A partir da versão 2110 é possível gerar o reporte da produção a partir de um apontamento já registrado no sistema.


Essa novidade é interessante quando você deseja gerar o reporte da produção a partir do apontamento da última operação do roteiro da ordem, entretanto, você não deseja que o reporte da produção seja gerado em tempo real, no momento em que o apontamento é salvo no sistema.


Para apresentar essa novidade vamos considerar o produto "SA 00001 - Bobina sacola plástica" em nossa base de treinamento.


Como primeiro passo acesse a tela "Produtos", edite o produto "SA 00001 - Bobina sacola plástica", clique na aba "Fábrica" e marque a configuração "Permitir o reporte da produção a partir do apontamento da última operação do roteiro da ordem".


Ao marcar essa configuração, na tela "Apontamentos", quando você clicar em um apontamento realizado na última operação do roteiro da ordem, será possível utilizar o submenu "Reportar a produção" para criar um reporte da produção integrado ao apontamento.


Para prosseguir com o nosso exemplo, gere uma ordem de produção para fabricar o produto "SA 00001 - Bobina sacola plástica", libere essa ordem para produção, requisite os materiais para ordem, e em seguida já registre um apontamento na operação "Extrusão", que é a única operação do roteiro da ordem.


Para registrar esse apontamento, acesse a tela "Apontamentos", clique no botão "Criar apontamento", preencha as informações gerais do apontamento como apresentadas no imagem a seguir, e clique no botão "Salvar".



Após salvar o apontamento, clique no apontamento já salvo e veja que o sistema exibirá o submenu "Reportar a produção", como destacado na imagem a seguir:


Atenção, é importante destacar que o submenu "Reportar a produção" só é exibido quando as 3 condições apresentadas a seguir são atendidas:

  • 1) A configuração "Permitir o reporte da produção a partir do apontamento na última operação do roteiro da ordem" está marcada no cadastro do produto da ordem de produção.
  • 2) A operação apontada é a última operação do roteiro da ordem.
  • 3) O apontamento ainda não sofreu reporte da produção.


Ao clicar no submenu "Reportar a produção" você será levado para a tela de reporte da produção, com todos os campos já preenchidos.


Nessa tela perceba que o campo "Quantidade produzida" vem preenchido com a mesma quantidade do apontamento da produção e está desabilitado para edição.


Clique em "Salvar" para salvar o reporte da produção integrado ao apontamento.