Na versão 2050 implementamos uma série de melhorias na gestão da carteira de clientes dos vendedores.


1) Exibição de pessoas em ordem alfabética


Para facilitar a gestão da carteira de clientes dos vendedores criamos a possibilidade de exibir as pessoas em ordem alfabética nas telas de Pessoas e Gestão da carteira de clientes do vendedor.


Essa classificação é controlada através de 2 novas configurações gerais chamadas:

  • Critério para ordenação de pessoas na tela de pessoas
  • Critério para ordenação de pessoas na tela de gestão da carteira de clientes do vendedor


Essas configurações tem as seguintes opções disponíveis:

  • Ordenação decrescente pelo Código interno da pessoa (opção padrão)
  • Ordenação crescente pelo Nome da pessoa


Em nossa base de treinamento podemos selecionar a nova opção "Ordenação crescente pelo Nome da pessoa" para essas 2 novas configurações gerais, e depois verificar que o sistema passou a classificar as pessoas em ordem crescente pelo campo Nome (em ordem alfabética) nas telas de Pessoas e Gestão da carteira de clientes do vendedor.


2) Exibição de grupo da pessoa na tela de pessoas


O grupo da pessoa pode ser uma informação importante para gestão das pessoas e para a gestão da carteira de clientes dos vendedores.


Por essa razão criamos uma nova configuração geral para controlar a exibição dessa coluna nas telas de Pessoas e Gestão da carteira de clientes do vendedor:

  • Exibir coluna "Grupo de pessoa" na tela de pessoas


Em nossa base de treinamento podemos selecionar a opção "Sim" nessa nova configuração e verificar a exibição da nova coluna nas telas.


3) União das colunas CNPJ e CPF


Para aproveitar melhor o espaço das telas de Pessoas e Gestão da carteira de clientes do vendedor, unimos as colunas "CNPJ" e "CPF" em 1 única coluna "CNPJ / CPF".


4) Destaque para vendedores inativos


Na tela de Gestão da carteira de clientes do vendedor passamos a dar um maior destaque aos vendedores inativos com clientes vinculados.


Os vendedores inativos sem nenhum cliente vinculado não são exibidos nas abas.


Já os vendedores inativos com clientes vinculados são exibidos nas abas em destaque pois o ideal é que os clientes vinculados a esses vendedores inativos sejam transferidos para outro vendedor.


5) Exibição de vendedores em ordem alfabética nas abas


Na tela de Gestão da carteira de clientes do vendedor passamos a classificar as abas dos vendedores em ordem alfabética pelo nome do vendedor, mas mantendo a aba "Clientes sem vendedor" como sendo a última aba da tela.


Essa classificação facilita a localização dos vendedores na tela em especial quando se tem uma equipe com muitos vendedores, por exemplo, mais de 30 vendedores.


6) Definição de pessoa na tela de gestão da carteira de clientes do vendedor


Na tela de gestão da carteira de clientes do vendedor criamos o novo botão "Definir grupo de pessoa".


Utilizando esse novo botão é possível definir o grupo de pessoa de vários clientes com muita agilidade.


Para isso basta selecionar várias pessoas e depois clicar no botão "Definir grupo de pessoa".


7) Exibição dos botões no início e fim da tabela


Na tela de gestão da carteira de clientes do vendedor, os botões "Mudar vendedor", "Adicionar vendedor", "Remover vendedor" e "Definir grupo de pessoas" passaram a ser exibidos no início e fim da tabela de clientes.


Essa melhoria é interessante quando o sistema exibe uma lista de clientes muito extensa na mesma página, por exemplo 100 clientes, e nesse caso é possível selecionar vários clientes que se deseja aplicar alguma função, descer a barra de rolagem e utilizar os botões ao final da tela.


8) Nova aba "Todos os clientes"


Na tela de gestão da carteira de clientes do vendedor criamos uma nova aba "Todos os clientes" que exibe todos os clientes respeitando o critério de ordenação definido na configuração geral.


Os botões "Mudar vendedor", "Adicionar vendedor", "Remover vendedor" e "Definir grupo de pessoas" estão disponíveis nessa nova aba.


9) Nova aba "Clientes com mais de 1 vendedor"


Na tela de gestão da carteira de clientes do vendedor criamos uma nova aba "Clientes com mais de 1 vendedor" que exibe todos os clientes que estão vinculados com mais de 1 vendedor.


Se a sua empresa tem a política interna de não dividir um mesmo cliente com mais de 1 vendedor, essa aba é interessante para evidenciar os clientes que estão relacionados com mais de 1 vendedor.


Ao clicar nessa aba você pode selecionar um ou mais clientes e definir 1 único vendedor para os clientes selecionados.


10) Nova aba "Clientes do mesmo grupo com vendedores distintos"


Na tela de gestão da carteira de clientes do vendedor criamos uma nova aba "Clientes do mesmo grupo com vendedores distintos" que exibe todos os clientes que estão vinculados a um mesmo grupo de pessoas, porém os clientes desse grupo não tem o mesmo vendedor vinculado.


Por exemplo, se tivermos:

  • Cliente A - Grupo X - Vendedor Z
  • Cliente B - Grupo X - Vendedor Z
  • Cliente C - Grupo X - Vendedor Z


Esses clientes não são exibidas nessa aba pois estão vinculadas ao mesmo grupo de pessoas e tem o mesmo vendedor.


Agora se tivermos:

  • Cliente D - Grupo Y - Vendedor Z
  • Cliente E - Grupo Y - Vendedor Z
  • Cliente F - Grupo Y - Vendedor W


Esses clientes são exibidas nessa aba pois estão vinculadas ao mesmo grupo de pessoas e tem vendedores distintos.


Se a sua empresa tem a política interna de não dividir os clientes do mesmo grupo de pessoas com mais de 1 vendedor, essa aba é interessante para evidenciar os clientes do mesmo grupo que estão relacionados com vendedores distintos.


Ao clicar nessa aba você pode selecionar um ou mais clientes e definir 1 único vendedor para os clientes selecionados.