Esse artigo apresenta a geração de adiantamento de clientes no processo de vendas.
Para entender o que é adiantamento de clientes leia este artigo aqui, e para entender como configurar o sistema para fazer adiantamento de clientes leia este artigo aqui.
Para facilitar o entendimento do processo de geração de adiantamento de clientes no processo de vendas, suponha que a sua empresa negocie a fabricação de 100 armários com um cliente, ao preço unitário de R$ 1.500, totalizando um pedido de venda no valor de R$ 150.000, com um adiantamento de R$ 60.000 antes de iniciar a fabricação, e o pagamento do valor restante de R$ 90.000 em 30 dias após a entrega do produto e geração de NF-e.
O valor de R$ 60.000 recebido antes de iniciar a fabricação do produto trata-se de um adiantamento de cliente pois foi recebido pela sua empresa antes da entrega do produto solicitado pelo cliente e da geração da nota fiscal.
Passo 1) Criação do pedidos de venda
O primeiro passo é a criação do pedido de venda.
Na criação do pedido de venda devemos selecionar uma condição de pagamento configurada para gerar adiantamento e clicar no botão "Gerar parcelas".
Após clicar no botão "Gerar parcelas", o sistema irá selecionar a opção "Sim" na coluna "Gera adiantamento" em todas as parcelas configuradas para gerar adiantamento.
No nosso exemplo o sistema selecionou a opção "Sim" na parcela 1 no valor de R$ 60.000 que será adiantado pelo cliente.
Apresentamos a seguir uma imagem da aba "Condições de pagamento" na tela de pedidos de venda:
Nessa imagem destacamos:
- Valor total financeiro: R$ 150.000
- Condição de pagamento: A condição de pagamento "Adiant. de 40% mais 1 parcela para 30 dias" foi selecionada. Essa condição de pagamento está configurada para gerar adiantamento da 1a parcela.
- Gera adiantamento: A opção "Sim" foi selecionada para a parcela 1.
- Valor da parcela 1: A parcela 1 está com o valor de R$ 60.000 que corresponde ao valor do adiantamento de cliente que será recebido pela empresa.
Após salvar o pedido de venda, acesse a tela de contas a receber e veja que o sistema gerou uma conta a receber com tipo "Adiantamento de cliente" no valor de R$ 60.000.
Essa conta a receber é apresentada na imagem a seguir:
Nessa imagem destacamos:
- Tipo de conta: Informa que o tipo de conta gerado foi de "Adiantamento de cliente".
- Valor a receber: Informa que o valor a receber do adiantamento de cliente é de R$ 60.000.
- Descrição do lançamento: Informa que a conta a receber de adiantamento de cliente foi gerada a partir da parcela 1 de 2 do pedido de venda PD 00036.
- Status: Informa que a conta a receber de adiantamento de cliente está com status "Pendente" pois ela ainda não foi recebida.
Passo 2) Recebimento do adiantamento do cliente
O segundo passo é o recebimento do adiantamento de cliente.
Esse recebimento deve ser feito no momento em que o cliente paga o adiantamento para sua empresa.
Esse recebimento pode ser feito de diversas maneiras no sistema Nomus como:
- Submenu "Receber" ao clicar em uma conta a receber
- Botão "Ações > Receber em lote" ao selecionar uma ou mais contas a receber
- Conciliação de arquivo OFX
- Conciliação de arquivos de retorno de boletos bancários
Em nosso exemplo faremos o recebimento da conta a receber de adiantamento de cliente através do submenu "Receber" conforme destacado na imagem a seguir:
Após clicar no submenu "Receber" vamos salvar o recebimento do adiantamento do cliente no valor de R$ 60.000 conforme apresentado na imagem a seguir:
Após salvar o recebimento a conta a receber de adiantamento de cliente fica com status "Baixada" e com saldo a receber igual a zero.
Passo 3) Geração do documento de saída
O terceiro passo é a geração do documento de saída.
O documento de saída deve ser gerado quando o produto está pronto para ser entregue para o cliente, e após gerar o documento de saída, você deverá gerar a nota fiscal eletrônica para o cliente.
Em nosso exemplo geramos o documento de saída para o pedido de venda no valor de R$ 150.000 com adiantamento de R$ 60.000.
Apresentamos a seguir uma imagem da aba "Condições de pagamento" na tela de documentos de saída:
Nessa imagem destacamos:
- Valor total financeiro: R$ 150.000
- Botão "Ver adiantamento": Ao clicar nesse botão é possível ver os adiantamento gerados para o pedido de venda vinculado ao documento de saída.
- Quadro "Parcelas": Perceba no quadro "Parcelas" que o sistema gerou 2 parcelas, inclusive para a parcela 1 no valor de R$ 60.000 que foi adiantada pelo cliente.
- Gera conta a receber: Veja que este campo está marcado indicando que o sistema vai gerar contas a receber no módulo financeiro ao salvar o documento de saída.
Ao clicar no botão "Ver adiantamentos" o sistema exibe o quadro apresentado a seguir:
Nessa imagem destacamos:
- Tipo de conta: Informa que o tipo de conta gerado foi de "Adiantamento de cliente".
- Valor recebido: Informa que o valor de R$ 60.000 do adiantamento de cliente já foi recebido.
- Pedido de venda origem: Informa que a conta a receber de adiantamento de cliente foi gerada a partir do pedido de venda PD 00036.
Contas a receber
Após salvar o documento de saída, acesse a tela de contas a receber, e veja que o sistema gerou 2 contas a receber com tipo "Confirmada".
A 1a conta a receber no valor de R$ 60.000 já está com o status "Baixada" pois o sistema já fez a baixa sem numerário desta conta através da compensação com o adiantamento recebido do cliente.
A 2a conta a receber no valor de R$ 90.000 está com o status "Pendente".
Veja essas 2 contas a receber em destaque na imagem a seguir:
Nessa imagem destacamos:
- Tipo de conta: As 2 contas a receber foram geradas com o tipo de conta "Confirmada".
- Valor a receber: O valor a receber da 1a conta a receber é de R$ 60.000, e esse valor já foi baixado, e o valor a receber da 2a conta a receber é de R$ 90.000.
- Status: A 1a conta a receber está com status "Baixada" pois o sistema já fez a baixa sem numerário desta conta através da compensação com o adiantamento recebido do cliente, já a 2a conta a receber está com o status "Pendente" e ainda será paga pelo cliente.
- Saldo a receber: A 1a conta a receber está com saldo a receber zero pois ela já foi baixada, e a 2a conta a receber está com saldo a receber de R$ 90.000.
Baixa sem numerário por compensação com adiantamento de cliente
Agora vamos entender como o sistema fez a baixa sem numerário da 1a conta a receber no valor de R$ 60.000 através da compensação com o adiantamento recebido do cliente.
Para isso clique nesta conta a receber e selecione o submenu "Acessar" destacado na imagem a seguir:
Após clicar no submenu "Acessar" veja as informações do quadro "Baixas sem numerário realizadas nesta conta a receber".
Esse quadro apresenta as baixas sem numerário realizadas na conta a receber, como na imagem a seguir:
Nessa imagem destacamos:
- Tipo de baixa: Informa que a baixa sem numerário teve o tipo "Compensação com adiantamento de cliente".
- Valor da baixa: Veja que o valor da baixa foi de R$ 60.000.
- Código da conta a receber utilizada para baixa: Informa o código da conta a receber de adiantamento de cliente que foi utilizada para baixa.
Agora vamos entender como essa baixa fica registrada na conta a receber de adiantamento de cliente.
Para isso clique na conta a receber de adiantamento de cliente que já está baixada e selecione o submenu "Acessar".
Após clicar no submenu "Acessar" veja as informações do quadro "Baixas sem numerário realizadas por esta conta a receber".
Esse quadro apresenta as baixas sem numerário realizadas pela conta a receber, como na imagem a seguir:
Nessa imagem destacamos:
- Tipo de baixa: Informa que a baixa sem numerário realizada teve o tipo "Compensação com adiantamento de cliente".
- Valor da baixa: Veja que o valor da baixa foi de R$ 60.000.
- Código da conta a receber baixada: Informa o código da conta a receber confirmada que foi baixada através de compensação com adiantamento de cliente.