Em alguns processos produtivos pode ser interessante fazer a requisição dos materiais consumidos na ordem de produção de forma automática no momento do reporte da produção.


Um exemplo muito comum de aplicação dessa funcionalidade é quando os materiais consumidos pela produção são controlados pelo sistema de Kanban, com a transferência dos materiais de um setor "Almoxarifado Central" para um setor "Almoxarifado da Produção" 1 vez ao dia, e todas as ordens de produção consumindo os materiais disponibilizados no setor de "Almoxarifado da Produção".


Nesse exemplo o sistema pode ser configurado para que os materiais empenhados na ordem de produção sejam requisitados automaticamente no momento do reporte da produção, com a quantidade a ser requisitada sendo calculada automaticamente pelo sistema, de forma proporcional à quantidade produzida.


Essa funcionalidade oferece mais agilidade no registro das movimentações da ordem de produção, e caso todos os materiais empenhados na ordem estejam configurados para fazer a requisição automática no reporte da produção, dispensa o processo de requisição de materiais manual para produção.


Neste artigo vamos aprender como utilizar essa funcionalidade.


Como exemplo em nossa base de treinamento, consideramos o produto acabado "PA 00011 - Corda de violão" que consome a matéria prima "MP 00026 - Arame para corda de violão", e essa matéria prima será configurada para ser requisitada automaticamente no reporte da produção.


Configuração geral


Na configuração geral do sistema precisamos preencher a configuração "Tipo de movimentação padrão para requisição pela produção" com o tipo de movimentação de requisição pela produção que será utilizado pelo sistema para fazer a requisição automática dos materiais no momento do reporte da produção.


No cadastro do tipo de movimentação de requisição pela produção selecionado, na aba "Estoque", recomendamos marcar a configuração "Restringe setores de estoque", e selecionar com atenção os setores de estoque de saída habilitados e os setores de estoque de entrada habilitados, para que o sistema selecione os setores de estoque de saída e entrada corretamente ao fazer a requisição pela produção automaticamente.


Cadastro de produtos


No cadastro de produtos, para configurar um produto para ser requisitado automaticamente no reporte da produção, acesse a aba PCP,  e na configuração "Método de requisição para ordem de produção", selecione a opção "Requisição automática no reporte da produção da ordem".


Em nosso exemplo, editamos o produto "MP 00026 - Arame para corda de violão" e definimos o "Método de requisição para ordem de produção" igual a "Requisição automática no reporte da produção da ordem", como na imagem apresentada a seguir:



Ainda no cadastro de produtos, na aba "Estoque", aproveite para rever os setores de estoque habilitados para o produto, para que o sistema selecione os setores de estoque de saída e entrada corretamente ao fazer a requisição pela produção automaticamente.


Atenção, se o produto está configurado para controlar lote ou controlar série não será possível selecionar o método Requisição automática no reporte da produção, pois ao fazer as requisições pela produção automaticamente, o sistema não conseguiria decidir sozinho quais lotes ou séries deveriam ser requisitados.


Requisição automática de materiais no reporte da produção


Agora vamos entender na prática como funciona a requisição de materiais automática no reporte da produção.


Para isso em nossa base de treinamento vamos criar uma ordem de produção para fabricar 1.000 unidades do produto "PA 00011 - Corda de violão".


Essa ordem de produção vai empenhar 616,9 gramas do produto "MP 00026 - Arame para corda de violão", como na imagem apresentada a seguir:

Após criar a ordem de produção, você pode ir diretamente para a tela de reporte da produção, e fazer o reporte da produção 100 unidades da corda de violão sem encerrar a ordem.


Após fazer o reporte da produção, clique na ordem de produção, acesse a tela "Ver movimentações de produção", e veja que o sistema fez a requisição automática de 61,69 gramas da matéria prima "MP 00026 - Arame para corda de violão", conforme destacado na imagem apresentada a seguir:

Perceba que a quantidade de 61,69 gramas que foi requisitada automaticamente pelo sistema é proporcional à quantidade reportada de 100 unidades da corda de violão.


Agora, faça um novo reporte de produção 900 unidades da corda de violão encerrando a ordem, e veja que o sistema encerrou a ordem, e fez a requisição automática de 555,21 gramas da matéria prima "MP 00026 - Arame para corda de violão", conforme destacado na imagem apresentada a seguir:


Após encerrar a ordem, veja que o sistema requisitou 619,9 gramas da matéria prima "MP 00026 - Arame para corda de violão" automaticamente.


Em quais telas de reporte da produção é possível fazer a requisição automática de materiais?


