Antes da versão 1850 só era possível definir a modalidade de transporte padrão no cadastro da cliente.


A partir da versão 1850, agora é possível definir a "Modalidade de transporte padrão no processo de vendas" no cadastro da empresa e no cadastro do cliente.


No cadastro de empresas, na aba "Vendas", criamos uma nova configuração chamada:

  • Modalidade de transporte padrão no processo de vendas


A imagem a seguir apresenta essa nova configuração no cadastro da empresa:

A configuração "Modalidade de transporte" no cadastro de pessoas com classificação cliente continua disponível no sistema.


A diferença é que a partir da versão 1850 esse campo passa a ter uma nova opção "Selecione", e quando essa opção é escolhida, o sistema aplica a modalidade de transporte configurada no cadastro da empresa nas telas de propostas comerciais, pedidos de venda e documentos de saída.


Apresentamos a seguir a imagem da tela de cadastro de pessoas com a nova opção "Selecione".

Para entender como o sistema sugere o preenchimento do campo "Modalidade de transporte" nas telas de propostas comerciais, pedidos de venda e documentos de saída, podemos simular a criação de um novo pedido de venda, selecionar a empresa e pessoa, e avaliar como o sistema preenche o campo "Modalidade de transporte".


Na tabela apresentada a seguir é possível entender o padrão seguido pelo sistema para preencher o campo "Modalidade de transporte" nas telas de propostas, pedidos de venda e documentos se saída.


Modalidade de transporte configurada no cadastro da pessoaModalidade de transporte configurada no cadastro da empresaModalidade de transporte aplicada no processo de vendas
Igual a "Selecione"Qualquer valorSistema aplica a modalidade de transporte configurada no cadastro da empresa
Diferente de "Selecione"Qualquer valorSistema aplica a modalidade de transporte configurada no cadastro da pessoa


Por fim, temos 2 pontos importantes:


1) Quando o pedido de venda é criado a partir da proposta, o sistema sempre copia para o pedido de venda a "Modalidade de transporte" definida na proposta.


2) Quando o documento de saída é criado a partir do pedido de venda, o sistema sempre copia para o documento de saída a "Modalidade de transporte" definida no pedido de venda.