem o tempo planejado de 16 horas, e a dedicação da equipe do Cliente ao projeto é de 4 horas por semana, o prazo ideal para implantação será calculado em 4 semanas para esse módulo.


Prazo real de implantação

O prazo real de implantação poderá variar para mais ou para menos dependendo da dedicação da equipe de projeto da sua empresa com o cadastro de informações no sistema, treinamento de usuários finais e colocação do sistema em operação.


7) Quais são os fatores críticos para o sucesso do projeto?


Os fatores críticos para o sucesso do projeto são:

  • 1) Obtenha o patrocínio da alta administração.
  • 2) Acerte na escolha do Líder do projeto.
  • 3) Acerte na escolha dos Usuários chave.

  • 4) Acerte na escolha de Usuários finais.

  • 5) Treina e motive Usuários finais.

  • 5) Obtenha dedicação da equipe de projeto na execução de atividades e cumprimento de prazos

  • 6) Garanta a infra-estrutura adequada para realização do projeto

  • 7) Garanta a qualidade dos cadastros realizados no sistema.

  • 8) Revise e documente os processos da sua empresa.

  • 9) Dissemine o conhecimento.


8) E se o sistema Nomus não me atender em alguma necessidade?


O sistema Nomus é um produto padrão que traz as boas práticas de mercado e que é aperfeiçoado continuamente.


Caso o sistema não atenda algum requisito da sua empresa sugerimos que:

  • 1) Apresente a necessidade para seu Analista de Implantação para que ele avalie se existe alguma forma de atendê-lo com as funcionalidades já existentes no sistema.
  • 2) Caso sua empresa não seja atendida pela funcionalidades já existentes no sistema, crie um ticket descrevendo a necessidade para a equipe de Desenvolvimento da Nomus.

  • 3) Aguarde o retorno da equipe de Desenvolvimento da Nomus que irá avaliar o ticket que você criou, entender se ela é viável tecnicamente e se está alinhada ao projeto do sistema. 

  • 4) Caso o ticket seja aprovado pela equipe de Desenvolvimento da Nomus, ele será liberado para o backlog, e não terá prazo de entrega definido. A programação do desenvolvimento da Nomus é revista periodicamente e incluímos os tickets do backlog que estão sendo mais requisitados pela nossa base de clientes.

  • 5) Se você tiver urgência no desenvolvimento da nova funcionalidade descrita no ticket, você poderá solicitar para a equipe de Desenvolvimento da Nomus elaborar um orçamento de customização, com investimento e prazo de entrega definidos, que será avaliado por sua empresa. 

  • 6) Caso sua empresa aprove o orçamento de customização, a equipe de Desenvolvimento da Nomus incluirá o ticket na programação para cumprir com o prazo de entrega acordado com a sua empresa.