Neste artigo vamos entender como o sistema Nomus envia emails de cobrança automáticos para os clientes.


No último artigo entendemos que a rotina de cobrança deve ser configurada para ser executada 1 vez ao dia, todos os dias, no período da manhã.


No momento da execução da rotina de cobrança, o sistema avalia todas as contas a receber e envia emails de lembrete de vencimento, cobrança após o vencimento e confirmação de recebimento para os clientes de acordo com a configuração dos passos da régua de cobrança.


A seguir vamos entender na prática como o sistema envia email de:

  • Lembrete de vencimento
  • Cobrança após o vencimento
  • Confirmação de recebimento

Lembrete de vencimento


O sistema envia um email de lembrete de vencimento para as contas a receber pendentes e ainda não vencidas, de acordo com o preenchimento do campo "Dias antes do vencimento" nos passos com tipo "Lembrete de vencimento" na régua de cobrança.


Por exemplo, imagine que a sua régua de cobrança tem 2 passos com tipo "Lembrete de vencimento" como abaixo:


PassoDescrição do passoTipo de passoDias antes do vencimentoAção
1Lembrete 3 dias antes do vencimentoLembrete de vencimento3Enviar email
2Lembrete no dia do vencimentoLembrete de vencimento0Enviar email


Agora imagine que no dia 20/11/2019 sua empresa tenha as seguintes contas a receber pendentes:


Código da contaData de vencimentoCliente
20025/11/2019Cliente Exemplo AC
20125/11/2019Cliente Exemplo AC
20224/11/2019Cliente Exemplo GO


Agora vamos entender as ações que o sistema irá executar nos próximos 5 dias.


Dia 21/11/2019

  • Envia 1 email de lembrete "3 dias antes do vencimento" para o "Cliente Exemplo GO" referente à conta "202" que vence em "24/11/2019".


Dia 22/11/2019

  • Envia 1 email de lembrete "3 dias antes do vencimento" para o "Cliente Exemplo AC" referente à conta "200" que vence em "25/11/2019".
  • Envia 1 email de lembrete "3 dias antes do vencimento" para o "Cliente Exemplo AC" referente à conta "201" que vence em "25/11/2019".


Dia 23/11/2019

  • Não envia nenhum email de lembrete de vencimento.


Dia 24/11/2019

  • Envia 1 email de lembrete "no dia do vencimento" para o "Cliente Exemplo GO" referente à conta "202" que vence em "24/11/2019".


Dia 25/11/2019

  • Envia 1 email de lembrete "no dia do vencimento" para o "Cliente Exemplo AC" referente à conta "200" que vence em "25/11/2019".
  • Envia 1 email de lembrete "no dia do vencimento" para o "Cliente Exemplo AC" referente à conta "201" que vence em "25/11/2019".


Atenção, é importante entender que o sistema não aglutina mais de 1 conta a receber em 1 único email de lembrete de vencimento.


Agora vamos apresentar o envio de emails de lembrete de vencimento na nossa base de treinamento.


Em 18/12/2019 na nossa base de treinamento tínhamos as seguintes contas a receber para o "Cliente Exemplo AC":



Na execução da rotina de cobrança no dia 18/12/2019 o sistema enviou 2 emails de lembrete de vencimento para o "Cliente Exemplo AC" que são apresentados nas imagens a seguir.


Lembrete para a conta a receber código 514 que vence hoje


Lembrete para a conta a receber código 513 que vencerá em 3 dias


Cobrança após o vencimento


O sistema envia um email de cobrança após o vencimento para as contas a receber pendentes e vencidas de acordo com o preenchimento do campo "Dias após o vencimento" nos passos com tipo "Cobrança após vencimento" na régua de cobrança.


Por exemplo, imagine que a sua régua de cobrança tem 2 passos com tipo "Cobrança após vencimento" como abaixo:


PassoDescrição do passoTipo de passoDias após o vencimentoAção
3Cobrança 3 dias após o vencimentoCobrança após vencimento3Enviar email
4Cobrança 7 dias após o vencimentoCobrança após vencimento7Enviar email


Agora imagine que no dia 20/11/2019 sua empresa tenha as seguintes contas a receber pendentes:


Código da contaData de vencimentoCliente
30018/11/2019Cliente Exemplo AC
30118/11/2019Cliente Exemplo AC
30216/11/2019Cliente Exemplo GO


Agora vamos entender as ações que o sistema irá executar nos próximos 5 dias.


Dia 21/11/2019

  • Envia 1 email de cobrança "3 dias após o vencimento" para o "Cliente Exemplo AC" referente às contas "300" e "301" que venceram em "18/11/2019".


Dia 22/11/2019

  • Não envia nenhum email de cobrança após o vencimento.


Dia 23/11/2019

  • Envia 1 email de cobrança "7 dias após o vencimento" para o "Cliente Exemplo GO" referente à conta "302" que venceu em "16/11/2019".


Dia 24/11/2019

  • Não envia nenhum email de cobrança após o vencimento.


Dia 25/11/2019

  • Envia 1 email de cobrança "7 dias após o vencimento" para o "Cliente Exemplo AC" referente às contas "300" e "301" que venceram em "18/11/2019".


Atenção, no exemplo acima, perceba que aglutinamos as contas "300" e "301" em 1 único email de cobrança pois essas contas têm a mesma data de vencimento 


Para o sistema Nomus aglutinar as contas vencidas em 1 único email de cobrança é preciso marcar a configuração "Aglutinar contas a receber em atraso do cliente em 1 único email" no cadastro da empresa.


Além disso, ao marcar essa configuração, o sistema sempre vai considerar a conta a receber com a data de vencimento mais antiga, para definir a posição do cliente na régua de cobrança.


Essa questão ficará mais clara nos exemplos que apresentaremos a seguir.


Agora vamos apresentar o envio de emails de cobrança após o vencimento na nossa base de treinamento.


Em 18/12/2019 na nossa base de treinamento tínhamos as seguintes contas a receber pendentes para o "Cliente Exemplo AM":



Ainda em 18/12/2019, também tínhamos as seguintes contas a receber pendentes para o "Cliente Exemplo DF":



Perceba na imagem acima que o "Cliente Exemplo DF" tem 2 contas a receber em atraso, e que a conta a receber mais atrasada estava com 7 dias de atraso, e essa conta que será considerada pelo sistema para definir a posição do cliente na régua de cobrança.


Na execução da rotina de cobrança no dia 18/12/2019 o sistema enviou 2 emails de cobrança após o vencimento, 1 email de cobrança 3 dias após o vencimento para o "Cliente Exemplo AM", e 1 email de cobrança 7 dias após o vencimento para o "Cliente Exemplo DF".


Esses emails são apresentados a seguir:


Cobrança 3 dias após o vencimento para o "Cliente Exemplo AM"


Cobrança 7 dias após o vencimento para o "Cliente Exemplo DF"


Confirmação de recebimento


O sistema envia um email de confirmação de recebimento para as contas a receber baixadas com pelo menos 1 recebimento.


Esse envio de email é configurado no passo com tipo "Confirmação de recebimento" na régua de cobrança através da inclusão da ação "Enviar email".


Por exemplo imagine que no dia 20/11/2019 sua empresa teve as seguintes contas a receber baixadas com pelo menos 1 recebimento:


Código da contaCliente
400Cliente Exemplo BA
401Cliente Exemplo BA
402Cliente Exemplo MA


No dia 21/11/2019 o sistema enviará 3 emails de confirmação de recebimento:

  • Envia 1 email de "confirmação de recebimento" para o "Cliente Exemplo BA" referente à conta "400".
  • Envia 1 email de "confirmação de recebimento" para o "Cliente Exemplo BA" referente à conta "401".
  • Envia 1 email de "confirmação de recebimento" para o "Cliente Exemplo MA" referente à conta "402".


Atenção, quando uma conta a receber é baixada sem nenhum recebimento, o sistema não envia o email de confirmação de recebimento.


Além disso, na execução da 1a rotina de cobrança, o sistema envia emails de confirmação de recebimento para todas as contas a receber baixadas nos últimos 7 dias.


Agora vamos apresentar um exemplo de envio de emails de confirmação de recebimento na nossa base de treinamento.


Em 18/12/2019 na nossa base de treinamento fizemos o recebimento baixando as seguintes contas a receber dos clientes "Cliente Exemplo BA" e "Cliente Exemplo MA":


Após fazer a baixas das contas informadas acima, executamos a rotina de cobrança, e o sistema enviou 2 emails de confirmação de recebimento, 1 email para o "Cliente Exemplo MA" e 1 email para o "Cliente Exemplo BA".


Esses emails são apresentados a seguir:


Confirmação de recebimento para o "Cliente Exemplo MA"


Confirmação de recebimento para o "Cliente Exemplo BA"


Separação de emails de cobrança após o vencimento por empresa


Por fim é importante destacar que os emails de cobrança após o vencimento são separados por empresa cadastrada no sistema.


Por exemplo, imagine que no dia 20/11/2019 você tenha as seguintes contas a receber pendentes do "Cliente Exemplo RS".


Código da contaEmpresaData de vencimentoCliente
50001 - Matriz18/11/2019Cliente Exemplo RS
50102 - Filial18/11/2019Cliente Exemplo RS


No dia 21/11/2019 o sistema enviará 2 emails de cobrança após o vencimento, 1 email para cada empresa, como abaixo:

  • Envia 1 email de "confirmação de recebimento" para o "Cliente Exemplo RS" referente à conta "500" pela empresa "01 - Matriz".
  • Envia 1 email de "confirmação de recebimento" para o "Cliente Exemplo RS" referente à conta "501" pela empresa "02 - Filial"


Vamos apresentar um exemplo de envio de emails de cobrança após o vencimento na nossa base de treinamento.


Em 18/12/2019 na nossa base de treinamento tínhamos as seguintes contas a receber pendentes para o "Cliente Exemplo RS":

Perceba na imagem acima que as 2 contas vencem no mesmo dia 03/11/2019, estão com 45 dias de atraso, porém foram geradas em empresas diferentes.


A nossa régua de cobrança está configurada para enviar emails 45 dias após o vencimento.


Na execução da rotina de cobrança no dia 18/12/2019 o sistema enviou 2 emails de cobrança após o vencimento para o "Cliente Exemplo RS", um email foi enviado pela empresa "Indústria Sucesso (Lucro Presumido)" e outro email foi enviado pela empresa "Indústria Sucesso (Simples Nacional)"


Esses emails são apresentados a seguir:


Email enviado pela empresa "Indústria Sucesso (Simples Nacional)"


Email enviado pela empresa "Indústria Sucesso (Lucro Presumido)"