Neste artigo aqui aprendemos o que é o controle de reembolso de despesas, e neste artigo aqui tivemos uma visão geral sobre como funciona o controle de reembolso de despesas no sistema Nomus.


Agora vamos entender como registrar despesas no controle de reembolso de despesas.


Para registrar uma despesa, o primeiro passo é acessar a tela "Controle de reembolso de despesas", selecionar uma pessoa, escolher um período, e clicar em "Gerar relatório".


Se você está acessando essa tela com o usuário que foi configurado apenas para registrar despesas no sistema, ao acessar a tela "Controle de reembolso de despesas", o sistema já será capaz de selecionar a pessoa correspondente ao seu usuário e gerar o relatório.


Em nossa base de treinamento configuramos o usuário "carlosalberto" dessa forma.


Em relação ao período do relatório, o sistema já sugere a Data incial como sendo o 1o dia do ano corrente e a Data final como sendo a data corrente.


Posição geral das despesas


Após gerar o relatório, no quadro "Relatório geral", é possível ter uma boa visão geral de todas as despesas já registradas no sistema, reembolsáveis e não reembolsáveis, separadas por status, como na imagem a seguir:



Despesas registradas no período


Na aba "Despesas", subaba "Todas", é possível ver todas as despesas registradas no período do relatório, independente do status, classificadas em ordem crescente pela coluna "Data", como na imagem a seguir:



Ainda na aba "Despesas" é possível navegar em 4 subabas "Aguardando aprovação", "Aguardando revisão", "Aprovadas" e "Reprovadas", que apenas filtram as despesas do período de acordo com o status.


Registrar nova despesa


Para registrar uma nova despesa é só clicar no botão "Nova despesa" para o sistema abrir o quadro "Registrar nova despesa", como na imagem apresentada a seguir:

Após clicar no botão "Salvar" o sistema cria a despesa com status "Aguardando aprovação".


Despesas com status "Aguardando aprovação" serão avaliadas pelo setor Financeiro e ainda não aparecem na aba "Extrato".


Para editar uma despesa é só clicar no ícone "Editar despesa". Somente despesas com status "Aguardando aprovação" e "Aguardando revisão" podem ser editadas.


Para excluir uma despesa é só clicar no ícone "Excluir despesa". Somente despesas com status "Aguardando aprovação" podem ser excluídas.