No dia a dia das empresas, alguns funcionários ou representantes podem ter despesas para desempenhar suas atividades, e essas despesas precisarem ser reembolsadas pela empresa.


Como exemplo, suponha que um vendedor teve as seguintes despesas para visitar um cliente:


DespesaValor
CombustívelR$ 50,00
PedágioR$ 10,00
EstacionamentoR$ 15,00
Valor totalR$ 75,00


Se essas despesas forem aprovadas pelo setor Financeiro da empresa, esse vendedor receberá um reembolso de despesas no valor de R$ 75,00.


Em outros casos, é necessário fazer adiantamentos para funcionários ou representantes para que eles possam executar suas atividades.


Por exemplo, suponha que um vendedor tenha que fazer uma viagem a um cliente, e o setor Financeiro decidiu fazer um um adiantamento de despesas no valor de R$ 300,00 para esse vendedor.


Durante a viagem, esse vendedor registrou as seguintes despesas:


DespesaValor
CombustívelR$ 120,00
PedágioR$ 30,00
EstacionamentoR$ 20,00
AlimentaçãoR$ 40,00
Valor totalR$ 210,00


Após retornar de viagem, considere que todas as despesas registradas pelo vendedor foram aprovadas pelo setor Financeiro, e o vendedor ficou com um saldo positivo de R$ 90,00.


Nesse caso a empresa poderá solicitar para que o vendedor faça uma devolução de adiantamento no valor de R$ 90,00 para a empresa.


Com o controle de reembolso de despesas, para cada funcionário ou representante da sua empresa, é possível:

  • Registrar as despesas reembolsáveis e não reembolsáveis
  • Gerenciar o processo de aprovação das despesas
  • Registrar todos os adiantamentos, reembolsos e devoluções
  • Saber o saldo na conta de reembolso da pessoa, se a pessoa deve receber algum reembolso de despesa, ou se a pessoa deve fazer alguma devolução de adiantamento para a empresa.


Utilizando o controle de reembolso de despesas no sistema Nomus, é possível evitar erros comuns na apuração de reembolsos, como:

  • Reembolsar a pessoa com um valor MAIOR do que o devido, causando prejuízo para a empresa.
  • Reembolsar a pessoa com um valor MENOR do que o devido, causando prejuízo para a pessoa.


Além de evitar erros na apuração de reembolsos, é possível apurar os reembolsos de forma mais rápida, evitando desperdício de tempo de seus funcionários e representantes e do setor Financeiro da sua empresa.