A partir da versão 2050 é possível configurar regras para geração de lotes no documento de entrada.


Essa novidade é interessante pois permite que os lotes sejam criados no documento de entrada seguindo um padrão pré-configurado, com mais rapidez e sem falhas.


Configuração da regra


Para configurar uma regra acesse a tela "Regras específicas para criação de lote/série" e clique no botão "Criar regra".


Preencha os campos conforme orientações apresentadas a seguir:


CampoOrientações para preenchimento
NomeNome interno da regra que está sendo criada.
Ex: Lote "Ano" + "Mes" + "Dia" + "-" + "Codigo interno do documento".
Tipo de regraSelecione a opção "Geração de lote na criação do documento de entrada".
RegraNesse campo você define como será a regra para codificar os números de lote na criação do documento de entrada. Você pode utilizar qualquer número e(ou) letra e pode utilizar variáveis do sistema utilizando o caracter "@" antes da variável.
Por exemplo, imagine que você deseje batizar seus lotes no documento de entrada no padrão: "Ano" + "Mes" + "Dia" + "-" + "Codigo interno do documento".
Nesse caso você deve escrever sua regra como: @anoEmissaoAAAA@mesEmissao@diaEmissao-@codigoInternoDocumento
Exemplo de aplicação: 201942-125
ObservaçõesAproveite esse campo para explicar a regra.
AtivoMarcado


Apresentamos a seguir uma imagem da tela de criação de regras no sistema:


Na imagem a seguir apresentamos todas as variáveis que podem ser utilizadas na criação da regra:



Se você precisar utilizar alguma variável que ainda não foi disponibilizada nesta tela, por favor, consulte a Nomus para avaliar a viabilidade de disponibilização dessa variável.


Seleção da regra na configuração geral


Acesse a tela Configuração geral e selecione a regra que você deseja utilizar na configuração:

  • Regra específica para geração de números de lote automaticamente na criação do documento de entrada


No momento só é possível selecionar 1 única regra para codificar os lotes automaticamente na criação do documento de entrada.


Futuramente pretendemos flexibilizar esse comportamento permitindo a criação de configuração de regras específicas por produto. 


Aplicação da regra na criação do documento de entrada


Para entender a aplicação da regra na criação do documento de entrada vamos utilizar o produto "MP 00042 - Pigmento master azul com controle de lote".


Esse produto está configurado para controlar lote no sistema pois está com o campo "Controla lote" marcado.


Ao selecionar esse produto na tela de criação de documento de entrada, o campo "Lote/série" é desabilitado e apresenta a informação "Gerado pelo sistema".


Esse campo é destacado na imagem a seguir:


Nesse momento ainda não é possível ver o lote que será criado no estoque para o produto pois algumas variáveis só serão conhecidas quando o documento de entrada for salvo, por exemplo, as variáveis "codigoInternoDocumento" e "numeroInternoDocumento".


Após salvar o documento é possível ver o lote criado para o produto na tela "Números de lote e série" conforme imagem apresentada a seguir:


Tratamento de casos especiais


Criação de documento de entrada a partir do XML da NF-e do fornecedor


Quando o documento de entrada é criado a partir da importação de notas fiscais destinadas ou através da importação do XML da NF-e do fornecedor, o sistema já cria o documento de entrada logo após processar o XML.


Ao salvar o documento de entrada o sistema já é capaz de gerar o lote e preencher o campo "Lote/série" de acordo com a regra definida na configuração geral para todos os itens do documento de entrada que controlam lote.


NF-e de entrada emitida pela empresa


Quando a NF-e de entrada é emitida pela empresa as variáveis "numeroNFe" e "serieNFe" só são conhecidas após a autorização da NF-e.


Portanto, nesse caso, se a regra configurada utilizar essas variáveis, assim que a NF-e é autorizada, o sistema é capaz de:

  • 1) Definir o lote de todos os itens do documento de entrada que controlam lote
  • 2) Utilizar o método "Atualizar as movimentações de estoque" para gerar novas movimentações de estoque com o lote correto


Edição de documento de entrada


Ao editar um documento de entrada, o usuário pode modificar o valor de alguns campos que irão impactar as variáveis utilizadas na regra de criação do lote no documento de entrada como:

  • Número interno do documento
  • Número da NF-e
  • Série da NF-e
  • Data de emissão
  • Data de entrada


Sempre que há modificação de um campo que impacta na definição do lote o sistema é capaz de: 

  • 1) Definir o lote de todos os itens do documento de entrada que controlam lote
  • 2) Utilizar o método "Atualizar as movimentações de estoque" para gerar novas movimentações de estoque com o lote correto


Esse comportamento pode ser simulado em nossa base de treinamento editando o documento de entrada e modificando o valor do campo "Data de emissão".