Receita prevista


A partir da versão 1925 é possível informar a Receita prevista em um processo do CRM.


Essa informação normalmente é muito útil em processos de negociações de venda, permitindo que o setor Comercial saiba o valor total das negociações de venda em cada etapa do funil de vendas.


Para habilitar esse campo basta marcar o campo padrão "Receita prevista ($)" no cadastro de tipos de processo.


Em nossa base de treinamento é possível utilizar o tipo de processo "Negociação de venda" como referência.


Exibição da Receita prevista no Painel de processos


Agora também é possível exibir a Receita prevista no Painel de processos, e totalizar a Receita prevista de todos os processos em cada etapa do funil de vendas.


A exibição dessas informações é controlada através de 2 novas configurações no cadastro de tipos de processo, na aba "Painel de processo", chamadas:

  • Exibir "Receita prevista ($)" no painel de processos (Sim/Não)
  • Totalizar "Receita prevista ($)" por etapa no painel de processos (Sim/Não)


Apresentamos a seguir uma imagem da tela de Painel de processos apresentando a informação da Receita prevista por processo e totalizando essa informação em cada etapa do funil de vendas:


Exibição do valor total da proposta vinculada ao processo


No CRM é possível gerar uma ou mais propostas comerciais a partir do processo, e quando isso é feito, o sistema guarda o vínculo da proposta com o processo.


Quando uma proposta comercial é apresentada para o cliente, normalmente é interessante o sistema substituir a informação da Receita prevista pela informação do valor total da proposta, para aumentar a precisão na previsão de receitas da sua empresa.


Para fazer isso, basta marcar como "Sim" a nova configuração criada no cadastro de tipos de processo, na aba "Painel de processos", chamada:

  • Substituir "Receita prevista ($)" por "Valor total da proposta" da última proposta gerada para o processo. (Sim/Não)


Quando essa nova configuração for marcada como "Sim", no painel de processos, em todos os processos que tem pelo menos uma proposta comercial vinculada, o sistema vai substituir a informação digitada no campo "Receita prevista ($)" pelo "Valor total da proposta" da última proposta vinculada ao processo.


Em um processo, quando o sistema apresenta o valor total da proposta ao invés da receita prevista, o valor é apresentado com um ícone "I" ao lado, conforme imagem abaixo em destaque no processo "Contato G":



Por fim, quando essa nova configuração está marcada, em todos os processos com pelo menos uma proposta gerada, o totalizador de receitas por etapa do funil de vendas considera o valor total da proposta ao invés da receita prevista.


Gerar pdf da proposta vinculada ao processo


Ao clicar no ícone "I" ao lado do valor total da proposta, é possível abrir o documento pdf da última proposta comercial vinculada ao processo, como se o usuário estivesse clicando nessa proposta no módulo de Vendas e utilizando o submenu "Gerar pdf".


Essa funcionalidade é muito interessante pois permite que a proposta seja avaliada com muita agilidade, sem que você precise sair do Painel de processos.