Ao aprovar uma renegociação o sistema faz uma baixa sem numerário em todas as contas a pagar renegociadas, e gera novas contas a pagar para o fornecedor, conforme a nova programação financeira acordada com o fornecedor.
Para garantir a consistência das informações das renegociações o sistema faz uma série de proteções nas contas a pagar renegociadas e nas contas a pagar geradas a partir da renegociação.
Neste artigo vamos entender quais são as principais proteções feitas pelo sistema.
Bloqueio da exclusão de contas a pagar renegociadas
O sistema bloqueia a exclusão de contas a pagar renegociadas independente do status da renegociação.
Ao tentar excluir uma conta a pagar renegociada vinculada a uma renegociação aprovada, aguardando aprovação ou reprovada, o sistema apresenta uma mensagem de validação no padrão a seguir:
Essa proteção também é feita na exclusão em lote de contas a pagar.
Bloqueio da exclusão de baixas de contas a pagar por renegociação
Na tela "Baixas de contas a pagar" o sistema não permite a exclusão de baixas sem numerário com tipo de baixa "Baixa por renegociação".
Ao tentar excluir uma baixa de conta a pagar por renegociação o sistema apresenta uma mensagem de validação no padrão apresentado a seguir:
Bloqueio da exclusão de contas a pagar geradas por renegociação
As contas a pagar são geradas no momento da aprovação de uma renegociação, e após a aprovação da renegociação, o sistema não permite mais a exclusão dessas contas a pagar.
Ao tentar excluir uma conta a pagar gerada por uma renegociação o sistema apresenta uma mensagem de validação no padrão apresentado a seguir:
Essa proteção também é feita na exclusão em lote de contas a pagar.
Restrições na manutenção de contas a pagar renegociadas
Quando uma conta a pagar renegociada está vinculada somente com renegociações com status "Reprovada", o sistema permite sua manutenção normalmente, apresentando todos os submenus disponíveis para uma conta com status "Pendente" e que não está vinculada com nenhuma renegociação.
Já quando a conta a pagar está vinculada a uma renegociação com status "Aguardando aprovação", o sistema bloqueia a utilização dos submenus abaixo:
- Editar
- Pagar
- Baixa por compensação com adiantamento a fornecedor
- Baixa sem numerário
- Forçar baixa
Ao tentar utilizar um desses submenus o sistema apresenta uma mensagem de validação no padrão a seguir:
Quando a conta a pagar está vinculada a uma renegociação com status "Aprovada", ela estará baixada pois já terá sofrido a baixa sem numerário, e nesse caso, o sistema bloqueia a reabertura dessa conta a pagar.
Ao tentar utilizar o submenu "Reabrir" o sistema apresenta uma mensagem de validação no padrão a seguir:
Por fim o sistema também protege a utilização dos botões de ações nas contas a pagar renegociadas e vinculadas a renegociações com status "Aprovada" ou "Aguardando aprovação":
- Ações > Pagar em lote
- Ações > Baixa sem numerário
- Ações > Forçar baixa
Restrições na manutenção das contas a pagar geradas a partir da renegociação
Quando uma conta a pagar é gerada a partir de uma renegociação, na tela de edição da conta a pagar, o sistema bloqueia a edição do campo "Valor a pagar".
Nesse caso, ao lado do campo "Valor a pagar", o sistema apresenta uma mensagem de ajuda no padrão apresentado a seguir: