O que é o cadastro de atributos de pessoa?


O cadastro de atributos de pessoa existe para que você possa criar campos personalizados e específicos para o seu negócio no cadastro de pessoas no sistema.


Por exemplo, suponha que no cadastro de clientes da sua empresa, seja importante registrar as seguintes informações:

  • Faturamento bruto no último ano
  • Lucro líquido no último ano
  • Patrimônio líquido no último ano
  • Data da fundação da empresa
  • Possui restrição no SERASA? (Sim/Não)
  • Possui imóvel próprio? (Sim/Não)
  • Descrição do negócio principal da empresa


Já no cadastro de fornecedores, suponha que seja importante registrar as seguintes informações:

  • Data da última auditoria
  • Pontuação na última auditoria: campo com as opções: 90 a 100, 80 a 89, 70 a 79, 50 a 69 ou 0 a 49. 


Já no cadastro de representantes, suponha que seja importante registrar as seguintes informações:

  • Data do credenciamento
  • Qualificação do representante: campo com as opções: Indicador, Revendedor ou Provedor de solução.


Perceba através dos exemplos acima, que o cadastro de pessoas pode ter informações muito específicas para cada negócio, e através do cadastro de atributos de pessoas, é possível customizar os campos que são importantes para o seu negócio.


Apresentamos a seguir uma imagem da tela de atributos de pessoa do sistema.


Como os atributos são definidos na tela de cadastro de pessoas?


No cadastro de pessoas, após definir as categorias da pessoa, é possível preencher os atributos da pessoa na aba "Atributos".


Apresentamos abaixo uma imagem da tela de cadastro de pessoas com a aba "Atributos" em destaque.


Qual é a importância dos atributos de pessoa?


A utilização de atributos de pessoas é importante pois permite conhecer melhor as pessoas com as quais a sua empresa mantém relacionamento.


Conhecendo melhor as pessoas, é possível segmentá-las, oferecer tratamento diferenciado de acordo com essa segmentação, e tomar melhores decisões para gestão do negócio.


Por exemplo, se você está negociando com um cliente que registrou um excelente lucro no último ano e que não tem restrições no SERASA, você pode oferecer condições de pagamento diferenciadas para esse cliente, pois terá um baixo risco de inadimplência.


Agora se está negociando com um cliente que teve prejuízo no último ano e que tem restrições no SERASA, pode ser melhor negociar uma condição de pagamento à vista, devido ao alto risco de inadimplência do cliente.


Outro exemplo, suponha que você está fazendo uma cotação de compra com 2 fornecedores, com preço, prazo e qualidade semelhantes, e está em dúvida sobre qual fornecedor escolher.


Nesse caso você poderia utilizar a informação da pontuação obtida na última auditoria no fornecedor registrada como um atributo de pessoa para apoiar o processo de seleção do fornecedor.


Quais são os atributos de pessoa pré-cadastrados no sistema?


Os atributos de pessoa normalmente variam muito de uma empresa para outra.

Por essa razão, a base padrão do sistema Nomus não vem com nenhum atributo de pessoa pré-cadastrado.


Como criar um atributo de pessoa no sistema?


Para criar um atributo de pessoa no sistema, basta acessar a tela "Atributos de pessoa" e clicar no botão "Criar atributo de pessoa".


Apresentamos a seguir uma imagem da tela de criação de um atributo de pessoa.


Na tabela abaixo apresentamos orientações sobre o preenchimento dos principais campos da tela.


Quadro Informações gerais


Campos
Explicações
AtributoInforme um nome para o atributo da pessoa.
FormatoEscolha um formato para o atributo dentre as opções apresentadas abaixo:
Texto: aceita textos curtos com letras e números
Número: aceita somente números
Data: aceita somente datas
Lista: nesse formato você define as opções que serão escolhidas pelo usuário em uma lista.
Texto longo: aceita textos longos com letras e números
Ativo
Marque esse campo para ativar o atributo.
Preenchimento obrigatórioMarque esse campo para tornar obrigatório o preenchimento desse atributo no cadastro da pessoa.
Nome técnicoPreencha esse campo com um nome técnico interno para o atributo sem espaços. Por exemplo "faturamento_bruto". O preenchimento desse campo é importante para que o atributo possa ser utilizado em layouts de documentos.
PosiçãoInforme um número inteiro para definir a posição desejada para exibição do atributa na tela de cadastro de pessoas. Na tela de cadastro de pessoas os atributos são classificados em ordem crescente pelo campo "Posição".
ExplicaçõesCampo texto para escrever explicações sobre o atributo.


Quadro Insira opções para o atributo


Quadro exibido somente para atributos com formato "Lista".


Nesse quadro é possível adicionar todas as opções disponíveis para seleção no atributo.


Apresentamos a seguir uma imagem desse quadro.


Quadro Categoria da pessoa


Escolha nesse quadro todas as categorias de pessoa que devem exibir o atributo que está sendo cadastrado.


É importante destacar que um mesmo atributo pode ser vinculado com mais de 1 categoria de pessoa.


Por exemplo, eu posso ter o atributo de pessoa "Data de fundação da empresa" vinculado com as categorias "Cliente", "Fornecedor" e "Transportadora".


Como editar, excluir e inativar um atributo de pessoa no sistema?


A manutenção de atributos de pessoa segue o padrão de outras telas do sistema e pode ser feita através dos submenus:

  • Editar
  • Excluir


Atributos de pessoa com pelo menos 1 registro vinculado não podem ser excluídos, apenas inativados.


Para inativar um atributo de pessoa, basta editar o atributo e desmarcar o campo "Ativo".