Neste artigo vamos entender como registrar a análise de crédito no cadastro do cliente.


Se você quiser entender o que é a análise de crédito recomendamos a leitura deste artigo aqui.


1) Permissões para análise de crédito no cadastro de grupos de usuários


No cadastro de grupos de usuários, na aba "Pessoas", temos permissões para controlar o nível de acesso dos usuários na aba "Análise de crédito" no cadastro do cliente.


As permissões existentes são:

  • Acessar aba "Análise de crédito" no cadastro de pessoas: Controla se o usuário verá a aba "Análise de crédito" no cadastro do cliente.
  • Incluir análise de crédito na aba "Análise de crédito" no cadastro de pessoas: Controla se o usuário poderá registrar análises de crédito no cadastro do cliente,
  • Editar análise de crédito na aba "Análise de crédito" no cadastro de pessoas: Controla se o usuário poderá editar análises de crédito no cadastro do cliente.
  • Excluir análise de crédito na aba "Análise de crédito" no cadastro de pessoas: Controla se o usuário poderá excluir análises de crédito no cadastro do cliente.
  • Programar análise de crédito na aba "Análise de crédito" no cadastro de pessoas: Controla se o usuário poderá programar análises de crédito no cadastro do cliente.


A seguir apresentamos uma imagem da aba "Pessoas" na tela de cadastro de grupos de usuários com essas permissões em destaque:


2) Análise de crédito no cadastro do cliente


No cadastro de pessoas criamos uma nova aba "Análise de crédito" que está disponível para pessoas na categoria "Cliente".


A seguir vemos uma imagem dessa aba na tela de cadastro de pessoas:


Nessa aba é possível registrar uma análise de crédito para o cliente e ver o histórico de todas as análises de crédito já registradas para o cliente.


A seguir vamos entender todos os campos dessa tela:


CampoExplicações
Data da análise de créditoData em que foi feita a análise de crédito
Decisão da análise de créditoInforma se a decisão na análise de crédito foi "Aprovada" ou "Reprovada".
O sistema bloqueia a realização de vendas para clientes reprovados na análise de crédito.
Limite de crédito ($)Se o cliente foi aprovado na análise de crédito, é possível informar o limite de crédito do cliente em reais.

Por exemplo, ao definir um limite de crédito de R$ 50.000 para o cliente, só será possível fazer vendas para o cliente quando o limite de crédito utilizado pelo cliente for inferior ao limite de crédito de R$ 50.000 definido para o cliente.
Limite de inadimplência em valor ($)Se o cliente foi aprovado na análise de crédito, é possível informar o limite de inadimplência em valor ($).

Por exemplo, ao definir um limite de inadimplência de R$ 10.000 para o cliente, só será possível fazer vendas para o cliente quando o somatório do saldo a receber de todas as contas a receber atrasadas do cliente for inferior ao limite de inadimplência de R$ 10.000.
Limite de inadimplência em dias de atrasoSe o cliente foi aprovado na análise de crédito, é possível informar o limite de inadimplência em dias de atraso.

Por exemplo, ao definir um limite de inadimplência de 30 dias de atraso para o cliente, só será possível fazer vendas para o cliente caso o cliente não tenha nenhuma conta a receber pendente com mais de 30 dias de atraso.
Comentários sobre a análise de créditoInforme nesse campo todos os comentários relevantes sobre a análise de crédito do cliente.

Por exemplo, para clientes aprovados na análise de crédito, pode ser interessante informar nesse campo os critérios que foram utilizados para se definir os limites de crédito e inadimplência.

Já para clientes reprovados na análise de crédito, pode ser interessante informar nesse campo os motivos que levaram a reprovação na análise de crédito.
Programar a próxima análise de créditoMarque esse campo se desejar programar a data da próxima análise de crédito.

A programação da próxima análise de crédito é muito interessante para lembrar o setor de Contas a receber da sua empresa para analisar o crédito do cliente periodicamente, por exemplo, 1 vez por ano, garantindo que a análise de crédito e os limites concedidos para seus clientes estão sempre atualizados.
Prazo para a próxima análise de créditoInforme nesse campo o prazo em dias corridos para a próxima análise de crédito.

Por exemplo, se desejar fazer 1 análise de crédito por ano, informe o valor "365", se desejar fazer 1 análise de crédito a cada 2 anos informe o valor "730".
Data da próxima análise de créditoCampo calculado pelo sistema considerando a "Data da análise de crédito" e o "Prazo para a próxima análise de crédito".


Na aba "Análise de crédito" também é possível ver o histórico de todas as análises de crédito registradas para o cliente, editar e excluir análises de crédito já registradas.


Um ponto importante é que o sistema sempre considera a análise de crédito mais recente, a partir da análise do campo "Data da análise de crédito", para decidir se bloqueia as vendas para o cliente.