Na geração da NF-e, em alguns casos, pode ser necessário que o sistema preencha "Informações complementares de interesse do contribuinte" e(ou) "Informações adicionais de interesse do fisco" da NF-e, de acordo com os produtos faturados.


Essa é uma novidade da versão 1825 e vamos aprender agora como utilizá-la na prática.


Como definir Informação complementar da NF-e específica do produto no cadastro do produto?


No cadastro do produto, na aba "Fiscal", adicionamos um novo campo "Informação complementar da NF-e específica do produto".


Esse campo aparece em destaque na imagem a seguir:


Como utilizar a nova variável no cadastro de regras de tributação?


A informação configurada no campo "Informação complementar da NF-e específica do produto" no cadastro do produto  pode ser carregada pelo sistema nos campos "Informações complementares de interesse do contribuinte" e "Informações adicionais de interesse do fisco" nas telas de documentos de saída/entrada, e ser enviada na geração da NF-e.


Para isso é preciso utilizar a nova variável @infCompNfeProduto no cadastro de regras de tributação.


A explicação dessa nova variável é apresentada a seguir:

  • @infCompNfeProduto - Apresenta as informações complementares da NF-e específicas do produto definidas no campo "Informações complementares da NF-e específica do produto", na aba "Fiscal" do cadastro do produto, para os produtos dos itens do documento de saída/entrada. O sistema só escreve essa variável quando pelo menos 1 item do documento tem um produto com o campo "Informações complementares da NF-e específica do produto" preenchido. Como padrão, o sistema junta os itens do documento cujos produtos tem o mesmo texto no campo "Informações complementares da NF-e específica do produto". Como exemplo, suponha que os produtos dos itens 1 e 2 tem o texto "Info A", o produto do item 3 tem o texto vazio e o produto do item 4 tem o texto "Info B". O padrão de exibição do sistema será: Item 1, 2) Info A | Item 4) Info B.


Como exemplo, na tela de criação de regras de tributação, podemos criar uma regra utilizando a nova variável @infCompNfeProduto nos campos "Informações complementares de interesse do contribuinte" e "Informações adicionais de interesse do fisco", como na imagem a seguir em destaque:


Como aplicar a nova variável na tela de documentos de saída?

Como exemplo, podemos criar um documento de saída, escolhendo o tipo de movimentação configurado como input na regra de tributação de informação complementar da NF-e, e nos itens do documento, escolhendo produtos que tenham o campo "Informação complementar da NF-e específica do produto" preenchido.


Após criar os itens do documento, na aba "Outras informações", clique no botão "Aplicar regras de tributação", e veja as informações complementares sendo aplicadas no documento de saída, como na imagem a seguir, nos campos em destaque:


Por fim, é importante lembrar que essa nova variável também está disponível para ser aplicada na tela de documentos de entrada.