Ao aprovar uma renegociação o sistema faz uma baixa sem numerário em todas as contas a pagar renegociadas, e gera novas contas a pagar para o fornecedor, conforme a nova programação financeira acordada com o fornecedor.


Para garantir a consistência das informações das renegociações o sistema faz uma série de proteções nas contas a pagar renegociadas e nas contas a pagar geradas a partir da renegociação.


Neste artigo vamos entender quais são as principais proteções feitas pelo sistema.


Bloqueio da exclusão de contas a pagar renegociadas


O sistema bloqueia a exclusão de contas a pagar renegociadas independente do status da renegociação.


Ao tentar excluir uma conta a pagar renegociada vinculada a uma renegociação aprovada, aguardando aprovação ou reprovada, o sistema apresenta uma mensagem de validação no padrão a seguir:



Essa proteção também é feita na exclusão em lote de contas a pagar.


Bloqueio da exclusão de baixas de contas a pagar por renegociação


Na tela "Baixas de contas a pagar" o sistema não permite a exclusão de baixas sem numerário com tipo de baixa "Baixa por renegociação".


Ao tentar excluir uma baixa de conta a pagar por renegociação o sistema apresenta uma mensagem de validação no padrão apresentado a seguir:



Bloqueio da exclusão de contas a pagar geradas por renegociação


As contas a pagar são geradas no momento da aprovação de uma renegociação, e após a aprovação da renegociação, o sistema não permite mais a exclusão dessas contas a pagar.


Ao tentar excluir uma conta a pagar gerada por uma renegociação o sistema apresenta uma mensagem de validação no padrão apresentado a seguir:



Essa proteção também é feita na exclusão em lote de contas a pagar.


Restrições na manutenção de contas a pagar renegociadas


Quando uma conta a pagar renegociada está vinculada somente com renegociações com status "Reprovada", o sistema permite sua manutenção normalmente, apresentando todos os submenus disponíveis para uma conta com status "Pendente" e que não está vinculada com nenhuma renegociação.


Já quando a conta a pagar está vinculada a uma renegociação com status "Aguardando aprovação", o sistema bloqueia a utilização dos submenus abaixo:


  • Editar
  • Pagar
  • Baixa por compensação com adiantamento a fornecedor
  • Baixa sem numerário
  • Forçar baixa


Ao tentar utilizar um desses submenus o sistema apresenta uma mensagem de validação no padrão a seguir:



Quando a conta a pagar está vinculada a uma renegociação com status "Aprovada", ela estará baixada pois já terá sofrido a baixa sem numerário, e nesse caso, o sistema bloqueia a reabertura dessa conta a pagar.


Ao tentar utilizar o submenu "Reabrir" o sistema apresenta uma mensagem de validação no padrão a seguir:



Por fim o sistema também protege a utilização dos botões de ações nas contas a pagar renegociadas e vinculadas a renegociações com status "Aprovada" ou "Aguardando aprovação":


  • Ações > Pagar em lote
  • Ações > Baixa sem numerário
  • Ações > Forçar baixa

Restrições na manutenção das contas a pagar geradas a partir da renegociação


Quando uma conta a pagar é gerada a partir de uma renegociação, na tela de edição da conta a pagar, o sistema bloqueia a edição do campo "Valor a pagar".


Nesse caso, ao lado do campo "Valor a pagar", o sistema apresenta uma mensagem de ajuda no padrão apresentado a seguir: