No último artigo você aprendeu:

  • O que é o cadastro de classificações de pessoa?
  • Como é feita a seleção da classificação da pessoa no cadastro de pessoas?
  • Qual a importância do cadastro de classificações de pessoa?
  • Quais são as classificações de pessoa pré-cadastradas no sistema?
  • Como criar uma classificação de pessoa no sistema?
  • Como editar, excluir e inativar uma classificação de pessoa no sistema?


Agora sua tarefa é cadastrar suas classificações de pessoa no sistema.


Quais classificações de pessoa devem ser cadastrados no sistema?


O cadastro de classificações de pessoa é opcional.


A recomendação da Nomus é que sua empresa utilize o cadastro de classificações de pessoa devido à sua importância para gestão do negócio. 


Entretanto é importante frisar que a utilização do cadastro de classificações de pessoa não é essencial para implantação do sistema.


Como fazer um bom cadastro classificações de pessoa?


Para fazer um bom cadastro de classificações de pessoa recomendamos reunir as pessoas chave da sua empresa com conhecimento sobre cada categoria de pessoa e fazer a seguinte pergunta:


Quais são as informações chave que você precisa saber para analisar os indicadores de desempenho dessa categoria de pessoa de forma agregada?


Anote todas as respostas recebidas e depois reflita sobre a árvore de classificação de pessoas que deseja cadastrar no sistema Nomus.


Faça isso para todas as categorias de pessoa do sistema Nomus.


Na tabela abaixo apresentamos todas as categorias de pessoa do sistema Nomus e algumas dicas para pensar na estruturação da árvore de classificação de pessoa de cada categoria. 


Categoria
Explicações
Cliente
Utilizada para as pessoas que sua empresa pode fazer vendas de produtos e serviços.
Para montar sua árvore de classificações dessa categoria, recomendamos avaliar os segmentos de mercado dos clientes da sua empresa. Uma boa referência para fazer essa avaliação é a estruturação das atividades econômicas feita pelo IBGE e disponível no site https://concla.ibge.gov.br/busca-online-cnae.html
Fornecedor
Utilizada para as pessoas que sua empresa pode fazer compras de produtos e serviços.
Para montar sua árvore de classificações dessa categoria, recomendamos avaliar os principais tipos de fornecedores de materiais e serviços utilizados por sua empresa, como fornecedores de matérias primas, mercadorias para revenda, materiais de uso e consumo, etc.
Transportadora
Utilizada para as pessoas que sua empresa pode contratar serviços de transporte nos processos de vendas e compras.
Para montar sua árvore de classificações dessa categoria, recomendamos avaliar os modais de transporte utilizados pela sua empresa (rodoviário, hidroviário, aeroviário, ferroviário, etc), e(ou) as características determinantes para seleção de um fornecedor em cada modal de transporte.
Prospectado
Utilizada para as pessoas que sua empresa está prospectando para fazer vendas de produtos e serviços. Um prospectado pode se transformar em cliente se fechar negócio com a sua empresa.
Para montar sua árvore de classificações dessa categoria, recomendamos utilizar o mesmo critério utilizado para categoria cliente.
Representante
Utilizada para as pessoas que são representantes da sua empresa fazendo vendas de produtos e serviços. Pessoas nessa categoria podem receber comissões de venda no processo de vendas.
Para montar sua árvore de classificações dessa categoria, recomendamos avaliar as características principais que diferenciam seus representantes como por exemplo a categoria do representante (Ex: Indicador, Revendedor ou Provedor de Soluções) e(ou) região de atuação (Ex: Sul, Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste, Norte).
Vendedor
Utilizada para as pessoas que são vendedores da sua empresa fazendo vendas de produtos e serviços. Pessoas nessa categoria podem receber comissões de venda no processo de vendas.
Para montar sua árvore de classificações dessa categoria, recomendamos avaliar as características principais que diferenciam seus vendedores como por exemplo o nível de experiência do vendedor (Ex: Junior, Pleno ou Sênior) e(ou) região de atuação (Ex: Sul, Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste, Norte).
Funcionário
Utilizada para as pessoas que são funcionários da sua empresa. Por exemplo, no módulo Financeiro é possível registrar contas a pagar e pagamentos para funcionários.
Para montar sua árvore de classificações dessa categoria, recomendamos pensar nas características principais que diferenciam seus funcionários como por exemplo seu departamento (Ex: Vendas, Produção, Compras, etc).
Sócio
Utilizada para as pessoas que são sócios da sua empresa. Por exemplo, no módulo Financeiro é possível registrar contas a pagar e pagamentos para sócios.
Para montar sua árvore de classificações dessa categoria, recomendamos avaliar as características principais que diferenciam seus sócios como por exemplo seu departamento (Ex: Vendas, Produção, Compras, etc).
Parceiro
Utilizada para as pessoas que são parceiros da sua empresa. Por exemplo, no módulo CRM é possível registrar processos para acompanhar o desenvolvimento de novos parceiros.
Para montar sua árvore de classificações dessa categoria, recomendamos avaliar as características principais que diferenciam seus parceiros como o tipo de parceria realizada.
Concorrente
Utilizada para as pessoas que são concorrentes da sua empresa. Por exemplo, no módulo CRM é possível registrar processos para monitorar os concorrentes da minha empresa.
Para montar sua árvore de classificações dessa categoria, recomendamos avaliar as características principais que diferenciam seus concorrentes como por exemplo a faixa de faturamento anual.
Fabricante
Utilizada para as pessoas que são fabricantes de produtos comprados pela sua empresa. Essa categoria é utilizada em situações bem específicas como por exemplo no preenchimento de um documento de entrada de uma NF-e de importação, aonde é necessário informar o fabricante da mercadoria que foi importada.
Normalmente não é necessário avaliar pessoas nessa categoria para estruturar sua árvore de classificações de pessoa.
Representante contábil
Utilizada para as pessoas que são representantes contábeis da sua empresa. Essa categoria é utilizada em situações bem específicas como por exemplo no preenchimento da pessoa responsável pela escrituração fiscal do estabelecimento para geração do Bloco K do SPED Fiscal.
Normalmente não é necessário avaliar pessoas nessa categoria para estruturar sua árvore de classificações de pessoa.


Por fim, ressaltamos 2 questões importantes:


1) Você não precisa criar classificações de pessoas para todas as categorias de pessoas. Por exemplo, você pode criar classificações apenas para pessoas na categoria "Cliente".


2) É possível cadastrar atributos para a pessoa no sistema, e algumas características da pessoa podem ser melhor representadas através de atributos de pessoa, ao invés da classificação da pessoa.