Neste artigo vamos aprender como configurar a cobrança de contas a receber no sistema Nomus.
1) Cadastro de réguas de cobrança
Acesse a tela de cadastro de réguas de cobrança através do menu "Financeiro > Configurações > Réguas de cobrança".
Crie uma régua de cobrança com o nome "Régua de cobrança padrão".
Normalmente só é necessário cadastrar 1 única régua de cobrança no sistema.
Só é necessário cadastrar mais de 1 régua de cobrança se você tiver processos de cobrança diferentes de acordo com o cliente.
2) Cadastro de passos da régua de cobrança
Após salvar a régua de cobrança, clique na régua de cobrança recém criada e selecione o submenu "Definir passos da régua de cobrança" com na imagem a seguir:
Após clicar nesse submenu, você será levado para a tela "Definir passos da régua de cobrança" como na imagem a seguir:
Nessa tela você irá definir todos os passos da régua de cobrança da sua empresa.
Utilize o botão "Criar novo passo" para acessar a tela de criação de novo passo na régua de cobrança.
No quadro "Informações gerais" preencha os campos abaixo:
- Passo: é o número do passo. Esse número é utilizado pelo sistema para ordenar os passos da régua de cobrança.
- Descrição: é a descrição do passo.
- Tipo de passo: Selecione o tipo de passo dentre 3 opções: Lembrete de vencimento, Confirmação de recebimento ou Cobrança após o vencimento.
- Dias antes do vencimento: Informe o número de dias antes da data de vencimento para execução da ação. Esse campo só é exibido para os tipos de passo "Lembrete de vencimento". Por exemplo, para criar um passo para lembrete com 3 dias antes do vencimento, preencha esse campo com o número 3, já para criar um passo para lembre no dia do vencimento, preencha esse campo com o número 0.
- Dias após o vencimento: Informe o número de dias após da data de vencimento para execução da ação. Esse campo só é exibido para os tipos de passo "Cobrança após vencimento". Por exemplo, para criar um passo para cobrança após 7 dias do vencimento, preencha esse campo com o número 7.
Segue abaixo uma imagem da tela de cadastro de passo da régua de cobrança com esses campos em destaque:
No quadro "Ações" adicione as ações que serão executadas no passo de cobrança.
Atualmente o sistema Nomus tem 2 tipos de passo:
- Enviar email
- Enviar SMS
Para o tipo de passo "Enviar email" preencha os campos:
- Assunto: Preencha este campo com o assunto do email.
- Mensagem: Preencha este campo a mensagem do email.
Para o tipo de passo "Enviar SMS" preencha o campo:
- Mensagem: Preencha este campo a mensagem do SMS.
Atenção, para enviar SMS é necessário fazer contato com a Nomus e contratar um pacote de SMS.
Em breve planejamos criar um novo tipos de passo "Criar tarefa no processo de cobrança".
Para escrever o assunto e mensagem do email e na mensagem do SMS você pode utilizar todas as variáveis disponibilizadas no quadro "Variáveis disponíveis".
Neste quadro as variáveis mais importantes são:
- @nomePessoaProcesso: Nome da pessoa vinculado ao processo de cobrança no CRM.
- @contatoPessoaProcesso: Nome do contato vinculado ao processo de cobrança no CRM.
- @contasAReceber: Relação de contas a receber no padrão "Nota fiscal: 312556 - Venda de produção do estabelecimento - Vencimento: 20/02/2019 - Valor: R$ 890,00."
Apresento a seguir uma imagem da tela de cadastro de um novo passo na régua de cobrança destacando o quadro "Ações":
Após preencher os campos do quadro "Ações" clique no botão "Adicionar" para adicionar a ação ao passo da cobrança.
Após adicionar as ações desejadas clique no botão "Salvar" para salvar o passo da régua de cobrança.
No vídeo de treinamento deste artigo apresentamos o exemplo de uma régua de cobrança completa.
Além disso, no próximo artigo do manual do usuário, apresentamos modelos de email que podem ajudar a sua empresa a criar seus próprios modelos.
3) Cadastro de tipo de processo de cobrança
Ao executar a rotina de cobrança o sistema Nomus é capaz de criar processos de cobrança no CRM para gerenciar os processos de cobrança de todos os seus clientes.
Para o sistema conseguir criar esses processos de cobrança, é preciso cadastrar um tipo de processo "Cobrança", e neste passo vamos aprender como criar este tipo de processo.
Acesse a tela "CRM > Configurações > Tipos de processo" para acessar a tela "Tipos de processo".
Clique no botão "Criar tipo de processo" e cadastre um tipo de processo seguindo as instruções apresentadas a seguir:
Aba Geral
- Nome: Preencha com o nome "Cobrança".
- Natureza: Selecione a natureza "Cobrança".
