A venda de produtos é feita através da geração de documentos de saída.
Ao gerar o documento de saída o sistema Nomus é capaz de criar as contas a receber no módulo Financeiro de acordo com a condição de pagamento negociada com o cliente.
Como configurar o sistema para gerar contas a receber na venda de produtos?
No cadastro de tipo de movimentação, você deve editar o tipo de movimentação com Natureza "Venda", marcar o campo "Gera contas a receber/pagar" e selecionar a classificação financeira da conta a receber no campo "Classificação da conta a receber".
Esses campos são destacados na imagem apresentada a seguir:
Criação de contas a receber a partir do documento de saída
Após configurar o tipo de movimentação, crie um documento de saída com o tipo de movimentação configurado, adicione os itens a esse documento de saída, selecione uma condição de pagamento e gere as parcelas.
As parcelas geradas no documento de saída serão responsáveis pela criação das contas a receber no módulo Financeiro.
No quadro "Integração com o financeiro", veja que o campo "Gera conta a receber" está marcado e o campo "Classificação da conta a receber" traz a classificação financeira configurada no cadastro de tipos de movimentação.
Ainda no quadro "Integração com o financeiro" você precisará selecionar uma conta bancária no campo "Conta bancária da conta a receber".
Apresentamos a seguir uma imagem da aba "Condições de pagamento" do documento de saída destacando os quadros Parcelas e Integração com Financeiro.
Após salvar o documento de saída, acesse a tela de Contas a receber e veja que o sistema gerou 1 conta a receber para cada parcela do documento de saída, como na imagem apresentada a seguir: