Transformar formato do campo para autocomplete


Na tela tela de  Devolução de requisição da produção no chão de fábrica é possível fazer a devolução de requisições pela produção que já foram registradas no sistema.


Nessa tela, o campo "Requisição da produção a ser devolvida" tem como padrão o formato "combobox", e esse formato é interessante quando a lista de empenhos da ordem não é muito extensa.


Agora, em algumas indústrias, é possível que as ordens de produção tenham uma lista de empenhos muito extensa, às vezes com centenas de empenhos, como por exemplo em uma fábrica de embarcações.


Quando uma ordem de produção tem uma lista de empenhos muito extensa, pode ser mais interessante transformar o formato do campo "Requisição da produção a ser devolvida" de "combobox" para "autocomplete".


Isso pode ser feito através de uma nova configuração geral chamada:

  • Transformar o campo "Requisição da produção a ser devolvida" em autocomplete na tela de  Devolução de requisição da produção no chão de fábrica


Ao marcar essa configuração geral como "Sim", o sistema passa a exibir o campo "Requisição da produção a ser devolvida" no formato autocomplete, conforme imagem abaixo:


Critério para apresentação dos registros


Criamos uma nova configuração geral chamada:

  • Formato para apresentação de registros no campo "Requisição da produção a ser devolvida" na tela de requisição da produção no chão de fábrica.


Essa configuração geral é uma "combobox" com as opções:

  • 1) "Código do produto"+"-"+"Descrição do produto".
  • 2) "Código do produto"+"-"+"Descrição do produto"+"Código da requisição pela produção".


A opção 1 é a opção padrão do sistema.


O problema dessa opção 1 é que ela não diferencia a requisição pela produção que será devolvida.


Isso pode confundir o usuário quando a ordem de produção teve mais de uma requisição pela produção para os mesmos produtos.


Por exemplo, na imagem a seguir, apresentamos a tela de devolução de requisição pela produção no chão de fábrica, quando o usuário seleciona uma Ordem/operação, em que os empenhos tiveram mais de uma requisição pela produção.



Veja na imagem acima, que os produtos "MP 00001", "MP 00002" e "MP 00003" aparecem 2 vezes no campo "Requisição da produção a ser devolvida".


Os produtos são apresentados dessa forma, pois eles tiveram 2 requisições pela produção para essa ordem, mas perceba que dessa forma o usuário não consegue identificar o código da movimentação de requisição pela produção origem.


Ao selecionar a opção 2 na nova configuração geral, o sistema passa a exibir o "Código da movimentação da requisição pela produção" no campo "Requisição da produção a ser devolvida", conforme imagem apresentada a seguir:



Perceba na imagem acima que agora é possível identificar o código da movimentação de requisição pela produção que está sendo devolvida, o que pode facilitar e evitar falhas na devolução da requisição pela produção.