A partir da versão 1925 é possível informar o pedido de compra do cliente na tela de propostas comerciais.
Essa é uma informação importante principalmente para as empresas que fabricam sob encomenda, e que ao apresentar uma proposta comercial, precisam informar o pedido de compra do cliente que está sendo atendido.
Novo campo na tela de propostas
Na tela de criação/edição de proposta, criamos o novo campo "Pedido de compra do cliente", apresentado em destaque na imagem abaixo:
O preenchimento desse campo facilita a criação de novos itens da proposta.
Na tela de criação de um novo item a proposta, quando o campo "Pedido de compra do cliente" da proposta está preenchido, o sistema preenche o campo "Pedido de compra do cliente" do item da proposta automaticamente.
Na tela de criação/edição de item de proposta, criamos os novos campos "Pedido de compra do cliente" e "Item do pedido de compra do cliente", apresentados em destaque na imagem a seguir:
Quando um pedido de venda é criado a partir de uma proposta comercial, a informação desses novos campos do item da proposta são copiadas para os mesmos campos no item de pedido de venda.
Pesquisa pelos novos campos na tela de propostas
Na tela de propostas comerciais, dentro do quadro "Cliente", adicionamos à pesquisa os campos "Pedido de compra do cliente" e "Item do pedido de compra do cliente", apresentados em destaque na imagem a seguir:
Validar o preenchimento dos novos campos na tela de propostas
Para geração de NF-e o formato esperado para esses campos é:
- Pedido de compra do cliente: Texto com no máximo 15 caracteres
- Item de pedido de compra do cliente: Número inteiro com no máximo 6 dígitos
Se você quiser é possível habilitar o sistema para validar esse formato no preenchimento destes campos.
Para isso basta habilitar a configuração geral:
- Validar preenchimento dos campos "Pedido de compra do cliente" e "Item de pedido de compra do cliente" de acordo com as regras de validação da NF-e nas telas do processo de vendas (Sim/Não)
Ao selecionar a opção "Sim" nessa configuração geral, o sistema passa a validar o preenchimento desses 2 novos campos em todas as telas do processo de vendas:
- Criação/edição de item de proposta comercial
- Criação/edição de item de pedido de venda
- Criação/edição de item de documento de saída
Exibir pedido de compra do cliente na tela de propostas
Criamos uma nova configuração geral chamada:
- Exibir coluna "Pedido de compra do cliente" na tela de propostas comerciais (Sim/não)
Ao selecionar a opção "Sim" nessa nova configuração geral, o sistema apresenta a nova coluna "Pedido de compra do cliente" do lado direito da coluna "Prazo de entrega (dias)", como na imagem abaixo:
Atualizar pedido de compra do cliente dos itens da propostas
Ao editar uma proposta comercial, ao lado do novo campo "Pedido de compra do cliente", criamos um novo botão "Atualizar pedido de compra dos itens".
Ao clicar nesse botão "Atualizar pedido de compra dos itens", o sistema copia o "Pedido de compra do cliente" da proposta para todos os itens da proposta.
Com esse novo botão é fácil mudar o pedido de compra de todos os itens da proposta com muita agilidade.
Na imagem a seguir apresentamos esse botão em destaque na tela de propostas comerciais.