Agora na tela de criação/edição de processos é possível filtrar os clientes de acordo com vendedor ou representante que está logado no sistema.


É interessante utilizar essas nova funcionalidade, quando sua equipe de vendedores/representantes utiliza o CRM para criar e gerenciar processos, como por exemplo negociações de venda, e você deseja configurar o sistema de forma que seus vendedores/representantes só possam criar processos para clientes da sua carteira.


Como restringir os clientes dos vendedores e representantes? 


No cadastro de uma pessoa com a classificação "Cliente", tenho as abas "Vendedores" e "Representantes", e nessas abas você pode restringir os vendedores e representantes do cliente.


Por exemplo, no cadastro da pessoa "Cliente Exemplo RJ", restringi o vendedor "Vendedor Exemplo", como abaixo:

Além disso, no cadastro da pessoa "Cliente Exemplo RJ", também restringi o vendedor "Representante Exemplo", na aba "Representantes".


Como vincular um usuário a um vendedor ou representante?


No cadastro do usuário utilizado pelo vendedor ou representante, você pode preencher o campo "Pessoa correspondente a este usuário", selecionando a pessoa com classificação "Vendedor" ou "Representante" correspondente ao usuário. 


Por exemplo, editei o cadastro do usuário "Vendedor Exemplo", e preenchi o campo "Pessoa correspondente a este usuário" com a pessoa "Vendedor Exemplo", como abaixo:


Repeti a mesma configuração no cadastro do usuário "Representantes Exemplo".


Como filtrar a exibição de clientes na criação de processos no CRM?


No cadastro de grupos de usuários, na aba "CRM", você pode marcar a configuração:

  • Permitir somente a seleção de clientes vinculados à pessoa do "Vendedor" ou "Representante" correspondente ao meu usuário na tela de criação/edição de processos.


Após marcar essa configuração, todos os usuários do "Vendedor" e "Representante" que estiverem neste grupo de usuários, passarão a ver apenas os clientes da sua carteira na tela de criação/edição de processos.


Por exemplo, editei o grupo de usuários "Vendas", e marquei esta configuração, como abaixo:


 

Após marcar essa configuração, logue no sistema com o usuário do "Vendedor Exemplo" ou "Representante Exemplo", e simule a criação de um novo processo no CRM.


Na tela de criação de processos, no campo "Cliente", veja que o sistema está filtrando os clientes que estão vinculadas ao vendedor/representante, como abaixo: