Neste artigo vamos entender como é feita a análise de crédito do cliente no processo de vendas.


Se você quiser entender o que é a análise de crédito recomendamos a leitura deste artigo aqui.


1) Exibição da análise de crédito nas telas do processo de vendas


Vamos começar entendendo como é exibida a análise de crédito do cliente nas telas do processo de vendas.


A análise de crédito é exibida em todas as telas do processo de vendas:

  • Criação/edição de propostas
  • Criação/edição de pedidos de venda
  • Criação/edição de documentos de saída
  • Criação/edição de documentos de venda de serviço


Após selecionar a pessoa, dentro da aba "Pessoa", o sistema exibe uma subaba "Análise de crédito".


Na imagem a seguir apresentamos essa subaba na tela de pedidos de venda.


A seguir explicamos todos os campos dessa subaba:


Análise de crédito


Data da última análise de créditoData em que foi feita a última análise de crédito do cliente.
Decisão da análise de créditoInforma se a decisão na última análise de crédito foi "Aprovada" ou "Reprovada". 
O sistema bloqueia a realização de vendas para clientes reprovados na análise de crédito.
ObservaçõesComentários na última análise de crédito do cliente.


Limite de crédito


Limite de créditoLimite de crédito definido na última análise de crédito do cliente.
Limite de crédito utilizadoLimite de crédito utilizado = (Pedidos de venda liberados pendentes de faturamento) + (Contas a receber pendentes)

Pedidos de venda liberados pendentes de faturamentoIgual ao somatório do valor pendente de faturamento de todos os pedidos de venda do cliente que já foram liberados.
>>> Obs 1: pedidos de venda com status "Aguardando liberação" não são considerados
>>> Obs 2: É possível configurar o sistema para ignorar pedidos de venda com condições de pagamento específicas, por exemplo, "À vista".
Contas a receber pendentesIgual ao somatório do saldo a receber de todas as contas a receber pendentes do cliente.
>>> Obs 1: Os tipos de conta "Adiantamento de cliente" e "Prevista" são ignoradas pelo sistema pois o valor dessas contas já é considerado no valor pendente de pedidos de venda.
>>> Obs 2: É possível configurar o sistema para ignorar as contas a receber com formas de pagamento específicas como "Cartão de crédito".
Limite de crédito disponívelLimite de crédito disponível = (Limite de crédito) - (Limite de crédito utilizado)
A cor verde é apresentada quando o limite de crédito disponível é positivo.
A cor vermelha é apresentada quando o limite de crédito disponível é zero ou negativo.


Nesse quadro é possível:

  • Detalhar todos os pedidos de venda liberados pendentes de faturamento.
  • Detalhar todas as contas a receber pendentes.


Limite de inadimplência


Limite de inadimplência em valor ($)Limite de inadimplência em valor ($) definido na última análise de crédito do cliente.
Contas a receber em atrasoIgual ao somatório do valor pendente das contas a receber pendentes e em atraso.
>>> Obs 1: Osistema ignora sábados, domingos e feriados ao analisar as contas a receber em atraso.
>>> Obs 2: O sistema considera o "Prazo de tolerância em dias úteis para análise do limite de inadimplência" definido no cadastro de empresas.

Exemplo de análise de contas em atraso
Considere uma empresa com "Prazo de tolerância em dias úteis para análise do limite de inadimplência" = 3.
Considera uma conta a receber com data de vencimento 20/12/2019, uma 6a feira.
Essa conta a receber só será considerada em atraso a partir da 6a feira, dia 27/12, às 00:00 pois:
>>> O dia 21/12 é sábado e o dia 22/12 é domingo. Esses dias são ignorados pelo sistema.
>>> Os dias 23/12 e 24/12 contam 2 dias úteis de atraso.
>>> O dia 25/12 é feriado e é ignorado pelo sistema.
>>> O dia 26/12 conta mais 1 dia útil de atraso.
Logo a conta a receber é considerada atrasada a partir da 6a feira, dia 27/12, às 00:00.
Limite de inadimplência em valor disponível ($)Limite de inadimplência em valor disponível = (Limite de inadimplência em valor) - (Contas a receber em atraso)
A cor verde é apresentada quando o limite de inadimplência disponível é zero ou positivo.
A cor vermelha é apresentada quando o limite de inadimplência disponível é negativo.
Limite de inadimplência em dias de atrasoLimite de inadimplência em dias de atraso definido na última análise de crédito do cliente.
Contas a receber com mais de X dias de atrasoIgual ao somatório do valor pendente das contas a receber pendentes com mais de X dias de atraso.
A cor verde é apresentada quando o valor é igual à zero.
A cor vermelha é apresentada quando o valor é maior que zero.


Nesse quadro é possível:

  • Detalhar todas as contas a receber em atraso.
  • Detalhar todas as contas a receber com mais de X dias de atraso.

2) Como a análise de crédito pode bloquear as vendas para um cliente?


Agora vamos entender como a análise de crédito pode bloquear as vendas para um cliente.


A venda pode ser bloqueada pela análise de crédito em 3 funcionalidades:

  • Liberar o pedido de venda
  • Gerar NF-e (Nota fiscal eletrônica de produto)
  • Gerar NFS-e (Nota fiscal eletrônica de serviço)


A configuração das funcionalidades que podem ser bloqueadas é feita na aba "Análise de crédito" no cadastro da empresa.


Os motivos para uma funcionalidade ser bloqueada na análise de crédito são:

  • Cliente está com "Decisão na análise de crédito" = "Reprovada".
  • Cliente ultrapassou o limite de crédito.
  • Cliente ultrapassou o limite de inadimplência em valor ($).
  • Cliente ultrapassou o limite de inadimplência em dias de atraso.


Se o sistema identificar pelo menos 1 dos motivos acima a funcionalidade será bloqueada.


Logo para a venda ser aprovada todas as condições a seguir devem ser verificadas:

  • Cliente está com "Decisão na análise de crédito" = "Aprovada".
  • Cliente não ultrapassou o limite de crédito
  • Cliente não ultrapassou o limite de inadimplência em valor ($)
  • Cliente não ultrapassou o limite de inadimplência em dias de atraso


Alguns pontos importantes na liberação de pedidos de venda:

  • 1) O valor do pedido de venda que o usuário está tentando liberar é considerado pelo sistema para calcular o "Limite de crédito utilizado" e comparar com o "Limite de crédito" definido para o cliente.
  • 2) Se o usuário escolher uma condição de pagamento com a configuração "Ignorar vendas com essa condição de pagamento na análise de crédito" marcada o pedido de venda será liberado sem passar pela análise de crédito.


Agora vamos apresentar alguns exemplos:


Exemplo 1) Bloqueio pela análise de crédito na liberação do pedido de venda


Para utilizar o bloqueio pela análise de crédito na liberação do pedido de venda recomendamos definir a configuração geral "Status padrão na criação de itens de pedidos de venda" como "Aguardando liberação".


Dessa forma todos os pedidos de venda criados no sistema terão o status "Aguardando liberação" e precisarão ser liberados antes de serem faturados.


Ao utilizar a funcionalidade de liberação de pedido de venda, o sistema vai checar a análise de crédito do cliente e decidir se o pedido de venda pode ser liberado.


Quando a liberação do pedido de venda for bloqueada pela análise de crédito, o pedido de venda será marcado com um ícone "Bloqueado na análise de crédito" como na imagem a seguir:


Ao clicar no ícone o sistema abre um quadro detalhando as informações da análise de crédito do cliente como na imagem a seguir:

Nesse quadro é possível identificar porque o pedido de venda foi bloqueado pela análise de crédito.


Além disso, perceba que temos uma tabela com os usuários com autorização de vendas bloqueadas na análise de crédito.


A autorização de vendas bloqueadas na análise de crédito será tema de um outro artigo no Manual do Usuário.


Por fim na tela de pedidos de venda é possível pesquisar todos os pedidos de venda bloqueados na análise de crédito.


Para fazer essa pesquisa expanda o quadro de pesquisa avançada e no subquadro "Análise de crédito" marque o campo:

  • Filtrar pedidos de venda bloqueados na análise de crédito


Após marcar esse campo clique no botão pesquisar para ver apenas os pedidos de venda bloqueados na análise de crédito.


Exemplo 2) Bloqueio pela análise de crédito ao gerar NF-e


Ao utilizar a funcionalidade de geração de NF-e para o documento de saída, o sistema vai checar a análise de crédito do cliente e decidir se a NF-e pode ser gerada.


Quando a geração da NF-e for bloqueada pela análise de crédito, o documento de saída será marcado com um ícone "Bloqueado na análise de crédito" como na imagem a seguir:

Ao clicar no ícone o sistema abre um quadro detalhando as informações da análise de crédito do cliente.


Nesse quadro é possível identificar porque o documento de saída foi bloqueado pela análise de crédito.


Exemplo 3) Bloqueio pela análise de crédito ao gerar NFS-e


Ao utilizar a funcionalidade de geração de NFS-e para o documento de venda de serviço, o sistema vai checar a análise de crédito do cliente e decidir se a NFS-e pode ser gerada.


Quando a geração da NFS-e for bloqueada pela análise de crédito, o documento de venda de serviço será marcado com um ícone "Bloqueado na análise de crédito" como na imagem a seguir:

Ao clicar no ícone o sistema abre um quadro detalhando as informações da análise de crédito do cliente.


Nesse quadro é possível identificar porque o documento de venda de serviço foi bloqueado pela análise de crédito.