- Responsável padrão: selecione um usuário padrão para os processos de cobrança que serão criados pelo sistema.
Aba Campos padrões
- Marque a check box "Visível" do campo "Data programada".
Aba Etapas
Cadastre todas as etapas do seu tipo de processo de cobrança.
Apresentamos na imagem a seguir uma configuração sugerida para as etapas para facilitar a compreensão:
Atenção com o preenchimento dos campos "Tipo de etapa", "Dias antes do vencimento", "Dias após o vencimento" e "Status".
Aba Notificações por email
- Preencha o campo "Responder para" com o email da área financeira da sua empresa. Por exemplo, aqui na Nomus utilizamos o email "financeiro@nomus.com.br".
Aba Painel de processos
Marque as configurações abaixo:
- Exibir "Receita prevista ($)" no painel de processos.
- Totalizar "Receita prevista ($)" por etapa no painel de processos.
- Exibir ícone "Ver informações da pessoa" no painel de processos.
Além disso sugerimos que desmarque a configuração abaixo:
- Exibir "Pessoa" no painel de processos
4) Configurações no cadastro de empresas
Acesse a tela de cadastro de empresas através do menu "Configurador geral > Empresas".
Edite as empresas que você deseja ativar a cobrança eletrônica, clique na aba "Financeiro" e no quadro "Cobrança" recomendamos que preencha as configurações conforme imagem a seguir:
Apresentamos a seguir a explicação das configurações realizadas no cadastro de empresas:
- Ativar cobrança eletrônica para contas a receber: Marque este campo para ativar a cobrança na empresa
- Aglutinar contas a receber em atraso do cliente em 1 único email: Marque este campo se desejar que o sistema aglutine todas as contas a receber em atraso do cliente em 1 único email.
- Enviar email de cobrança com o layout HTML: Marque este campo para o sistema enviar emails de cobrança com layout HTML.
- Régua de cobrança: Selecione a régua de cobrança que você criou.
- Padrão para criação de processos de cobrança no CRM: Selecione a opção "Criar 1 processo para cada cliente" se você deseja concentrar toda a gestão da cobrança do cliente em 1 único processo no CRM. Essa é a opção recomendada pela Nomus. Selecione a opção "Criar 1 processo para cada conta a receber" se desejar que o sistema crie 1 processo no CRM para cada conta a receber do cliente. Essa opção não é recomendada por criar um grande número de processos no CRM aumentando a complexidade da gestão do processo de cobrança.
- Tipo de processo padrão para cobrança: Selecione o tipo de processo de cobrança que você criou.
- Preencher com os mesmos emails informados na "Autorização da NF-e": Marque esse campo se você desejar que o sistema preencha os campos "Para", "Cc" e "Cco" com os mesmos emails configurados no quadro "Autorização da NF-e" no cadastro da empresa.
- Emails para preenchimento do campo "Para": Preencha com algum email da sua empresa que você deseja que sempre seja preenchido no campo "Para" nos emails de cobrança. Esse campo normalmente não é preenchido.
- Emails para preenchimento do campo "Cc": Preencha com algum email da sua empresa que você deseja que sempre seja preenchido no campo "Cc" nos emails de cobrança. Esse campo normalmente é preenchido com um email geral da equipe financeira da empresa. Por exemplo, aqui na Nomus preenchemos com o email "financeiro@nomus.com.br".
- Emails para preenchimento do campo "Cco": Preencha com algum email da sua empresa que você deseja que sempre seja preenchido no campo "Cco" nos emails de cobrança. Esse campo normalmente não é preenchido.
Além das configurações específicas da cobrança, avalie e confirme se você já adicionou o logo da sua empresa no campo "Logo" na aba "Geral".
O logo da sua empresa é utilizado pelo sistema para preencher o cabeçalho do email de cobrança.
Atenção, não esqueça de fazer essas configurações em todas as empresas que você deseja ativar a cobrança.
5) Configurações no cadastro do cliente
Acesse a tela "Pessoas" para preencher as configurações de cobrança para seus clientes.
Para entender como deve ser feita essa configuração, edite o cadastro de um cliente, clique na aba "Financeiro" e veja o quadro "Cobrança eletrônica", como na imagem a seguir:
Explicamos a seguir as configurações relacionadas à cobrança no cadastro do cliente:
- Suspender cobrança para essa pessoa: Marque esse campo se desejar suspender o envio de emails e SMS de cobrança para o cliente.
- Régua de cobrança específica para a pessoa: Selecione uma régua de cobrança neste campo somente se o cliente tiver uma régua de cobrança específica, diferente da régua de cobrança informada no cadastro da empresa.
- Preencher com os mesmos emails informados na "Autorização da NF-e": Marque esse campo se você desejar que o sistema preencha os campos "Para", "Cc" e "Cco" com os mesmos emails configurados no quadro "Autorização da NF-e" no cadastro da empresa.
