Atrasos no pagamento e inadimplência são problemas comuns nas empresas, e se não forem bem tratados, podem gerar prejuízos financeiros e desgaste no relacionamento com os clientes.


A cobrança de contas a receber tem como objetivo principal reduzir atrasos no pagamento e inadimplência, com o mínimo de desgaste possível no relacionamento com os clientes.


Para cumprir esse objetivo o setor de cobrança das empresas geralmente executa diversas tarefas como:

  • Envio de emails ou SMS com lembretes de contas com vencimento próximo
  • Envio de emails ou SMS para cobrança de contas a receber em atraso
  • Ligações telefônicas de cobrança
  • Envio de cartas administrativas de cobrança para clientes inadimplentes
  • Visitas presenciais para cobrança de clientes inadimplentes
  • Protesto de contas vencidas em cartório
  • Negativação do cliente junto à serviços de proteção ao crédito como SERASA e SPC
  • Cobrança judicial de clientes inadimplentes


Para obter bons resultados é importante que a sua empresa crie uma régua de cobrança para planejar todas as tarefas que devem ser executadas a partir do momento em que são criadas as contas a receber do cliente.


Régua de cobrança


Para entender o que é uma régua de cobrança, nada melhor do que um exemplo, então apresentamos abaixo um exemplo de régua de cobrança com 10 passos:


PassoDescrição do passoTarefa
1Lembrete 3 dias antes do vencimentoEnviar email de lembrete de vencimento
2Lembrete no dia do vencimentoEnviar email de lembrete de vencimento
3Cobrança 3 dias após o vencimentoEnviar email de cobrança
4Cobrança 7 dias após o vencimentoEnviar email de cobrança
Ligar para cliente
5Cobrança 15 dias após o vencimentoEnviar email de cobrança
Ligar para cliente
Enviar carta administrativa de cobrança
6Cobrança 30 dias após o vencimentoEnviar email de cobrança
Ligar para cliente
Fazer visita presencial no cliente
7Cobrança 45 dias após o vencimentoEnviar email de cobrança
Protestar contas vencidas em cartório
8Cobrança 60 dias após o vencimentoEnviar email de cobrança
Encaminhar contas vencidas para análise pelo setor jurídico
9Cobrança 90 dias após o vencimentoEnviar email de cobrança
Iniciar cobrança judicial
10Confirmação de recebimentoEnviar email de confirmação de recebimento


No sistema Nomus é possível cadastrar réguas de cobrança e personalizar os passos da régua de acordo com a necessidade da sua empresa.

A seguir apresentamos um exemplo de régua de cobrança configurada no sistema Nomus.



Envio de emails de cobrança


Em cada passo da régua é possível configurar o sistema Nomus para enviar emails de forma automática para seus clientes, com:

  • Lembretes de vencimento
  • Cobrança após vencimento
  • Confirmação de recebimento


Além de enviar emails, é possível enviar SMS para seus clientes, mas para isso sua empresa precisa contratar um pacote de envio de SMS com a Nomus.


A seguir apresentamos uma imagem com um exemplo de email de cobrança enviado pelo sistema Nomus.



Gestão da cobrança integrada ao CRM


Além de enviar emails e SMS de forma automática para cliente, o sistema Nomus cria e gerencia os processos de cobrança no CRM, facilitando a gestão de todas as demais tarefas de cobrança como:

  • Ligações telefônicas de cobrança
  • Envio de cartas administrativas de cobrança para clientes inadimplentes
  • Visitas presenciais para cobrança de clientes inadimplentes
  • Protesto de contas vencidas em cartório
  • Negativação do cliente junto à serviços de proteção ao crédito como SERASA e SPC
  • Cobrança judicial de clientes inadimplentes


Em breve pretendemos viabilizar a criação automática de todas as tarefas de cobrança dentro dos processos de cobrança no CRM.


A seguir apresentamos uma imagem da tela de Painel de processos exibindo os processos de cobrança de uma empresa.



Nos próximos artigos você irá aprender como configurar e utilizar o sistema Nomus para fazer a cobrança de contas a receber.