Agora, na tela de Contatos, é possível configurar o sistema para exibir apenas os contatos relacionados às pessoas vinculadas ao Vendedor ou Representante.
Além disso, quando um Vendedor ou Representante cria um novo contato no sistema, é possível configurar o sistema para que os novos contatos sejam criados apenas relacionados às pessoas vinculadas ao Vendedor ou Representante.
Essas novidades possibilitam a gestão de contatos no sistema pelo próprio "Vendedor" ou "Representante" de forma mais eficiente.
Como configurar o sistema para que os Vendedores e Representantes vejam apenas os contatos de seus clientes?
Passo 1) Restringir os vendedores ou representantes no cadastro do cliente
O 1o passo é restringir os vendedores ou representantes no cadastro do cliente.
Na imagem abaixo apresentamos um exemplo de vínculo de um vendedor com um cliente no cadastro de pessoas.
Passo 2) Vincular a pessoa do vendedor ou representante com o seu usuário
O 2o passo é vincular a pessoa do vendedor ou representante com o seu usuário.
Na imagem abaixo apresentamos um exemplo de vínculo do usuário do vendedor com a pessoa do vendedor no cadastro de usuários.
Passo 3) Habilitar configuração no cadastro de grupos de usuários
O 3o passo é no cadastro de grupos de usuários, na aba "Vendas", marcar a nova configuração:
- Ver apenas os contatos criados para a pessoa do "Vendedor" ou "Representante" correspondente ao meu usuário na tela de Contatos.
Na imagem abaixo apresentamos como essa configuração deve ser habilitada no cadastro de grupos de usuários.
Passo 4) Testar e validar
Após seguir os 3 passos acima, o 4o passo é testar e validar.
Para isso logue no sistema com um usuário do "Vendedor" ou "Representante", acesse a tela "Contatos", e veja que o sistema irá filtrar os contatos de acordo com o usuário logado.
Atenção, para o teste ser bem sucedido, é importante respeitar as condições abaixo:
- Pelo menos 1 cliente no cadastro de pessoas deve ter a pessoa do Vendedor ou Representante vinculada.
- Usuário do Vendedor ou Representante tem a pessoa vinculada no cadastro de usuários.
- Usuário do Vendedor ou Representante está em um grupo de usuários com a configuração "Ver apenas os contatos criados para a pessoa do "Vendedor" ou "Representante" correspondente ao meu usuário na tela de Contatos" marcada.
- Há pelo menos 1 contato criado e vinculado a pelo menos 1 cliente vinculado ao Vendedor ou Representante.
Como exemplo, na base de treinamento, loguei no sistema com o usuário "vendedorexemplo", acessei a tela "Contatos", e validei que os contatos estão filtrados de acordo com o vendedor que está logado no sistema, como abaixo:
O mesmo teste pode ser feito com o usuário "representanteexemplo".
Como configurar o sistema para que os Vendedores e Representantes só possam criar novos contatos para os seus clientes?
Agora vamos entender como é possível configurar o sistema para que os novos contatos criados pelos Vendedores ou Representantes só possam ser vinculados com clientes da carteira do Vendedor ou Representante.
Passo 1) Habilitar configuração no cadastro de grupos de usuários
O 1o passo é no cadastro de grupos de usuários, na aba "Vendas", marcar a nova configuração:
- Permitir somente o vínculo de clientes relacionados à pessoa do "Vendedor" ou "Representante" correspondente ao meu usuário na tela de criação/edição de contatos.
Na imagem abaixo apresentamos como essa configuração deve ser habilitada no cadastro de grupos de usuários.
Passo 2) Testar e validar
Após seguir o passo acima, o 2o passo é testar e validar.
Para isso logue no sistema com um usuário do "Vendedor" ou "Representante", acesse a tela "Contatos", simule a criação de um novo contato, e veja que o sistema irá filtrar os clientes de acordo com o usuário logado.
Atenção, para o teste ser bem sucedido, é importante respeitar as condições abaixo:
- Pelo menos 1 cliente no cadastro de pessoas deve ter a pessoa do Vendedor ou Representante vinculada.
- Usuário do Vendedor ou Representante tem a pessoa vinculada no cadastro de usuários.
- Usuário do Vendedor ou Representante está em um grupo de usuários com a configuração "Permitir somente o vínculo de clientes relacionados à pessoa do "Vendedor" ou "Representante" correspondente ao meu usuário na tela de criação/edição de contatos" marcada.
Como exemplo, na base de treinamento, loguei no sistema com o usuário "vendedorexemplo", acessei a tela "Contatos", simulei a criação de um novo contato, e na aba "Pessoas", confirmei que o campo "Pessoa" apresentou apenas os clientes relacionados ao vendedor, como abaixo:
O mesmo teste pode ser feito com o usuário "representanteexemplo".