Perguntas Frequentes (FAQ)


O que exatamente são as carteiras de cobrança?
Uma carteira de cobrança define o modo como o boleto é tratado pelo banco. Existem duas divisões principais: - Carteiras Não Registradas: significa que não há registro no banco sobre os boletos gerados. Ou seja, você não precisa notificar o banco a cada boleto gerado. Neste caso a cobrança de taxa bancária é feita por boleto pago. - Carteiras Registradas: com esta modalidade, você precisa notificar o banco sobre todos os boletos gerados. Esta notificação é feita enviando-se um arquivo para o banco, chamado "arquivo de remessa". Neste caso os bancos cobram uma taxa por boleto gerado, independentemente de ele ser pago. Nestas carteiras também se encaixam serviços bancários adicionais, como protesto em caso de não pagamento.

Como funciona o processo de homologação nos bancos?
Antes de começar a emitir boletos para seus clientes, é preciso passar pelo processo de homologação. O processo de homologação consiste basicamente em gerar de 10 a 20 boletos fictícios, variando os dados utilizados, e enviando-os ao banco para obter o aval para emissão de boletos reais. A homologação é feita por conta corrente, ou seja: apesar de todos os bancos e carteiras disponíveis em nossos sistemas serem previamente aprovados, cada conta precisa passar por esse processo. Eventualmente podem ter havido mudanças no sistema do banco, e, apesar do boleto gerado ainda estar em conformidade, pode existir um novo padrão definido. Neste caso, durante a homologação o banco poderá solicitar que o sistema seja alterado para atender ao novo padrão. O Boleto Fácil dispensa qualquer processo de homologação, sendo a solução mais simples e rápida para geração de boletos e recebimento de pagamentos.

O que é o "nosso número" e como ele funciona?
O Nosso Número é o número que identifica unicamente um boleto para uma conta. O tamanho máximo do Nosso Número depende do banco e carteira. Para carteiras registradas, você deve solicitar ao seu banco um intervalo de números para utilização. Quando estiver perto do fim do intervalo, deve solicitar um novo intervalo. Para carteiras não registradas o Nosso Número é livre. Ao receber o retorno do banco, é através do Nosso Número que você poderá identificar os boletos pagos.

Quais são os bancos compatíveis com as soluções?
Nossas soluções suportam os bancos mais utilizados no Brasil. Confira a lista completa aqui https://www.boletobancario.com/docs/banks.html. Caso ainda não tenha suporte para o seu banco, adicionaremos este suporte sem custo adicional.

O pagamento deve ser obrigatoriamente vinculado a uma conta bancária em nome da empresa?
Não. Para emitir boletos como pessoa física ou recebendo valores em conta bancária de pessoa física, você pode utilizar o Boleto Fácil.

Minha empresa possui apenas uma base de dados com os clientes. É possível utilizá-la com os sistemas do BoletoBancario.com?
Entre em contato conosco para saber como fazer essa integração.

Os boletos gerados pelos seus sistemas podem ser protestados?
Sim, o protesto não depende do sistema e sim da carteira. Saiba mais aqui.

O sistema é realmente seguro?
Nosso sistemas são 100% seguros pois não há tráfego de informações sigilosas, como senhas.

É possível emitir boletos se a minha empresa for empresa estrangeira?
A solução ideal para empresas estrangeiras que não possuem ou não tem interesse em possuir estrutura legal no Brasil é utilizar os serviços do EBANX.

Quando ocorrem as compensações de boletos?
Normalmente as compensações são feitas no dia útil seguinte ao pagamento. Em determinados casos, dependendo do horário, forma ou local de pagamento poderá demorar até 3 dias úteis. Boletos pagos em finais de semana ou feriados, têm o pagamento considerado no dia útil seguinte. Isso significa, por exemplo, que para boletos pagos em sábados ou domingos, o banco realiza a compensação na terça-feira seguinte.