Atrasos no pagamento e inadimplência são problemas comuns nas empresas, e se não forem bem tratados, podem gerar prejuízos financeiros e desgaste no relacionamento com os clientes.
A cobrança de contas a receber tem como objetivo principal reduzir atrasos no pagamento e inadimplência, com o mínimo de desgaste possível no relacionamento com os clientes.
Para cumprir esse objetivo o setor de cobrança das empresas geralmente executa diversas tarefas como:
- Envio de emails ou SMS com lembretes de contas com vencimento próximo
- Envio de emails ou SMS para cobrança de contas a receber em atraso
- Ligações telefônicas de cobrança
- Envio de cartas administrativas de cobrança para clientes inadimplentes
- Visitas presenciais para cobrança de clientes inadimplentes
- Protesto de contas vencidas em cartório
- Negativação do cliente junto à serviços de proteção ao crédito como SERASA e SPC
- Cobrança judicial de clientes inadimplentes
Para obter bons resultados é importante que a sua empresa crie uma régua de cobrança para planejar todas as tarefas que devem ser executadas a partir do momento em que são criadas as contas a receber do cliente.
Régua de cobrança
Para entender o que é uma régua de cobrança, nada melhor do que um exemplo, então apresentamos abaixo um exemplo de régua de cobrança com 10 passos:
Passo | Descrição do passo | Tarefa |
1 | Lembrete 3 dias antes do vencimento | Enviar email de lembrete de vencimento |
2 | Lembrete no dia do vencimento | Enviar email de lembrete de vencimento |
3 | Cobrança 3 dias após o vencimento | Enviar email de cobrança |
4 | Cobrança 7 dias após o vencimento | Enviar email de cobrança Ligar para cliente |
5 | Cobrança 15 dias após o vencimento | Enviar email de cobrança Ligar para cliente Enviar carta administrativa de cobrança |
6 | Cobrança 30 dias após o vencimento | Enviar email de cobrança Ligar para cliente Fazer visita presencial no cliente |
7 | Cobrança 45 dias após o vencimento | Enviar email de cobrança Protestar contas vencidas em cartório |
8 | Cobrança 60 dias após o vencimento | Enviar email de cobrança Encaminhar contas vencidas para análise pelo setor jurídico |
9 | Cobrança 90 dias após o vencimento | Enviar email de cobrança Iniciar cobrança judicial |
10 | Confirmação de recebimento | Enviar email de confirmação de recebimento |
No sistema Nomus é possível cadastrar réguas de cobrança e personalizar os passos da régua de acordo com a necessidade da sua empresa.
A seguir apresentamos um exemplo de régua de cobrança configurada no sistema Nomus.
Envio de emails de cobrança
Em cada passo da régua é possível configurar o sistema Nomus para enviar emails de forma automática para seus clientes, com:
- Lembretes de vencimento
- Cobrança após vencimento
- Confirmação de recebimento
Além de enviar emails, é possível enviar SMS para seus clientes, mas para isso sua empresa precisa contratar um pacote de envio de SMS com a Nomus.
A seguir apresentamos uma imagem com um exemplo de email de cobrança enviado pelo sistema Nomus.
Gestão da cobrança integrada ao CRM
Além de enviar emails e SMS de forma automática para cliente, o sistema Nomus cria e gerencia os processos de cobrança no CRM, facilitando a gestão de todas as demais tarefas de cobrança como:
- Ligações telefônicas de cobrança
- Envio de cartas administrativas de cobrança para clientes inadimplentes
- Visitas presenciais para cobrança de clientes inadimplentes
- Protesto de contas vencidas em cartório
- Negativação do cliente junto à serviços de proteção ao crédito como SERASA e SPC
- Cobrança judicial de clientes inadimplentes
Em breve pretendemos viabilizar a criação automática de todas as tarefas de cobrança dentro dos processos de cobrança no CRM.
A seguir apresentamos uma imagem da tela de Painel de processos exibindo os processos de cobrança de uma empresa.
Nos próximos artigos você irá aprender como configurar e utilizar o sistema Nomus para fazer a cobrança de contas a receber.