A compra de produtos é feita através da geração de documentos de entrada.
Ao gerar o documento de entrada o sistema Nomus é capaz de criar as contas a pagar no módulo Financeiro de acordo com a condição de pagamento negociada com o fornecedor.
Como configurar o sistema para gerar contas a pagar na compra de produtos?
No cadastro de tipo de movimentação, você deve editar o tipo de movimentação com Natureza "Compra", marcar o campo "Gera contas a receber/pagar" e selecionar a classificação financeira da conta a pagar no campo "Classificação da conta a pagar".
Esses campos são destacados na imagem apresentada a seguir:
Criação de contas a pagar a partir do documento de entrada
Após configurar o tipo de movimentação, crie um documento de entrada com o tipo de movimentação configurado, adicione os itens a esse documento de entrada, selecione uma condição de pagamento e gere as parcelas.
As parcelas geradas no documento de entrada serão responsáveis pela criação das contas a pagar no módulo Financeiro.
No quadro "Integração com o financeiro", veja que o campo "Gera conta a pagar" está marcado e o campo "Classificação da conta a pagar" traz a classificação financeira configurada no cadastro de tipos de movimentação.
Ainda no quadro "Integração com o financeiro" você precisará selecionar uma conta bancária no campo "Conta bancária da conta a pagar".
Apresentamos a seguir uma imagem da aba "Condições de pagamento" do documento de entrada destacando os quadros Parcelas e Integração com Financeiro.
Após salvar o documento de entrada, acesse a tela de Contas a pagar e veja que o sistema gerou 1 conta a pagar para cada parcela do documento de entrada, como na imagem apresentada a seguir: