A partir da versão 2050 é possível configurar regras para geração de números de série no documento de entrada.
Essa novidade é interessante pois permite que os números de série sejam criados no documento de entrada seguindo um padrão pré-configurado, com mais rapidez e sem falhas.
Configuração da regra
Para configurar uma regra acesse a tela "Regras específicas para criação de lote/série" e clique no botão "Criar regra".
Preencha os campos conforme orientações apresentadas a seguir:
Campo | Orientações para preenchimento |
Nome | Nome interno da regra que está sendo criada. Ex: Série "Ano" + "Mes" + "Dia" + "-" + "Codigo interno do documento" + "/" + "Sequencial". |
Tipo de regra | Selecione a opção "Geração de série na criação do documento de entrada". |
Regra | Nesse campo você define como será a regra para codificar os números de série na criação do documento de entrada. Você pode utilizar qualquer número e(ou) letra e pode utilizar variáveis do sistema utilizando o caracter "@" antes da variável. Por exemplo, imagine que você deseje batizar seus números de série no documento de entrada no padrão: "Ano" + "Mes" + "Dia" + "-" + "Codigo interno do documento" + "/" + "Sequencial". Nesse caso você deve escrever sua regra como: @anoEmissaoAAAA@mesEmissao@diaEmissao-@codigoInternoDocumento/@sequencialProdutoDocumento Exemplo de aplicação: 201942-125/1 |
Observações | Aproveite esse campo para explicar a regra. |
Ativo | Marcado |
Apresentamos a seguir uma imagem da tela de criação de regras no sistema:
Na imagem a seguir apresentamos todas as variáveis que podem ser utilizadas na criação da regra:
Se você precisar utilizar alguma variável que ainda não foi disponibilizada nesta tela, por favor, consulte a Nomus para avaliar a viabilidade de disponibilização dessa variável.
Seleção da regra na configuração geral
Acesse a tela Configuração geral e selecione a regra que você deseja utilizar na configuração:
- Regra específica para geração de números de série automaticamente na criação do documento de entrada
No momento só é possível selecionar 1 única regra para codificar os números de série automaticamente na criação do documento de entrada.
Futuramente pretendemos flexibilizar esse comportamento permitindo a criação de configuração de regras específicas por produto.
Aplicação da regra na criação do documento de entrada
Para entender a aplicação da regra na criação do documento de entrada vamos utilizar o produto "MP 00043 - Motor 4.3L 220HP com controle de série".
Esse produto está configurado para controlar série no sistema pois está com o campo "Controla série" marcado.
Ao selecionar esse produto na tela de criação de documento de entrada, o campo "Lote/série" é desabilitado e apresenta a informação "Gerado pelo sistema".
Esse campo é destacado na imagem a seguir:
Nesse momento ainda não é possível ver o número de série que será criado no estoque para o produto pois algumas variáveis só serão conhecidas quando o documento de entrada for salvo, por exemplo, as variáveis "codigoInternoDocumento" e "numeroInternoDocumento".
Após salvar o documento é possível ver o número de série criado para o produto na tela "Números de lote e série" conforme imagem apresentada a seguir:
Tratamento de casos especiais
Criação de documento de entrada a partir do XML da NF-e do fornecedor
Quando o documento de entrada é criado a partir da importação de notas fiscais destinadas ou através da importação do XML da NF-e do fornecedor, o sistema já cria o documento de entrada logo após processar o XML.
Ao salvar o documento de entrada o sistema já é capaz de gerar o número de série e preencher o campo "Lote/série" de acordo com a regra definida na configuração geral para todos os itens do documento de entrada que controlam série.
NF-e de entrada emitida pela empresa
Quando a NF-e de entrada é emitida pela empresa as variáveis "numeroNFe" e "serieNFe" só são conhecidas após a autorização da NF-e.
Portanto, nesse caso, se a regra configurada utilizar essas variáveis, assim que a NF-e é autorizada, o sistema é capaz de:
- 1) Definir o número de série de todos os itens do documento de entrada que controlam lote
- 2) Utilizar o método "Atualizar as movimentações de estoque" para gerar novas movimentações de estoque com o número de série correto
Edição de documento de entrada
Ao editar um documento de entrada, o usuário pode modificar o valor de alguns campos que irão impactar as variáveis utilizadas na regra de criação de série no documento de entrada como:
- Número interno do documento
- Número da NF-e
- Série da NF-e
- Data de emissão
- Data de entrada
Sempre que há modificação de um campo que impacta na definição do número de série o sistema é capaz de:
- 1) Definir o lote de todos os itens do documento de entrada que controlam número de série
- 2) Utilizar o método "Atualizar as movimentações de estoque" para gerar novas movimentações de estoque com o número de série correto
Esse comportamento pode ser simulado em nossa base de treinamento editando o documento de entrada e modificando o valor do campo "Data de emissão".