A compra de produtos é feita através da geração de documentos de entrada.


Ao gerar o documento de entrada o sistema Nomus é capaz de criar as contas a pagar no módulo Financeiro de acordo com a condição de pagamento negociada com o fornecedor.


Como configurar o sistema para gerar contas a pagar na compra de produtos?


No cadastro de tipo de movimentação, você deve editar o tipo de movimentação com Natureza "Compra", marcar o campo "Gera contas a receber/pagar" e selecionar a classificação financeira da conta a pagar no campo "Classificação da conta a pagar".


Esses campos são destacados na imagem apresentada a seguir:


Criação de contas a pagar a partir do documento de entrada


Após configurar o tipo de movimentação, crie um documento de entrada com o tipo de movimentação configurado, adicione os itens a esse documento de entrada, selecione uma condição de pagamento e gere as parcelas.


As parcelas geradas no documento de entrada serão responsáveis pela criação das contas a pagar no módulo Financeiro.


No quadro "Integração com o financeiro", veja que o campo "Gera conta a pagar" está marcado e o campo "Classificação da conta a pagar" traz a classificação financeira configurada no cadastro de tipos de movimentação.


Ainda no quadro "Integração com o financeiro" você precisará selecionar uma conta bancária no campo "Conta bancária da conta a pagar".


Apresentamos a seguir uma imagem da aba "Condições de pagamento" do documento de entrada destacando os quadros Parcelas e Integração com Financeiro.



Após salvar o documento de entrada, acesse a tela de Contas a pagar e veja que o sistema gerou 1 conta a pagar para cada parcela do documento de entrada, como na imagem apresentada a seguir: