Quando sua empresa faz o pagamento de uma conta a pagar de um fornecedor, você deve criar o pagamento vinculado à conta a pagar.
O pagamento de uma conta a pagar pode ser registrado no sistema Nomus de diversas formas como:
- Na conciliação bancária com importação de arquivo OFX.
- Através do submenu "Pagar" ao clicar em uma conta a pagar.
- Através do botão "Ações > Pagar em lote" na tela de contas a pagar.
Neste artigo vamos aprender como registrar o pagamento através do submenu "Pagar" ao clicar em uma conta a pagar e do botão "Ações > Pagar em lote" na tela de contas a pagar.
Criação de pagamento ao clicar em uma conta a pagar
Na tela de Contas a pagar, clique na conta a pagar e selecione o submenu "Pagar".
Na tela de criação de pagamento preencha os campos apresentados a seguir:
- Conta bancária: Sistema sugere a conta bancária da conta a pagar
- Data de recebimento: Sistema sugere a data corrente
- Baixa conta a pagar: Como padrão marcado
- Valor pago: Sistema sugere o saldo da conta a pagar
- Valor de multa/juros: Valor padrão zero.
- Valor de desconto: Valor padrão zero.
Pagamento total baixando a conta a pagar
Como exemplo vamos fazer o pagamento total sem informar valor de multa/juros e desconto, baixando a conta a pagar, como apresentado na imagem a seguir:
Ao clicar no botão "Salvar" o sistema cria o pagamento e muda o status da conta a pagar para "Baixada".
Validação do Valor pago ao baixar a conta a pagar
Quando um pagamento está vinculado a uma conta a pagar e este pagamento está baixando a conta a pagar, o sistema faz a seguinte validação:
Valor pago/baixado = (Valor a pagar da conta a pagar) - (Valor do desconto) + (Valor da multa/juros) |
Essa validação considera os valores informados no pagamento atual, em todos os demais pagamentos já realizados para a conta a pagar, e o valor baixado em todas as baixas sem numerário já registradas para a conta a pagar.
As baixas sem numerário em contas a pagar serão explicadas na seção "Baixas sem numerário" neste Manual do Usuário.
Se o Valor pago for maior do que o Valor a pagar da conta a pagar, para baixar a conta a pagar, a diferença deverá ser informada como "Multa/juros".
Por exemplo, uma conta a pagar no valor de R$ 1.000, se eu pagar R$ 1.100, terei que informar a diferença de R$ 100 no campo "Multa e juros".
Se o Valor pago for menor do que o Valor a pagar da conta a pagar, para baixar a conta a pagar, a diferença deverá ser informada como "Desconto" e(ou) "Baixa sem numerário".
Por exemplo, uma conta a pagar no valor de R$ 1.000, se eu pagar R$ 900, terei que informar a diferença de R$ 100 no campo "Desconto" ou como uma baixa sem numerário.
Pagamento parcial sem baixar a conta a parcial
Agora como exemplo vamos fazer um pagamento parcial sem baixar a conta a pagar, como na imagem a seguir, aonde destacamos que o campo "Baixa conta a pagar" está desmarcado.
Ao clicar no botão "Salvar" o sistema cria o pagamento, mantém o status da conta a pagar como "Pendente" e apresenta o saldo a pagar na coluna "Saldo a pagar".
Uma conta a pagar com status "Pendente" fica disponível para o registro de novos pagamentos.
Criação de pagamento em lote para várias contas a pagar
Na tela de Contas a pagar, selecione uma ou mais contas a pagar e clique no botão "Ações > Pagar em lote".
Na tela de criação de pagamento em lote preencha os campos a seguir:
- Conta bancária: Sistema sugere a conta bancária da conta a pagar
- Data de pagamento: Sistema sugere a data corrente
- Baixa conta a pagar: Como padrão marcado
- Valor pago: Sistema sugere o saldo da conta a pagar
- Valor de multa/juros: Valor padrão zero.
- Valor de desconto: Valor padrão zero.
Apresentamos a seguir uma imagem da tela do sistema:
Ao clicar no botão "Salvar" o sistema cria o pagamento para todas as contas a pagar selecionadas.
Para todas as contas a pagar baixadas, o sistema aplica as mesmas regras de validação apresentadas na seção "Validação do valor pago ao baixar uma conta a pagar", ou seja:
Valor pago/baixado = (Valor a pagar da conta a pagar) - (Valor do desconto) + (Valor da multa/juros) |
Essa validação considera os valores informados no pagamento atual, em todos os demais pagamentos já realizados para a conta a pagar, e o valor baixado em todas as baixas sem numerário registradas na conta a pagar.