A requisição automática de materiaisestá disponível em todas as telas do sistema aonde é possível fazer reportes da produção:

  • Reporte da produção da ordem acessada através do submenu "Reportes de produção" ao clicar em uma de produção.
  • Reporte da produção em lote acessada ao clicar no botão "Ações > Reportar a produção".
  • Reporte da produção no chão de fábrica através da tela de reporte da produção no chão de fábrica, quando a tela é acessada diretamente, ou a partir do apontamento da última operação do roteiro da ordem de produção.

 

Como o sistema calcula a quantidade requisitada de cada empenho no reporte da produção?


A quantidade a ser requisitada de cada empenho no reporte da produção é sempre calculada de forma proporcional à quantidade reportada através da fórmula:


Quantidade requisitada de cada empenho = (Qtde empenhada / Qtde planejada da ordem) * (Qtde do reporte da produção)


Se os empenhos da ordem já tiver sofrido movimentações antes de seus produtos serem configurados para serem requisitados automaticamente no reporte da produção, o sistema é capaz de calcular a quantidade a ser requisitada ou quantidade a ser devolvida, considerando a quantidade total já requistada anteriormente, e a quantidade total já reportada anteriormente na ordem de produção.


Como exemplo, suponha que criamos uma ordem de produção para fabricar 1.000 unidades do produto "PA 00011 - Corda de violão", e que essa ordem de produção empenhou 616,9 gramas do produto "MP 00026 - Arame para corda de violão",


Suponha que fizemos uma requisição pela produção manual de 313,45 gramas do produto "MP 00026 - Arame para corda de violão", quantidade necessária para se fabricar um lote de 500 unidades do produto "PA 00011 - Corda de violão", antes de configurar o produto "MP 00026 - Arame para corda de violão" para ser requisitado automaticamente no reporte da produção.


Ao configurar o produto "MP 00026 - Arame para corda de violão" para ser requisitado automaticamente no reporte da produção teremos 3 cenários possíveis nessa ordem de produção:


Cenário 1: Reporte da produção inferior a 500 unidades

Sistema vai devolver parte da requisição pela produção já realizada de forma que a quantidade requisitada descontando as devoluções seja proporcional à quantidade reportada.


Cenário 2: Reporte da produção igual a 500 unidades 

Sistema não fará novas requisições pela produção no reporte da produção.


Cenário 3: Reporte da produção superior a 500 unidades

Sistema fará novas requisições pela produção no reporte da produção de forma que a quantidade total requisitada seja proporcional à quantidade reportada.


Para entender esses 3 cenários recomendamos assistir ao vídeo de treinamento dessa funcionalidade, aonde demonstramos o comportamento do sistema nesses 3 cenários.


Como o sistema define os setores de saída da requisição pela produção automática no reporte da produção?


Os setores de saída são definidos pelo sistema através da interseção entre os setores habilitados para o produto e os setores de saída habilitados no tipo de movimentação de requisição pela produção.


Ao fazer essa interseção temos 3 comportamentos possíveis:


1) Se o sistema não encontrar nenhum setor de saída -> A requisição pela produção automática não é realizada.


2) Se o sistema encontrar apenas 1 setor de saída -> Esse é o setor de saída escolhido para fazer a requisição pela produção


3) Se o sistema encontrar encontrar mais de 1 setor de saída -> O sistema prioriza os setores de saída com mais saldo em estoque disponível


Como o sistema define os setores de entrada da requisição pela produção automática no reporte da produção?


Os setores de entrada são definidos pelo sistema através da interseção entre os setores habilitados para o produto e os setores de entrada habilitados no tipo de movimentação de requisição pela produção.


Ao fazer essa interseção temos 3 comportamentos possíveis:


1) Se o sistema não encontrar nenhum setor de entrada -> A requisição pela produção automática não é realizada.


2) Se o sistema encontrar apenas 1 setor de entrada -> Esse é o setor de entrada escolhido para fazer a requisição pela produção.


3) Se o sistema encontrar mais de 1 setor de entrada -> A requisição pela produção automática não é realizada.


Proteção na tela de requisição pela produção manual


Os materiais configurados para serem requisitados automaticamente no reporte da produção não são exibidos na tela de requisição pela produção manual.


O sistema se comporta dessa forma para evitar que o usuário faça uma requisição pela produção manual indevidamente para um produto que foi configurado para ser requisitado automaticamente no reporte da produção.


Na tela de requisição pela produção manual de uma ordem, ao clicar no botão "Carregar empenhos", quando a ordem tem pelo menos 1 empenho de um produto configurado para ser requisitado automaticamente no reporte da produção, o sistema apresenta a mensagem de alerta a seguir: