Consulta de clientes
A API disponibiliza os seguintes campos :
Atributo | Tipo | Descrição |
---|---|---|
id | número | Id do cliente no Nomus ERP |
codigo | texto | Código do cliente |
nome | texto | Nome do cliente |
classificacao | texto | Classificação do cliente |
idClassificacao | número | Id da classificação do cliente no Nomus ERP |
grupoPessoa | texto | Nome do grupo de pessoa do cliente |
idGrupoPessoa | número | Id do grupo de pessoa do cliente |
tipoPessoa | número | 1 - Pessoa jurídica 2 - Pessoa física |
cnpj | texto | CNPJ do cliente caso seja pessoa jurídica |
cpf | texto | CPF do cliente caso seja pessoa física |
razaoSocial | texto | Razão social do cliente quando é pessoa jurídica |
cep | texto | CEP do cliente |
tipoLogradouro | texto | Valores possíveis: RUA, AVENIDA, ESTRADA, PRAÇA, RODOVIA, AEROPORTO, ALAMEDA, ÁREA,CAMPO, CHÁCARA, COLÔNIA, CONDOMÍNIO, CONJUNTO, DISTRITO, ESPLANADA, ESTAÇÃO, FAVELA, FAZENDA, FEIRA, JARDIM, LADEIRA, LAGO, LAGOA, LARGO, LOTEAMENTO, MORRO, NÚCLEO, PARQUE, PASSARELA, PÁTIO, QUADRA, RECANTO, RESIDENCIAL, SETOR, SÍTIO, TRAVESSA, TRECHO, TREVO, VEREDA, VIA, VALE, VIELA, VILA |
endereco | texto | Endereço do cliente |
numero | texto | Número do endereço do cliente |
complemento | texto | Complemento do endereço do cliente |
pais | texto | Nome do país do cliente |
tipoBairro | texto | Valores possíveis: BAIRRO, BOSQUE, CHÁCARA, CONJUNTO, DESMEMBRAMENTO, DISTRITO, FAVELA, FAZENDA, GLEBA, HORTO, JARDIM, LOTEAMENTO, NÚCLEO, PARQUE, RESIDENCIAL, SÍTIO, TROPICAL, VILA, ZONA |
bairro | texto | Nome do bairro do cliente |
municipio | texto | Nome da cidade do cliente |
codigoIBGEMunicipio | texto | Código IBGE da cidade do representante cliente |
uf | texto | UF do cliente |
documentoIdentificacaoEstrangeiro | texto | Documento de identificação do cliente estrangeiro |
telefone | texto | Telefone do cliente |
site | texto | Site do cliente |
tipoContribuinteICMS | número | 1 - Contribuinte 2 - Isento 3 - Não contribuinte |
inscricaoEstadual | texto | Inscrição estadual do cliente |
inscricaoMunicipal | texto | Inscrição municipal do cliente |
inscricaoSuframa | texto | Inscrição SUFRAMA do cliente Saiba mais |
email | texto | E-mail do cliente |
crt | número | Código de regime tributário. Valores possíveis: 1 - Simples nacional 2 - Simples nacional - excesso de sublimite de receita bruta 3 - Regime normal |
cnaePrincipal | texto | Classificação nacional de atividades econômicas do cliente |
ativo | booleano | True se o cliente está ativo, ou false caso contrário |
dataInicioRelacionamento | data (dd/mm/aaaa) | Data do início do relacionamento com o cliente |
codigoSistemaContabil | texto | Código no sistema contábil |
observacoes | texto | Observações a respeito do representante |
dataHoraUltimaModificacao | data (dd/mm/aaaa hh:mm) | Data e hora da última modificação efetuada no cadastro do cliente |
dataCriacao | data (dd/mm/aaaa hh:mm) | Registro da data e hora quando o representante foi cadastrado no Nomus ERP |
dataModificacao | data (dd/mm/aaaa hh:mm) | Data e hora da última edição no cadastro do representante no Nomus ERP |
dataEmissaoUltimoPedidoVenda | data (dd/mm/aaaa hh:mm) | Data e hora da última emissão do pedido de venda para o cliente |
representantes | lista de representantes | Ver abaixo |
vendedores | lista de vendedores | Ver abaixo |
expedicao | Informações da expedição para o cliente | Ver abaixo |
representantes
Atributo | Tipo | Descrição |
---|---|---|
id | número | Id da tabela de preço no Nomus ERP |
nome | texto | Nome do representante |
tipoPessoa | número | 1 - Pessoa jurídica 2 - Pessoa física |
cnpj | texto | CNPJ do representante |
cpf | texto | CPF do representante |
vendedores
Atributo | Tipo | Descrição |
---|---|---|
idVendedor | número | Id do vendedor no Nomus ERP |
nomeVendedor | texto | Nome do vendedor |
tipoPessoaVendedor | número | 1 - Pessoa jurídica 2 - Pessoa física |
cnpjVendedor | texto | CNPJ do vendedor |
cpfVendedor | texto | CPF do vendedor |
expedição
Atributo | Tipo | Descrição |
---|---|---|
idRotaCliente | número | Id da rota no Nomus ERP |
nomeRotaCliente | texto | Nome da rota do cliente |
Serviços disponíveis
Consultar um cliente
Retorna as informações de um cliente com o id passado por parâmetro.
GET - /rest/clientes/{id_cliente}
Retorno:
{ "ativo": true, "cep": "12345-678", "classificacao": "BRASIL", "cnpj": "12.345.678/0000-21", "codigo": "0000189", "codigoIBGEMunicipio": "3304557", "codigoSistemaContabil": "", "dataCriacao": "10/05/2019", "dataEmissaoUltimoPedidoVenda": "30/07/2018 00:00:00", "dataInicioRelacionamento": "10/05/2019", "dataModificacao": "14/05/2019", "endereco": "Av Rio branco", "id": 1, "inscricaoEstadual": "", "municipio": "Rio de Janeiro", "nome": "cliente", "numero": "15", "observacoes": "", "pais": "BRASIL", "razaoSocial": "cliente LTDA", "site": "", "telefone": "", "tipoPessoa": "1", "uf": "RJ" }
Consultar todos clientes
GET - /rest/clientes
Este serviço lista todos os clientes. O resultado é listado de forma paginada, retornando no máximo 50 registros. Se nenhuma página for passada será retornado os 50 registros mais recentes. Para listar todos os resultados é necessário passar o número da página. Exemplo:
clientes?pagina=2
Retorno (exemplo simplificado)::
[ { "ativo": true, "cep": "25585-160", "classificacao": "BRASIL", "cnpj": "12.658.000/1000-21", "codigo": "0000189", "codigoIBGEMunicipio": "3304557", "codigoSistemaContabil": "", "dataCriacao": "10/05/2019", "dataEmissaoUltimoPedidoVenda": "30/07/2018 00:00:00", "dataInicioRelacionamento": "10/05/2019", "dataModificacao": "14/05/2019", "endereco": "Av Rio branco", "id": 466, "inscricaoEstadual": "", "municipio": "Rio de Janeiro", "nome": "cliente x", "numero": "15", "observacoes": "", "pais": "BRASIL", "razaoSocial": "cliente x LTDA", "site": "", "telefone": "", "tipoPessoa": "1", "uf": "RJ" }, { "ativo": true, "classificacao": "BRASIL", "cnpj": "00.211.240/2001-20", "codigo": "0000183", "codigoSistemaContabil": "", "dataCriacao": "18/04/2019", "dataInicioRelacionamento": "18/04/2019", "dataModificacao": "22/04/2019", "id": 460, "inscricaoEstadual": "", "municipio": "", "nome": "cliente y", "observacoes": "", "pais": "BRASIL", "razaoSocial": "cliente y ltda", "site": "", "telefone": "", "tipoPessoa": "1" }, { "ativo": true, "bairro": "Lapa", "classificacao": "BRASIL", "cnpj": "00.090.040/0001-23", "codigo": "0000178", "codigoIBGEMunicipio": "3550308", "codigoSistemaContabil": "", "dataCriacao": "22/03/2019", "dataEmissaoUltimoPedidoVenda": "02/04/2019 00:00:00", "dataInicioRelacionamento": "22/03/2019", "dataModificacao": "25/03/2019", "email": "vendas2@cliente.com.br", "endereco": "Rua dos clientes", "id": 455, "inscricaoEstadual": "", "municipio": "São Paulo", "nome": "Empresa", "numero": "427", "observacoes": "", "pais": "BRASIL", "razaoSocial": "Empresa", "site": "", "telefone": "55 (11) 2385-0001", "tipoContribuinteICMS": "2", "tipoPessoa": "1", "uf": "SP" }, ... ]
Consultar clientes filtrando por parâmetro
GET - /rest/clientes?query={parâmetros}
Podem ser usados os seguintes operadores de comparação
Igual a:
==
Não igual a:
!=
Menor que:
<
Menor ou igual que: <=
Maior que:
>
Maior ou igual que:
>=
Operadores lógicos:
- E: ;
- OU: ,
Para filtrar usando o operador E por 2 atributos diferentes adicionaria: ?query=campo1==valor;campo2==valor2
É possível consultar no Nomus ERP através de qualquer um dos campos listados acima e da combinação deles.
A resposta será um JSON com os campos solicitados no método preenchidos desde que todas as condições sejam atingidas.
O limite por retorno são 50 registros por consulta. Para retornar além dessa quantidade é necessário passar o parâmetro pagina.
Exemplo:
clientes?query=dataInicioRelacionamento=="10/01/2019",ativo==false
Retorno (exemplo simplificado)::
[ { "ativo": false, "bairro": "sao paulo", "cep": "13000-000", "classificacao": "BRASIL", "codigo": "0000169", "codigoIBGEMunicipio": "3549102", "codigoSistemaContabil": "", "cpf": "000.000.000-00", "dataCriacao": "12/03/2019", "dataInicioRelacionamento": "12/03/2019", "dataModificacao": "12/03/2019", "endereco": "Rua cliente", "id": 446, "inscricaoEstadual": "", "municipio": "São João", "nome": "pessoa", "numero": "500", "observacoes": "", "pais": "BRASIL", "razaoSocial": "pessoa", "site": "", "telefone": "", "tipoBairro": "JARDIM", "tipoContribuinteICMS": "2", "tipoLogradouro": "RUA", "tipoPessoa": "2", "uf": "SP" }, { "ativo": false, "bairro": "VILA METALURGICA", "cep": "09220-250", "classificacao": "BRASIL", "cnaePrincipal": "Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente", "cnpj": "01.000.008/0001-00", "codigo": "0000165", "codigoIBGEMunicipio": "3547809", "codigoSistemaContabil": "", "dataCriacao": "08/03/2019", "dataInicioRelacionamento": "08/03/2019", "dataModificacao": "11/03/2019", "email": "teste@teste.com.br", "endereco": "R Integrada", "id": 442, "inscricaoEstadual": "", "municipio": "Santo André", "nome": "Pessoa 2", "numero": "1", "observacoes": "", "pais": "BRASIL", "razaoSocial": "Pessoa 2 LTDA - EPP", "site": "", "telefone": "55 (11) 1234-0000", "tipoPessoa": "1", "uf": "SP" }, ... ]
Inserção e edição clientes
Insere um novo cliente ou edita um cliente existente no Nomus ERP usando os campos descritos abaixo. Existe uma configuração geral "Habilitar geração de código da pessoa automaticamente pelo sistema" e deve-se desativa-la caso o usuário queira sobrescrever o código dado ao cliente .
A API disponibiliza os seguintes campos para inserção e edição:
Atributo | Tipo | Descrição |
---|---|---|
codigo | texto | Código do cliente |
nome | texto | Nome do cliente |
tipoPessoa | número | 1 - Pessoa jurídica 2 - Pessoa física |
cnpj | texto | CNPJ do cliente caso seja pessoa jurídica |
cpf | texto | CPF do cliente caso seja pessoa física |
razaoSocial | texto | Razão social do cliente quando é pessoa jurídica |
cep | texto | CEP do cliente |
tipoLogradouro | texto | Valores possíveis: RUA, AVENIDA, ESTRADA, PRAÇA, RODOVIA, AEROPORTO, ALAMEDA, ÁREA,CAMPO, CHÁCARA, COLÔNIA, CONDOMÍNIO, CONJUNTO, DISTRITO, ESPLANADA, ESTAÇÃO, FAVELA, FAZENDA, FEIRA, JARDIM, LADEIRA, LAGO, LAGOA, LARGO, LOTEAMENTO, MORRO, NÚCLEO, PARQUE, PASSARELA, PÁTIO, QUADRA, RECANTO, RESIDENCIAL, SETOR, SÍTIO, TRAVESSA, TRECHO, TREVO, VEREDA, VIA, VALE, VIELA, VILA |
endereco | texto | Endereço do cliente |
numero | texto | Número do endereço do cliente |
complemento | texto | Complemento do endereço do cliente |
pais | texto | Nome do país do cliente |
tipoBairro | texto | Valores possíveis: BAIRRO, BOSQUE, CHÁCARA, CONJUNTO, DESMEMBRAMENTO, DISTRITO, FAVELA, FAZENDA, GLEBA, HORTO, JARDIM, LOTEAMENTO, NÚCLEO, PARQUE, RESIDENCIAL, SÍTIO, TROPICAL, VILA, ZONA |
bairro | texto | Nome do bairro do cliente |
municipio | texto | Nome da cidade do cliente |
codigoIBGEMunicipio | texto | Código IBGE da cidade do representante cliente |
uf | texto | UF do cliente |
documentoIdentificacaoEstrangeiro | texto | Documento de identificação do cliente estrangeiro |
telefone | texto | Telefone do cliente |
site | texto | Site do cliente |
tipoContribuinteICMS | número | 1 - Contribuinte 2 - Isento 3 - Não contribuinte |
inscricaoEstadual | texto | Inscrição estadual do cliente |
inscricaoMunicipal | texto | Inscrição municipal do cliente |
inscricaoSuframa | texto | Inscrição SUFRAMA do cliente Saiba mais |
email | texto | E-mail do cliente |
crt | número | Código de regime tributário. Valores possíveis: 1 - Simples nacional 2 - Simples nacional - excesso de sublimite de receita bruta 3 - Regime normal |
cnaePrincipal | texto | Classificação nacional de atividades econômicas do cliente |
ativo | booleano | True se o cliente está ativo, ou false caso contrário |
dataInicioRelacionamento | data (dd/mm/aaaa) | Data do início do relacionamento com o cliente |
codigoSistemaContabil | texto | Código no sistema contábil |
observacoes | texto | Observações a respeito do representante |
Atributos do cliente
O cliente pode ter uma lista de atributos. Para cada atributo informe os campos abaixo:
Atributo | Tipo | Descrição |
Nome técnico do atributo | texto | Nome técnico do atributo. Por exemplo "tamanho_cliente". |
Valor do atributo | Tipo do atributo | Valor do atributo. Para atributos com formato "Número" o valor do atributo deve ser um número racional. Para atributos com formato "Data" o valor do atributo deve ser uma data no padrão dd/mm/aaaa. Para atributos do tipo lista o valor do atributo deve ser uma opção válida na lista. |
Endereços secundários do cliente
O cliente pode ter uma lista de endereços secundários. Para cada endereço secundário informe os campos abaixo:
Atributo | Tipo | Descrição |
---|---|---|
Tipo de endereço | texto | Valores possíveis: Entrega, Retirada, Faturamento, Cobrança, Comercial, Residencial, Correio. |
cnpj | texto | CNPJ do endereço para pessoa jurídica |
cpf | texto | CPF do endereço para pessoa física |
razaoSocial | texto | Razão social do endereço cliente quando é pessoa jurídica. |
cep | texto | CEP do endereço do cliente |
tipoLogradouro | texto | Valores possíveis: RUA, AVENIDA, ESTRADA, PRAÇA, RODOVIA, AEROPORTO, ALAMEDA, ÁREA,CAMPO, CHÁCARA, COLÔNIA, CONDOMÍNIO, CONJUNTO, DISTRITO, ESPLANADA, ESTAÇÃO, FAVELA, FAZENDA, FEIRA, JARDIM, LADEIRA, LAGO, LAGOA, LARGO, LOTEAMENTO, MORRO, NÚCLEO, PARQUE, PASSARELA, PÁTIO, QUADRA, RECANTO, RESIDENCIAL, SETOR, SÍTIO, TRAVESSA, TRECHO, TREVO, VEREDA, VIA, VALE, VIELA, VILA |
endereco | texto | Endereço do cliente |
numero | texto | Número do endereço do cliente |
complemento | texto | Complemento do endereço do cliente |
pais | texto | Nome do país do endereço do cliente. |
bairro | texto | Nome do bairro do endereço do cliente |
municipio | texto | Nome da cidade do endereço do cliente. |
codigoIBGEMunicipio | texto | Código IBGE da cidade do endereço do cliente. |
uf | texto | UF do endereço do cliente. |
telefone | texto | Telefone do endereço do cliente |
tipoContribuinteICMS | número | 1 - Contribuinte 2 - Isento 3 - Não contribuinte |
inscricaoEstadual | texto | Inscrição estadual do endereço do cliente |
inscricaoMunicipal | texto | Inscrição municipal do endereço do cliente |
inscricaoSuframa | texto | Inscrição SUFRAMA do endereço do cliente |
texto | Email do endereço do cliente | |
observacoes | texto | Observações do endereço do cliente. |
ativo | booleano | True se o endereço está ativo, ou false caso contrário |
Inserção de um cliente
POST - /rest/clientes
Exemplo:
Uma requisição POST com o corpo:
{ "ativo": true, "nome": "Nomus", "cep": "12345-678", "classificacao": "BRASIL", "cnpj": "12.345.678/0000-21", "codigoIBGEMunicipio": "3304557", "codigoSistemaContabil": "", "endereco": "Av Rio branco", "inscricaoEstadual": "", "municipio": "Rio de Janeiro", "numero": "15", "observacoes": "", "pais": "BRASIL", "razaoSocial": "cliente LTDA", "telefone": "213333-2155", "tipoPessoa": "1", "uf": "RJ", "cnaePrincipal": "212250", "enderecos": [ { "tipoEndereco": "Entrega", "cnpj": "12.345.679/0000-21", "razaoSocial": "razao endereco secundario", "cep":"12345-679", "tipoLogradouro": "Avenida", "endereco":"Av Rio branco", "numero":"1", "complemento":"apt 1", "pais": "BRASIL", "bairro": "bairro", "municipio":"Rio de Janeiro", "codigoIBGEMunicipio":"3304557", "uf":"RJ", "telefone":"4444-5754", "email": "email@email.com", "ativo": true }, { "tipoEndereco": "Entrega", "cnpj": "12.345.680/0000-21", "razaoSocial": "razao endereco terciario", "cep":"12345-679", "tipoLogradouro": "Avenida", "endereco":"Av Rio branco", "numero":"15", "pais": "BRASIL", "bairro": "bairro", "municipio":"Rio de Janeiro", "codigoIBGEMunicipio":"3304557", "uf":"RJ", "telefone":"4444-5243", "email": "email@email.com", "ativo": true } ], "atributos": [ { "nomeTecnicoAtributo": "nome_atributo1", "valorAtributo": "valorAtributo1" }, { "nomeTecnicoAtributo": "nome_atributo2", "valorAtributo": "valorAtributo2" } ] }
Retornaria :
{ "id" : "42", "nome" : "Nomus" }
Edição de um cliente
PUT - /rest/clientes/{idCliente}
Exemplo:
Uma requisição PUT com a URL:
PUT - /rest/clientes/42
E corpo :
{ "ativo": false, "nome": "Nomus Desativado", "razaoSocial": "cliente LTDA Desativado", "telefone": "219523-4572", }
Retornaria:
{ "id": 42, "ativo": false, "nome": "Nomus Desativado", "razaoSocial": "cliente LTDA Desativado", "telefone": "219523-4572", }