- Emails para preenchimento do campo "Para": Preencha com os emails do seu cliente que você deseja que o sistema preencha no campo "Para" nos emails de cobrança. Você pode informar mais de um email do seu cliente separando os emails por vírgula.
- Emails para preenchimento do campo "Cc": Preencha com os emails do seu cliente que você deseja que o sistema preencha no campo "Cc" nos emails de cobrança. Esse campo geralmente não é preenchido.
- Emails para preenchimento do campo "Cco": Preencha com os emails do seu cliente que você deseja que o sistema preencha no campo "CCo" nos emails de cobrança. Esse campo geralmente não é preenchido.
Uma dica interessante aqui é começar a implantar o processo de cobrança no sistema Nomus preenchendo apenas os emails no cadastro da empresa.
Após alguns dias de teste, quando confirmar que o processo está funcionando da forma que você deseja, você começa a preencher os emails para cobrança no cadastro de todos os clientes.
Outra dica interessante é se o cadastro de todos os seus clientes já tiver com o quadro "Autorização da NF-e" preenchido com os emails corretos, você pode solicitar para o Suporte da Nomus executar um script na sua base de dados marcando o campo "Preencher com os mesmos emails informados na "Autorização da NF-e"" no cadastro de todos os seus clientes.
6) Configurações no cadastro de formas de pagamento
Em alguns casos pode ser interessante suspender a cobrança de contas a receber com formas de pagamento específicas.
Por exemplo, você pode desejar que o sistema suspenda a cobrança de contas a receber com forma de pagamento "Cartão de crédito", pois essas contas a receber já foram autorizadas pela operadora do cartão e não há risco do cliente ficar inadimplente.
Para isso existe a configuração "Suspender cobrança eletrônica de contas a receber com essa forma de pagamento" no cadastro de formas de pagamento destacada na imagem a seguir:
Ao marcar essa configuração, o sistema não vai considerar contas a receber com essa forma de pagamento quando executar passos da régua de cobrança com tipo de passo "Lembrete de vencimento" e "Cobrança após vencimento", nas ações "Enviar email" e "Enviar SMS".
7) Suspensão da cobrança de contas a receber específicas
Em alguns casos pode ser interessante suspender a cobrança de contas a receber específicas.
Por exemplo, você pode desejar que o sistema suspenda a cobrança de uma contas a receber que está sendo questionada pelo seu cliente.
Para isso existe o campo "Suspender cobrança eletrônica para essa conta a receber" na aba "Cobrança" na tela de criação/edição de contas a receber.
8) Agendamento da rotina de cobrança
Por fim temos que configurar o agendamento da rotina de cobrança eletrônica.
Essa configuração é feita "Agendamento de rotinas" que é acessada através do menu "Configurador geral".
Nessa tela você deve agendar 1 única rotina de cobrança eletrônica informando os dias e horários que deseja que a rotina seja executada.
Recomendamos que a rotina seja executada todos os dias, 1 única vez, inclusive nos finais de semana, em um horário no período da manhã, por exemplo, às 08:00.
Apresentamos a seguir uma imagem da tela "Agendamento de rotinas" com a rotina de cobrança configurada para ser executada todos os dias às 08:00.
Após executar a primeira rotina de cobrança, o sistema Nomus cria automaticamente processos de cobrança para todos os clientes com contas a receber pendentes e com data de vencimento dentro da régua de cobrança.
Por exemplo, considere que o 1o passo da sua régua de cobrança seja um lembrete 3 dias antes do vencimento, e que você executa sua primeira rotina de cobrança em 17/12/2019.
Ao executar essa primeira rotina de cobrança o sistema Nomus criará automaticamente processos de cobrança para todos os clientes com contas a receber pendentes em atraso e(ou) contas a receber com data de vencimento até 20/12/2019.
9) Definição de contato principal nos processos de cobrança
Ao criar o processo de cobrança para um cliente, como padrão o sistema Nomus não preenche o campo "Contato" do processo.
Quando o campo "Contato" não está preenchido no processo de cobrança, a variável @contatoPessoaProcesso é preenchida com o texto "Cliente".
Para que os emails sejam direcionados para um contato específico da empresa é necessário selecionar um contato no processo de cobrança.
Na imagem abaixo apresentamos o campo "Contato" do processo de cobrança em destaque na aba "Editar processo" com o contato "Carlos Lima" selecionado.
Além disso, perceba no quadro "Contatos da pessoa" que o contato do processo está destacado com a cor amarela.
No exemplo acima, após selecioner o contato "Carlos Lima" no campo "Contato" do processo de cobrança, a variável @contatoPessoaProcesso será preenchida com o texto "Carlos Lima" nos próximos emails de cobrança enviados pelo sistema.