O campo "Data do início do relacionamento com a pessoa" existe no cadastro de pessoas para que seja possível registrar quando iniciou o relacionamento com a pessoa.


Essa é uma informação chave para criar alguns indicadores de desempenho no Dashboard como por exemplo o "# de novos clientes conquistados por mês".


Na criação e clonagem de pessoas o sistema preenche o campo "Data do início do relacionamento com a pessoa" com a data atual.


Nas telas de criação/edição de pessoas, como padrão, o sistema permite a edição do campo "Data do início do relacionamento com a pessoa".


A edição desse campo se justifica em muitos casos, como por exemplo no início do projeto de implantação, quando você está fazendo o cadastro das pessoas no sistema, mas precisa registrar a data do início do relacionamento em um momento no passado, quando sua empresa de fato iniciou o relacionamento com o cliente.


A partir da versão 1825, nós criarmos uma nova configuração no cadastro de grupos de usuários chamada:

  • Bloquear edição do campo "Data do início do relacionamento com a pessoa" nas telas de criação/edição pessoas


Essa configuração é apresentada em destaque na imagem abaixo:


Ao marcar essa configuração em um grupo de usuários, todos os usuários deste grupo não conseguem mais editar a informação desse campo nas telas de criação/edição de pessoas.


É interessante utilizar essa configuração sempre que você desejar centralizar a responsabilidade pelo preenchimento desse campo para os usuários de um determinado grupo, evitando falhas na digitação de informações inconsistentes nesse campo.